Reitora da UFBA convoca sociedade a debater caminhos para a paz

A reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dora Leal Costa, convocou a sociedade a discutir formas de reduzir a violência que assola o país.  O convite foi feito nesta sexta-feira, 11, na abertura do culto ecumênico realizado na Praça das Artes, no Campus de Ondina, em memória de Charles Müller Silva dos Santos, estudante de medicina veterinária da UFBA, que foi assassinado no final de março em um assalto em frente à Residência Universitária Estudante Frederico Perez Lima, na Avenida Garibaldi.

“Não podemos evitar que crimes ocorram no entorno de instalações da universidade, mas devemos discutir com a sociedade formas de combater a violência”, afirmou a reitora, que durante a cerimônia lembrou também da servidora Selma Barbosa, do estudante Itamar Ferreira Souza e de Anamaria Morales, ex-professora da UFBA, que foram vítimas de assassinatos ao longo do último ano em diferentes pontos de Salvador.

O culto ecumênico, celebrado por representantes de quatro religiões (Igreja Católica, Igreja Batista, Candomblé e Espiritismo), levou ao Campus de Ondina dezenas de pessoas vestidas de branco. Amigos e familiares de Charles Müller compareceram usando uma camiseta branca com a estampa do rosto do estudante e a palavra “paz”.

O diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Antonio de Lisboa Ribeiro Filho, lembrou a paixão que Charles demonstrava pela carreira e lamentou que a violência tenha impedido o estudante de seguir a sua vida. “Mais do que nunca, os nossos jovens precisam ter exemplos de bondade”, afirmou.

O pai do estudante, o agricultor José Carlos Souza, revelou que o estudante pretendia retornar a Cruz das Almas assim que concluísse o curso e sonhava usar uma parte da propriedade rural da família para desenvolver um projeto de preservação de animais. “Estou feliz por ver que meu filho era tão querido na universidade”, disse o agricultor, que também ressaltou a necessidade de se promover o combate à violência. “Não quero que outros pais passem pelo que estou passando”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *