AURÍCULOTERAPIA


Auriculo

Nos últimos tempos, vem ganhando cada vez mais importância uma terapia que pode considerar-se uma forma especial de acupuntura: a Auriculoterapia. Os terapeutas da Auriculoterapia julgam que podem curar doenças de outras partes do organismo tratando apenas uma parte do corpo da pessoa - a orelha. Para as dores do ombro direito, por exemplo, aplica-se geralmente o tratamento na orelha direita. Mas, se for aplicado na orelha esquerda, muitas vezes é igualmente eficaz.

O método desses terapeutas é semelhante ao utilizado em acupuntura. Os primeiros afirmam que a orelha tem mais de 200 pontos que estão fisicamente relacionados com áreas específicas do corpo. Assim, estimulando terminações nervosas em pontos apropriados, é enviada uma "onda curativa" ao longo do nervo até a parte do corpo que se encontra afetada. Os terapeutas também argumentam que qualquer problema ou parte enferma do corpo exerce efeito no correspondente ponto da orelha, o que pode revelar-se sobe a forma de nódulos, manchas brancas, cicatrizes ou eczema.

Embora admitindo que não compreendem inteiramente a maneira como atua a Auriculoterapia, aqueles que a praticam apontam para o fato de ela ser utilizada com êxito em diversas partes do mundo.

Para que é útil

Essa terapia parece ser muito útil no controle e alívio de vários tipos de dependência - incluindo o álcool, as drogas, certos alimentos e o fumo. Diz-se também que pode ajudar as pessoas que sofrem de artrite, asma, indigestão, enxaqueca, distúrbios psiquiátricos e problemas urinários.

Considera-se também que é altamente eficaz no controle da dor e é amplamente utilizada como anestesia em países como a China e Sri Lanka (Ceilão) - em particular em partos, na odontologia, durante as quais os doentes permanecem acordados, relaxados e aparentemente sem dores.

Como encontrar um terapeuta

Em alguns países existem clínicas que praticam a Auriculoterapia. Os técnicos seguem um curso de formação, com duração de dois anos, que inclui anatomia, patologia e fisiologia, entre outras disciplinas. Os estagiários são em geral médicos, enfermeiros, acupunturistas qualificados, profissionais de saúde e semelhantes.

Consulta

O terapeuta fará a ficha técnica completa. Além de detalhes sobre a saúde geral - também a dos pais e se possível dos avós - a pessoa deverá responder a perguntas sobre sua vida familiar, as relações profissionais, o hábito de fumar, o consumo de bebidas, a alimentação e sua quantidade e também sobre os seus passatempos favoritos e seus interesses durante as horas de lazer.

Depois a orelha da pessoa é examinada minuciosamente, na procura de quaisquer marcas incomuns ou deformações. O terapeuta observa igualmente a textura da pele, que, segundo ele, revela muitas coisas a respeito do estado de saúde da pessoa. A percepção de pele seca e escamosa no ponto de acupuntura do pulmão pode indicar, por exemplo, a existência de asma ou infecção pulmonar.

Em geral os terapeutas preferem ver seus clientes uma vez por semana. Mas, na fase inicial de um doença aguda, a freqüência pode ser aumentada para uma consulta diária durante os primeiros dois ou três dias.

Diagnóstico dos pontos de Acupuntura

O terapeuta habitualmente faz o diagnóstico utilizando uma pequena sonda que passa por cima da pele da orelha até a pessoa sentir incômodo. Isso assinala o ponto ou pontos a serem tratados.

Um outro método aplica um detector elétrico de pontos. A pessoa segura um eletrodo metálico em forma de barra que está ligado a um medidor. O terapeuta segura outro eletrodo, que se assemelha a uma caneta esferográfica, e passa-o pelos pontos da orelha da pessoa; qualquer anomalia é devidamente registrada no medidor.

Tipos de tratamento

Muitos terapeutas utilizam agulhas de acupuntura, que colocam e manipulam nos pontos de acupuntura escolhidos. Podem ainda fazer passar pelas agulhas uma corrente elétrica muito fraca. A pessoa não sente qualquer dor e, em geral, acha o tratamento relaxante.

Também pode ser administrada estimulação elétrica sem agulhas. A pessoa segura uma vareta metálica que está ligada por um fio condutor a um estimulador até um eletrodo em forma de esferográfica que o terapeuta segura. Ele coloca a ponto da "esferográfica" na área escolhida e faz passar um corrente fraca, mas estimulante, para o ponto adequado.

Um terceiro método - para crianças muito pequenas e para pessoas que têm medo de agulhas - é a utilização do raio Laser. A estimulação é produzida pela freqüência elétrica da fonte de luz, e as pessoas não experimentam qualquer sensação.

Auto-ajuda

As pessoas que, por qualquer motivo, não podem consultar os respectivos terapeutas regularmente podem tratar-se a si próprias utilizando as agulhas de pressão, usadas sobretudo para tratar distúrbios como, por exemplo, a anorexia nervosa (perda de apetite) e o tabagismo intenso. As agulhas de pressão são extremamente finas e têm cabeças semelhantes a pregos.

As agulhas são colocadas pelo terapeuta e mantidas no lugar durante vários dias seguidos, cobertas por um pequeno pedaço de esparadrapo para evitar contaminação. Para estimular os pontos, a própria pessoa faz uma pressão suave sobre as cabeças das agulhas.

Nos casos de dependência, deve fazer-se pressão nas agulhas de hora em hora e sempre que se manifeste desejo da substância de que se é dependente. Nos outros casos, deve fazer-se pressão uma vez de hora em hora, especialmente nos casos de articulação dolorosas e de certas formas de artrite.

O que dizem os médicos

Embora a Auriculoterapia seja utilizada na China há muito tempo, com resultados que podem ser classificados como bons, no Ocidente, ela ainda é encarada com algum ceticismo (descrença).

Redescoberta de uma arte antiga

Na década de 50 o Dr. Paul Nogier, de Lyon, França, reparou que muitos dos seus clientes tinham estranhas marcas de cauterização nas orelhas. Descobriu que elas haviam sido feitas por um praticante leigo local e eram "cura certa" para a dor ciática.

Nogier começou a procurar razões médicas para aquelas práticas e aos poucos descobriu que cada um dos pontos de acupuntura da orelha podia atuar como um reflexo, ou espelho de saúde, de uma parte determinada do corpo.

As pesquisas revelaram também que a junção dos vários pontos formava o contorno de um feto de cabeça para baixo dentro do útero materno em miniatura de todo o corpo humano. Nogier publicou livros e desenvolveu um sofisticado sistema de tratamento em sua clínica de Lyon.

A arte de "espetar agulhas" na orelha das pessoas era um tratamento médico muito comum nos países mediterrâneos quatro séculos antes de Cristo. existem também provas de ter sido utilizada outrora, na Índia, na China, na Grécia e no Egito, embora estivesse praticamente abandonada até Nogier ressucitá-la.