sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

As compras na China

Fazer compras na China é uma carga de trabalhos. O preço que eles pedem é exorbitante mas, depois de dizermos que não e irmos embora, eles vêm atrás de nós e oferecem o mesmo artigo a 10%. É giro praticar técnicas de negociação com eles.

É assustador a quantidade de artigos falsos que se vendem na China. O mais impressionante é a qualidade das cópias que fazem de relógios, carteiras, malas, roupa, etc. São realmente cópias mas, com os diabos, só mesmo um conhecedor é capaz de identificar. Bom, não me estou a referir aos produtos com erros ortográficos do tipo camisola Nyke ou Dolce & Gabana. Foi assim que o Japão se tornou líder na industria de alta tecnologia.

Fomos ao shopping “oficial” da candonga. Todos os turistas vão lá e nós fomos na onda. A única parte interessante desta visita não está relacionado com as compras mas com o que lhe está associado. Quando se está na rua, já relativamente perto do shopping, somos abordados por vários individuos que nos querem servir de guia. Quando digo abordados, refiro-me literalmente empurrados para o shopping. Depois de dizermos que não insistentemente, de hostilizarmos os tipos, de os mandar dar uma volta ao bilhar grande, eles continuam grudados em nós em todos os sitios onde nós vamos. Mas eu tinha um plano: acordei com um deles para nos guiar mas com a condição de mandar todos os outros embora. Com isto consegui livrar-me de dois ou três jagunços. Quanto ao que ficou eu tinha outro plano ainda melhor: será que ele vai resistir ao tempo gasto nas pesquisas da Paula dentro das lojas? Ele nem sabia o que lhe esperava! No final das contas, apesar do tipo começar a perder a paciência, lá aguentou até ao fim. Só por isso merece o meu aplauso! Isto é que é ter paciência de Chinês.

2 comentários:

Anónimo disse...

Queridos sobrinhos
Acabada a viagem,pensei que o blog tb acabava,mas soube hoje pela Paula que continuam a enviar fotografias. Só que as não encontrei.
A minha ignorância é total,apesar de tb eu ,como sabem pela ajuda que me deram,ter tb o meu blog (ainda os não encontrei por lá).
Fico à vossa espera Bjis

Anónimo disse...

Só agora me apercebi que deveria ter feito um comentário sobre a China...Como sempre,ando ao contrário. Mais bjis