SOBRE MIM



Meu nome é Roberto Almeida, sou Terapeuta Acupunturista formado pelo Instituto de Terapia Integrada Oriental (São Paulo -SP) e Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades Spei (Curitiba - PR). Natural de Juiz de Fora - MG, resido em Curitiba desde 2004. Estudo terapias complementares desde 1999 com especial interesse em Fitoterapia Brasileira. Estudei também Taoísmo a fim de compreender a Medicina Tradicional Chinesa em todos os seus aspectos. Atualmente estou me dedicando ao estudo da Teologia como aluno do Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Junior.

Minha técnica terapêutica é fundamentada nos cânones da Medicina Tradicional Chinesa e na prática terapêutica do Mestre Lin Pin Chuan , cuja família pratica acupuntura há mais de 300 anos na China, e que foi aperfeiçoada pelos seus alunos (meus professores) considerando a realidade brasileira. 

Por fim, estou empenhado em uma constante atualização da minha técnica, de modo que a sabedoria e a tradição possam sempre dialogar com as evidências das mais modernas pesquisas científicas.

Possuo proficiência na aplicação terapêutica de:

Acupuntura sistêmica, estética e técnicas associadas como sangria, agulha de fogo e eletroacupuntura;
Moxabustão, Ventosaterapia, An-Ma e Reflexologia;
Auriculoterapia Chinesa integrada à técnica francesa;
Aromaterapia e Florais de Bach;
Fitoterapia Chinesa e Brasileira;
Craniopuntura chinesa (Mestre Shun Fa Jiao - Hospital do Povo de Chi San)

Cursos realizados (mais relevantes):

Auriculoterapia, Moxabustão e Ventosa
Aromaterapia
Florais de Bach
An-Ma (massagem chinesa) 
Acupuntura e Eletroacupuntura Aplicada à Estética
Sistema de Gestão Integrado (ISO 9.001/14.001/ 18.001)
ISO 22.000 – Bureau Veritas 
Modelos de Cuidado, Tratamento e Reinserção Social na Dependência Química - UNESP

Durante o curso produzi os seguintes trabalhos acadêmicos (que podem ser acessados no link) e que atualmente estão no prelo aguardando publicação:

Ervas Medicinais e Suplementos Dietéticos no Tratamento da Artrite Reumatóide – Revisão Bibliográfica e Estudo de Caso [Link]

Tratamento da Enxaqueca pela Acupuntura – Revisão Bibliográfica [Link]

Aplicação de Acupuntura e Técnicas Associadas em um Paciente com Queixa de Estresse e Ansiedade – Revisão Bibliográfica e Relato de Caso [Link]


Sou o editor dos sites Acupuntura Em Curitiba e Acupuntura Estética Em Curitiba. Além de editar os sites, assino e traduzo vários artigos:


Atuo também como voluntário no atendimento a dependentes químicos de álcool e drogas em instituições caritativas cristãs onde adquiri experiência no tratamento de pacientes com este tipo de problema.



Por que me tornei um Terapeuta Acupunturista?

A saúde é um problema de primeira importância para todo ser humano. Não raro, é apontada como um dos bens mais preciosos. Todos concordamos que a felicidade é um estado da alma que não pode ser usufruído de forma plena se o corpo sofre sem cessar.


 realizando um tratamento local para dor no ombro
As dores que acompanham a maior parte das doenças constituem um entrave para a aplicação de nosso livre arbítrio, pois nos privam do bem estar e da tranqüilidade necessários para uma vida plena. A dor nos impede de nos concentrarmos, perturba o ritmo de nossa atividade mental. O sofrimento nos ata ao plano material e objetivo, dificultando a meditação e a sintonia com Deus ou com o objeto de nossa fé. 

realizando sangria para tratamento de contraturas musculares
Infelizmente, a doença é uma experiência que raras vezes é dissociada da existência humana, o que faz a missão do Terapeuta singular pelo nível de complexidade e responsabilidade na tarefa de aliviar o sofrimento de nossos irmãos. 
 
executando procedimento de auriculoterapia
Por outro lado, os ensinamentos adquiridos em nossa formação entusiasmam a todos aqueles que de coração os estudam e principalmente os aplicam. A prática terapêutica é uma das fontes de iluminação e inspiração que nos harmonizam com a Lei Maior.
 
O estudo da Acupuntura veio ao encontro de minhas aspirações por permitir que aliasse o espírito ancestral de uma arte que envolve a doação e o apoio a uma ciência alicerçada em evidências e em pesquisas em franco progresso.

Por que "EIDOS"?


EIDOS é uma palavra de origem grega usada por Platão para indicar o sentido de "IDEIA" e por Aristóteles para referir-se à "FORMA". O filósofo contemporâneo Husserl retomou a palavra para indicar a "ESSÊNCIA". Como pretendemos aplicar as IDEIAS e as FORMAS milenares de pensar e cuidar do ser humano preconizadas pelos Mestres da Medicina Tradicional Chinesa - ESSÊNCIA das nossas atividade terapêuticas, achamos que este nome representaria elegantemente nossas atividades.

E o que é a ESSÊNCIA? É a significação ou o sentido de um ser, sua ideia, seu EIDOS.