Snorkel feito em casa
Preparado emergencialmente para a trilha da Bocaina.

Ainda não finalizei o projeto, pois preciso pesquisar alguns materiais para ter um desempenho 100%. Como estou devendo na Suzuki-net um guia "how-to", então aproveito sua pergunta pra divulgar ao ALL.

1. Compre 1 metro de mangueira de vácuo de 5cm de diametro interno. Parece aquela de aspirador de pó, mas é bem mais reforçada, e toda feita de borracha e não de plástico. Acha-se com facilidade nas casas de mangueiras e borrachas e custa no maximo R$ 20,00 o metro.

2. Compre um chapeuzinho do snorkel da LandRover pois é bem acabado e não custa caro. Tem dois modelos, e vc deve comprar o menor, que parece um cogumelo. Normalmente vc deve conseguir comprar apenas o chapeuzinho, e vai custar no máximo R$ 35,00

3. Procure na casa de auto-peças a mangueira de radiador do Opara 6cc... ela parece um U e vc vai cortar no meio, ficando apenas com uma curva de 45graus, conforme a foto abaixo. Observe que o diametro externo dessa mangueira deve ser de 5cm

4. Usando a flange original da caixa do filtro de ar, que é uma pequena mangueira sanfonada, fixe o chapeuzinho na mangueira de vácuo, usando abraçadeiras de metal. Veja tambem na foto que vc pode fixar a torre do snorkel no suporte da antena, usando zipties (fita hellerman) reforçados para isso. Como essa flange de borracha tem uma curva de uns 30 graus, dá pra fixar o chapeuzinho de forma que ele fique paralelo ao teto do carro.

5. Retire a tampa lateral do paralamas. Para isso, vc vai ter que soltar dois parafusos e CORTAR a chapinha de lata que segura essa tampa. Eu cortei no ShaZam usando uma talhadeira e marreta. Faz um bocado de barulho, mas com calma vc consegue cortar sem deformar o paralama. Se um dia vc quiser retornar essa peça, basta parafusa-la no local novamente, pois as linguetas não parecem reforçar muito a estrutura.

6. Procure posicionar a mangueira de vacuo de forma a aproveitar o vao entre o capo e o paralama. Feche o capo até perceber que a mangueira está deformada mas não estrangulada. Aos poucos, a mangueira vai adquirindo o formado do vão...

7. Cuidado com a curva na conexão com o filtro. A mangueira nao deve dobrar, e a curva deve ser o mais suave possivel. Vc vai precisar soltar a caixa do filtro de ar, removendo os dois parafusos 10mm que a fixam no cofre do motor.

8. Coloque a curva 45o na caixa de ar. A saida da caixa de ar tem exatos 5cm e vc consegue colocar a mangueira de radiador por dentro. Use bastante fita isolante de boa qualidade para vedar e garantir que a curva não irá se mexer ou deixar infiltrar agua. O outro lado da mangueira de radiador irá ser conectado à mangueira de vacuo da mesma forma, ou seja, mangueira de radiador por dentro, e muita fita isolante de boa qualidade por fora.

Se vc não retirar a caixa do paralama (como eu fiz) vai ter que mudar a fixação da caixa do filtro de ar. Fico devendo essa foto pra vcs, mas o filtro do ShaZam ficou deslocado para frente pelo menos uns 10cm, e foi fixado apenas com um parafuso 10mm preso na cofre do motor.

Não se esqueça de unir os respiros de diferencial dianteiro, caixa de marchas, caixa de transferencia. Também não deixe de fazer um respiro à parte para o distribuidor, removendo a tampa de borracha que faz a função de respiro original (fico devendo essa foto também). No meu caso, os respiros terminam atrás do motor limpador de parabrisas.

AS MELHORIAS

Como a mangueira de radiador tem 0,5mm de espessura e vai encaixada por dentro no filtro de ar, eu estou perdendo 1cm na tomada de ar, o que reduz o fluxo. Eu preciso encontrar uma mangueira de borracha de 5cm de diametro interno, para que ela possa encaixar no filtro de ar de forma a aproveitar totalmente o diametro da saida original.

Também será necessário encontrar uma mangueira de vácuo (i.e. borracha) lisa, pois na curva sob o capô e na descida para o filtro, os frisos que essa magueira tem certamente estão restringindo a passagem livre de ar.

Eu também não fechei o pequeno furo que existe embaixo da caixa de ar, e acho que ele deve ser fechado com uma mangueira transparente de uns 40cm, tampada na extremidade. Desse modo, vc pode usar essa mangueira como um sinalizador de entrada de agua, a ser inspecionado a cada "submergida"

O RESULTADO

Atravessei um rio na Bocaina com 1,20 m de profundidade... duas vezes ! Olhei o filtro depois e nem sinal de agua ou infiltração. O filme da travessia, o relato e algumas fotos estão AQUI.

Na primeira vez o carro flutuou e retomei a tração com ajuda de uma ancoragem de segurança. Na volta, o rio estava uns 20cm mais baixo, o que foi suficiente pra passar somente na tração. Não senti perda de força ou giro do motor durante a travessia, e entrou apenas uma fina lamina de agua dentro do carro.

Para ir à Bocaina, andei 700km de estrada (ida e volta) e percebi que a média de consumo piorou de 10km/l para 9km/l andando a 100km/h constantes. Também percebi que na estrada após 4.000 giros, o motor fica nitidamente estrangulado, e o snorkel produz um barulho grave de vibração, mas nada que incomode pois fiz este deslocalmento de 700km sem nenhum problema, pois mesmo com pneus BSG 235 e o snorkel, pude fazer todo o trajeto em 5a marcha, usando a 4a nas subidas muito longas.

Na trilha não percebi nenhuma diferença no desempenho do motor, mesmo nas subidas dificeis e enlameadas que enfrentamos na trilha daquele dia.

PROXIMOS PASSOS

Aumentar a passagem de ar na curva do filtro e na saida do capo. Ou quem sabe furar o paralama lateralmente e colocar uma curva em tubo metálico....

Bom, é isso.

Abraços,
Anderson Cunha