Trilha do Cachorro Louco
Em Setembro de 2003, região de Ribeirão Pires, SP

Relato : Anderson Cunha
Fotos : Eda Cunha

A trilha do Cachorro Louco fica em Ribeirão Pires, nas proximidades da cidade histórica de Paranapiacaba. Antiga conhecida dos jipeiros da região, é uma trilha difícil e indicada apenas para jipes muito bem preparados e preferencialmente com guincho.


A primeira vitima... Nem mesmo os BF 33" com rodas 10" deram conta do atoleiro...

Nosso grupo de quatro Defender 90, um Engesa, um Troller e dois Vitaras estava muito bem preparado : todos com guincho, elétricos e mecânicos, duas ancoras de solo, muitas cintas e disposição para vencer os obstáculos adiante.


Hora do zequinha trabalhar ! Mas nosso grupo tem Zequinha com PHD em Harvard ! he he...

Logo no inicio, uma seqüência de erosões, e um grande buraco enlameado sem alternativas de passagem. Todos atolam, apesar das diferenças entre os jipes. Nos divertimos com as peripécias do Fabrício, que pilotava o Defender 90 amarelo "Camel Trophy" no limite, girando com brutalidade os enormes pneus 33" mud com toda potencia disponível no motorzão diesel do Defender. Cada passagem era comemorada com festa pelo grupo !


O ShaZam quase some na lama... o caminho parece um tobogã entre cada piscina de lama...


Não há atalho... o melhor é entrar no trilho e seguir adiante... se possivel !

Os atoleiros foram sendo percorridos um após o outro, e o grupo se movia rápido. Em diversos momentos utilizamos a ancora de solo, pois em alguns pontos não há arvores grandes ao longo da trilha que permitissem uma ancoragem segura para o tamanho de nossos brinquedos. O motor 2.8 TD do Engesa do Valdir urrava forte a cada novo atoleiro, que muitas vezes cobria totalmente os pneus 33" mud do veiculo.


O motor do Defender hurra alto e tira o Defender 90 do buraco ! Fantastico ! Pena que foto não tem som...


O Furlan trouxe tudo no teto para testar o rack... mas esqueceu de amarrar direito a pá, que 
mergulha na lama... quem vai pegar ???? he he...


Olha o tamanho dos pneus do brinquedinho do Valdir...


O ShaZam procura o melhor caminho... quem não tem pneuzão tem que se virar !


Enquanto isso o Engesão do Valdir continua dando show ! Mas uma ajudinha do guincho sempre é bom...


O pneus do ShaZam somem nos buracos... mas neste aqui passou com louvor !


A suspensão se retorce diante do torque do motorzão 2.8 TDi...


O ShaZam faz spash ! Um pouco de embalo não faz mal pra ninguém...


O embalo é suficiente para tirar o ShaZam de mais um enrosco ! Show !


Força bruta !


A melhor tática é entrar bem no meio do facão, evitando inclinar demais e perder tração...


O Vitara do Furlan sobe a roda e perde tração... nada que o Work 9000 não resolva...

Após uma breve parada para um lanche na trilha, seguimos por entre a mata fechada, e nos deparamos com o maior dos atoleiros até então. Não havia caminho melhor ou pior, e todos os caminhos pareciam inviáveis. A profundidade do atoleiro era grande, todos cheios de água e lama, e neste ponto pudemos observar a utilidade das modificações que fizemos nos Vitaras para elevar a captação de ar do motor. Todos os carros afundaram até os eixos, e foram resgatados cada um por seu guincho. O perigo de tomar era iminente.


Parece o Camel Trophy Bornéo ? Não, é o Cachorro Louco em Ribeirão Pires...


Muita lama no motor é prenuncio de problemas de aquecimento... olha como está ficando o Vitara do Furlan !


O ShaZam mergulha no degrau e esparrama...


O guincho do Silvio toca no fundo e trava o carro... deu trabalho para achar o gancho e colocar o
Warn pra funcionar e tirar ele dessa incômoda posição...


O ShaZam tenta tirar o Bagual pra trás... é inútil ! O Work 12000 leva o ShaZam junto para o buraco...

Durante o resgate do Defender 90 "Tomatinho", ninguém percebeu o cabo do guincho mecânico enrolando de um lado só do carretel, e logo ouvimos um "crek-crack-clonk" da cruzeta do guincho se partindo dentro do buraco. É necessário atenção total para evitar acidentes !


A poça a frente vai até o joelho... cuidado pra não escorregar !


O ShaZam mostra as partes intimas ! Guinchoooooo !


Olha a situação do Valdir... o Engesa está fincado até os eixos...


Mas o guincho mecanico Ensimec tira ele do enrosco... a ancoragem está na âncora de solo, Super-HD...


Proximooooo !!! Os quadriciclos chegam e fazem um espetaculo de atolagens e capotagens !

Começava a anoitecer, quando encontramos o grupo de quadriciclos liderado pelo Ronaldo. O grupo já tinha cruzado com a gente a uma hora atrás, e estava retornando pela trilha. Ficamos assistindo ao espetáculo de atoladas e capotagens dos quadris, e seus pilotos intrépidos mergulhados na lama acima da cintura para resgatar cada um do grupo. Fantástico !

Anoiteceu e o grupo ainda estava na trilha. O ultimo obstáculo foi vencido por todos com apoio do guincho, e a ancoragem novamente foi um problema. Utilizamos o veiculo da frente como ponto de ancoragem, e um a um fomos transpondo o ultimo atoleiro.


O Vitara do Furlan começa a ferver... mas nada detém nossos intrépidos trilheiros ! he he...

Saímos da trilha as 20:00hs, todos enlameados e cansados, mas de alma lavada e livre de todo stress de uma semana de árduo trabalho. O cachorro louco estava vencido !


Não é fácil saber o que é barro e o que é jipe...

Abraços "jipeirus trilheirus"
Anderson Cunha 
Vitara ShaZam