Diretoria

A UNIÃO DE ESFORÇOS, TALENTOS E COMPETÊNCIAS 

Na Presidência da ABPT contamos com Claudia Arouca Queiroz, de Passos/ MG, profissional com vasta experiência na área com décadas de formada, presente tanto em uma experiência acadêmica frente a coordenação do curso de Educação Física, possui Mestrado em Promoção de Saúde e pós-graduações ligadas à área, e com uma visão mercadológica com a montagem de um estúdio de Personal Trainer em Campo Grande e posteriormente com o lançamento da MAIS EDUCA EVENTOS, empresa especialista na promoção de eventos, cursos e congressos ligados a Educação Física e áreas afins.

Na Vice-presidência da academia Jean Lucas Rosa de Passos, Minas Gerais, profissional com muita disposição, pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física, Saúde e Esporte – NEPAFISE da Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor e Coordenador de Educação Física na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Passos (Apae), atuando na promoção de atividade física para pessoas com deficiência intelectual e múltipla e no ensino de Jiu-jitsu e Capoeira. Também atua como Coordenador do Centro dia na instituição. Membro e Colaborador da equipe de mídias sociais Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS – gestão 2022-2024). Orientador Educacional no curso de Educação Física na Uninter Passos. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, na linha de pesquisa de Planejamento Municipal e Regional, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGDRMA-UEMG). Especialista em Treinamento de Força e Musculação pelo Centro Universitário Claretiano e em Marketing e Redes Sociais pela Faculdade Paraíso do Norte. Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atualmente, cursa licenciatura em Educação Física (FAVENI) e pós-graduação lato sensu em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui experiência como professor, tutor e conteudista no ensino superior, em mentoria e assessoria acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação, em personal trainer, em artes marciais (principalmente Jiu-jitsu e Capoeira), além de dispor de uma vasta vivência setor industrial, atuando com tecnologia da informação e também com programas de qualidade de vida e promoção da saúde dos trabalhadores do setor. Tem interesse na temática de atividade física relacionada à promoção da saúde.

A Secretaria da ABPT é ocupada por Matheus Henrique da Silva de Ribeirão Preto, São Paulo, Especialista em Fisiologia do Exercício Físico, atua como personal trainer desde 2000, experiente na organização de corridas de rua, idealizador do Projeto Pernas Solidárias, formado por cadeirantes corredores das provas de rua. Responsável pela Maratona Oficial de Ribeirão Preto. 

Como Tesoureiro da Academia Leonardo Farah, de Curitiba, Paraná. Profissional com sólida  formação científica e mercadológica, com um Mestrado profissional em Engenharia Biomédica e um MBA em gestão empresarial, que se materializam em sua atuação profissional com a união de atribuições tanto na parte acadêmica com a coordenação do curso de graduação em EF da Uniandrade em Curitiba, como CEO a frente das empresas CARDIOMED e WCS Tecnologia, e entre suas mais diversas realizações e projetos também podemos destacar a criação do programa de entrevista PERSONAL EMPREENDEDOR sendo o responsável por toda parte de integração entre os diversos canais de transmissão do conteúdo das mais de 90 entrevistas com os maiores nomes do mercado do Personal Trainer, atuando também na coordenação do SIPEM simpósio do Personal Empreendedor e a participação na diretoria da Associação Paranaense de Personal Trainers APPTS. 

Na Diretoria Cientifica da Academia Lucio Marques Vieira Souza. Atualmente é Professor de Educação Superior nos Cursos de Educação Física (Licenciatura, Bacharelado e ABI) do Departamento de Corpo e Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos, bem como Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ)/UEMG e sendo Subcoordenador do Colegiado de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Cineantropometria e Fisiologia do Exercício (LaFE). Também é Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (PPGEF/UFS), além de ser convidado para ministrar disciplinas em Pós-Graduações. Possui Doutorado em Biotecnologia – RENORBIOSE (UFS) e Doutorado em Educação Física – UFJF (em andamento), Mestrado em Educação Física (UFS). Especializações Lato Sensu Concluídas em: Gestão em Saúde Pública (UFAL), Fisiologia do Exercício Aplicado ao Treinamento e à Saúde (ESTÁCIO), Educação Especial e Inclusiva (INTERVALE), Saúde Coletiva (FAVENI), Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar (FAVENI). Especializações Lato Sensu em andamento: Futebol de Campo e Futsal, Musculação, Biomecânica, Bioquímica e Fisiologia da Nutrição, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Pedagogia do Esporte e Psicologia da Educação. Graduação em Licenciatura Plena (Licenciado e Bacharel) em Educação Física (UNIT), Licenciatura em Pedagogia (em andamento) e Bacharelado em Nutrição (em andamento). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atividade Física, Esporte e Saúde (NEPAFISE/UEMG/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Esporte e do Exercício Físico (GEPCEEX/UEMG/CNPq). Também é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (GPEN/UEMG/CNPq) e Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada à Saúde e Ciências da Motricidade (Gtec/UEMG/CNPq). Atuou como Professor de Educação Básica de 2012 a 2016 na Prefeitura de Igreja Nova-AL e entre 2012 – 2022 na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (SEDUC). Foi Treinador Esportivo no Centro de Esportes Escolares de Sergipe (2017-2020). Atuou com Equipes Escolares em Competições Locais, Regionais e Nacionais (Futsal, Volei de Praia e Atletismo). Desempenha também a função de Delegado Adjunto/MG da Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIEPS) e Conselheiro do CREF-20 Sergipe. Atua também como palestrante em cursos e eventos no Brasil e na América de Sul, além de ser convidado para Ministrar Disciplinas em Especializações Lato Sensu. Tem experiência principalmente com temas relacionados à Atividade Física, Saúde e Esportes, bem como parâmetros antropométricos, bioquímicos e fisiológicos decorrentes de vários modelos de treinamento físico em diversas populações, bem como em modelos animais.

MEMBRO EMÉRITO (IN MEMORIAN)

Fausto Porto de Brasília/DF, profissional com mais de 30 anos de carreira dedicada ao fomento da criação de uma visão e mentalidade empreendedora para a Educação Física. Lança as sementes do empreendedorismo para o mercado do Personal Trainer com a publicação pelo SEBRAE em 1999 da obra COMO MONTAR UM CENTRO DE TREINAMENTO PERSONALIZADO referências nesta tentativa de mostrar o potencial mercadológico para o Personal Trainer em novos mercados e oportunidades, somando a essa primeira iniciativa também presente como Co-Criador junto com o Profº Maurício Lima do site SAÚDE EM MOVIMENTO em 2000, e entre várias outras iniciativas lança em 2019 a obra VIREI PERSONAL! E AGORA, DE PROFESSOR A EMPREENDEDOR consolidando anos de pesquisas e estudo envolvendo o mercado do Personal Trainer.

Avançando nesta trajetória, os fundadores da ABPT munidos de uma visão empreendedora e influenciados com os ideais presentes no livro VIREI PERSONAL! E AGORA, começamos a nos aproximar e nós reuniu em muitos encontros e deliberações sobre o Personal e suas possibilidades ficou evidenciado nesses encontros a necessidade da união do grupo na superação das deficiências dos profissionais quanto a sua atuação e exploração negocial e a construção de uma melhor representatividade perante a sociedade e criação de novos espaços e oportunidades aos Personal Trainers.

 

O LIVRO COMO AGENTE DE IGNIÇÃO DA ABPT


Com a publicação da obra VIREI PERSONAL! E AGORA DE PROFESSOR A EMPREENDEDOR  ficou claro que para acontecer mudanças significativas neste atual cenário dos Personal Trainers e conquistamos avanços além da atuação técnica, seria necessário a união de esforços e de vários profissionais, e com esse entendimento começou a ser debatido a construção de um grupo de profissionais que veio a se tornar a diretoria da ABPT, foram nove meses de deliberações e entrevistas com outros colegas de todo Brasil em noites de grande aprendizado chamadas de PERSONAL EM DEBATE, e durante esse processo  chegamos à conclusão que seria necessário a criação de um ecossistema diferente do atual, e que parte da nossas maiores deficiências junto aos Personal Trainers seria a mentalidade predominantemente técnica, e que novos conhecimentos, habilidades e atitudes deveriam ser incorporadas ao perfil profissional conclusões que se tornaram a base desta jornada que cominou com o lançamento da Academia. E como conclusão entendemos que a mudança teria de passar pela criação de uma comunidade que tivesse o propósito o crescimento conjunto, o aprimoramento coletivo e a criação de uma instituição de representatividade dos profissionais e seus interesses e fruto desta união de esforços surge em dezembro de 2021 a ACADEMIA BRASILEIRA DE PERSONAL TRAINERS (ABPT).

Rolar para cima