2leep.com

Projetos e soluções baratas e eficazes para plantio de hortas em centros urbanos



O planeta está febril ....
Abaixo estão algumas sugestões recolhidas pela web de
Idéias didáticas e esclarecedoras em relação á ideia individual e coletiva da melhoria em relação ao acúmulo de lixo orgânico no lixões e propostas que são viáveis para o uso das fontes energéticas que temos, como a água, comida, combustível, etc...

(uma implementação urbana que seria maravilhosa para pessoas que vivem também em apartamentos, para asilos, casas de repouso, projetos de ação social e afins)...


Projeto traz solução barata e eficaz para plantio de hortas em centros urbanos


O projeto “Plantando na Cidade” é uma iniciativa desenvolvida pelo professor Marcos Victorino, da Faculdade Cantareira, de São Paulo. A ideia é trazer uma horticultura sem solo, ou seja, uma horta em terraço. O projeto traz uma solução barata e eficaz para trazer mais verdes às grandes metrópoles, que sofrem com a falta de espaço por conta do crescimento urbano.

O “Plantando na Cidade” é um projeto de hortas suspensas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes e quintais em terrenos de imóveis comerciais ou residenciais. As hortas foram plantadas no Colégio Jardim São Paulo, na Zona Norte, e no próprio campus da Faculdade Cantareira, no bairro do Belém, ambos na capital paulista, além de atendimento a projetos particulares.

A produção da horta do colégio tem a participação dos alunos do ensino fundamental e vai direto para a merenda das crianças. As verduras e legumes também alimentam consumidos localmente, na região do bairro do Belém. Esse é um dos benefícios: os vegetais vão direto da terra para o prato. Na Faculdade Cantareira, os próprios alunos do curso Superior de Agronomia cuidam, consomem e realizam pesquisas nas hortas.

O método da produção nas telhas pode ser adaptado para qualquer espaço, desde que haja incidência de sol. A horta pode ser construída com telhas a partir de um metro de comprimento. Uma telha de quatro metros custa em média R$ 150. Ainda há o custo com terra e sementes, normalmente encontradas a um preço acessível. O que barateia este sistema de horta suspensa é que a própria telha garante uma impermeabilização adequada. O escoamento da água deve ser feito diretamente para uma calha ou ralo existentes no local.

A horta pode ser irrigada manualmente ou também pode ser instalado um sistema de gotejamento para a manutenção diárias das plantas.


Fonte : Ciclo Vivo

+++++ Teste a Força dos Alimentos Orgânicos na Sua Casa

+++++ Insetos Benéficos para ajudar hortas Orgânicas

+++++ Aprenda a fazer uma horta com garrafas pet

++++ Saiba como fazer um viveiro de mudas reutilizando cascas de ovos



Fazer uma horta é legal, mas não é tão simples. Que tal usar a internet para encontrar pessoas por perto que também querem colher seus legumes? Que tal Usar o modelo que já estão utilizando em outros países e criar um ai na sua cidade ? veja como no link abaixo.

Essa é a ideia central de dois sites: We Patch e Landshare.





Utopia no Quintal - Permacultura e Cidade

Repasse a ideia, aos seus amigos .... e seja um voluntário para um planeta muito melhor... "seja a mudança que você quer ver no mundo" :)

Nenhum comentário: