domingo, 20 de março de 2011

A Pedagogia do Vento



A educação atual apresenta fórmulas, mecanismos e modelos para integrar e padronizar as relações de ensino e aprendizagem. os centros e serviços de educação espalhados em todo o país mostram os resultados de seus paradigmas em exemplos espelhados em turmas e analise de dados estatísticos para comprovar sua eficácia e embasar um novo contexto de educação. O que mais preocupa é que os diversos interlocutores desses modelos, muitas vezes  implementam as ações de modo desorganizado e rápido, comprometendo o "desenvolver educacional" de vários componentes da escola ( Professor e Aluno) no qual o primeiro e o que recebe de modo apressado e obrigado a implantar e dar o resultado aos interlocutores da empresa educacional.
 Podemos fazer uma real pergunta para o modelo explicitado: Qual o resultado disso ? Como podemos analisar esse resultado? Para quem serve o resultado?. isso demonstra a falta de compromisso e casuísmo por parte dos implementadores, no qual estala-se o sistema da pedagogia do vento, abrigando um cenário de desorganização nas ordens internas dos comandos e na forma de agir com os propósitos da condição educacional da instituição implementadora.
 Devemos aqui utilizar o meio, para mostrar que cada caminho pedagógico segue a uma lógica e a um contexto de caso a ser instalado e demandado mostrando ao pé da letra que é importante um tempo de aplicar a situação e que os implementadores devem tomar partido de sua responsabilidade com contexto de edificar as questões do cotidiano educacional pois, não adiantará assim fazer propaganda de um modelo e em anos futuros mudar e sempre mudar a função e contextos empregados. educação não é um jogo de cartas e nem muda de acordo com as variações de temperatura e pressão. que saber o que é educação não vá apenas para a escola acompanhe o dia a dia do principal elemento do processo educacional que geralmente é o menos escutado: O Professor.

sábado, 19 de março de 2011

Questões de GEOPOLÍTICA

1.No continente africano encontramos focos de guerras civis e entre países. No chamado Chifre da África, nos últimos anos, foram registrados violentos conflitos entre
a) países pela definição de fronteiras, envolvendo Burundi e Ruanda.
b) países pelo acesso à água, por parte do Egito e do Sudão.
c) brancos e negros na África do Sul.
d) lideranças locais na Somália.
e) grupos étnicos em Ruanda.

2.O fim da Guerra Fria - clima de tensão política e militar entre as duas superpotências no pós-guerra - provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais se pode destacar:
a) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente
b) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixam de interferir no processo
c) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia aos seus antigos aliados no continente
d) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente
e) o fortalecimento da economia dos países do continente, em função do aumento da ajuda financeira externa

3.Relacione as colunas.

(1) país da África subsariana que possui uma economia maior do que a de todos os demais somados.
(2) país mais populoso da África.
(3) maior país da África em território.
(4) país africano de maior densidade demográfica.
(5) país africano que se tornou independente em 1960, quando houve a união entre a parte norte, de colonização inglesa, e a parte sul, de colonização italiana.

(     ) Somália
(     ) Ruanda
(     ) Sudão
(     ) Nigéria
(     ) África do Sul

Assinale a sequência correta:
a) 2, 4, 5, 3, 1
b) 1, 2, 3, 4, 5
c) 5, 4, 3, 2, 1
d) 3, 5, 1, 4, 2
e) 5, 4, 2, 3, 1

4.No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvinientes, em virtude da:
a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.
b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas.
c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.
d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo.
e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

5.A ROSA DE HIROSHIMA
Vinícius de Moraes

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Esse poema sobre a bomba atômica, a "anti-rosa", causa impacto ao leitor, e é oportuno porque, justamente quando, em 1995, se comemorou o cinqüentenário de Hiroshima, testes nucleares foram realizados. Sobre o tema, é incorreto afirmar que:
a) Mururoa e Fangatriafa pertencem à Polinésia Francesa onde são realizados os testes nucleares pelo governo francês.
b) A bomba atômica que a França detonou no atol de Mururoa, em setembro de 1995, provocou uma onda mundial de condenações.
c) Em abril de 1995, teve início em Nova Iorque, a Conferência de Revisão do Tratado de não-proliferação de Armas Nucleares (T.N.P.). O T.N.P. entrou em vigor em 1970 com a adesão de 147 países.
d) O número de armas nucleares do mundo é, hoje, infinitamente menor que em 1970.
e) Atualmente, só se realizam testes atômicos submarinos, como os que a França está fazendo, ou subterrâneos.

6.Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato iresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante.
No 1 domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemorada com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram três guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão.

Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
a) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
b) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.
c) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
e) diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha mais expressão mundial.

7.Teoria Neoliberal - O subdesenvolvimento como fase

"Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do liberalismo: crescimento e progresso. (...) Assim, diante da crescente concentração de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e ilimitado e introduziram a ideia de que o desenvolvimento é um processo gradual, que obedece a diferentes etapas e estratégias."
Seus defensores definem o subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento.
(Scalzaretto Reinaldo - "Geografia Geral - Nova Geopolítica" - Editora ScipioneSP)

De acordo com o conhecimento que você acumulou a respeito desse assunto, a teoria acima está correta?
a) Sim, porque subdesenvolvimento significa um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
b) Não, porque subdesenvolvimento não é um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.
c) Não, porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do subdesenvolvimento. O país subdesenvolvido é o oposto do desenvolvido.
d) Não, porque toda humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou "processo" é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.
e) Sim, porque toda a humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou "processo" é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.

8.As questões religiosas ainda afloram em várias regiões do Globo, agravando situações de instabilidade e de conflitos, associadas a outros fatores sociais, econômicos e políticos.
Na Ásia, atualmente, vários países e regiões enfrentam tensões reais ou potenciais, em que o componente religioso está presente.
Considerando-se esses países e essas questões, é INCORRETO afirmar que
a) a Índia, país de origem e de convívio de várias grandes religiões, enfrenta tanto choques entre muçulmanos e hinduístas, quanto ressentimentos contra as minorias cristãs.
b) a Indonésia, hoje o mais populoso país muçulmano, além de conflitos étnicos, ressente-se de animosidade entre o grupo religioso predominante e as minorias cristãs.
c) as Filipinas, país de maioria católica, no que constitui uma exceção no Sudeste Asiático, têm enfrentado conflitos com a minoria muçulmana, de tendência separatista.
d) os países árabes - Síria, Jordânia e Iraque -, que assistiram à expansão do Cristianismo nos seus primórdios, têm nos conflitos entre cristãos, hoje em minoria, e muçulmanos mais um grave fator de instabilidade política.

9.Se o petróleo foi durante o século XX - e, de certa forma, ainda tem sido - motivo de guerras, o novo século que estamos apenas iniciando já promete ser o século da disputa pela água. 
Sobre esse tema, que relaciona a economia com a geopolítica e com a ecologia, assinale a afirmativa correta:
a) O problema da escassez das reservas de água para abastecimento das populações é maior nas pequenas cidades e áreas rurais do que nas metrópoles.
b) A poluição da água decorrente da atividade industrial e de origem doméstica atinge apenas as bacias hidrográficas e seus cursos fluviais, não afetando os lençóis subterrâneos e aquíferos.
c) Além de atrair a atenção devido a sua grande biodiversidade, a Amazônia desperta o interesse em escala mundial, por comportar cerca de 1/5 de toda água fluvial do mundo.
d) Em áreas desérticas, as nascentes e os cursos de rios como o Nilo, o Jordão, o Eufrates e o Tigre, não são importantes, de modo que não acirram disputas territoriais.
e) A preocupação com o abastecimento da água potável torna-se pouco relevante devido ao processo de dessalinização da água oceânica ser disseminado pelo mundo todo.

10.De acordo com a capacidade de intervenção militar, o sistema internacional contemporâneo pode ser definido como
a) assimétrico, graças à presença das tropas de paz das Nações Unidas nos conflitos internacionais.
b) assimétrico, devido à existência de uma superpotência, os Estados Unidos, que atua segundo seus interesses estratégicos.
c) simétrico, baseado na correlação de forças entre países árabes e a OTAN, que perdeu poder depois da Guerra no Golfo.
d) assimétrico, por causa da situação da Rússia, que ainda detém milhares de ogivas nucleares dispersas pela Europa.
e) simétrico, dado o equilíbrio das forças militares da União Européia e dos Estados Unidos.

GABARITO
1.D   2.D  3.C  4.B  5.D  6.D  7.B  8.D  9.C  10.B


sábado, 12 de março de 2011

O Terremoto Japonês e seus reflexos na economia mundial

 O terremoto que atingiu o Japão não causou apenas estragos no aspecto estrutural do país, mas deixa as suas marcas na economia, perante a reconstrução e adequação das estruturas urbana e rural. no contexto físico podemos explicitar que o tremor que foi de 8,9 na escala Richter ( que vai de 0 à 10) mostrou um cenário de alta destruição ( podendo causar sérios danos em um raio de centena de quilometros ) e apresentando uma ocorrência de um por ano nessa magnitude. devemos dizer que o arquipélago japonês encontra-se situado entre três placas tectônicas atuantes ( Pacífico, Eurasiática e Filipina), sendo palco de 10% dos tremores do mundo. o grande problema de um tremor assim são as replicas ( ações de acomodação do assoalho litosférico) mostrando vários tremores secundários de magnitude pequena.


 Dentro do aspecto econômico,a situação do Japão, que estava organizando-se dos reflexos da crise global de 2008) merecerá uma atitude de maior impacto por parte do governo pois,  apresenta um PIB de 4,287 Trilhões de U$S (2007) e uma renda per capita de 34.099 U$S sendo junto com  a China e a Coreia do sul um dos principais dinâmos do mundo neoliberal da Ásia na atualidade.
 Das suas infraestruturas mais afetadas temos a portuária no qual podemos destacar os portos de: Yokohama, Nagoya, Chiba,Kawasaki,Sakai , Kobe e Mizushima.
  


 Podemos mensurar que o Japão sempre teve uma capacidade de organização e reconstrução ( Era Meije e 2 Guerra mundial), no qual a terra do sol nascente é um exemplo de superação.

domingo, 6 de março de 2011

Brincadeira de Carnaval





Que todos sabemos, o Carnaval é uma festa linda e cheia de brincadeiras. Palhaços, gorilas, bailarinas, soldados e outros seres carnavalescos nascem no sábado de Zé Pereira e morrem na Quarta feira de cinzas. O Carnaval lindo e cheio de arte com animações mil, gente bonita e muito carinho no ar. mas o que não é brincadeira é o estacionamento do paço alfândega que além de caro muito desorganizado, carros colocados em fila dupla impedindo a passagem dos primeiros estacionados, falta de informação na entrada, poucos funcionários. acredito que usaram o estacionamento "desorganizado e caro" para tirar proveito da população com até um certo apoio do poder público pois, da ponte giratória já existia um caminho separado para o estacionamento do shopping, com isso digo, como é bom ser um flanelinha legalizado.