domingo, 11 de novembro de 2007

O ESFRIAMENTO ESPIRITUAL DA EUROPA!

O ESFRIAMENTO ESPIRITUAL DA EUROPA!
Quando o Evangelho começou a se propagar fora de Jerusalém, um dos lugares onde fincou raízes foi a Europa, que, depois tornou-se um centro da civilização cristã. No entanto, hoje, passados mais de mil anos, há sinais de que a era cristã no velho continente, provalvelmente, esteja chegando ao fim.
A constituição da União Européia é um exemplo: nela não há uma única menção a Deus. Além disso, grande parte dos europeus age como se até mesmo o "Jesus Cristo histórico" nunca tivesse existido. Apesar de os europeus afirmarem crer em Deus, a frequência nos templos na maioria dos países europeus é menor que 5%. Há de se destacar também que menos da metade dos britânicos consegue dizer o nome de um dos quatro evangelhos do Novo Testamento, e quase um terço dos holandeses não sabem por que se comemora o Natal.
RELIGIÃO ANTIGA
Há um novo continente em trevas: aquele que costumava ser conhecido como a Europa Cristã. Hoje, as catedrais, em sua maioria, são simplesmente grandes peças de museus, artefatos de uma religião antiga e de uma fé morta.
É o que afirma a pesquisadora Jessica Elgood, para quem grande parte da população britânica ainda crê no conceito do Deus cristão, mas poucos praticam verdadeiramente essa fé por meio de uma igreja. Somente 3% da população da Inglaterra vai regularmente à igreja, e, desse percentual, metade é da raça negra, grupo étinico que corresponde a apenas 5% da população de 60,6 milhões do Reino Unido.
Na mesma pesquisa, Jessica Elgood, descobriu que os norte-americanos são mais esperançosos sobre o futuro, enquanto a maioria dos europeus admite ter perdido a esperança.
EXÓTICO
O jornalista norte-americano Richard Miniter, que vive em Bruxelas (capital da Bélgica), lembra que, quando algum cidadão dos EUA diz a europeus que vai à igreja aos domingos, eles o olham como se o interlocutor fosse uma peça de museu ou algo bem exótico.
Segundo Richard Miniter, há mais muçulmanos praticantes na França que católicos batizados: de uma nação de 60,8 milhões, menos de 4 milhões de franceses são batizados. No passado, esse número era muito maior.
O pastor assembleiano belga Paul Dervos, sente na pele a difícil missão de pregar a um povo que, culturalmente, não acredita mais na fé cristã como resposta a todos os seus questionamentos. Segundo o pastor nos Estados Unidos, "as pessoas se chegam mais a Cristo, porque isso já faz parte da cultura geral, ao contrário do que acontece na Europa".
" Aqui na Europa, já passamos desse ponto, as pessoas não esperam nada da religião a não ser uma esperança bem abstrata de que há algo após essa vida. Eles pensam que nessa vida não há esperança a ser alcançada na Igreja".
Um ministro do Evangelho afirmou recentemente que a perda da fé na Europa pode ser medida por alguns dados: a elevada taxa de suicídios, o grande número de divórcios e a baixa natalidade (as mulheres têm apenas um filho, ou, em muitos casos, nenhuma criança). Isso sem falar que em grande parte das ruas européias se vê mais cachorros que crianças.
Um articulista da revista britânica The Economist, escreveu há dois anos para homens como o ex-prisidente sul-africano Nelson Mandela, o primeiro-ministro inglês Tony Blair e a cantora norte-americana Britney Spears que são mais citado que Jesus Cristo. Isso sem falar na constatação de que a religião não é assunto nas ruas e muito menos nas rodas de conversas de políticos europeus, muitos dos quais são "ateus de carterinha".
Alguns analistas não vêem problema algum em tanto secularismo. Na própria Grã-Bretanha, onde o movimento pentecostal negro está em franca expansão, e por isso, é uma das esperanças de reevangelezação da região. Falar em Cristo, não é facil, muitas vezes, as pessoas reagem violentamente à evangelização de rua ou com indiferença às igrejas. Por isso, a maneira como os cristãos europeus têm pregado a Palavra de Deus é basicamente tal como um discípulado: pessoa a pessoa.
Essa constatação poderia explicar em parte a razão de o islamismo ser a religião que mais cresce na Europa e o porquê de antigas catedrais na Inglaterra estarem sendo compradas e transformadas em mesquitas (Templos de muçulmanos).
" MEUS AMADOS IRMÃOS NÃO DEIXEM DE ESTAR ORANDO PELA EUROPA, E TAMBÉM PRECISAMOS REFLETIR SOBRE TUDO ISSO, PARA NÃO ACONTECER AQUI NO BRASIL A MESMA COISA QUE ESTÁ ACONTECENDO NA EUROPA"

4 Comentários:

Blogger Reinaldo Carlos da Silva disse...

Paz do Senhor,
É lamentável que a europa esteja passando por esse esfriamento espiritual, logo lá onde tem muitos países que até pouco não tinha liberdade de culto hoje tem, e agora tem se esfriado muito.

25 de janeiro de 2009 às 12:51  
Anonymous Anônimo disse...

Isso é quase um fenômeno global... Na net, youtube, onde falo de Cristo pra pessoas do mundo inteiro, sempre sou replicado com insultos, frieza, ironia, zombaria, após a supremacia desse novo tipo de comportamento capitalista, materialista, vão, pós-iluminismo, onde a libertinagem, bebidas, busca por liberdade, bens materiais a todo custo, fica quase impossível deles despertarem pra Cristo :\
Em compensação,tão colhendo os maus frutos, drogas, aborto, homossexualismo, pedofilia pra todo lado, câncer, doenças diversas, violência, como das gangues e hooligans, fora que enquanto vão cada vez mais rejeitando aO Senhor, o islãmismo vai infiltrando-se e dominando as nações por dentro, como na Bélgica, cujo partido pró-Sharia vem conquistando dominio cada vez maior, em poucas décadas poderá se tornar um estado islãmico, assim como Noruega, Suécia, enfim... Na França e outros lugares, imigrantes muçulmanos tem causado motins, violência, crimes, confrontos com a polícia.. O mais íncrivel é a atitude, ou falta delas, contra esses cidadãos, eles tentam não levantar nenhum motivo pra irar os tais, em vão, porém... Quando é algo cristão, um crente, enfim, o mundo desaba na cabeça! Agora teêm de engolir os seguidores de allah...
Paz!

11 de dezembro de 2012 às 17:51  
Anonymous Fabricio disse...

No ano de 2004 eu tive um sonho onde eu vi o seguinte: eu estava voando e era como se estivesse sobrevoando o continente europeu, eu via de cima perfeitamente os contornos do mapa da Europa. Até que eu começava a voar mais baixo e ao olhar para baixo, percebia que tudo era muito cinza e escuro, os campos, as cidades, os rios, o céu, tudo era de uma cor cinzenta, cinza escuro, até a relva, as plantas eram cinzentas, de uma cor escurecida, o céu parecia como se estivesse nublado, com nuvens bem pesadas e muito escuras. Passava a ideia de que era tudo muito triste e sem vida, em toda a Europa. De repente eu estava voando em cima de uma linha ferroviária e então eu olhei para trás e vi que vinha um trem muito veloz, passava por baixo mim e seguia por aqueles trilhos, o trem viajava no sentido Leste a Oeste, atravessando toda a Europa. Foi então que como se eu tivesse ganhado mais altura percebia que o trem continuava seu curso e era como se os trilhos projetassem sobre o oceano atlântico levando aquele trem veloz para além do continente europeu e então, neste momento eu ouvi uma voz falar no meu ouvido o seguinte " Esta é a locomotiva do anticristo que vai espalhando a sua mensagem rapidamente pela a terra".

20 de maio de 2017 às 15:25  
Anonymous Anônimo disse...

Glaucia Barros

30 de agosto de 2022 às 22:12  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial