AE Sistemas      
Principal | Serviços | Clientes | Desenvolvimento | Contato
 
Desenvolvimento: S-Geo Municipal
  O Cadastro Técnico Municipal de cidades passou a ganhar bastante atenção desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada, a qual estabelece que todos os municípios devem “…realizar o mapeamento de sua área urbana e avaliação minuciosa dos imóveis com fins de cobrança de impostos…”. Evidentemente que esse mapeamento cadastral é de interesse dos mecanismos públicos de tomada de decisão, não somente pela possibilidade de controle de impostos (ex. IPTU, ITBI, etc), mas também pela possibilidade de desenvolver estudos de viabilidade para futuras obras públicas, levantando demandas e expansão da infra-estrutura urbana, previsão de custos – quando da desapropriação, e muitas outras projeções da gestão administrativa.
 

Tradicionalmente, o cadastro técnico municipal das cidades de pequeno porte tem sido realizado de forma analógica (mapas e tabelas impressos em papel). Mapas analógicos e fichários ainda são realidade na burocracia da maioria desses municípios.

Diante desse contexto apresentamos a vocês uma poderosa ferramenta para gerenciamento do Cadastro Técnico Municipal, o Sistema S-Geo Municipal, que alia o poder do Geoprocessamento a interfaces amigáveis aos usuários de administração pública.

Um sistema digital de informação cadastral abrangente, que possibilita desde uma atualização dinâmica da base de dados espaciais, obtenção de medidas fidedignas da área urbana, assim como consultas eficientes aos boletins de cadastros, bem como uma visualização do mapa digital dos imóveis pesquisados. Sistema implementado para uma plataforma computacional simples, com interfaces amigáveis, que não demandam intenso treinamento e conhecimentos aprofundados em computação.


Tela S-Geo modo Geo habilitado.

Georeferenciamento e consistência

Por ser um Sistema de Informações Geográficas (SIG), informações cadastrais são atreladas a informações geográficas, isto é, informações cadastrais referentes a objetos existentes no universo de uma cidade (Quadras, Loteamentos, Lotes, Logradouros, etc.) deverão possuir um dado geográfico referente a este, eliminando a possibilidade de duplicidade de dados por descuido de digitação ou inclusão repetida por parte do usuário.

Na fase de importação dos dados para implantação do sistema, poderão ser importados dados duplicados, para isso o sistema possui ferramentas que auxiliam ao administrador saber quais dados possuem referencias geográfica e quais não possuem.


Relacionamento entre Interfaces

Cada interface pode ser chamada ou chamar outra interface relacionada a esta. Ex. da interface que disponibiliza informações sobre um determinado Lote é possível visualizar a Quadra a qual o Lote pertence, assim como o oposto também é possível, de uma Quadra eu posso chamar um determinado Lote que existe dentro da Quadra.

 
 

Trechos de Logradouro

O sistema trabalha com anotação de trecho para logradouro. O logradouro é segmentado por trechos ao longo de sua extensão, possibilitando à atribuição das infra-estruturas para estes trechos (Água, Esgoto, etc.), permitindo assim consultas temáticas ou não como extensão de vias pavimentados,  e tipos de pavimentação, além da extensão parcial ou total da Cidade que possui coleta de lixo, Rede de Água, etc..


Visão do formulario de logradouro


Controle de usuários e níveis de acesso.

Para poder utilizar o sistema o usuário devera efetuar sua identificação no sistema, esta identificação é feita através de seu número de matrícula e senha, acesso cedido pelo administrador do sistema.
Cada usuário tem suas regras/níveis de acesso ao sistema, acesso gerido pelo usuário administrador do sistema.

Log de acesso por funcionalidade e usuários. Toda ação realizada no sistema, a pessoa que realizou a ação e o horário da ação são registrados no sistema.
 
 
Manipulação geográfica

Operações de manipulação do dado geográfico (mapa) no sistema

  • Habilitar/Desabilitar modo geográfico
  • Lista de camadas disponíveis (Habilitação/Inibição de visualização)
  • Visualização do atributo tabular no mapa
  • Impressão de mapa
  • Visualização da extensão total do mapa
  • Ferramenta de Pan, Zoom +, Zoom -, Zoom
  • Visualização por escala cartográfica
  • Aproximação/Afastamento
  • Rotação
  • Ferramenta de Medida de Distancia e Área
  • Seleção de feições por click, e desenhos gráficos (Círculo, retângulo, etc..)
  • Seleção por proximidade de ponto selecionado
  • Pedido de exibição de feições selecionadas, uma lista com tudo que esta selecionada é exibida para que possa obter informação sobre o dado selecionado (ex. seleção de um lote trará as informações dobre o lote selecionado).
  • Informações de feições por click.
  • Adição/exclusão de novas camadas. Arquivos SHP, Geodatabase, Raster, Layers, e de Servidores de Dados.
  • Ferramenta de identificação de atributos da tabela de vetores.
  • Hyperlinks para feições.
  • Exibição de coordenada ao movimento do mouse por cima do mapa.




Consulta temática de Unidades Imobiliárias

Realização de consultas temáticas que podem ser feitas através de qualquer atributo de uma Unidade e a combinação desses atributos.

Agrupamento e seleção de cor por agrupamento do temático.

O resultado obtido pela consulta pode ser exportado como planilha, gerar arquivo SHP e/ou visualizar os resultados no mapa.

A consulta temática apresentará um mapa temático de Unidades Imobiliárias com classes e cores combinadas aos atributos escolhidos.




 

 


Dentre as características e funcionalidades apresentadas aqui, o sistema possui muitas outras e possibilidades de customização de acordo com as necessidades do cliente.

Para mais informações sobre o sistema entre em contato conosco.

Algumas imagens apresentadas tiveram que ser redimensionadas para efeito de visualização.

 
 
 
AE Sistemas Ltda Contato