domingo, 26 de abril de 2009

Atividade permanente


PCOP Dirlaine, de Língua Inglesa, da DER - Jales, realizando a leitura do conto Biruta, de Lygia Fagundes Telles, como exemplo de atividade permanente, possível de ser realizada em várias aulas de LPT. Obrigada pela participação!

Participação dos professores na reunião



Professoras Coordenadoras Geiza, Marysilvia e Nilva participando da leitura de textos e demais PCs realizando a análise de livros paradidáticos a fim de selecionar gêneros textuais a serem incluídos no planejamento/2009 das aulas de Leitura e Produção de Textos.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

A Orientação Técnica de LPT foi um sucesso! Aconteceu dia 24/04/2009, no auditório da Diretoria de Ensino - Região de Jales, sob a supervisão da professora Sônia Pinatto e da PCOP de Língua Portuguesa Tamar N. Shumiski, e contou com a presença dos Professores Coordenadores das Escolas de Ciclo II. Na ocasião, os participantes receberam orientações sobre a importância do trabalho com textos literários junto aos alunos, uma vez que a literatura apresenta-se como fenômeno linguístico e artístico, o que lhe confere um caráter interativo e humanizante. No final, rascunhamos um plano de ensino que será adaptado a cada realidade escolar e desenvolvido no decorrer de 2009. Sucesso a todos em suas atividades de leitura e produção!

Apresentação dos trabalhos - Jornal Mural



Diretora Regina Marta e PCs Edvaldo, Cristina e Geiza expondo seus trabalhos sobre propaganda, histórias em quadrinhos, charge, crônica, artigo de opinião, jornal falado e jornal televisivo. Parabéns a todos, vocês foram muito criativos em suas produções!



Leitura e análise de jornais impressos


Professores Coordenadores e Professores da Recuperação Paralela da DER - Jales analisando as primeiras páginas dos jornais e comparando os mesmos entre si em grupos.


REUNIÃO DE RECUPERAÇÃO PARALELA - 2009

No dia 23/04/2009, nós, Supervisora de Ensino Cid e PCOP de Língua Portuguesa Tamar, realizamos uma Orientação Técnica com os Professores Coordenadores e Professores, da Diretoria de Ensino - Região de Jales, sobre Recuperação Paralela - Língua Portuguesa.
Muitos assuntos relacionados ao ensino da Língua Portuguesa foram tratados e estudados neste dia, dentre eles: o uso do portfólio, produção e correção de textos na escola e a vivência de atividades com textos jornalísticos para a produção de um Jornal Mural.
O envolvimento dos PCs foi grande, culminando com apresentações que acredito serão inesquecíveis! Com certeza, os trabalhos terão repercussão nos resultados da sala de aula, com alunos que ainda apresentam dificuldades no uso e reflexão da/sobre a língua portuguesa. Sucesso a todos nas atividades! Agradecimentos à Dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, pela valorização e apoio no desenvolvimento dos trabalhos.

sábado, 11 de abril de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OS MÚSICOS DE BREMEN

COMO REALIZAR LEITURAS QUE DESPERTEM NOS ALUNOS O PRAZER PELAS HISTÓRIAS? SEGUE ESTA SUGESTÃO DE LEITURA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA ESTUDADAS PELA PROFª ISABEL SOLÉ (Livro: Estratégias de Leitura, Editora Artmed).
I) ANTES DA LEITURA

Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:

- Ativação dos conhecimentos prévios
- Levantamento de hipóteses (aluno)
- Antecipação de informações (professor)

Livros: Contos de Grimm, Cia. das Letrinhas, PNLD 97/98.
Os músicos de Bremen, recontado por Ruth Rocha, PNLD 2001.

- Os irmãos Grimm: Jacob Ludwig Grimm (1785) e Wilhelm Grimm (1786) – nascidos na Alemanha, recolheram e recontaram histórias da tradição oral de seu povo.

- Bremen: cidade alemã, próxima a Hamburgo, considerada uma das mais belas cidades européias. Nela encontra-se um monumento de bronze, medindo dois metros de altura, com os quatro animais da história, em formato de pirâmide, seguindo esta ordem de baixo para cima: burro, cachorro, gato e galo.

- Gênero: considerado por alguns críticos conto de fadas, por possuir elemento mágico imaginário: bruxa, feiticeira, fantasma; enquanto que outros críticos a consideram fábula, por trazer como personagens animais que falam, representando vícios e virtudes humanas.

a) Contos de Grimm
- Capa: Conto “A luz azul”, pág. 82.
- Tradução: Heloísa Jahn
- Ilustração: Elzbieta Gaudasinska
- Gênero: conto de fadas ou fábula em prosa.

b) Os músicos de Bremen
- Original de Os irmãos Grimm, recontado por Ruth Rocha, apesar de não fazer referência aos mesmos.
- Ilustrações: Ellen Pestili
- Editora FTD
- Gênero: poesia narrativa (em prosa)

c) Contextualização

c.1 – Remota, distante, na Europa

- Feudalismo – século XVI
- Classes populares metaforizadas no conto: servo (burro), cavaleiro (cachorro), vilão (gato), artesão (galo).
- donos dos animais: senhores feudais.
- Bremen: cidade onde o regime feudal, por razões histórico-políticas, não imperava, assim, era possível viver sem amos.
- Neste regime, era dever do senhor feudal cuidar do servo, mesmo quanto este envelhecesse, porém isto nem sempre acontecia.

c.2 – Próxima, em nossos dias, em nosso país (Brasil)

- situação de pobreza em que vive a maior parte da população e os velhos e condições de trabalho: salários baixos, impostos altos, falta de privilégios, abandono na velhice.
- busca da liberdade.


II) DURANTE A LEITURA

Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:

- Inferências locais e globais
- Ativação de conhecimento prévio
- Checagem das hipóteses

- Leitura integral do texto, pelo professor ou compartilhada.
- Pausas para destacar recursos expressivos da linguagem (figuras de linguagem, recursos sonoros, expressões, descrições) utilizados pelo autor.
- Pausas para resumos coletivos.

III) DEPOIS DA LEITURA

Capacidades de leitura a serem desenvolvidas:

- Checagem das hipóteses.
- Apreciação estética do texto (de qual versão mais gostaram, por quê?)
- Apreciação valorativa do texto (valores sociais e morais: desigualdade social, velhice e desejo de liberdade).
- Comparação de informações (semelhanças e diferenças).
- Intertextualidade:
Os Saltimbancos – música e teatro de Chico Buarque de Holanda – destaque para as músicas: História de uma gata e Cidade Ideal.
Filme: Os Irmãos Grimm.
Fotos: - Velho deitado no banco – V.C.L. – Keystone
- Mulher pensativa - Joanna Heseltine – Keystone
- Velho chupando sorvete – Salomon Cytrynowicz – Keystone
(Pranchas do Curso Básico de Redação – Hermínio Sargentim – IBEP)

- Interdisciplinaridade: Hora da Leitura, Língua Portuguesa, História e Arte.

- Sugestão de atividade: Montagem de um quadro comparativo das versões