Trilha da Bocaina 
Em Janeiro de 2003, próximo a Bananal - SP

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Eda Cunha

A região da Bocaina tem diversas trilhas, e nossa trilha se inicia na estrada que liga Barra Mansa até Mangaratiba, e segue rumo a Bananal. Como a gente já sabia que haveria um rio para atravessar, preparei às pressas um snorkel caseiro "tabajara". 

De snorkel pronto, partimos de São Paulo na manhã de uma sexta nublada, e rodamos 340km até o ponto de encontro entre Rio Claro e Lidice, porém devido ao nosso atraso a turma já estava na trilha... no grupo, 4 Land Rovers, sendo uma Defender 110 com guincho elétrico e quatro Defender 90 com guinchos mecânicos... coitadinho do ShaZam ! 

O caminho no inicio da trilha não estava dificil, com algumas subidas e muitos visuais belissimos da região. Quando encontramos o grupo, todos estavam parados no Rio do Braço, primeiro grande obstáculo da trilha, e a turma ainda estava nos preparativos para a travessia... 

Uma rápida inspecionada no rio demonstrou o tamanho do problema : mais ou menos  1 metro e vinte de profundidade, isso sem falar na correnteza ! Vai ser emocionante ! Eu particularmente nunca tinha visto uma travessia de água de mais de 60 cm....

Pra ter uma idéia da profundidade do rio, veja onde a agua bate nos cavalos... e eles já tinham passado a parte mais profunda ! he he...

O Defender 90 do Kashino, com pneus 33", vai na frente e carrega a reboque um cabo de aço, que será usado na segurança dos demais... alias, uma brilhante providência, como veremos mais pra frente durante a travessia do ShaZam...

Um a um os Defender foram atravessando o rio, sendo que somente o Defender 90 Azul do Daniel de Santo Andre foi rebocado com o motor apagado, pois o snorkel dele estava vazando a algum tempo... então chega a vez do Shazam !!!!!

O ShaZam foi ancorado em outro jipe do outro lado do rio, o que foi feito através de uma patesca pois a saida do rio fazia uma curva de 40 graus a direita. Para este tipo de ancoragem, foi necessário um cabo de aço de mais de 20 metros, fornecido pelo Kashino, o homem dos equipamentos !

Pra vc saber como foi a travessia do ShaZam, vc vai ter que assistir o video abaixo... não demora pra carregar e vc vai ter uma idéia do que passamos nessa travessia ! A adrenalina foi a mil !!!!!!

Clique abaixo ...

para ver o video (1.4mb) do ShaZam 
atravessando o Rio do Braço na Bocaina...

Realmente é absolutamente incrivel não ?? he he... minha esposa não achou !!!! hi hi

Mais adiante, temos um interessante buraco enlameado (interessante pros jipeiros, lógico !)... alguns vão por fora depois de ver o Kashino enroscar o Tomatinho com pneus 33" na saida deste buraco... o ShaZam resolve arriscar...

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para ver o video (2.1mb) do ShaZam no buraco...

Seguimos a trilha, rumo à uma grande e escorregadia subida de nome Joaquina (não me pergunte o porquê do nome). Devido às chuvas que cairam durante toda a semana, a subida estava não apenas lisa, mas também com um barro muito macio, que se desmanchava a cada veiculo que ia subindo...

Como o ShaZam ficou por ultimo, vou andando ver com o pessoal está se saindo... passo pelo Andre, que vai subindo com sua 90tinha azul, e chegou mais adiante na melhor parte :o)

O Perali estava subindo na base do guincho... como não há ponto de ancoragem nesta parte da trilha, usamos a providencial ancora ensimec (Ensipull), que foi afundando no barro molhado da subida... o Def90 ia escorregando para o barranco, ameaçando raspar o teto do carro, então cavamos um pouco para tentar formar um trilho na subida...

O Tomatinho veio logo em seguida, com seus 33" Mud e motorzão falando alto... ele também tem bloqueio ARB, mas por um problema no cirquito de compressor de ar, ele não estava funcionando... o resultado foi mais uma boa atolada... 

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E veja o video (180k) do Tomatinho subindo...

 


Ancora Ensimec ENSIPULL, indispensável neste tipo de trilha...

Depois que todos subiram com ajuda do guincho, chega a vez do ShaZam... ficar por ultimo na trilha é sempre complicado, pois quando chega sua vez todos estão com pressa de seguir adiante, e geralmente acontecem duas coisas : ou te largam pra trás, ou não de deixam curtir a diversão... então todo mundo quer que eu coloque logo o guincho e suba logo pra o grupo poder seguir adiante... eu insisto e quero tentar subir tracionando...

Pego um pouco de embalo, escolho o caminho e sento a bota... o ShaZam via copiando o terreno, no tipico "rebolar" do Vitara na trilha, e vai subindo a lama... passo pelo buraco onde a galera estava enroscando, e com um pouco de sorte consigo alcançar o trilho e continuar tracionando e vou subindo....

Logo o ShaZam está no topo da subida (quer dizer, destar parte!) junto com os demais LRs... sob olhares incrédulos logicamente...

Eu não acho que um jipe seja melhor que outro, apenas acho que as diferentes caracteristicas de cada um resultam em desempenho diferente também. Neste caso, nosso ShaZam com metade do peso dos LRs e bloqueado no eixo trazeiro levou nitida vantagem... já na travessia do rio !!! nem lembre !!!! he he he...

A subida é divertida, e quando chego junto do grupo, todos estão se preparando para a proxima etapa, onde a subida continua ingreme e não há pontos de ancoragem. Desta vez o terreno está um pouco mais firme e vamos precisar mudar as ancoras de lugar. Como temos 2 ancoras, vamos fazer duas ancoragens para acelerar o progresso do grupo...


"Ói mininú ! Qui qui esse pôvu istranho tá fazendo aqui ???? Mái só tem doido nesse mundão hein !!!!!"

Então lá vamos nós... a primeira ancoragem já está feita, mas o cabo do guincho não alcança até lá em cima. Escolhemos a cinta mais resistente e fazems um complemento da ancoragem com a cinta no guincho, enquanto a turma vai levando a outra ancora morro acima... com o sabão que está, ninguém consegue subir andando, então vamos pelo pasto mesmo... viche ! quanto carrapato !!! he he...

Faltando um pouco pra terminar a subida do primeiro carro, o Def90 do Perali, a tração está quase levando o carro adiante... decidimos tirar a ancoragem e empurrar um pouco... o Perali vai subindo lentamente... e a turma vai tomando banho de barro he he... neste momento começa a garoar bem fininho, e o barro vai molhando mais... ai ai ai...

Todos foram subindo aos poucos, e mantendo a ordem original do grupo, o ShaZam foi por ultimo... subiu tranquilo, novamente levando vantagem pelo peso menor. Ah sim, nesta hora também me lembro que estou usando os Black Star Guyanne, muito bons neste tipo de situação onde os pneus tem que limpar a lama para continuar tracionando bem...

Nesta subida a gente levou um bom tempo, e quando terminamos a noite já caiu. O chuva também está presente, agora um pouco mais que uma garoa fina, porém constante e gelada... a temperatura vai caindo e a paisagem se transforma, com uma névoa humida e baixa, praticamente uma neblina... o grupo segue e temos uma outra subida pela frente, mas dessa vez com um trilho onde os pneus se encaixam e conseguem uma boa tração... vou subindo devagar e curtindo o visual...

Mais adiante, tudo já está escuro, e o grupo pára novamente...

Mas o que será isso ? Parece mais um desmanche de Land Rover ! he he he...

Agora a coisa está ficando séria... os 4 Land Rover estão atolados, e eu só não estou atolado também porque parei um pouco antes... parece que um riacho passa por ali, e fez um belo alagado... não tem nem mesmo lugar para pisar, e todos encharcam o pé na agua e na lama... logo adiante tem uma pequena subida, mas o terreno virou um "bolo fofo" que afunda até o joelho !

O Defender 110 afunda a frente até os eixos..adiante, mais lama... atrás, o Def90 do Andre está com guincho quebrado, pois ele não percebeu que o cabo estava todo enrolado e a tração do guincho mecanico estava ligada, e acelerou até quebrar o cabo na ponta, onde vai o gancho...

Mas a turma lá na frente também está com dificuldades, e vamos cavar um pouco e colocar a ancora no final da subida, pois não há nenhum ponto de ancoragem disponivel...

Enquanto isso, vamos tentar mover o Andre pra frente, pois ele também está entalado na lama... o Def90 Tomatinho agora assume a frente, pois logo em seguida vamos subi-lo no "bolo fofo" acima...

Neste momento, percebo que o todos  estão ficando cansados... o grupo se reveza na direção e no serviço de "zeca", ou seja, no apoio para desatolar os demais carros... apesar do bom sincronismo, o trabalho é muito cansativo e o progresso é lento... a subida à nossa frente é apenas uma parte do problema a ser enfrentado, pois logo mais adiante temos um trecho conhecido como "Madeireira" onde normalmente as coisas ficam bem piores...

Já passa da meia noite, e fazemos uma longa reunião de 8 segundos para decidir o que fazer... o grupo resolve voltar até um lugar seco para dormir, pois onde estamos é impossivel pisar no chão sem afundar pelo menos até as canelas... pela nossa lembrança, o caminho de volta até um lugar seco é somente descida... ops ! será mesmo ???

Vamos descendo, mais a descida parece um surf maluco de jipes, ou seria um trem fantasma ? Em algumas descidas, temos que acelerar pra não perder o rumo e o pouco de tração que nos resta... lembra daquele trecho onde o ShaZam passou num buraco (onde fizemos um dos videos disponiveis acima) ??? Pois é... depois de várias horas de chuva, e em sentido contrário, aquele caminho se transformou em uma massaroca completa, e ele passa por cima de uma pequena ponte para contornar um riacho que agora já não está tão vazio assim...

Como a ordem dos carros agora está invertida, o ShaZam vai primeiro... o jipe escorreda dos dois lados e a ponte está muuuito estreita... miro bem no meio e acelero... seja o que Deus quiser ! se eu tiver sorte, vão ter que me pegar no fundo do riacho, provavelmente tombado pois a ponte tem pelo menos 1 metro de altura... affff !!!!! chego do outro lado são e salvo, mas o coração está a mil !

Quando eu volto, percebo que o Andre não teve a mesma sorte, e sua roda dianteira ficou pendurada na ponte... por sorte, ele não vinha mais rápido e não despencou completamente... temos que re-organizar os carros novamente para o Def90 Tomatinho faça o resgate, pois ele é o unico com pneus 33", muito bons numa situação destas...

Chegamos então num local seco.. há algumas casas em volta, provavelmente é um sitio, mas não há sinal de vida... buzinamos insistentemente para chamar alguém, mas é inútil... já são 3 horas da manhã então vamos dormir como podemos, afinal ninguém esperava dormir no carro e todos estão absolutamente despreparados para isso... o frio é intenso, e no meu caso, tenho no minusculo Vitara a minha esposa, minha filha de 9 anos e eu, com 1,85 metros e 85kg... vai ficar apertado !!!!!

Amanhece na trilha e eu consegui dormir pouco mais de 2 horas, com as pernas dobradas, meio que sentado no banco... minha filha sofreu muito nas poucas horas de sono, pois o espaço mesmo para ela é pouco... ainda temos alimentos frescos, e tomamos um breve lanche...

O Perali do Defender 90 era o unico que tinha barraca, e montou-a no teto do carro, podendo curtir umas poucas horas de sono mais confortáveis... observando esta situação decidi nunca mais sair de carro sem barraca, nem mesmo para comprar pão na padaria !!!!!

Mas pra voltar à civilização, temos novamente que atravessar o Rio do Braço ! Isso mesmo, vou ter que passar o sufoco de sair boiando de novo na travessia do rio ??????? as pernas tremem de novo he he !

Os Defender vão passando sem maiores problemas além da água que entra dentro do carro... meus planos de adquirir um Defender para longas viagens são reforçados, e percebo na prática a vantagem desses brutamontes tracionados e articulados ! Fantástico !!!!

Clique abaixo

para ver o video (1.3mb) do ShaZam 
voltando pelo Rio do Braço...

Todos estão exaustos, e apesar de não ter completado a trilha, estamos muito satisfeitos ! Tirando o sufoco na noite mal dormida, só temos boas lembranças dessa verdadeira ROBADA ! he he...

Mas voltaremos em breve, de preferencia nas mesmas condições de chuva e frio, para completar a famigerada trilha da Bocaina pelo Rio do Braço ! Se a gente conseguir entrar na trilha mais cedo, acredito que será mais uma aventura de puro offroad !

Abraços trilheirus
Anderson Cunha, Eda e Isabela-de-9-anos