ACUPUNTURA E BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA RAUL ALVES SANTANA JUNIOR
JUNHO DE 1999
TEORIAS DE BASE DA MTC.
Yin Yang: Chama-se Yin Yang, a reunião de 2 partes opostas que existem em todos os fenômenos e objetos em relação recíproca no meio natural. Os mecanismos de reunião e de oposição podem se produzir tanto entre dois fenômenos que se deparam como no âmago de 2 aspectos antiéticos coexistindo no mesmo fenômeno. Não pode haver Yin sem Yang, nem Yang sem Yin. Tudo o que é animado, em movimento, exterior, ascendente, quente, luminoso, funcional é Yang. Tudo o que está em repouso, tranqüilo, interior, descendente, frio, sóbrio, material é Yin. O céu é Yang, a terra é Yin. O céu está no alto, assim é Yang, a terra está embaixo, assim é Yin. A água é Yin, o fogo é Yang. Não se mover é Yin, mover-se é Yang. No universo, qualquer fenômeno manifestado pode ser reconduzido às duas categorias Yin e Yang, podendo ainda cada um se separar em Yin ou Yang, e isso até o infinito. Por exemplo, o dia é Yang, a noite é Yin, mas a manhã é Yang dentro do Yang, a tarde é Yin dentro do Yang, o antes da meia-noite é Yin dentro de Yin, e após meia-noite é Yang dentro do Yin. A antítese entre o Yin e o Yang encontra-se em qualquer manifestação, e se expressa principalmente por um condicionamento e uma oposição mútuos. Por exemplo, o verão significa que o calor do Yang está no auge, mas após o solstício de verão o Qi do Yin nasce gradualmente e assim condiciona o Yang dos calores caniculares. O inverno significa o frio do Yin está no máximo, mas após o solstício do inverno, o Qi do Yang renasce e assim condiciona o Yin dos grandes frios. Nesse confronto, deve haver uma vitória e uma derrota, porém, a superioridade de um sobre o outro, sua desordem, vai acarretar a doença. Todos os aspectos do Yin e do Yang são assim, o Yin existe pelo Yang, o Yang existe pelo Yin. Cada um dos dois tem o outro como condição de existência. Para que uma atividade fisiológica Yang se produza, é necessário consumir matéria nutritiva Yin em um processo de descrecimento do Yin e do crescimento do Yang. Inversamente o metabolismo da matéria nutritiva Yin requer, para ser realizado, a contribuição de uma certa quantidade de energia Yang, segundo um mecanismo em que o Yin cresce e o Yang decresce. A parte alta do corpo humano pertence ao Yang e a parte baixa ao Yin, a superfície do corpo ao Yang, o interior ao Yin, a parte dorsal pertence ao Yang, a parte ventral ao Yin, o lado externo pertence ao Yang o interno ao Yin. As seis vísceras Fu são Yang, os cinco órgãos Zang são Yin. A causa fundamental do aparecimento e do desenvolvimento das doenças sendo um desequilíbrio Yin Yang, qualquer sintoma simples ou complicado, estável ou móvel, poderá ser referido a um sintoma Yin ou um sintoma Yang. Para uma doença Yang trata-se o Yin, para uma doença Yin trata-se o Yang. Os 5 elementos
A teoria dos 5 elementos considera que o universo é formado pelo movimento e a transformação dos 5 princípios representados por: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. A teoria dos 5 elementos é utilizada na MTC. para explicar a fisiologia e a patologia, assim como as relações entre o organismo e o meio circunvizinho. Assim, as propriedades da madeira são: a produção, a flexibilidade. Tudo o que tiver essas particularidades será disposto sob o vocábulo Madeira. Do mesmo modo, será colocado na categoria fogo, tudo o que tiver as características do fogo; calor Yang, inflamação para o alto. Tudo o que tiver as propriedades da Terra: desenvolvimento, transformação, participará dessa categoria. Tudo o que tiver os atributos do metal; pureza, obuses, entrará na categoria metal. Tudo que seja como a água, frio, úmido, será agrupado com a água.
Correspondência dos 5 elementos no homem e na natureza
O Qi, o Sangue e os Líquidos Orgânicos
São os materiais básicos do organismo. Sua origem, desenvolvimento, circulação e sua distribuição, só podem efetuar-se graças à atividade funcional das vísceras. Mas inversamente, a atividade funcional das vísceras não se pode manifestar sem o que o Qi, o sangue e os líquidos orgânicos lhes sirvam de base material:
O Qi é o comandante do sangue
O sangue é a mãe do Qi
O Sangue (Xue) é o fruto da transformação da essência dos alimentos (Jing Qi) pelo Baço e o Estômago. Ele é governado pelo Coração, armazenado pelo Fígado, controlado pelo Baço, circula nos vasos que são uma de suas moradias. Sua função é nutrir o conjunto do organismo.
Os Líquidos Orgânicos (Jin Ye)
abrangem as diferentes secreções, tais como, líquidos do Estômago, do Intestino, das Articulações, lágrimas, remela, suor, urinas, duas formas de saliva (Baço e Rim). Sua função é lubrificar e alimentar os órgãos, as carnes, os vasos, a pele e as articulações, manter o equilíbrio de Yin e Yang.
Meridianos e Ramificações -Jing Luo
Graças aos Meridianos, determina-se a saúde, trata-se as doenças, regulariza-se o vazio e o cheio. Os meridianos se dividem em 3 categorias: Comuns ou regulares (Jing Mai), particulares (extraordinários, curiosos, estranhos) (Qi Jing Mai), distintos ou separados (Jing Bie). - São 12 os meridianos regulares(Jing Mai) compostos de: 3 Yin do braço, 3 Yin da perna, 3 Yang do braço, 3 Yang da perna. Os meridianos Yang correspondem às vísceras Fu, circulam nas zonas externa dos membros. Os meridianos Yin correspondem aos órgãos Zang, circulam na parte internas dos membros. - São 08 os meridianos particulares: 04 Yang: Du Mai, Dai Mai, Yang Qiao Mai, Yang Wei Mai; 04 Yin: Ren Mai, Chong Mai, Yin Qiao Mai e Yin Wei Mai, são chamados particulares porque não tem comunicação especiais com as vísceras. - Os Jing Jin - Meridianos Tendino-musculares representam exatamente os músculos distribuídos ao logo dos meridianos. Sua função é de ligar o esqueleto, de manter a coesão do conjunto do corpo e de comandar o movimento das articulações. - As 12 zonas cutâneas ou correspondentes são as partes reativas da pele destinadas aos meridianos.
Os 12 meridianos regulares e seus demais sinais patológicos:
Sinais patológicos dos dois meridianos extraordinários mais usados:
Zang Fu Órgãos e Vísceras:
- Os 5 órgãos Zang: Coração, Pericárdio, Fígado, Baço, Rim, Pulmão, tem como função produzir, transformar e armazenar a energia essência inata (Jing), o espírito (Shen). - As 6 vísceras Fu: Intestino Delgado, Estômago, Intestino Grosso, Bexiga, Vesícula Biliar, Triplo Aquecedor, tem como função receber, digerir os alimentos, transformá-los e excretar os resíduos. - As vísceras de comportamentos especiais: Cérebro, Medula, Ossos, Vasos e o Útero. A teoria dos Zang Fu estuda a atividade fisiológica das vísceras, suas modificações patológicas e suas relações recíprocas, porém, em função da umidade orgânica do corpo humano, o sistema engloba também a relação das Zang Fu com os tecidos, pele, carne, vasos, tendões, ossos, assim como com os órgãos e sentidos, nariz, boca, língua, olho, orelha e igualmente com os órgãos sexuais e ânus.
Os 5 Órgãos Zang:
As 06 Vísceras Fu
As vísceras de comportamento particular: Cérebro (Mar da medula), os Vasos sangüíneos (morada do sangue), os Ossos (medula óssea), o Útero (Palácio do Feto).
Etiopatogenia: causas, formação e evolução das doenças
O estado de saúde é caracterizado pelo equilíbrio entre Yin e Yang. O Yin e o Yang estão em harmonia então a saúde está garantida. Um desequilíbrio entre Yin e Yang acarretará o aparecimento de uma doença. O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença será o reflexo da luta entre o Correto (Zheng Qi) e o Perverso (Xie Qi). Quando o correto está no interior o perverso não pode atingi-lo. O perverso penetra onde há vazio de correto. A força ou a fraqueza do Correto dar-se-á: a constituição física (hereditariedade), o estado emocional, mental (harmonia), o meio circunvizinho (desvaidade), a alimentação (dieta e exercícios), a resistência adquirida pelo treinamento.
Os seis excessos (Liu Yin): Vento, Frio, Fogo, Umidade, Seca, Canícula
São modificações climáticas normais, são chamadas as 6 energias (Qi). os homens são capazes de se adaptar às suas mudanças, hão são então patogênicas. Porém, variações climáticas brutais ou anormais ou então a diminuição da capacidade de resistência no organismo, podem tornar nocivas estas 6 energias que, então, tornam-se patogênicas, agridem os corpos e produzem doenças.
Os 7 sentimentos (Qi Qing) ou 5 Emoções (Wu Zhi): Alegria, Raiva, Preocupações, Pensamentos, Tristeza, Medo, Pavor
Representam as modificações do espírito em reação à percepção de mensagens transmitidas pelo ambiente. Fazem parte da esfera de atividade normal da mente e não são em si próprios, agentes patogênicos. Mas seguida do estresse mentais, brutais, extremos, violentos, prolongados ou iterativos, podem provocar uma desordem funcional do Qi ou no sangue dos Zang Fu e serem a origem do aparecimento de uma doença. Na teoria dos cinco movimentos, os 7 sentimentos se referem aos cinco elementos e têm o nome de 5 emoções (Wu Zhi): Alegria, Raiva, Pensamento, Tristeza e Medo. O homem tem cinco órgãos que elaboram cinco sopros (Qi) que geram a Alegria, a Raiva, a Tristeza, o Pensamento e o Medo.
Um excesso de emoção fere o órgão ao qual corresponde; O excesso de Raiva prejudica o Fígado, o excesso de Alegria prejudica o Coração, o excesso de Pensamento prejudica o Baço, o excesso de Tristeza prejudica o Pulmão, o excesso de Medo prejudica o Rim. E as cinco emoções em excesso prejudicam a circulação do Qi. Um mau funcionamento de órgão pode ser revelado por um distúrbio do sentimento correspondente. Um excesso descontrolado das cinco emoções pode transformar-se em fogo: irritabilidade, insônias, amargor na boca, dores torácicas, tosse, hemoptise (expectoração sangüínea).
As mucosidades (Tan) e os humores viscosos (Yin): São os produtos da interrupção parcial do metabolismo dos líquidos orgânicos, provocando uma condensação dos humores.
Há 3 causas possíveis à formação dos humores e das mocosidades:
Acúmulos de Sangue (Yu Xue)
Os acúmulos de sangue são produzidos por um retardamento da circulação sangüínea, ou então, por um extravasamento de sangue.
Formação dos acúmulos de sangue:
Causas externas: Quando o organismo é atacado por um fator patogênico como golpes, entorses, feridas que vão suscitar corrimentos externos, mas também efusões internas de sangue. Ataque por Frio nocivo ou por Calor perverso. O Frio penetra nos vasos, estes se contraem e acarretam um retardamento da circulação sangüínea. O Calor penetrando no sangue, provoca uma aglomeração do mesmo, portanto, acúmulos de sangue.
Causas internas: São elas a expressão de um funcionamento defeituoso, seja do Qi geral, seja da atividade de um órgão. Qi vazio ou estagnante. O Qi é o general do sangue e o sangue circula se o Qi circula. Se o Yang Qi estiver diminuído, perde sua capacidade de pôr o sangue em movimento, e a circulação sangüínea é retardada. Se houver um mau funcionamento da atividade de um dos três órgãos Coração, Fígado, Baço, produzir-se-á seja um retardamento da circulação sangüínea, seja hemorragias, seja uma extravasão interna.
Outras causas de doenças:
Doenças epidêmicas:
São diversas doenças caracterizadas por um início brutal, um estado grave, um caráter contagioso e em suas diferentes descrições Qi impuro, espírito mau, Qi inabitual, Qi envenenado: Cólera, pestes, difteria, escarlatina, varíola, sarampo, disenteria tóxica, etc.
A alimentação:
O Baço e o Estômago têm como função receber os alimentos, transformá-los e deles extrair a essência para trazer o Jing Qi ao organismo. Porém, uma alimentação defeituosa, qualitativa ou quantitativamente, pode ser causa de doenças. Do mesmo modo, uma alimentação imprópria ao consumo pode gerar doenças parasitárias, infecciosas ou tóxicas. Alimentação Quantitativa: A superalimentação fere o Intestino e o Estômago acarretando a insuficiência do Qi do Baço e diminuição da atividade funcional do Qi mediano com sintomas de abdômen inchado e dolorido, dor agravada pela pressão, nojo pelo odor da comida, eructações, pirose (sensação de queimação que se inicia em situação retrosternal e se propaga, geralmente, em ondas sucessivas, até a faringe, estando acompanhada de eructação ácida e de aumento de salivação) e diarréia nauseosa. Alimentação Qualitativa: O alimento deve ser equilibrado qualitativamente. Uma alimentação gordurosa demais e muito condimentada, ou abuso de álcool origina: Calor, Umidade e Mucosidade, acarretando estase (estagnação) do Qi e do sangue. Uma alimentação cura e fria produzirá Frio e Umidade interna e enfraquecerá o Yang do Baço.
A fadiga:
Um trabalho ou um treino físico normal, assim como uma atividade mental razoável, são benéficos à saúde. O excesso é que é nocivo. A fadiga física esgota o Qi acarretando: falta de força, respiração curta, astenia (fraqueza orgânica, debilidade) muscular, mente cansada, sem vontade de falar, dispnéia agravada pelos movimentos. Uma atividade sexual demasiada esgota o Jing dos Rins, provocando fadiga e fraqueza dos lombos e dos joelhos, ofuscações da vista e vertigens, zumbidos de ouvidos, astenia mental e no homem, espermatorréia (derramamento involuntário de esperma), ejaculação precoce, na mulher, regras irregulares, leucorréia (corrimento branco da vagina ou do útero).
Os ataques externos:
Podem ser causados por ferimentos por insetos ou animais, assim como as chagas, fraturas, luxações. São eles a causa de doenças por espoliação sangüínea, ou sãos a porta de entrada de elementos patogênicos.
Patogenia:
É o estudo do mecanismo segundo o qual as causas mórbidas atuam no organismo para produzir uma doença. Fisiologia: a energia vital abate a energia perversa. As reações são fisiológicas. Equilíbrio relativo do Yin-Yang. Patologia: a energia vital não pode vencer a energia nociva, aparecimento de modificações patológicas com perda de equilíbrio de Yin e Yang e aparecimento do estado de plenitude e de vazio.
Prática do Exame:
Os 4 períodos:
Uma leve pressão sobre a pele corresponde a uma tomada superficial, chama-se elevar. Uma pressão forte, até os tendões, e aos ossos, corresponde à tomada profunda, chama-se apoiar. Uma pressão média, até os músculos, corresponde à tomada média, chama-se procurar. Existem 3 tipos de pressão superficial, média e forte para as três partes polegar, barreira, pé. Este método consiste em tomar o pulso com os três dedos. É a tomada completa. Se quiser perceber um pulso mais particularmente, pode-se pressionar com um só dedo, chamada de tomada parcial. Tomar o pulso é perceber o estado do pulso e ter a sensação da pulsação sob os dedos, o que vem a ser, notar a freqüência, o ritmo, a intensidade, as partes onde o pulso se manifesta, a fluidez, o nível, as ondas, a amplitude. Graças à observação da alteração nos pulsos, pode-se determinar a localização e a natureza da doença e o estado de deficiência do Qi correto e do Qi nocivo. São no total 28 tipos de pulsos que se reconhecem pela posição, freqüência, morfologia, ritmo, situação, força, fluidez, que são: Superficial (Fu), dispersado (San), Profundo (Shen), escondido (Fu), resistente (Lao), Retardado (Chi), lento (Huan), Rápido (Shuo), apressado (JI), Vazio (Xu), Cheio (Shi), Deslizante (Hua), agitado (Dong), Áspero (Se), Fino (Xi), mole (Ru), tênue (Wei), fraco (Ruo), Vasto (Hong), grande ( Da), Em Corda (Xian), tenso (Jin), pele de tambor (Ge), Periódico (Dai), acelerado (Cu), atado (Jie).
A palpação do corpo
Consiste em tocar e pressionar os músculos e a pele, as mãos e os pés, o ventre e as outras partes do doente para avaliar localmente a temperatura, calor ou frio, a dureza ou a moleza, as dores sob a pressão, as bolas (Pi) e as outras modificações anormais, e assim obter informações sobre a localização e a natureza da doença. A palpação do invólucro muscular consiste examinar a temperatura da pele, secura e umidade da pele, inchaços, procura de pus, a pele da face interna do antebraço. A palpação das mãos e dos pés, do ventre e do epigástrio e dos pontos de acupuntura.
O Diagnóstico pelos 8 princípios (Ba Gang)
São: Yin-Yang, Superfície-Interior, Plenitude-Vazio, Calor-Frio. O tipo da doença só pode ser Yin ou Yang, a localização superficial (Biao) ou interior (Li), a natureza da doença pode ser calor ou Frio, o apogeu da energia perversa chama-se Plenitude e o perigeu do Qi correto chama-se Vazio. A superfície, o Calor, a Plenitude pertencem ao Yang; o Interior, o Frio, o Vazio ao Yin, o que reconduz os oito princípios a quatro duplas:
SÍNDROME BIAO:
A doença está localizada na parte externa do corpo, a causa é geralmente um dos 6 excessos (Liu Yin) de origem externa (exógenos). A síndrome Biao representa uma doença aguda caracterizada por uma incubação curta, uma eclosão brutal, uma evolução rápida. Sintomas: Febre com temor do frio que não melhora pelo calor (ou temor ao vento), cefaléia, Cervicalgias, lassidão (cansaço, fadiga), nariz tapado, tosse. A doença é brutal, o revestimento lingual não se pode modificar: a doença está em superfície, o pulso é superficial. Prescrição: libertar a superfície usando, conforme o caso, medicações de sabor picante e frio, ou de sabor picante e quente. Em acupuntura: P7, BP3, ID3, B11, B60, B62, TA5, VB20, VG14.
SÍNDROME LI:
A doença está localizada na parte interna (endógenas) do organismo (órgão, víscera, Qi, sangue, osso, medula). Mas o nome Li deve ser posto em relação com o termo Biao: qualquer sintoma que não seja Biao é Li. Sintomas: são extremamentes diversas, pois o campo de aplicação do Interior é vasto. A descrição será feita de acordo com Vazio-Plenitude, Frio-Calor. As três causas possíveis: Um agente patogênico externo ataca a superfície do corpo penetrando na profundidade e agride as vísceras causando: Hipertemia, sede, desejo de bebidas frescas, delírio verbal, agitação, irritação, fezes secas, obstipação, oligúria; Síndrome de Calor Interno do Estômago e do Intestino. - Uma energia perversa de origem externa pode atacar diretamente as vísceras e os órgãos, um alimento impróprio, ou cru e contaminado, podem criar uma lesão por Frio-Umidade que pode agredir Baço-Estômago. Sintomas: dores abdominais, vômitos, diarréia formando a síndrome de Frio Interno. - Uma doença dos sentimentos recalcados, um esgotamento por excessos sexuais, podem enfraquecer a atividade funcional dos órgãos e vísceras e acarretar o aparecimento de uma doença. Por exemplo: um Qi de Baço vazio e fraco não pode garantir a função de transporte transformação cujos sintomas: dilatações abdominais, perda de apetite, emagrecimento progressivo formam a síndrome de Vazio-Interno. Terapêutica: Harmonizar o interior.
SÍNDROME FRIO-CALOR:
Frio e Calor são alterações do Yin e Yang. A síndrome frio expressa quer uma insuficiência do Yang Qi do organismo quer um ataque do frio perverso, com sintomas de temor do frio aliviado pelo calor, boca pálida, úmida, ausência de sede, rosto branco ou azulado, mãos e pés frios, poliúria (secreção excessiva de urina), fezes líquidas ou pastosas, pulso profundo (Chen) e retardado (Chi), língua pálida, revestimento lingual, branco, revestimento lingual amarelo e seco, brilhante e úmido. A síndrome Calor representa que um excesso do Yang Qi do organismo quer um ataque do calor perverso, com sintomas de temor da quentura aliviado pelo frescor, sede, desejo de beber, rosto vermelho, mãos e pés quentes, oligúria (diminuição do volume da urina), obstipação seca, pulso rápido (Shuo), deslizante (Hua), língua vermelha, revestimento lingual amarelo e seco. A doença e multiforme e pode apresentar-se sob numerosos aspectos: Síndrome de Frio ou de Calor, Frio e Calor amaranhados, Formas evolutivas: calor se transformando em Frio, Frio se transformando em Calor, Formas enganadoras: Frio positivo se manifestando como Calor, Calor positivo dando a aparência de Frio.
SÍNDROME VAZIO-PLENITUDE:
São os princípios que permitem determinar o estado da Energia correta (Zheng) do organismo e o da Energia Perversa (Xie). O vazio se manifesta em seguida à insuficiência do Qi correto, a Plenitude se manifesta em seguida ao Excesso de Qi perverso. A doença também é multiforme e pode apresentar sob numerosos aspectos: Sindromes de Vazio ou de Plenitude, emaranhamento de Vazio e de Plenitude, formas evolutivas: Plenitude evoluindo em Vazio, Vazio evoluindo em Plenitude, Formas enganadoras: Plenitude positiva manifestando-se como Vazio aparente, Vazio positivo manifestando-se como Plenitude aparente. Terapêutica: Tonificar o Vazio, sustentar o correto (aquecer o Yang, dar um excedente ao Qi, alimentar o Sangue, desenvolver o Yin). Acupuntura: R6, VC12, P7, E39, VG14, B13, B18, B20, B23, B24, B26, B28, VG4, VC4, BP6, VC12.
YIN - YANG Um bom acupunturista observando as cores e tomando os pulsos distingue primeiro o que é Yin daquilo que é Yang. O Yin e o Yang são os princípios gerais dos Ba Gang e nessa acepção abrangem os seis outros aspectos e permitem discenir e resumir o aspecto de uma doença utilizando as síndromes em relação com os outros princípios. Existem também síndromes próprias ao Yin e ao Yang, são: Yin-Vazio - Yang-Vazio, Desaparecimento do Yin - Desaparecimento do Yang. Sintomas: Yin vazio: sinais de insuficiência dos líquidos (emagrecimento, boca e garganta secas, vertigens, insônia, oligúria (diminuição do volume da urina), fezes secas (obstipação)), língua sem revestimento, pulso fino. Sinais do Yin que não controla o Yang: transpiração durante o sono, febre cíclica mais intensa à tarde, calor na palma das mãos, sola dos pés, região precordial (região do coração), faces vermelhas, agitação ansiosa, diminuição da vista. Língua vermelha. Pulso acelerado (Shuo). Yang vazio com sinais de Qi vazio: astenia psicossomática, respiração superficial, dificuldade para falar (por causa da energia), deitado com as pernas dobradas, responde dificilmente às solicitações, língua pálida, pulso tênue (Wei) sem força. Sinais do Yang que não controla o Yin: temor do frio melhorado pelo calor, membros frios, boca e lábios pálidos, ausência de sede, urinas claras e fezes pastosas ou então oligúria e edemas, língua pálida, pulso tênue (Wei) sem força. Desaparecimento do Yin: transpiração quentes e pegajosas, polipnéia, temor do calor, mãos e pés quentes, agitação, raivas irracionais, sede e desejo de bebidas frescas, ou então rosto púrpuro por momentos, língua vermelha seca, pulso fino (Xi), rápido (Shuo), apressado (ji), sem força. Desaparecimento do Yang: transpiração fria como pérolas, respiração fraca, corpo frio, temor de frio, melhorado pelo calor, mente abatida, rosto descorado, desejo de bebidas quentes, língua pálida e molhada, pulso tênue (wei), às vezes interrompido, como se fosse parar.
O diagnóstico das síndromes da Energia (Qi), do Sangue (Xue) e dos Líquidos Orgânicos (Jin Ye):
A Energia, o Sangue e os Líquidos orgânicos são ao mesmo tempo a base necessária ao funcionamento das vísceras (Zang Fu) e o resultado de sua atividade. As enfermidades da Energia, do Sangue e dos Líquidos Orgânicos podem ser a causa de perturbações no funcionamento das vísceras.
Síndromes da Energia (Qi):
- Qi vazio (Qi Xu): Expressa uma diminuição da atividade fisiológica das vísceras (Zang Fu). Sintomas: vertigens, ofuscações da vista, respiração curta embaraçando a conversa, esgotamento, transpiração espontânea, agravados pelo esforço. Língua pálida, pulso vazio (Xu) sem força. Etiopatogenia: a senilidade (fraqueza intelectual resultante da velhice), desordem alimentar, as doenças graves de longa duração. Orientação: Tonificar o Qi: R3, B23, VG4, VC4, B20, BP6, VC12.
- Qi abatido (Qi Xian): Representa uma variedade do Qi vazio na qual o Qi perde a capacidade de se elevar. Sintomas: vertigens, ofuscações da vista, respiração curta, astenia, sensação de dilatação abdominal, ptose de órgãos, prolapso anal ou uterino, língua pálida, revestimento branco, pulso fraco (Ruo). Etiopatogenia: o Qi se enterra e arrasta todos os órgãos para baixo, criando ptose de órgãos e prolapso. Orientação: Aumentar o Qi, fazê-lo elevar-se: VC12, VC4, VC6, B35.
- Qi estagnante (Qi Zhi): A parada da circulação do Qi ou o bloqueio da atividade funcional de um órgão ou de uma parte do corpo são as causas da síndrome de estagnação do Qi. Sintomas: Sensação reprimida e congestionada, desregramento alimentar, agentes patogênicos de origem externa, contusão, ferimento após um esforço. Orientação: fazer circular o Qi: VC12, VC4, BP6, E36, F3.
- Qi insubmisso (Qi Ni) Revolta de energia: É um desregramento da subida-descida do Qi, particularmente marcado ao nível dos órgãos Pulmão e Fígado e da Víscera Estômago. Sintomas: Qi do pulmão insubmisso: tosse, dispnéia. Qi do fígado insubmisso: cefaléias, vertigens, ofuscações da vista, síncope (perda temporária de consciência devido a má perfusão sangüínea), vômitos de sangue. Qi do estômago insubmisso: soluço, regurgitações, náuseas, vômito. Orientação: fazer descer o Qi, reprimir a insubmissão: P2, B13, F13, VB34, F3, R3, VC12, VC6, E36.
- Sangue Vazio: O sangue deficiente está incapacitado para encher os meridianos e alimentar os órgãos. Sintomas: cor do rosto macilena ou amarelo desbotado, lábios esbranquiçados, vertigens e ofuscações da vista, palpitações, insônia, formigamentos nas mãos e nos pés. Nas mulheres, oligomenorréia (pouca menstruação), amenorréia (ausência de menstruação), espasmomenorréia (dores com contrações na menstruação), língua pálida, pulso fino (Xi) sem força. Causas: perdas de sangue abundantes, o Baço e o Estômago vazios e fracos não podem cumprir a função de Produção-Transformação. Orientação: Fortificar o sangue: B17, B43, B20, BP10, E36.
- Sangue em acúmulo: É proveniente de sangue extravasado que não é reabsorvido e da estagnação de sangue nos vasos ou em um órgão. Acúmulo de sangue com vazio de Qi: esgotamento, ofego (respiração difícil), transpiração espontânea, dores localizadas não melhoradas pela pressão. Língua purpúrea ou com pontos roxos. Patogenia: o Qi não tem força para fazer circular o sangue, as êxtases sangüíneas se transformam em acúmulos, que bloqueiam a circulação e suscitam dores fixas, não melhoradas pela pressão. Orientação: tonificar o Qi, fazer circular o sangue: B20, E36, BP6, F13, F3, BP10, TA3. Acúmulo de sangue com vazio de sangue: vertigens, ofuscações da vista, palpitações, insônia, tumefação (inchaço) dolorosa, língua pálida apresentando pontos roxos, pulso fino (Xi) e áspero (Se). Etiopatogenia: Acúmulo de sangue bloqueando a produção de sangue novo. Orientação: alimentar o sangue, fazê-lo circular: B20, B21, B54, E36, BP6, VC4. Sangue frio (Sangue alojado nos vasos sangüíneos) (Xue Mai): dores aliviadas pelo calor, corpo e membros frios, língua pálida e baça, pulso profundo (Chen), retardado (Chi), áspero (Se). Etiopatogenia: o frio que é de natureza Yin tem como função coagular e lesar o Yang Qi. Orientação: aquecer os vasos, vivificar o sangue: P9, B17, B43, B14, BP6, F3. Sangue e Calor se agregam: representa a agregação do Calor e dos Acúmulos de Sangue, dores aliviadas pelo frio, febre ou perdas de sangue ou tumefação, língua vermelho escuro, pulso rápido. Etiopatogenia: uma energia perversa de origem externa, o ferimento de uma sensação, a disfunção de uma víscera, a estagnação de um acúmulo de sangue. Orientação: 1º caso: Calor e Sangue se agregam nos Intestinos e no Estômago: dispersar o calor, despedaçar os acúmulos, desfazer os agregados, reabsorver as tumefações: E25, IG4, ID3, E36, E40. 2º caso: Calor penetra na câmara do sangue: conciliar e fazer difusar, refrescar o calor, pôr o sangue em movimento: BP6, BP10, F2, BP9, VC4. 3º caso: Calor resseca e queima o Sangue: refrescar o calor, eliminar os coágulos, produzir sangue novo: VC4, BP6, VB38, F2, BP10, E36, B43.
- Sangue Quente: são as afecções nas quais o Calor penetra ou se encontra na cama do sangue. Sintomas: agitação ansiosa podendo se transformar em demência agitada, boca seca mas sem o desejo de bebida, febre, agravamento dos sintomas à noite. Observar-se-á todos os tipos de espoliações sangüíneas (hematêmese <vômito de sangue>, hematúria <urina com sangue>, epistaxe <sangue no nariz>, equimose (manchas de coágulos de sangue na pele). Etiopatogenia: ataque de um agente patogênico Calor de origem externa, o fígado congestionado produz Fogo. Orientação: refrescar o calor, vivificar o sangue: BP6, BP10, F3, IG4, PC6, B40. Síndromes dos Líquidos Orgânicos (Jin Ye): Deficiência dos líquidos orgânicos = Quando os líquidos orgânicos estão deficientes, não podem mais executar corretamente sua ação de irrigação e de contribuição de alimento, assim uma doença de secura interna se desenvolve. Sintomas: Garganta seca, lábios queimados, língua seca, sede, pouca ou nenhuma saliva, pele seca e desidratada, oligúria (diminuição do volume da urina), cíbalos (prisão de ventre), pulso fino (Xi), rápido (Shuo). Etiologia: a insuficiência dos líquidos orgânicos é muitas vezes provocada por: abundância de calor, transpirações profusas, perdas de sangue, vômitos abundantes, incoercíveis, poliúria (secreção excessiva de urina), falta de contribuição hídrica. Orientação: aumentar os líquidos orgânicos: B21, VC12, R2, R6, BP6, PC8. Estagnação dos líquidos orgânicos: provocada por um desregramento funcional das vísceras, vais se manifestar sob forma de mucosidades (Tan), de Humores Viscosos (Yin), de edemas (Shui Qi).
- Síndromes Mucosidades (Tan): representam a associação de mucosidades com sinais de energias perversas: vento, calor, frio, umidade, secura. - Vento-Mucosidades: as mucosidades são abundantes e provocam um Vento interno. Sintomas: vertigens, ofuscações da vista, perda brutal dos sentidos, desvio da boca e dos olhos, estertor (respiração rouca e crepitante), língua rígida, afasia (perda do poder de expressão pela fala, pela escrita ou pela sinalização, ou da capacidade de compreensão da palavra escrita ou falada, por lesão cerebral, e sem alteração dos órgãos vocais), hemiplegia. Etiopatogenia: quando o Yin está fraco, o Yang torna-se demais potente e o Vento interno se agita. É causada por excesso alimentares (bebidas e comidas açucaradas demais ou gordurosas demais). Orientação: Expulsar o vento, dissolver as mucosidades: VG26, VG20, ID9, F14, VB41, E40, F3, VG15. - Calor Mucosidades: febre com agitação e irritabilidade, tosse com mucosidades amarelas e espessas, garganta dolorida, fezes duras, às vezes acesso de demência, pulso deslizante (Hua) e rápido (Shuo). Etiopatogenia: O Yang Qi do organismo está potente demais, hão agressão por Calor perverso. Orientação: Dispersar o calor, dissolver as mucosidades: IG11, TA5, B40, B60, VB34, VG14, E40, R8. - Frio-Mucosidade: temor do frio melhorado pelo Calor, resfriamento brutal do corpo, expectoração de mucosidades brancas e fluídas, dores tenebrantes nos ossos, não se pode mexer os membros, pulso profundo (Chen), retardado (Chi). Etiopatogenia: frio perverso de origem externa, o Yang declina, o Yin torna-se potente demais. Orientação: dissolver as mucosidades pelo Calor: VC4, VC6, VG4, B23, R3, VC12. - Umidade-Mucosidades: anorexia (inapetência), sensação de bolas (Pi) ou de massas no peito, inspiração limitada e difícil, náuseas, vômitos, abundância de mucosidades, sensações de peso, fadiga, revestimento lingual espesso e gorduroso, pulso mole (Rui), deslizante (Hua). Etiopatogenia: a umidade fria de origem externa embaraça o pulmão e o Baço, e o Baço em estado de vazio não pode assegurar a sua função de transporte. Orientação: secar a umidade, dissolver as mucosidades: VC9, BP9, E40, P5, VC4, VC12, B20, VB28. - Secura-Umidade: expectoração difícil de mucosidades espessas e pegajosas, às vezes presença de sangue nas mucosidades, boca e nariz secos, garganta seca e dolorida, fezes secas, língua seca, pouca saliva, pulso fino (Xi), deslizante (Hua), rápido (Shuo). Etiopatogenia: ataque por energia perversa, secura de origem externa, calor interno que queima e condensa os líquidos orgânicos. Orientação: umidificar a secura, dissolver as mucosidades: B13, VC22, VC17, ID15, P1, P7, P9, E40.
- Sídromes Humores Viscosos (Yin): - Tan Yin = acúmulos de humores viscosos no Estômago: peito e flancos (cada uma de duas regiões abdominais laterais, direita e esquerda, que se situam, em altura, sob cada hipocôndrio) inchados, movimento de líquido no Estômago, vômito de humores fluidos e claros, ausência de sede, ou então não deseja beber, ofuscações da vista e vertigens, palpitações, dispnéia (respiração difícil), revestimento lingual branco e deslizante, pulso em corda (Xian), deslizante (Hua). Tratamento: aquecer e dissolver o Tan Yin: VC12, B20, B21, VC6, E36, E40. - Xuan Yin = os líquidos ficam nos flancos: dores nos flancos agravadas pela tosse e as expectorações, a rotação do tronco e as respirações profundas suscitam dores, alargamento dos espaços intercostais, polipnéia (excesso de respiração), pulso profundo (Chen), em corda (Xian). (Pleurite <inflamação da pleura>). Tratamento: perseguir o Shui Yin: B11, B12, B13, B42, B43, B44, B45, B47, VC6, TA6, F14, P2, P3, P5. - Yi Yin = Quando os humores viscosos se transbordam e vão estagnar nos membros, criando edemas semelhantes àqueles causados pelas doenças da água (Shui Qi): membros doloridos, pesados, edematosos, oligúria, ausência de transpiração, tosse asmática. Humores abundantes, brancos, espumosos, às vezes febre com temor do frio, revestimento lingual branco, pulso em corda (Xian) e tenso (Jin). Tratamento: dissolver pelo calor, fazer circular a água: VC5/VC3, BP9, B13, B20, B23, E36, VG9, VG4, IG4. - Zhi Yin = os humores ficam no tórax ao nível dos brônquios (Zhi): tosse asmática podendo suscitar vômitos, sensação de dilatação do tórax, dispnéia, bradipnéia (respiração lenta, fraca), edema no rosto, humores espumosos claros, revestimento lingual branco e gorduroso, pulso em corda (Xian) e tenso (Jin). Bronquites agudas ou crônicas, enfisema, doença cardiopulmonar. Tratamento: dispersar o pulmão, expulsar o Yin: VC17, VC22, B13, B42, B43, B45, BP2, ID15, E40, VG12, VG14.
- Edemas (Shui Qi): por causas externas: ataque externo do vento perverso, permanecer em lugar úmido, atravessar extensões de água, estar submetido à chuva, favorecem a penetração e acumulação da umidade no corpo: edema de aparecimento rápido, iniciando-se nas pálpebras, estendendo-se a seguir ao rosto, aos membros e ao corpo todo, cefaléias, vertigens, dores articulares, febre com temor do vento, sensação de frio, tosse, garganta inchada, vermelha, dolorosa. Tratamento: liberar a função de difusão do Pulmão, fazer circular a água: B13, P7, IG4, VG26. Por causas internas: um desregramento qualitativo ou quantitativo na alimentação, um excesso de fadiga, enfraquecem progressivamente o Baço. Excessos sexuais ou fadigas mentais causam uma diminuição do Qi dos Rins. Inibição por água-umidade: edemas generalizados, oligúria (diminuição do volume da urina), fadiga com sensação de peso e lentidão do corpo, opressão no peito, vontade de vomitar, revestimento lingual gorduroso, pulso mole (Ru). Tratamento: fazer circular o Yang e fazer fluir a água: VC9, VC3, VC2, E28, R5, R7, BP9. - Calor e umidade próspera e estagna: edema generalizado, sensação de intumescimento e de opressão toracoabdominal, febre com irritação e agitação ansiosa, pele úmida, brilhante, luminosa, oligúria (diminuição do volume da urina), fezes secas ou pastosas, revestimento lingual amarela, gorduroso, pulso superficial (Fu), deslizante (Hua), mole (Ru). Tratamento: refrescar o calor, fazer circular a umidade: VC9, VC6, B11, E36, IG4, BP6. - Edemas vazios = O Yang do Baço não circula: rosto murcho, mente entorpecida, fatigada, o corpo e os membros frios, anorexia (inapetência), oligúria (diminuição do volume da urina), fezes não aglomeradas, língua pálida, revestimento lingual branco e deslizante, pulso profundo (Chen) e lento (Huan). Tratamento: fortalecer o Baço, circular a água: B20, F13, E36, BP6, VB41. - Yang dos Rins vazio e fraco: rosto inchado, cor branca e brilhante, Lombalgias, joelhos pesados, vitalidade fraca, anorexia, gosta de calor, com tremor ao frio, escroto úmido e frio, língua pálida, grossa, revestimento lingual branco, deslizante, pulso profundo (Chen) e fino (Xi), ou profundo (Chen) e retardado (Chi). Tratamento: aquecer o Rim Yang, fazer diluir a água: B20, B23, VC8 (moxa), VC4, E36, BP6.
- Síndrome da Obstrução Dolorosa (Bi): Dor, sensibilidade, formigamento dos músculos, tendões e juntas devido a invasão externa do Vento, Frio, Umidade. Os principais pontos distais para esta Síndrome de acordo com os meridianos são: P7, IG4, E40, BP5, C5, ID3, B60, R4, PC6, TA5, VB41, F5. Pontos locais: Pescoço: B10, VB20, Ombro: IG15, TA14, Jianneiling, Cotovelo: IG11, TA10, ID8, Pulso: TA4, IG5, ID5, ID4, PC7, etc. Pontos adjacentes: Pescoço: VB21, VG14, B11, Ombro: ID9, ID10, ID11, ID12, ID13, ID14, ID15, TA15, VB21, IG14, TA13, Cotovelo: ID13, IG10, IG14, etc. e pontos Ah Shi). Fito: Tian Ma Tou Feng Ling.
Níveis de Cefaléia
É um dos sintomas mais freqüente encontrado na prática clínica. Raramente encontramos uma pessoa que não tenha experimentado este sintoma em algum momento de sua vida. De acordo com as áreas: Topo da cabeça, Lados da cabeça, Têmporas, Atrás dos olhos, Frontal, Occipital, Cabeça inteira. De acordo com o tipo da dor: Surda, sensação de peso, dor em distensão, acompanhada de rigidez, puxão (aperto, tensão), facada perfurante, sensação de vazio. De acordo com a melhora e a piora: fora do dia, atividade/descanso, clima, emoções, atividade sexual, alimentação, menstruação, compressão. Diferenciação de tratamento: Exterior: vento-frio, vento-calor, vento-umidade. Interior: Tipo Excesso: Yang do fígado, fogo do fígado, vento do fígado, estagnação do Qi do fígado, estagnação do frio do Meridiano do fígado, umidade, mucosidade turva, Vento-Mucosidades turva, retenção de alimento estase de sangue, calor do estômago. Tipo Deficiência: Deficiência de Qi, Deficiência de Sangue, Deficiência do Rim. Tratamento: trata-se a origem e a manifestação. Pontos locais: Frontal: VG23, VB14. Vértice: VG20, VG21. Occipital: B10, VG19. Temporal: VB8, TAIYANG). Cefaléia de origem externa: vento-frio aliviar o exterior, expelir o vento, dispersar o frio e remover a obstrução dos meridianos: P7, VB20, VG16, B10 sedando. vento-calor aliviar o exterior, clarear o Calor, expelir o vento e remover a obstrução dos meridianos: IG4, VB20, VG14, TA5 sedando. vento-umidade aliviar o exterior, expelir o vento, eliminar a umidade e remover a obstrução dos meridianos: P7, IG6, BP6, E8, VG23 sedando. Cefaléias de origem interna dores de cabeça por excesso: Ascensão do Yang do Fígado esta é provavelmente a mais comum de todas as cefaléias internas: Pacificar o fígado, conter o Yang rebelde, nutrir o sangue do fígado ou o Yin do fígado e/ou o Yin do Rim: F3, F8, BP6, TA5, VB20, TAIYANG, R3.
Noções gerais da Acupuntura
Existem vários métodos de Acupuntura e de moxa. São os seguintes: Acupuntura com agulhas filiformes (delgada como um fio, fraca, Semelhante a fio, fina), moxa, sangria com as agulhas, agulhas cutâneas, agulhas intradérmicas, agulhas quentes, eletroacupuntura, injeções nos pontos de acupuntura, retenção de categute na pele, agulhas auriculares, raios laser, agulhas magnéticas, crânio-acupuntura e anestesia por acupuntura. A acupuntura chinesa é uma ciência criada e desenvolvida pelos nossos antepassados na sua luta contra as doenças. Nos primórdios da Acupuntura utilizavam-se agulhas de pedra afiadas no tratamento das doenças. Estas agulhas de pedra chamavam-se Bianshi que eram as mais primitivas agulhas na história da Acupuntura. As antigas nove agulhas são: Chan utilizada para as punções superficiais; Yuan que servia para as massagens; Di com a qual fazia-se a pressão; Feng cujo uso era para a sangria; Pi utilizada para extrair o pus; Yuanli para as punções rápidas; Hao que é a mais usada entre todas; Chang para as punções mais profundas e Da que serve para tratar as doenças articulares. A inserção da agulha geralmente segura-se a agulha com a mão direita, a qual é conhecida como a mão de inserção: com os dedos polegar, indicador e o médio pega-se o cabo da agulha. Deve-se inserir a ponta da agulha pela força dos dedos e com movimentos rápidos. A mão esquerda é conhecida como a mão da pressão que serve principalmente para imobilizar a agulha e localizar o lugar do ponto, com a finalidade de reduzir a dor que pode produzir-se durante a inserção. Precisa-se observar corretamente o ângulo e a profundidade da agulha, com a finalidade de aumentar a eficácia e evitar acidentes. Geralmente a agulha pode ser inserida de três formas: Perpendicular = inserir em ângulo reto; Oblíquo = inserir em direção oblíqua de 45º ; Horizontal ou subcutânea = inserir de 15 a 25º, quase paralela a pele. A profundidade varia de acordo com as Condições físicas do cliente, Aspecto físico, Localização dos pontos e o estado do Cliente. Após a introdução da agulha, efetuam-se determinadas manipulações para que o cliente sinta alguma reação, o que se chama manipular a agulha. O Acupunturista deve sentir uma força de resistência contra a agulha quando aparece as sensações que é denominada "Chegada do Qi". Manipulações básicas: Movimento de puxar e introduzir a agulha; Método da rotação da agulha; Arranhar o cabo da agulha; Dar pancadas leves na agulha e Vibrar a agulha. Os métodos de tonificação e dispersão são aplicados após a chegada do Qi, ou seja, após haver chegado a reação da agulha. A tonificação e a dispersão da Acupuntura constituem dois métodos terapêuticos diferentes, estabelecidos de acordo com a teoria de aplicar o método de tonificação para as síndromes de tipo Xu (deficiência) e, o método de dispersão para as síndromes de tipo Shi (plenitude). Após introduzir a agulha, deve-se retê-la por algum tempo, a fim de reforçar a sensação da agulha e manter o efeito da mesma. Para casos gerais, pode-se retirar a agulha após a chegada do Qi ou, pode0-se deixá-la conforme o caso de 10 a 20 minutos. Nas doenças dolorosas crônicas e, casos de cólicas, deve-se reter a agulha por mais tempo e neste caso deve-se manipular a agulha durante sua retenção, a fim de manter o estímulo da punção. A agulha deve ser retirada suavemente, imobilizando a zona próxima ao ponto com os dedos polegar e indicador da mão esquerda e com a mão direita manter a agulha praticando movimentos suaves de rotações horária e anti-horária até que a agulha esteja na região subcutânea e neste momento retira-se a agulha rapidamente. Existem possibilidades de que alguns acidentes ocorram na aplicação da Acupuntura, embora seja um método terapêutico seguro e apresente poucas reações secundárias. As causas dos acidentes são as seguintes: Por negligência na aplicação, Por não conhecer perfeitamente as contra-indicações, Por falta de destreza da técnica, Por equívoco das localizações anatômicas. Diante dos possíveis acidentes, o terapeuta deve estar tranqüilo para poder tratá-los adequadamente. Desta maneira serão evitadas conseqüências graves. Acidentes comuns: Desmaios retira-se todas as agulhas e deita-se o paciente em decúbito ventral com a cabeça virada de lado, deve-se pressionar os pontos VG26, PC6, E36, com a unha do dedo ou acupuntura, ou moxa nos pontos VG20, VC6, VC4. Agulha retida deve-se ao fato do paciente estar muito nervoso com a acupuntura e que produz fortes contrações musculares. Aconselha-se ao paciente relaxar, deve-se rodá-la para o lado contrário esperar algum tempo e depois retirá-la. Agulha dobrada porque o paciente mudo de posição. Retirar a agulha em direção da dobra da agulha. Agulha quebrada Pela mudança de posição do paciente e por não haver tratado convenientemente os casos das agulhas retidas e dobradas. Retirar o pedaço quebrado, se ainda visível, com os dedos ou com uma pinça. Se o corpo da agulha introduziu-se por completo na pele, deve-se localizá-lo com raios X e realizar uma extração cirúrgica. Hematoma por lesão dos vasos sangüíneos durante o processo da punctura. Por pequena hemorragia e o aparecimento de pontos arroxeados deve-se comunicar ao paciente que os mesmos desaparecerão espontaneamente. Precauções: Não aplicar Acupuntura em pacientes com fome, fatigados e nervosos, nos pontos localizados na parte inferior do abdome em mulheres com menos de 3 meses de gravidez e os pontos IG4, BP6, B60, VB21, B67. Em pacientes femininos não realizar acupuntura durante os dias de menstruação. Não puncionar os pontos na parte parietal dos bebês enquanto a fontanela não estiver fechada. Evitar os vasos sangüíneos para prevenir a hemorragia. Não puncionar nas partes infectadas, ulceradas e zonas de tumores e cicatrizes. Prestar atenção para não afetar os órgãos vitais ao aplicar a Acupuntura. Pneumotórax Traumático Þ Um acidente que pode ocorrer na prática clínica pela lesões dos pulmões provocada por perfurações das agulhas, fazendo com que o ar entre na cavidade torácica. Para evitá-lo é bom prestar bastante a atenção no ângulo e à profundidade da agulha quando se punciona os pontos na cavidade supraclavicular, nos lados da 11ª vértebra dorsal e os pontos acima do 8º espaço intercostal e da região anterior do tórax, acima do 6º espaço intercostal.
Moxaterapia
A moxa constitui uma parte importante da ciência da Acupuntura e é um método terapêutico externo, cuja técnica consiste em utilizar determinadas substâncias para queimar, defumar e cobrir o ponto o área afetada. A queima da moxa produz estímulos de calor que regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo agindo sobre os Canais de Energia e os colaterais. As matérias-primas usadas na moxa, eram no princípio, galhos de árvores e ervas, etc. Começaram a usar folhas de artemísia como matéria principal para a moxa no período dos Estados Combatentes da Primavera e Outono. A artemísia é uma planta composta, cujas folhas servem para a fabricação de medicamentos tradicionais, tanto para beber como para uso externo. Tais medicamentos, segundo a M.T.C. atuam eliminando o Vento e a Umidade, aquecendo os Canais de Energia e provocando a hemostasia (ação ou efeito de estancar uma hemorragia). Na clínica utiliza-se vários métodos de moxa: moxa com cones (direta e indireta), moxa em forma de bastão (com calor moderado, em forma de pistocagem sobre a pele), moxa com agulhas aquecidas (um fragmento de 1 a 2 cm. de bastão de moxa no cabo da agulha e acendê-lo, para que o calor penetre o corpo do paciente através do corpo da agulha). Indicações da moxa: ativar a circulação da energia e do sangue e eliminar a umidade e o frio, vertigens, anemia, amenorréia (ausência de menstruação) e lactação insuficiente causadas por deficiência e fraqueza de energia e de sangue, diarréia e disenteria crônicas, enurese (incontinência da urina), metrorragia (hemorragia do útero), prolapso anal, prolapso uterino, mastite (inflamação da mama), escrófula (tuberculose ganglionar e linfático nos moços) de furúnculos não purulentos, porque serve para eliminar a estagnação. Aplicando a moxa nos pontos VG14, VC4, VC6, E36 a moxa pode ativar o fator de resistência e fortalecer a resistência do organismo. Contra-indicações: aplicar a moxa com muito cuidado para não queimar o paciente, não usar moxa nos casos de síndrome do tipo Shi (excesso), de síndrome do tipo calor e nos pacientes com febre produzida por deficiência de Yin.
Sangria
É um método terapêutico externo que consiste em perfurar os capilares dos vasos sangüíneos ou as veias superficiais com agulhas de três faces para tratar as doenças. Indicações: Abaixar a febre, para abaixar o calor do Pulmão sangrando o ponto P11 e IG11. Acalmar a dor desobstruindo um Canal de Energia nos casos de estagnação de Qi (energia) e na estase de sangue. Como antiinflamatório, por exemplo, para tratar edema e dor de laringe, disfalgia (dificuldade de engolir) sangra-se o ponto R2, é muito eficaz. Para abaixar a pressão arterial. Pode estimular o coração. Acalmar a asma, sangrando os pontos P11, IG1. Para desintoxicar e para tranqüilizar a depressão e distúrbios mentais maníacos, na insônia e convulsões. A sangria tem efeitos para eliminar as coceiras, os vômitos e a epistaxe. Utiliza-se agulhas filiformes grossas, mas curtas (26 e 28) para os 12 pontos Ting (poço) e os 10 pontos Shixuan (extras), pois estas agulhas são utilizadas para tirar pouco sangue. E como instrumentos auxiliares da sangria são utilizadas as ventosas de tamanhos diferentes e a ideais são as de vidro, pois pode-se observar a quantidade de sangue retirada.
Agulhas intradérmicas
São punções superficiais com agulhas finas de aço inoxidável com o cabo igual um grãozinho e tem de 1 a 1,5 de comprimento e a aplicação é feita com pinças hemostáticas, com o propósito de equilibrar o Yin e o Yang, ativar a circulação do Qi e do Sangue e unir os canais de energia e colaterais. Após a esterilização cutânea pega-se o cabo da agulha com uma pinça e, em seguida, estica-se a pele vizinha ao ponto com os dedos polegar e indicador da outra mão, introduz-se a agulha lentamente de forma horizontal até que alcance a uma profundidade de 3 a 8 mm. e em seguida puxa-se a pele até a ponta da agulha, deixa-se por meia hora. A técnica das agulhas permanentes, ou seja, após a introdução da agulha, esta deve ser imobilizada com um pedaço de esparadrapo, para que fique retida no corpo durante algum tempo com o objetivo de tratar de determinadas doenças crônicas ou rebeldes. Indicações: neurastenia, enurese, doenças ginecológicas e distúrbios climatérios, etc., nevralgias de trigêmeo, ciática, cefaléia, dor de estômago, convulsões dos músculos faciais e tremores nas mãos ao escrever.
Eletroacupuntura
É utilizado como método terapêutico pelo efeito geral que é produzido ao estimular, com a corrente elétrica, os pontos dos Canais de Energia. A corrente elétrica que passa ao corpo através da agulha, além de provocar a indução ao penetrar os pontos, produz também os estímulos elétricos que substituem as manipulações manuais. Por isso, a eletroacupuntura é aplicada na clínica para tratar as doenças, assim como para a anestesia por acupuntura. Qualquer aparelho de eletroacupuntura pode ser usado na clínica, contando que se possa controlar a voltagem de saída e a intensidade necessária. Indicações: são as mesmas que a da acupuntura tradicional, embora apresente melhores resultados no tratamento da nevralgia e de paralisia dos nervos, hemiplegia, ciática, paralisia facial, seqüelas de poliomielite, esquizofrenia, histeria, cefaléia, asma, bronquite, dor de estômago, hipertensão, prolapso uterino, prolapso anal, dor de dente, etc.
Auriculoacupuntura
Consiste em perfurar com agulhas os pontos auriculares ou estimulá-los com outros métodos e seu efeito terapêutico é obtido com rapidez. A M.T.C. refere-se que o ouvido tem relações estreitas tanto com os Canais de Energia quanto com os órgãos internos (Zang-Fu). A energia dos rins sobe ao ouvido, assim a função do ouvido é boa quando a Energia dos Rins estiver em harmonia e pela deficiência de energia dos rins ocorre a surdez. Indicações: Anestesia por acupuntura, no diagnóstico das doenças e prevenção e tratamento das mesmas, gastralgia, diarréia, obstrução, traumas, dores pós operatórios, promover o parto, dores do pós parto. herpers-zosters, etc.
Crânio-Acupuntura
Consiste em puncionar determinadas áreas específicas do couro cabeludo para tratar as doenças de origem cerebral. Indicações: para tratar paralisias, o intumescimento e a afasia de origem cerebral, vertigens, Lombalgias, enurese, etc.
Digitopuntura
É um dos métodos terapêuticos chinês que consiste em pressionar com a ponta dos dedos polegar e médio determinados pontos ou partes do corpo, para tratar as doenças. É largamente usado em crianças e recurso no tratamento de urgência, por exemplo desmaio ocorrido pela acupuntura e convulsões, ataques piléticos. Pois dispensa o uso de qualquer objeto. Cada punção com o dedo usando a ponta da unha, por exemplo, dura cerca de 1 a 3 minutos a aplicação. Indicações: resfriado, tosse, asma, dor abdominal, vômito, enjôos, diarréia, disenteria, insônia, epilepsia, neurastenia, paralisia facial, etc.
Ventosas
É um método terapêutico que consiste em utilizar as ventosas com a finalidade de tratar as doenças. Aplicando-as na pele produz uma pressão negativa que tem o objetivo de drenar o sangue. Tipos de ventosas: argila, vidro, bambu. Técnicas de aplicação: ao calor do fogo, a vapor, tirando o ar com seringa, ventosa com sangria, ventosa com acupuntura, ventosa rápida, ventosa móvel. Indicações: reumatismo, torções, dor abdominal, dor de estômago, resfriado, tosse, asma, paralisia facial, picadas de serpentes venenosas, etc.
04 CASOS CLÍNICOS:
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