Antonio de Albuquerque Figueiredo
1941 - 2022


Farmacêutico-Químico: Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (1964).

Químico Agrícola: Forschungsanstalt für Landwirtschaft (FAL), Braunschweig, Alemanha (1970).

Especialização em Saúde Pública no Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (1966).

Especialização: em Química de Complexos no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (1967).

Mestrado: Química de Produtos Naturais no NPPN da UFRJ em 1965. "Unusual mass spectral fragmentation of 21-Oxoaspidoalbidine type alkaloids" . Ao invés de tese, publicação no Journal of American Chemical Society 88, 4984-4986 (1966).

Doutorado (Dr. rer. nat.) em Ciência dos Alimentos pela Julius Maximilians Universität da Bavária, Alemanha Ocidental em (1975).

Pós-doutorado na Universidade do Arizona em 1982 tendo voltado a esta mesma universidade como professor visitante de novembro de 1984 a dezembro de 1985 (cerca de dezoito meses no total).

"Adjunct-Professor" e pós-doutorado da Universidade da Florida, USA, de 1989 a 1990 (dois anos).

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de1975 a 1991

Professor Titular (primeiro colocado dentre seis) da UFRRJ a partir de 1992 .

Chefe do Departamento e Coordenador de Pós-graduação. Professor Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro em (1980/1985) e de 1986 até ao presente.

Pesquisador nivel I do CNPq desde 1978, tendo passado por todos os niveis anteriormente.

Decano (Pró-reitor) de Pesquisa e Pos-graduação da UFRRJ (1988).

Implantou o curso de mestrado de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRRJ em 1976 e coordenou-o durante sete anos.

Idealizou e iniciou o processo de implantação do curso de graduação em Engenharia de Alimentos da UFRRJ.

Assessor do CNPq, CAPES, MEC-SESU, FINEP, FAPERGS e outros Orgãos Governa-mentais na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Idealizou, implantou e coordenou durante cinco anos, no Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFRRJ, o Projeto MISPRAN, que desenvolvia novos alimentos proteicos e distribuia refeições em três escolas da Baixada Fluminense.

Assessoria Técnica ao Instituto de Tecnologia Alimentar do Senegal, com o apoio do Conselho Britânico (British Council), onde implantou o Projeto MISPRAN (1980).

Autor de vários projetos na Area de Alimentos e de cerca de 200 publicações científicas, técnicas, artigos e revisões.

Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Rio de Janeiro nas gestões 79/80 e 81/82. Voltou à presidência nos biênios 1997/98 e 1999/2.000.

Presidente do VI Congresso Brasileiro de C&T de Alimentos realizado no Rio de Janeiro. Editor dos Resumos do Congresso (1980). Idem do XVI realizado no Rio de Janeiro em 1998.

Indicado pela Comunidade para Presidente do XVI Congreso de C&T de Alimentos. Rio de Janeiro, tendo editado os Anais com mais de 600 trabalhos e cerca de 2500 páginas (1998).

Em 1986 e 87 foi convidado pelo Institute of Food Technologists (IFT/USA) para presidir Seções Técnicas. Em 1987 no Congresso realizado em Las Vegas, proferiu palestra sobre a Indústria de Alimentos no Brasil, posteriormente publicada na seção "Overview" da revista Food Technology (setembro de 1987).

Ministrou palestras e conferências na maioria dos Estados Brasileiros, na Argentina, em Portugal, na Alemanha, na Inglaterra, na Irlanda, em Marrocos, no Senegal e em várias Instituições e Universidades Americanas. Em missão técnica e/ou científica esteve em cerca de 20 países.

Vem, desde 1970, desenvolvendo pesquisas sobre a utilização das vagens de algaroba (Prosopis juliflora), tendo escrito sobre este tema mais de vinte trabalhos técnico-científicos e proferido conferências em diferentes países.

Convidado pela revista "Food Reviews International" para escrever capítulo sobre a "Indústria de Alimentos no Brasil e seu Impacto Sobre o Status Nutricional da População Brasileira" publicado em 1989.

Assessor científico, nos EUA, da empresa Food Marine Colloids (FMC) na área de gomas e hidrocoloides naturais (1989/1990).

Em novembro de 1990 a revista "Food Technology" publicou artigo especial relativo à tecnologia e usos da algaroba ocupando um espaço de seis páginas com fotos em cores.

Em maio de 1992 foi convidado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Portugal para, juntamente com o Dr. Ralph Price da Universidade do Arizona, lecionar o curso patrocinado e reconhecido pela agência americana Food and Drug Administration (FDA), "Better Process Control".

Eleito pela Comunidade de Alimentos para presidir a Coordenação da área junto à CAPES e participar do Conselho Técnico Científico (CTC) daquela instituição (1993/95)

Professor Adjunto do Departamento de Produtos Naturais e Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ onde idealizou e implantou o curso de pós-graduação lato sensu em Controle e Garantia de Qualidade de Alimentos.

A partir de 1993 teve sua bibliografia incluída no almanaque "WHO IS WHO IN THE WORLD" editado pela "Marquis Who is Who", USA. Ed.1993/94 e seguintes.

Membro da New York Academy of Sciences e do Institute of Food Technologists.

Escreveu, editou e publicou a brochura "Algaroba: Tecnologia, Produtos e Usos - Meio século noBrasil" (2.000 exemplares de 20 pgs. ), descrevendo os trabalhos realizados em três décads. Distribuído para os participantes do XVII Congresso Brasileiro de C&T de Alimentos, Fortaleza, Ceará, agosto de 2.000.

Foi bolsista e/ou recebeu apoio das seguintes instituições de fomento à pesquisa: CNPq, em todos os niveis; Instituto de Alta Cultura de Portugal; Fundação Alemã para os Países em Desenvolvimento; Ministério da Agricultura; Instituto Oswaldo Cruz; Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha); Universidade de Wurzburg (Alemanha); Fundação Ford (EUA); British Council (Inglaterra); CAPES, Fulbright Comission (EUA); Food and Drug Administration (FDA/USA) e Escola Superior de Biotecnologia, Porto, Portugal.

*currículo detalhado pode ser consultado na Plataforma LATTES do CNPq




Resumo
de
Currículo