26/05/2008

PROFESSOR CONSELHEIRO ... uma proposta em construção

O PROFESSOR CONSELHEIRO

POR QUE?

A escola é espaço de construção, sistematização, apropriação e socialização do conhecimento. Ao mesmo tempo pela pluralidade de idéias, valores e as múltiplas formas de expressar os mesmo, torna-se também espaço de conflitos, oposições. Toda essa complexidade pode ser fator de crescimento profissional, institucional e humano, mas ao mesmo tempo se não bem gestada pode ser entrave aos processos de aprendizagem e geradores de angústia, insatisfação, intolerância.
Conflitos, agressividade mútua, gera insatisfação, angústia, compromete a aprendizagem. Sem um entendimento mínimo e tolerância é impossível se estabeler um ambiente uma relação que favoreça o aprender. Acredita-se que o diálogo, a compreensão, o compromisso são elementos indispesáveis para que se consiga terra fértil ...
Entendendo que o professor, por ser o profissional dentro da escola que mantem o maior tempo de contato com o aluno e que possui uma relação direta com o mesmo, este é o elemento chave para ...
Assim faz-se necessário o investimento no sentido de se construir boas relações, procurando minizar a indisciplina, expressa através da indiferença, agressividade, resistencia às atividades, palavrões ....
Diante do exposto propõe-se a implantação de um mecanismo de representatividade dos professores junto aos alunos e comunidade escolar, o professor conselheiro, que será elemento de ligação/mediação entre alunos e demais comunindade escolar


PARA QUE?

Aumentar níveis de aproximação entre professoras, alunos e toda a comunidade escolar
Estabelecer estratégias de luta contra a indisciplina e os desestímulos entre alunos e educadores
Compreender o perfil da cada turma, seus problemas, limites e possibilidades
Melhorar o nível de aprendizagem dos alunos
Favorecer a criação de ambiente social relacional, favorável ao processo pedagógico;

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR CONSELHEIRO
- Analisar e conhecer o perfil da turma no que ser refere ao aproveitamento, disciplina, freqüência,
- Estabelecer diálogo junto a turma de sua responsabilidade no sentido de incentivá-la, sensibilizá-la ... proporcionando momento de reflexão e discussão que favoreça a melhoria do perfil da turma
- Receber informações dos colegas sobre a turma, registrar os problemas e encaminhá-los oficialmente a direção e a supervisão
- Encaminhar alunos com problemas de aprendizagem/indisciplina para a direção e supervisão através da ficha de encaminhamento
- Acompanhar a turma em atividades gerais da escola
- Acompanhar o rendimento bimestral da turma, buscando junto a secretaria e supervisão a síntese do resultado de cada bimestre;
- Cumprir plantão para atendimento aos pais dos alunos que estão sob sua responsabilidade uma vez por semana, durante uma hora.
- Representar a turma sob sua responsabilidade no conselho de classe

COMO? Através de ..

- Momento reflexivos semanais, quinzenais ou mensais sobre valores - diálogos/debates/ leituras de mensagens;
- Socialização dos resultados bimestrais
- Solicitação de auxílio da direção ou supervisão, quando a turma apresentar problemas
- Convocação dos pais quando houver necessidade
- Plantão semanal para atendimento aos pais
- Participação em conselhos bimestrais

Nenhum comentário:

Criação

Criação