Batatas de Delfinópolis

Há algumas viradas de anos atrás, eu, Dedé & Coronel Nascimento, Little Peter e Richard fomos convidados para passar um Reveillon lindo na casa das amigas da Dedé em Delfinópolis . Elas fizeram uns assados maravilhosos e essas batatas mágicas. A Serra da Canastra foi nossa melhor paisagem na ceia de Ano Novo.

Batatas assadas com alecrim e azeite

Ingredientes

1quilo de batatas (batatas grandes)

Azeite extra-virgem

Alecrim

Sal

Requeijão cremoso ou catupiry

Papel alumínio

Rendimento: 4 porções

Preparo

Cortar as batatas ao meio e cozinhá-las em água fervente por 15 minutos com um pouco de sal.

Retire-as da panela e tempere-as com azeite, sal e alecrim.

Em um refratário embrulhe-as em papel alumínio, o papel deve forrar por completo o fundo do refratário e depois cobrir inteiramente as batatas.

Deixar no forno em temperatura média por 20 minutos.

Abra o papel alumínio e faça pequenos cortes nas batatas para inserir um pouco de requeijão em cada uma delas.

Deixe assar com o papel alumínio aberto em cima  por mais 10 minutos e sirva bem quente.

Pavê de sonho de valsa

Acho que foi no final de 2008 que descobri esta receita no Cybercook e fiz muitas vezes, nunca sobra nada! Confesso que prefiro comprar o chantilly pronto na famosa sorveteria Pinguim daqui de Bauru, é de fato o melhor chantilly da região…

Pavê de Sonho de Valsa Fácil                            

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

 1  lata de leite

 4  ovos

 1 lata de creme de leite sem soro

 5 colheres de sopa de açúcar

1 colher chá de essência de baunilha

10  bombons sonho de valsa ou ouro branco

Modo de preparo:

Junte o leite condensado com o leite comum, as gemas e a essência.

Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Coloque em um refratário e reserve.

Quebre os bombons em um pano de prato até esfarelar e coloque sobre o creme.

Na batedeira, bata as claras em neve e junte o açúcar, formando um suspiro. Retire da batedeira e adicione creme de leite. Misture delicadamente. Despeje esse creme por cima dos bombons.

 Leve a sobremesa ao freezer para gelar e sirva em seguida.

Torta de limão

Uma das sobremesas mais fáceis que já fiz, acho que aprendi com minha irmã que aprendeu com uma amiga….

Ingredientes

2 colheres de sopa de manteiga

2 gemas/ 2 claras

2 colheres de açúcar

2 colherinhas (café) pó Royal

2 colheres sopa de leite

1 pitada de sal

1 lata de leite condensado

2 xícaras rasas de farinha de trigo

1 xícara de café de caldo de limão

Preparo

Mistura-se a manteiga, gemas e o açúcar. Em seguida, coloca-se alternadamente o pó Royal, leite, pitada de sal. Adiciona-se a farinha de trigo aos poucos até a massa ficar pastosa. Coloca-se a massa no pirex ou forma untada, leva-se ao forno médio.

Creme: No  liquidificador bate-se o leite condensado, limão.

Depois que a massa esfriou, despeje nela o leite condensado batido com o limão. Bata as duas claras em neve com 04 colheres de açúcar (suspiro) e leva-se ao forno brando até o suspiro ficar corado. Esfriar e levar na geladeira.

Lombo Precioso Jacira

Este lombo tem uma história peculiar. Em 2000, uma revista de gastronomia estava promovendo  um concurso para receitas inéditas. Na hora, enviei “por correio” a receita dessa maravilha que minha mãe adorava fazer. Pouco tempo depois, chegou por sedex o prêmio: a publicação do “Lombo Precioso”  na revista e  um jogo de panelas cheio de frescuras !  Não é nada light, mas dá um prazer enorme!

Para o Lombo

1 ½ quilo de Lombo

Toucinho defumado cortado em fatias ou fatias de bacon

Sal e pimenta-calabresa a gosto

4 dentes de alho picados

2 folhas de louro rasgadas

2 ramos de alecrim fresco

1 xícara de suco de tangerina

½ xícara de vinho branco seco

Gomos de tangerina para decorar

Para as cebolinhas

40 cebolinhas pérola em conserva, lavadas e escorridas

1/3  de xícara de suco de tangerina

1 ½ colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

1- Preparo do lombo:

Em um refratário que comporte a carne, misture todos os ingredientes e deixe o lombo coberto na geladeira de um dia para o outro.

 No dia seguinte, corte o lombo em fatias de 1cm ou 1,5cm, tomando cuidado para não deixar os pedaços de tamanhos diferentes, e coloque em cada vão uma fatia do toucinho defumado.

Coloque o lombo em uma assadeira (antes, coe o tempero e despeje sobre a carne) e leve-o ao forno moderado (180˚), pré-aquecido, coberto com papel-alumínio por cerca de 1 hora.

 2– Retire o papel e espete um garfo no lombo para verificar se já está quase cozido; deve sair um líquido meio transparente. Continue assando a carne por mais 1 hora, regando com o caldo da assadeira até que fique cozido e dourado. Se necessário, acrescente mais vinho misturado com suco de tangerina ou água para não deixar secar o molho. Coe o molho.

3- Preparo das cebolinhas

Enquanto o lombo estiver no forno, coloque todos os ingredientes em uma frigideira com tampa e cozinhe por 3 minutos em fogo baixo, aumente o fogo e, sem a tampa, deixe a cebolinha dourar e o molho reduzir um pouco. Prove o tempero e sirva com a carne fatiada regada com o molho quente.

Farofa

 Na gordura que ficou do assado, picar uma cebola média, 1 fatia de pimentão picado miudinho, pimenta, salsinha, cebolinha, azeitona picada e 1 xícara de farinha de mandioca torrada.

A festa de Babette

Provavelmente o melhor e mais singelo uso de um bilhete de loteria no cinema. Uma francesa refugiada na Dinamarca trabalha cozinhando para duas senhoras. Quando ela ganha um prêmio da loteria, decide fazer um jantar em homenagem ao centenário do pai delas, o falecido pastor da comunidade, e manda trazer os melhores ingredientes imagináveis para um banquete inesquecível, uma celebração à arte e à vida. Lindíssimo, ganhador do Oscar de filme estrangeiro em 1987.

Estômago

Nordestino – o ótimo João Miguel – chega a Curitiba sem profissão e sem dinheiro no bolso. Emprega-se num boteco e seus salgados caem no gosto da clientela. É convidado a trabalhar numa cantina italiana, onde o dono lhe ensina a fazer pratos mais sofisticados. Filme com interatividade, o espectador pode clicar nas melhores receitas!

CURIOSIDADE: O ator que faz o dono da Cantina é o Carlo Briani, irmão de meu médico e amigão Alberto. Bela interpretação.

http://www.youtube.com/watch?v=FimMphR-rEE

Frango espanhol (Frango ao Alho)

Certa vez, estava em um congresso acadêmico meio entediada, quando me deparei com as tradicionais exposições de livreiros. Achei um livro ótimo: “O melhor da Espanha-Receitas Escolhidas”. Meu tédio acadêmico acabou na hora e descobri uma receita maravilhosa de frango com alho e vinho branco. Não desgrude do fogão 1 minuto  para não perder o ponto do molhinho de alho com vinho, uma delícia!

Frango ao alho (Pollo al ajillo)

Este prato, saboroso e fácil de preparar, é um dos favoritos dos espanhóis. Tradicionalmente é servido em combucas de barro. Sirva-o com verduras refogadas com passas ou batatas cozidas e gratinadas no azeite.

Ingredientes

1 frango de 1,5 quilo (cortado em pedaços) (Opção:  1 quilo de coxas e sobrecoxas)

Sal

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

6 dentes de alho picados + 1 dente esmagado

1 colher de sopa de salsa picada

2 colheres de sopa de vinho branco seco

Preparo

Tempere os pedaços de frango com sal.

Esquente o azeite em uma panela refratária e doure o frango, de todos os lados, em fogo médio-alto.

Acrescente o alho picado, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo aos poucos, por 30 minutos.*

Junte o alho esmagado, a salsa e o vinho.

Tampe e deixe no fogo por mais 15 minutos ou até o frango ficar pronto, o que você verifica espetando a coxa.

*OBS: Se quiser, pode acrescentar dois tomates sem pele no preparo.

Crêpe com Nutella

Em 2002, fiquei viciada em crêpes de Nutella. Podem ser servidos com outros recheios, mas a Nutella é ainda a melhor pedida. O segredo é ter paciência, pois os dois primeiros ficam disformes.

                    Crepes à Moda Francesa
Receita indicada por: Culinária Cyber Cook                              

Ingredientes:

– 2 xícaras chá de leite
– 1/4 colher chá de sal
– 1/2 colher chá de açúcar
– 4 colheres sopa de manteiga sem sal
– 1 e 1/4 xícara chá de farinha de trigo
– 1 colher sopa de óleo de soja
– 3  ovos
– 1/2 xícara chá de cerveja

Modo de preparo:

1)     Aqueça o leite com o sal, o açúcar e a manteiga. Assim que a manteiga derreter, retire a panela do fogão.

2)      Misture um pouco a farinha com os ovos desmanchados e o óleo. Acrescente lentamente o leite, batendo sem parar. Bata até obter uma massa homogênea. Por último acrescente a cerveja e peneire a massa.

3)     Guarde na geladeira por pelo menos uma hora.

4)     Para preparar as panquecas você precisa de uma frigideira do tamanho aproximado de um prato de sobremesa, pode ser de alumínio com fundo grosso ou uma frigideira com revestimento com antiaderente.

5)     Unte a frigideira e aqueça no fogo médio. Levante a frigideira acima da chama, pingue uma colher de sopa de massa no centro da frigideira, faça o crepe espalhando a massa pelo fundo da frigideira com um movimento circular do pulso.

6)     Assim que a borda estiver seca, levante com o auxílio de uma faca e vire de lado com uma espátula.

7)     Comece preparando pequenas panquecas, só para testar a temperatura da frigideira. As duas primeiras costumam não dar certo. Mantenha-as aquecidas, no forno baixo até a hora de servir.

Você pode servir os crepes com manteiga, geléias, fatias de queijo prato e presunto, ou ainda com um refogado de frango com curry ou carne moída bem temperada com páprica, tomate e pimentão cortados em pedacinhos.

Purê de mandioca Cris Berriel

Em todos os churrascos na casa de minha grande amiga Cris Berriel, ela prepara esta maravilha. Dá certo com mandioca, batata e até madioquinha. Perfeito para acompanhar a costelinha do Claude Troisgros!

Purê de mandioca ou batata

Ingredientes:

1 quilo de mandioca/batata boa para cozinhar

sal a gosto

1 copo de requeijão

1 lata de creme de leite

200 gramas de mussarela

Preparo

Coloque para cozinhar as batatas ou mandiocas  na pressão. Quando estiverem bem molinhas e ainda bem quentes, bata-as na batedeira (ou no liquidificador) com sal a gosto .

Para a mistura ficar mais mole, acrescente requeijão ou catupiry e 1 lata ou caixa pequena creme de leite.

Depois, derrame o purê em um pirex e cubra com fatias de mussarela; leve ao forno em banho-maria.

Costelinha com ora-pro-nobis

Final de 2009: Assistia o Claude Troisgros fazendo esta receita. Fiz minhas adaptações, nem tentei encontrar ora-pro-nobis em Bauru…O resultado foi delicioso, a costelinha fervida na pinga faz toda a difrença!

Costelinha com ora-pro-nobis
1 kg de costelinha de porco

2 litros de água

200ml de suco de limão

200ml de cachaça

Sal
2 colheres de sopa de toucinho

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 cenoura picada em cubinhos

100ml de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de urucum

6 tomates sem pele e sem sementes picados em cubos

pimenta-do-reino moída na hora

2 cubos de caldo de frango
Preparo

1) Corte as costelinhas em pedaços individuais. Em uma panela, coloque a água e, quando estiver fervendo, acrescente a cachaça, o suco de limão e coloque as costelinhas. Deixe ferver por 1 minuto apenas. Escorra a água das costelinhas e reserve.

2) Pegue uma panela retangular, de preferência de ferro, e jogue o toucinho. Deixe fritar um pouco para liberar a gordura. Coloque as costelinhas na panela, lado a lado, e acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe fritar por alguns minutos, até tostar, e vire as costelinhas, para tostar o outro lado.

3) Retire as costelinhas da panela e reserve. Escorra boa parte da gordura que está na panela retangular e volte com ela para o fogo. Acrescente o alho, a cebola e a cenoura. Mexa a mistura com uma colher até que ela libere um pouco de líquido. Coloque o urucum e continue mexendo. Jogue o tomate sem pele e sem semente e deixe liberar mais um pouco de líquido. Acrescente o vinagre balsâmico e mexa mais um pouco.
4) Coloque de volta as costelinhas e vire para que elas fiquem encharcadas com a mistura da panela. Jogue 2 cubos de caldo de frango e misture. Cubra a panela com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 2 horas.

Ora-Pro-Nobis
Folhas de ora-pro-nobis frescas 1 colher de sopa de caldo de frango
Em uma frigideira aquecida, jogue o caldo de frango e as folhas de ora-pro nobis e mexa até que elas murchem um pouco. Reserve.

Finalização
Retire as costelinhas do forno e acrescente as uvas passas.
Em um prato, coloque primeiro o purê (batata ou mandioquinha). Por cima, coloque as costelinhas e finalize com as folhas de ora-pro-nobis.

Torta Alemã da Jaci

Minha irmã Jaci, de Curitiba,  faz uma Torta Alemã para deixar qualquer germânico de joelhos. O segredo é deixar bem congelada antes de servir com a calda !

TORTA ALEMÃ

Ingredientes

300 gramas  de manteiga sem sal

300 gramas de  açúcar

3 gemas

2 latas de creme de leite (sem soro)

1 xícara de nozes picadas

1 pacote de biscoitos maisena

PREPARO

Bater na batedeira (5 minutos)

2 latas de creme de leite gelado sem soro

1 xícara de nozes picadas

300 gr açúcar

300 gr manteiga sem sal

3 gemas

Montagem da Torta

Forrar com um plástico (deixar sobras para cobrir a frma totalmente) uma forma em formato de pão de forma ou um pirex de vidro

Sobre o plástico intercalar as camadas:

1 camada de creme

1 camada de bolacha maisena

Dica: Molhar a bolacha no soro do creme de leite + 1 cálice de conhaque

Terminar com creme

Congelar  por duas horas

Depois de congelada, virar a torta sobre uma bandeja e retirar o plástico.

Cobrir com a calda e as nozes.

 

Calda

Colocar na panela sem ligar o fogão:

1 litro de leite integral

200 gramas de Nescau

3 colheres de maisena

1 colher de sopa de cacau em pó (2 chocolate em pó)

Depois de dissolver a maisena, ligar o fogo

Mexer sem parar até pegar fervura

Deixar engrossar

Deixar esfriar e por na geladeira

Filé mignon com pó de café e especiarias

Aguardando para ser atendida por minha fisioterapeuta, achei esta receita na Revista Caras…Apesar da fonte não ser tão erudita, a receita é MARAVILHOSA!!!

Filé Mignon Especial

Ingredientes

1kg de filé mignon

2 colheres (sopa) de café moído

1 colher (sopa) de especiarias diversas: tomilho, pimenta em grãos, noz moscada

1 colher (sopa) de páprica

1 colher (sopa) de pimenta do reino

1 colher (sopa) de sal

Preparo

No refratário colocar os temperos e o café.

Role a carne sobre eles 1h antes de levá-la ao forno e deixe descansar à temperatura ambiente.

Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos, caso queira mal passado.

Transfira para outra travessa e cubra com papel alumínio por 10 minutos.

Fatie os medalhões.

Fettuccine all´Alfredo

Conheci esta maravilha no restaurante Bella Cucina de Marília, mas como boa pesquisadora, consegui descobrir a receita…

Eles serviam com filé mignon, mas um franguinho é também uma boa pedida! Enfim, você é quem escolhe o acompanhamento: um bom vinho ou uma excelente companhia!

Fettuccine all´Alfredo

Porção 4 a 6 pessoas

Ingredientes

4 colheres de sopa de manteiga

2/3 de xícara de chá mais 4 colheres de sopa de creme de leite fresco

450 gr de fettuccine

½ xícara de chá de queijo parmesão ralado na hora + uma quantidade extra para servir

Sal e pimeta do reino

Noz-moscada ralada na hora

Preparo

1) Coloque a manteiga e os 2/3 de xícara de creme de leite numa panela de fundo reforçado e leve ao fogo até levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por 1 minuto até que o creme esteja levemente encorpado.

2) Cozinhe o fetuccine em bastante água fervente com sal, de acordo com as instruções do fabricante, mas retirando-os do fogo 2 min antes do tempo recomendado. A massa deverá estar um pouco firme.

3) Escorra toda a água de massa e coloque-a na panela junto com o molho de creme de leite.

4) Leve a panela ao fogo e misture bem a massa com o molho.

5) Acrescente as 4 colheres de sopa de creme de leite, ½ xícara de queijo parmesão, sal , pimenta-do-reino a gosto e um pouco de noz moscada ralada.

Misture bem e aqueça.  Sirva imediatamente, salpicando o prato com um pouco mais de queijo parmesão ralado.

Magias de Babette

Abro este espaço para compartilhar com amigos & afins algumas receitinhas que adoro e outros textos e novas mídias  sobre gastronomia.

O primeiro filme que me despertou esse prazer maravilhoso foi “A festa de Babette” e ninguém mais sagaz do que Rubem Alves para descrever o que Babette “aprontava” ao cozinhar suas maravilhas.

 Segue um trecho de uma crônica de R. Alves sobre a arte de cozinhar.

Espero que aproveitem  bastante  meu blog, Lu

“Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado. Sabia disso Babette, artista que conhecia os segredos de produzir alegria pela comida. Ela sabia que, depois de comer, as pessoas não permanecem as mesmas. Coisas mágicas acontecem.”

O texto acima foi publicado no jornal “Correio Popular”, Campinas(SP), com o qual o educador e escritor colabora.