segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ELEIÇÕES, DEMOCRACIA E CIDADANIA NO BRASIL


DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
2º ANO - MB

ELEIÇÕES, DEMOCRACIA E CIDADANIA NO BRASIL.

Estamos em um ano eleitoral. E é nas eleições que cada um de nós tem a oportunidade de exercer um dos principais direitos que a cidadania nos possibilita: A escolha dos nossos governantes. A atuação dos partidos políticos, os debates entre candidatos, as pesquisas de intenção de voto, os comícios, as plafletagens e as carreatas são alguns dos elementos que formam esta festa da democracia.

DIREITO, ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE.

O conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:

DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado). Assim, direitos como o habeas corpus, a liberdade de ir e vir e a ampla defesa se constituem em direitos fundamentais para garantir as liberdades dos cidadãos frente ao Estado.

DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia. Os direitos políticos incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países. O sufrágio universal e os direitos de associação, de expressão e de voltar e de ser votado representam alguns dos direitos deste segundo grupo e são fundamentais para que o cidadão tenha garantia a sua participação na vida política de seu país.


DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros). Analisando este conceito e relacionando-o com a realidade brasileira, salta aos olhos o fato de que uma parcela significativa da população possui pouco acesso a muitos destes direitos como a violência, insuficiências de defensores públicos sucateamento das escolas públicas, filas nos hospitais, falta de medicamento e outros, são apenas alguns dos exemplos de que, na prática, a cidadania ainda precisa ser consolidada em nosso País.
A NECESSÁRIA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
Muitas vezes, nós nos esquecemos de que no Brasil, há pouco tempo, vivíamos sob um regime autoritário. A ditadura militar que existiu em nosso país entre 1964 e 1985 é apenas um indicador da fragilidade da nossa tradição cidadã e democrática. Para que a democracia e a cidadania se consolidem, duas condições são de extrema relevância: 1) A garantia de acesso aos direitos e cidadania à população; 2) O enraizamento em cada um de nós de uma tradição cidadã e democrática.
Com relação à primeira condição, é possível afirmar que desde o retorno do regime democrático, os avanços mais significativos que tivemos ocorreram no âmbito dos direitos políticos. Contudo, boa parte dos direitos civis e sociais ainda não faz parte da realidade de uma parcela significativa da população brasileira.
O problema aqui é que, no Brasil, nem a cidadania, nem a democracia tiveram tempo suficiente para criarem raízes mais sólidas, um dado simples, mas que ilustra bem este ponto, é que na história brasileira tivemos apenas dois períodos que podem ser considerados como minimamente democrático: A experiência democrática que ocorre entre 1945 a 1964 e o período atual, que inicia com saída do último General-Presidente, em 1985, que possui, portanto, apenas 25 anos.
O período democrático de 1945/64 insere-se entre dois períodos altamente autoritários de nossa história: até 1945, vivíamos sob o Estado Novo (Vargas) e após, sob a ditadura militar de 1964/85. Portanto, se o Brasil possui 500 anos, durante apenas 46 anos os brasileiros viveram (aos menos formalmente) sob o que se costuma chamar de um Estado Democrático de Direito.

A TRADIÇÃO DEMOCRÁTICA

O regime militar que precede o atual regime democrático brasileiro termina em 1985, ano que marca o retorno de um civil à Presidência da República.
Contudo, o processo de transição para a democracia foi mais longo e complexo que a simples substituição de um militar, para manter uma fachada de democracia, os militares, com uma parcela significativa da elite política brasileira da época, criaram um sistema partidário composto por dois partidos: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Não havia eleição para presidente da república, para governador e para prefeitos de capitais e de municípios estratégicos. Para todos estes cargos, a escolha cabia exclusivamente aos militares.
Os cargos para os quais a população podia votar eram: Senador, Deputado Federal e Estadual, Vereador e Prefeito de pequenas cidades. Mas as eleições não ocorriam de forma livre, já que as regras eleitorais eram constantemente modificadas para favorecer o partido do regime, os candidatos e o eleitorado da oposição eram perseguidos e intimidados, tudo para garantir que a arena fosse sempre o partido majoritário.

A NOSSA RESPONSABILIDADE

A democracia pode ser definida (de forma bem ampla) como a disputa pacífica pelo poder. Ao invés de pegar em armas, os diferentes grupos se organizam em partidos e disputam o poder de forma pacífica. Neste contexto, a alternância de poder deve ser garantida se este for à vontade da maioria do eleitorado.
Esta breve reconstituição da formação dos principais partidos atuais demonstra claramente o quanto a nossa democracia é recente. A classe política é (não somente no Brasil) umas das mais desgastada frente à opinião pública. Tal aspecto faz com que a atividade política seja vista por parcelas da população com desinteresse e até com desprezo. Por outro lado, qual quer regime alternativo à democracia representa o retorno a um regime autoritário.
Para evitar este perigo, a revolução da democracia e da cidadania enquanto valores passa, por exemplo, pelo nosso interesse e iniciativa de nos engajarmos no debate político e buscarmos escolher entre os candidatos, políticos que possam contribuir para melhorar a qualidade e a imagem d os partidos, do Congresso e da própria democracia brasileira. E esta é uma responsabilidade não somente dos partidos ou dos políticos, mas de cada um de nós!

FAÇA UMA SÍNTESE COERENTE AO TEXTO CONSIDERANDO OS DIREITOS CIVIS, DIREITOS POLÍTICOS, DIREITOS SOCIAIS E A CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA. NÃO ESQUEÇA NOME E TURMA.
ATIVIDADE:

1º O período eleitoral é um tempo privilegiado para pensamos na realidade e no futuro do nosso país? Justifique.
2º O que falta para alcançarmos plenamente nossos direitos civis, políticos e sociais?
3º Qual é a responsabilidade do cidadão na busca por democracia justa no Brasil?
4º Quais são os outros direitos formam o conceito de cidadania?

94 comentários:

  1. Cidadania esta relacionado ao conjunto de direitos que liga cada cidadão. Temos DIRETOS CIVIS: Que são aqueles que representam a liberdade dos cidadões frente ao estado. DIREITOS POLITICOS: São aqueles que estão ligados a democracia como o poder de votar e de ser votado, isso serve para que os cidadões participen da vida politica do seu país. DIREITOS SICIAIS: Buscam visar o bem estado de cada cidadão como esducação, saúde, escola entre outros. Mas isso e uma coisa não estar acontecendo,como por base temos imensas filas em hospitais, escolas sem condições de uso, ruas todas enburacadas entre outros. A cidadania precisa se consolidar com a democracia para isso é preciso a garantia de acesso sobre direitos da população. A tradição democratica do nosso país esta ligada ao regime militar, que mostra que antes não havia eleição para presidente da republica, pra governador e nem para prefeitos de capitais e municipios, pois os votos cabiam somente para os militares. Os unicos cargos em que a população podia votar era pra, senador, deputado federal e estadual, vereador e prefeito. As eleições não eram livre os candidatos e os eleitores eram perseguido tudo para garantir o partido majoritário. A nossa resposabilidade e lutar pelos nosso direitos como cidadão, e escolher melhor os nossos governates para um futuro melhor pois isso tudo esta em nossas mãos.

    Aluna:Anny Caroline Matos do Nascimento
    turma: 2ª ano 06

    ResponderExcluir
  2. Cidadania define-se como o conjunto de todos os direitos de cada um de nós, garantindo a relação de um com todos. Existem conjuntos dos direitos que formam a cidadania, são eles, os Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. Os Direitos Civis são aqueles deveres que cada cidadão tem dentro da sociedade, como por exemplo, o habeas corpus, a liberdade e ampla defesa e entre outros que indicam os diversos tipos de liberdade dos cidadãos. Já os Direitos Políticos estão direcionados a democracia, como o direito de participar das dimensões políticas, como votar e ser votado e também mostrar suas idéias sobre a vida política dentro do seu estado ou pais. Direitos Sociais são todos aqueles direitos dos cidadãos do determinado lugar como, por exemplo, saúde, educação, segurança, moradia e entre outros. Porém não são todos que possuem acesso a parte desses pequenos direitos e dentro disso entra os problemas da sociedade como a violência, analfabetismo, filas em hospitais entre outros e cada um desses problemas mostram que a nossa cidadania precisa ser consolidada dentro do nosso estado ou pais.
    O nosso país já passou por um regime autoritário em que ate hoje é discutido. As condições para que democracia e cidadania se unam e necessário que cada direito aplicado aos cidadãos sejam realmente garantidos e que isso seja passado adiante para que cada um de nos possamos participar e mostrar nossas opiniões dentro da sociedade em que vivemos.
    E cada um de nos temos direito de poder participar de tudo o que é feito dentro do nosso pais, seja dentro da sociedade ou da política, temos direitos iguais.

    Questões: (Respostas)
    1º: Sim. É o período que cada cidadão tem para poder pensar em qual candidato ira votar e que possa elegê-lo para que ele tenha a responsabilidade de execultar seus projetos de trabalho e poder aplicá-los dentro do seu mandato.
    2º: É necessário que os nossos direitos sejam garantidos e que os nossos representantes cumpram suas promessas de melhora dentro da sociedade. Ou seja, teremos que escolher melhor os candidatos por que o poder político é responsável por administrar e garantir os nossos direitos de cidadãos.
    3º: Ter sempre em mente que todos os direitos serão iguais para todos e nisso pensar também que na hora da escolha todos terão que pensar no futuro de todos e não individualmente. Todas as escolhas feitas por nos serão aplicadas igualmente, isso é o correto, porém isso em alguns lugares não existe, pois, a uma diferença de classes que por vez o dinheiro sempre ganha e o direito dos que tem essa oportunidade sempre será maior que as de quem não tem.
    4º: Na formação do conceito “Cidadania” existe os princípios básicos para o conceito de democracia e de igualdade. Todo ser humano é igual ao outro, não importa raça, sexo ou cor, somos todos iguais. Dentro da sociedade principalmente, porém, o direito é separado por classes e nisso os cidadãos tem direito de lutar pela igualdade.

    Aluna: Marjory Braga
    turma: 2º ano 08

    ResponderExcluir
  3. - Síntese:
    A cidadania sempre esteve fortemente "ligada” à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam ao votar que é uma situação direta, e ao concorrer a um cargo público (indireta).
    Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são: Direitos Civis, Direitos Políticos, Direitos Sociais.
    DIREITOS CIVIS: Que são aqueles que representam a liberdade dos cidadões frente ao estado, por exemplo: Se casar, direito a ter uma casa...
    DIREITOS POLÍTICOS: É aqueles que estão ligados a democracia, como por exemplo: Votar, dar a possibilidade de se candidatar a cargos públicos e ser votado.
    DIREITOS SOCIAIS: Busca visar o bem estar de cada cidadão. Exemplo: Educação, saúde, educação, lazer, alimentação, emprego, moradia, igualdade social. Mas essa questão precisa melhorar, pois nosso país ainda não tem tudo isso! A saúde não é tão boa. Temos como exemplo de muitas doenças que acabam prejudicando as pessoas do nosso país, pela demora de atendimento ou pela falta de medicamento e materiais hospitalares...
    Porém, não é todos que tem acesso a parte desses pequenos direitos... E dentro disso entra os problemas sociais, como a violência, analfabetismo e etc. Isso mostra que devem ocorrer mudanças no nosso estado/país.
    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA: O nosso país já viveu sob um regime autoritário muitas vezes nos esquecemos disto. Assim as pessoas não poderiam falar ou opinar sobre qualquer decisão. O povo tinha que seguir a qualquer norma sem ao menos falar qualquer coisa. As condições para que democracia e cidadania se unam é necessário que cada direito aplicado aos cidadãos sejam realmente garantidos e que isso seja passado adiante para que cada um de nos possamos participar e mostrar nossas opiniões dentro da sociedade em que vivemos. Com o fim dessa ditadura, tivemos o direito que escolhermos a quem votar, direitos a educação melhor, saúde, e há varias outras coisas...

    QUESTÕES: 1° Sim. Temos o direito de escolhermos em quem votar, assim temos que escolher com muito cuidado o nosso representante, pois é ele que ficara durante quatro anos nos representando no seu mandato! Devemos escolher oque mais vai favorecer o nosso país.
    Por isso devemos ficar atentos a quem eleger assim não ficaremos quatros anos nos lamentando!

    2° Falta o consentimento dos nossos representantes. Devemos escolher melhor os candidatos, pois são eles responsável por administrar e garantir os nossos direitos de cidadãos.

    3° um governo democrático existe para servir o povo, mas os cidadãos nas democracias também devem concordar em seguir as regras e os deveres pelos quais se regem. As democracias garantem muitas liberdades aos seus cidadãos incluindo a liberdade de discordar e de criticar o governo. Os cidadãos democráticos reconhecem que não têm apenas direitos, têm também deveres. Reconhecem que a democracia requer investimento de tempo e muito trabalho. Os cidadãos democráticos sabem que devem ser responsáveis por sua sociedade para poderem se beneficiar da proteção dos seus direitos.

    4° Direitos humanos, direitos trabalhistas, direito do consumidor...


    Aluna: Thábita Adorno
    Turma: 2ª ano "06"

    ResponderExcluir
  4. LARA CRISTINA
    Cidadania é a condição que a pessoa tem,como membro de um estado participar da vida política.Conjuntos que formam a cidadania:
    -DIREITOS POLÍTICOS;garantem aos cidadãos as possibilidades de atuar no destino de seu país ou estado.
    -DIREITOS CIVIS;garantia de liberdade dos cidadãos frente ao estado.
    -DIREITOS SOCIAIS;garante aos cidadãos acesso a uma série de serviços,como por exemplo;saúde e educação.Mas analizando bem,em nosso país a realidade está fora de controle,muitas pessoas morrem por causa da falta de atendimento médico,as filas nos hospitais ,a falta de educação em lugares pobres fazem com que crianças demorem a se alfabetizar.
    Devemos lutar pelos nossos direitos, o brasil tem que ir áfrente,melhorar a cda dia.Devemos votar no que achamos melhor para nós,assim garantimos um bom futuro pela frente,pois isso depende de cada um de nós.
    Aluna;LARA CRISTINA 2° ano 06

    ResponderExcluir
  5. CIDADANIA:quando o cidadão tem direito de participar da vida política. Veja os conjuntos que forma a cidadania:
    DIREITOS CIVIS:garentem direitos fundamentais paragarantir a liberdade dos cidadãos frente ao estado.
    DIREITOS POLÍTICOS:quando o cidadão atua no destino do seu país ou estado.
    DIREITOS SOCIAIS:assume a uma serie de serviços(saúde,educação entre outros).
    A situação do brasil em relaçao a saúde é um pouco crtíca,por causa da falta de um atendimento médico especializado.Quantas pessoas não morrem á espera de um atendimento.
    Em alguns lugares do país é um pouco critico,como em lugares pobres,por exemplo,ctianças que deixam de estudar para trabalhar,por causa de distancia,a falta de transporte naq região,ou muitas das vezes quando os pais não tem condições de comprar um caderno pra seu proprio filho.Essas crianças de lugares pobres demoram a ser alfabetizados por causa disso.
    Devmos ajuda a melhorar o Brasi,votando naquele que consideramos o certo.Use a cabeça.O futuro depende de nós...........

    ALUNA:EDUARDA KARINNE
    SALA: 2°ANO 07

    ResponderExcluir
  6. Síntese:
    Cidadania: Falando-se em cidadania entramos em um assunto importante do qual é essencial em nossas vidas.Todos somos cidadãos e praticamos a cidadania, porque temos direito á vida, á liberdade,á propriedade e a igualdade perante a lei.A cidadania compõe-se basicamente de três elementos: o civil, o político e o social.

    DIREITOS CIVIS : São aqueles que representam nossos direitos pessoais como por exemplo, o direito de ser ressarcido em caso de danos por terceiros e também direitos a privacidade,liberdade individual, liberdade de palavra, pensamento e fé, liberdade de ir e vir, o direito à propriedade e o direito à justiça.
    DIREITOS POLITICOS : É aquele que que nos da mais um direito. Direito de que nos,cidadãos possamos escolher quem poderá governar nosso país/estado e direito de se candidatar.
    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação,emprego, lazer e dentre outros)
    Tratando-se de saúde nosso pais está em calamidade, pessoas dia por dia vão morrendo porque os Hospitais estão cheios, por falta de medicamentos e ate mesmo porque o médicos estão de folga,os exemplo que eu citei acima, é de nos contrariar, porque que um médico não pode atender um paciente que precisa,só porque esta de folga? eles tem que entender que doença não tem hora nem dia para vir, eles tem que estar á disposição da população á qualquer momento.Leitos de Hospitais sempre cheios, como exemplo os de nossa capital, no HGP pessoas sendo medicadas em corredor de Hospital,isso é um descaso com a população, não é sempre que esses "DIREITOS" favorecem a quem precisa!.
    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA : Muitas vezes, nós nos esquecemos de que no Brasil, há pouco tempo, vivíamos sob um regime autoritário. A ditadura militar que existiu em nosso país entre 1964 e 1985,No período do regime militar o direito de voto foi ampliado, "MAS O PROCESSO ELEITORAL FOI CONTROLADO PELO GOVERNO,O povo tinha o direito de votar, mas a escolha de representantes políticos ficou restrita aos candidatos do partido governista e da oposição consentida pelo próprio governo.Mas hoje isso acabou, temos de direito de votar e ser votado e opnião da palavra, de modo que ela seja de livre e espontânea vontade.


    QUESTÕES :
    1 )- Sim,com toda a certeza.Esse periodo é o que nós devemos pensar e refletir em quem iremos votar,essa escolha é de extrema importância, essa pessoa irá governar nosso país por quatro anos.Por isso devemos analizar as propostas dos candidatos, nem todas delas poderão entrar em prática pois imprevistos acontecem , mas analize quais propostas irão sair do papel mais rapidamente.

    2 )- Vergonha na cara, desses politicos que mentem, que prometem melhorias e quando chegam no governo no "poder" esquecem da gente, estão preocupados apenas com problemas e bem estar próprio.

    3 )- A minha responsabilidade está na hora do voto, tenha responsabilidade e não venda o seu voto pois o prejudicado será você, como eu disse em uma questão anterior, temos que pensar e refletir bem em quem vamos votar,busque se informar melhor sobre os candidatos,pesquise seu passado e veja se ele teve responsabilidade em seu outro mandato,

    4 )- DIREITOS HUMANOS E DIREITOS A IGUALDADE.

    Gabriel Oliveira Rodrigues
    2ºano M.B turma "06"

    ResponderExcluir
  7. A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos civis, são aqueles deveres que cada cidadão tem dentro da sociedade; Direitos políticos estão direcionados a democracia, como o direito de participar das dimensões políticas, como votar e ser votado; Direitos sociais são todos aqueles direitos dos cidadãos do determinado lugar como, saúde, educação, segurança, moradia e entre outros. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

    Atividades
    Questão 1: Sim, pois é neste período que a população tem para escutar, estudar as propostas de cada candidato e pensar em quem será o melhor governante, seja da sua cidade, estado ou país.

    Questão 2: é necessário que os nossos representantes cumpram com as suas promessas de melhoria de vida, por isso devemos pensar bem antes de elegermos os candidatos, pois eles irão nos representar perante a sociedade.

    Questão 3: temos tem que ter a consciência de que os direitos e deveres são iguais para todos, independente de classe, raça, etc. Por isso antes do voto, a população deve pensar muito bem em quem irá votar, pois é um momento de muita responsabilidade.

    Questão 4: Direitos do consumidor, direitos autorais, direitos trabalhistas, entre outros.

    Aluna: Ana Izabel Oliveira
    Turma: 2º ano 08

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
    Os direitos civis são os direitos que todos os cidadãos tem de viver em sociedade , de liberdade de expressão,o direito de vida e etc.
    já os direitos politicos são direitos de todos os cidadão a concorrer ao cargo público executivo da política quando se filiam a um determinado partido.
    Direitos sociais são direitos que as pessoas tem em viver bem, com possibildade de conviver com outras pessoas. Escola, Trabalho etc.
    O brasil ja viveu sob um regime autoritario
    onde as pessoas não tinha direito nem de dar sua opinião e o povo tinha que cumprir todas as normas ,mais hoje está tudo diferente
    s pessoas tem o direito de liberdade de expresão de votar entre outros.

    Lorena R. Dias
    2ºano Turma:08

    ResponderExcluir
  10. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). O que forma esse conjunto, são os direitos civis, direitos publicos, e os diteitos sociais. DIREITOS CIVIS: são as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei. DIREITOS PUBLICOS: constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. DIREITOS SOCIAIS: são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos. Não são todos que tem acesso a esses direitos, é ai que começa a violencia, a falta de estudos (alfabetismo) , dificil acesso a saude publica , esses e outros problemas que a cada dia que passa se torna maior no nosso país. Então a cada dia que passa deveriamos olhar mais para nosso país , a pobreza , fome , e em primeiro ligar sempre as crianças , por que elas que seram e melhoraram nosso futuro .

    Questão 1: Sim , por que é onde cada cidadão tem que presta bem atenção nas propostas de cada candidato e saber escolher muito bem um representante para nosso país , estado e cidade.
    Questão 2: Saber escolher o cadidato certo.
    Questão 3: Esta totalmente no seu voto , tomar cuidado com as mentiras , não vender de forma alguma seu voto, procurar sempre saber mais sobre cada canditato, para que não se arrependa e prejudique vc e todo seu país, por que um voto faz diferença.
    Questão 4: Direitos humanos, direitos trabalhistas, direito do consumidor.

    Thays Lorrane
    2º 08

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A cidadania sempre esteve fortemente ligados à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres. Muitas vezes, nós nos esquecemos de que no Brasil, há pouco tempo, vivíamos sob um regime autoritário. A ditadura militar que existiu em nosso país entre 1964 e 1985 é apenas um indicador da fragilidade da nossa tradição cidadã e democrática. Os cargos para os quais a população podia votar eram: Senador, Deputado Federal e Estadual, Vereador e Prefeito de pequenas cidades. Mas as eleições não ocorriam de forma livre, já que as regras eleitorais eram constantemente modificadas para favorecer o partido do regime, os candidatos e o eleitorado da oposição eram perseguidos e intimidados, tudo para garantir que a arena fosse sempre o partido majoritário.a revolução da democracia e da cidadania enquanto valores passa, por exemplo, pelo nosso interesse e iniciativa de nos engajarmos no debate político e buscarmos escolher entre os candidatos, políticos que possam contribuir para melhorar a qualidade e a imagem d os partidos, do Congresso e da própria democracia brasileira.


    QUESTÕES:

    1- Sim, porque ainda temos a esperança de temos um pais decente isso não e uma questao de privilegio e sim uma questao de ter um fulturo mehor pro nosso pais, na epoca de eleiçao temos que pensa em uma possibilidade de ter em questões individuais temos que pensar nas coletivas.

    2- falta temos bons politicos, que possam assumir a sociedade, para isso temos investigar a vida de cada um antes de votar.

    3- votar em pessoas decentes, procurando saber os ideais deles.

    4- Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

    Thais Thainara

    2º 08

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. ELEIÇÕES, DEMOCRACIA E CIDADANIA NO BRASIL.

    A escolha dos nossos governantes. A atuação dos partidos políticos, os debates entre candidatos, as pesquisas de intenção de voto, os comícios, as plafletagens e as carreatas são alguns dos elementos que formam esta festa da democracia.

    O conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:

     DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado). Assim, direitos como o habeas corpus, a liberdade de ir e vir e a ampla defesa se constituem em direitos fundamentais para garantir as liberdades dos cidadãos frente ao Estado.

     DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia. Os direitos políticos incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países. O sufrágio universal e os direitos de associação, de expressão e de voltar e de ser votado representam alguns dos direitos deste segundo grupo e são fundamentais para que o cidadão tenha garantia a sua participação na vida política de seu país.


     DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros). Analisando este conceito e relacionando-o com a realidade brasileira, salta aos olhos o fato de que uma parcela significativa da população possui pouco acesso a muitos destes direitos como a violência, insuficiências de defensores públicos sucateamento das escolas públicas, filas nos hospitais, falta de medicamento e outros, são apenas alguns dos exemplos de que, na prática, a cidadania ainda precisa ser consolidada em nosso País.

    Renato E Lustosa

    Matheus Henrique

    2º08

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. TURMA:08

    E é nas eleições que cada um de nós tem a oportunidade de exercer um dos principais direitos que a cidadania nos possibilita: A escolha dos nossos governantes. A atuação dos partidos políticos, os debates entre candidatos, as pesquisas de intenção de voto, os comícios, as plafletagens e as carreatas são alguns dos elementos que formam esta festa da democracia.Por isso votem em quem voces realmente acreditam que vai faser o melhor para o nosso mucicipio,estado e nosso país,existem muitos candidatos que compram voto mesmo sabendo que isso e crime,e as pessoas mesmo sabendo que e crime vendem seus votos,mais algumas pessoas não tem escolha,e realmente tem que vender seu voto,porque o desemprego e as condições de vida estão tão precarias que as pessoas em busca de uma vida melhor vendem seus votos para os candidatos e tem esperança de ter uma vida melhor dada pelos candidatos em que votaram.Mais em muitas veses os candidatos prometem e se ganham não cumprem com o prometido.

    ResponderExcluir
  17. Direitos Civis ; se constituem em direitos fundamentais, como a liberdade de ir e vir e a ampla defesa dos cidaões frente ao estado,
    Direitos Politicos ; estão diretamente relacionado com a democracia. os direitos politicos garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de sua localidade.
    Direitos Social ; da o acesso ao cidadão ao atendimento na rede publica e na rede de educação entre outros.
    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA; O objetivo geral é caminhar na direção do bom Estado (democrático) e do bom governo (competente e efetivo). Há um enorme caminho a percorrer quando comparamos o Estado e o governo brasileiro com o dos paises desenvolvidos. Nem sempre isto é conquistado. As forças antinacionais do neoliberalismo burguês, subordinadas à ideologia da globalização, e as forças retrógradas do corporativismo burocrático, marcadas por forte ranço patrimonialista, fazem ainda valer seus interesses.

    Marcelo Pinheiro turma: 008

    ResponderExcluir
  18. Esse ano eleitoral nos da a oportunidade de exercer um dos principais direitos que a cidadania nos possibilita: A escolha dos nossos governantes.
    Direito Civis: e liberdade de expessão ,direito de viver, e fala e expressa tudo o que pensamos a respeito pelas eleições, pelos os candidatos etc.
    Direito Publico: está relacionado mais com a democrecia, expressão e de voltar e de ser votado e a sua participação em eleiçoes no seu pais.
    Direitos Sociais:Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços como, por ex: a saúde e a educação.são apenas alguns dos exemplos de que, na prática, a cidadania ainda precisa ser consolidada em nosso País.

    Nome: Maria Aline
    turma: 2 ano 08

    ResponderExcluir
  19. Cidadania: No discurso corrente de políticos, comunicadores, dirigentes, educadores, sociólogos e uma série de outros agentes que, de alguma maneira, se mostram preocupados com os rumos da sociedade, está presente a palavra cidadania. Como é comum nos casos em que há a superexploração de um vocábulo, este acaba ganhando denotações desviadas do seu estrito sentido. Hoje, tornou-se costume o emprego da palavra cidadania para referir-se a direitos humanos, ou direitos do consumidor e usa-se o termo cidadão para dirigir-se a um indivíduo qualquer, desconhecido.
    Direito Civil:O direito civil é o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações entre os particulares que se encontram em uma situação de equilíbrio de condições.
    Direito Politico: Os direitos políticos constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à intervenção do cidadão na vida pública de determinado país. Correspondem ao direito de sufrágio, em suas diversas manifestações, bem como a outros direitos de participação no processo político.Este conjunto de direitos varia conforme país, e encontra-se intimamente vinculado ao regime político e sistemas eleitoral e partidário instituídos em cada estado.
    Direitos Sociais: Falar de direitos sociais é falar de um dos maiores dilemas que a sociedade é confrontada, uma vez que a possibilidade de uma sociedade mais justa e mais igualitária torna-se actualmente cada vez mais incerto. Deste modo existe a necessidade de reflectir sobre os direitos sociais.
    Atividade

    1-É importante sim, porque temos que pensar em quem iremos eleger parta gorverna nosso país no futuro.
    2-Temos que deixar menos políticos corrupitos na administração de nosso país, estado e municipio.
    3-Deixar de eleger politicos corrupitos, assim teremos uma democrácia justa.
    4-Direito de expressão, direito de ir e vir, direitos iguais.

    Turma:08 2 ano
    Alunos: Lara Moura e Tharssyo Enric.

    ResponderExcluir
  20. Direitos Civis:são garantias que o cidadão tem com o estado como o direito de ir e vir;
    Direitos Políticos:incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão política e também garante as pessoas a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    Direitos Sociais:garante ao cidadão acesso a uma série de serviços(saúde,educaçaõ e outros).Buscam também assegurar ao cidadão um padrão minimo de vida.

    Isabela Reis.
    2º 08

    ResponderExcluir
  21. A cidadania esta em quase tudo hoje em dia.Agora temos a responsabilidade de decidir o nosso futuro com o voto em nosssa mão,todos esses direitos garante as pessoas a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    Aroldo
    2°ano 06

    ResponderExcluir
  22. O conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:

    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado

    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.

    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida.

    O período democrático de 1945/64 insere-se entre dois períodos altamente autoritários de nossa história: até 1945, vivíamos sob o Estado Novo (Vargas) e após, sob a ditadura militar de 1964/85.
    A democracia pode ser definida como a disputa pacífica pelo poder.

    ResponderExcluir
  23. É possível que os eleitores se preocupem com outras coisas que não o seu bem-estar material. Dado que eles só possuem um instrumento — o voto — com o qual punir os governantes por decisões tomadas em diversas áreas, os eleitores podem decidir responsabilizar o governo por decisões em áreas que não a econômica.
    É possível que os eleitores não tenham as informações necessárias para avaliar o desempenho do governo. Especificamente, se eles não observam algumas condições que os governantes observam, ou se eles não conhecem a relação entre políticas e resultados, os eleitores não podem estar certos de quanto eles podem esperar em termos de desempenho. Nestes casos, os eleitores votarão contra governos com mal desempenho e a favor de governos com bom desempenho.Exxistem varios tipos de Direitos politicos entre eles;
    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado.
    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.
    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços.
    Finalmente, se os eleitores usam o voto com um sentido prospectivo, para escolher governos melhores, é possível que estes sejam representativos simplesmente porque boas políticas ou políticos tenham sido escolhidos, mas não porque a representação tenha sido induzida pelo medo da sanção eleitoral.


    Diana Carla
    2° ano turma 06

    ResponderExcluir
  24. O conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:

    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado

    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.

    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida.

    O período democrático de 1945/64 insere-se entre dois períodos altamente autoritários de nossa história: até 1945, vivíamos sob o Estado Novo (Vargas) e após, sob a ditadura militar de 1964/85.
    A democracia pode ser definida como a disputa pacífica pelo poder.

    amanda t:06

    ResponderExcluir
  25. Vanessa Oliveira

    Cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégio .
    Direito civil : O direito civil tem como objetivo estabelecer os parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas físicas e jurídicas. Por isso, estabelece as condições em que os membros de uma comunidade podem relacionar-se, nos mais variados sentidos. Os procedimentos aplicados ao direito civil, na configuração do ordenamento brasileiro, são regulados pelo Código de Processo Civil .
    Direito Político : Constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à intervenção do cidadão na vida pública de determinado país. Correspondem ao direito de sufrágio, em suas diversas manifestações, bem como a outros direitos de participação no processo político.
    Direito social : O objetivo de garantir aos indivíduos condições materiais, como imprescindíveis para o pleno prazer dos seus direitos, por isso exigem do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Assim, diferentemente dos direitos liberais, se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais. Por isso, tendem a possuir um custo alto e a se realizar a longo prazo.

    1-Sim, porque é nas eleições que cada um de nós tem a oportunidade de eleger um dos principais direitos que a cidadania nos possibilita, ou seja , saber quem vai garantir um futuro melhor para a cidadania.

    2-Eliminar os políticos corruptos .

    3-Procurar saber em quem realmente fará a diferença no nosso estado e deixar de votar nesses plíticos corruptos .

    4- Direito de expressão, de ir e vir , cada um tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas .


    Vanessa Oliveira
    Série: 2 ano 06

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Os direitos civis garantem,a liberdade de ir e vir.
    OS direitos politicos são os que estão mais relacionados com a democracia,garantem possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    Os nossos direitos sociais são os que garantem( saúde, educação, transporte, segurança,etc...)
    A consolidação da democracia no Brasil se deu de forma dificil e conturbada.Após 1985 foi que um novo regime surgiu.Um regime no qual o governo tomava decisoes importantes junto com os cidadãos, onde o povo expressa sua vontade através de eleições.


    Deborah
    turma 06

    ResponderExcluir
  28. cidadania pode ser definida como um conjunto de direitos em relação ao estado ea sociedade que da garantia ao indivíduo.Atualmente há três conjuntos de direitos que formam a cidadania:
    Direitos Civis- representa as garantias que cada sidadão tem frente ao estado como, direito de habeas corpus etc.
    Direitos Politicos- garantem aos cidadões a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    Direitos Sociais- o estado é obigado a garantir uma série dde serviços aos cidadãos(saude, educação, etc.)
    Mas a cidadania ainda precisa ser consolidada em nosso país, com todos esses direitos ainda existe uma parte da população que tem pouco aceso a eles e por isso há insuficiências de defensores publicos, filas em hospitais etc.
    Antes a população não podia votar para presidente da repúplica, governador e prefeitos de capitais e de municípios estrategicos, mas que já temos essa liberdade devemos escolher um candidato que possa cumprir com seu dever e suas propostas que farão toda a diferença para a população.

    Aluna:Cleynilde Costa Milhomem
    turma 06

    ResponderExcluir
  29. O conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos.Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são: - Direitos Civis , a liberdade de ir e vir e a ampla defesa. - Direitos Políticos , incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países. - Direitos Sociais , Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida .

    Consolidação da democracia - O nosso país já passou por um regime autoritário em que até hoje é discutido. Assim as pessoas não poderiam falar ou opinar sobre qualquer decisão. O povo tinha que seguir a qualquer norma sem ao menos falar qualquer coisa.
    Um bom futuro depende de cada um de nós .

    -> ESSE É O VERDADEIRO PROFESSORA !

    Karina Moura
    Série : 2ª ano 06

    ResponderExcluir
  30. - Direitos Civis: É o direito da sociedade de liberdade de expressão.
    - Direitos Políticos: É aquele que o cidadão pode ter em determinadas áreas da sociedade, tipo as que estão relacionadas a política do Estado e do País.
    - Direitos Sociais: É tudo aquilo que dá ao cidadão um padrão mínimo de vida, como por exemplo: Uma Saúde boa, Segurança de vida, e Uma Educação boa; E infelizmente no Brasil temos pequenas falhas nesse contexto de vida que tem que ser oferecido.
    - Consolidação Democrática: O Brasil tem passado por várias fazes difícei, vários regimes ditados e a sociedade, ou seja o país, teve qoue só obedecer.
    Uma coisa certa e verdadeira é que todo o nosso futuro está em nossas mãos, e agora nos resta apenas fazer a escolha certa, para que, pelo menos possa melhorar algo.

    Aluno: Jhonny Campos Pereira
    Turma: 06

    ResponderExcluir
  31. Direitos e Deveres todo cidadão tem!

    Risi Borges
    ¨06¨

    ResponderExcluir
  32. Cidadania pode ser definida como um conjunto de direitos:
    DIREITOS CIVIS:direito de expressão.
    DIREITOS POLÍTICOS:envolve democracia.
    DIREITOS SOCIAIS:segurança,saúde,transporte,educação,e outros.
    Com todos esses direitos ainda existe uma parte da população que tem pouco aceso a eles e por isso há insuficiências de defensores publicos, filas em hospitais etc.
    ANTES ninguem tinha direito de votar AGORA que temos vamos fazer o nosso dever votar com diguinidade e fazer uma boa escolha.

    PENSE BEM ANTES DE VOTAR!!!


    Risi Borges :)
    turma:06

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são: - Direitos Civis , a liberdade de ir e vir e a ampla defesa. - Direitos Políticos , incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países. - Direitos Sociais , Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida .

    Consolidação Democrática: O Brasil tem passado por várias fazes difícei, vários regimes ditados e a sociedade, ou seja o país, teve qoue só obedecer.


    Aluno:Niuley Júnior. XD
    Turma:05

    ResponderExcluir
  35. Direitos civis > representa a garantia que cada cidadão tem em relação ao estado

    Direitos politicos > garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar no seus estado ou pais.

    Direitos sociais > garantem ao cidadão um padrão minimo de vida.

    Consolidação da democracia > atualmente é de estrema necessidade em termos uma democracia para podermos realizar projetos adequados no nosso pais e tambem para os nossos governantes saberem onde aplicar o dinheiro do pais.


    MILENA SMANIOTTO
    2° ANO TURMA 05

    ResponderExcluir
  36. O período politico é o tempo que temos para fazer a escolha dos nossos governantes.
    Direitos Civis, Direitos politicos e direitos Sociais, são a garantia de uma sociedade com um todo para defender nossos direitos e deveres.

    Direitos Civis: Assim, direitos como o habeas corpus, a liberdade de ir e vir e a ampla defesa se constituem em direitos fundamentais para garantir as liberdades dos cidadãos frente ao Estado.
    Direitos politicos: Os direitos políticos incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    Direitos Sociais: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).

    A democracia pode ser definida como a disputa pacífica pelo poder, mas que ao invez de pegarem armas, eles se juntam em grupos e disputam, de forma pacídica, pelo poder.

    Aluna: Dhiellen Karolinny
    Turma: 05

    ResponderExcluir
  37. Vinícius Alves

    DIREITOS CIVIS: referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo.
    DIREITOS POLÍCOS:É onde o povo procede escolhe seu representante para ficar no poder.
    DIREITOS SOCIAIS : É um dos maiores direitos que a sociedade é enfrenta. Desse jeito existe a necessidade de refletir sobre os direitos sociais.
    CONSOLIDAÇÃO DEMOCRÁTICA : A consolidação é a parte de maior problema na área de política.

    Vinícius Alves T: 05














































    ,

    ResponderExcluir
  38. sobre as politicas podemos afirmar que temos o dieito de decidir quem serao nossos governates e depois cobrar o que eles prometerao durante a campanha.
    e sobre os direitos tanto nossos como os politicos podemos afirmar que sao bem esclarecidos e bons para todos que cumprem os seus deveres de acordo com a legislaçao.

    ResponderExcluir
  39. sobre as politicas podemos afirmar que temos o dieito de decidir quem serao nossos governates e depois cobrar o que eles prometerao durante a campanha.
    e sobre os direitos tanto nossos como os politicos podemos afirmar que sao bem esclarecidos e bons para todos que cumprem os seus deveres de acordo com a legislaçao.
    aluno;afonso augusto
    turma;05

    ResponderExcluir
  40. Direitos Civis: Representa os direitos de cada cidadão frente ao estado, constituindo direitos fundamentais para garantir as liberdades do cidadão relacionados ao estado.

    Direitos políticos: Permite que o cidadão atue diretamente no destino de suas localidades, estado e País. O direito de ser votado e de votar reflete na decisão e escolha do futuro de onde mora. Tudo isso faz com que o cidadão tenha garantia na participação da plítica de seu País.

    Direitos Sociais: Faz com que o cidadão tenha um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o estado tem a obrigação de fornecer e garantir ao cidadão acesso em vários serviços(educação, saúde, etc)

    Quando falamos de democracia no Brasil, temos que observar o passado do nosso País para podermos analisar e ter uma visão concreta.
    Sabemos que o Brasil desde sua colonização teve uma série de dificuldades de desenvolvimento. Após a independência começou a tomar um rumo, tendo como governantes militares(com o período crítico da ditadura militar)
    Enfim, não podemos julgar as atitudes e erros do Brasil no quisito democracia, pois o País vive sobre a qual há apenas 46 anos, tendo falhas e inexperiência. O que podemos fazer é escolher um governante que possa lutar pelo seu país, aprimorando suas conquistas, principalmente a democracia.


    Leonardo Cruz Soares
    Turma 05

    ResponderExcluir
  41. DIREITOS CIVIS: representa a garantia que cada cidadão tem em relaçao ao estado.Direitos fundamentais para garantir as liberdades dos cidadãos frente ao Estado.

    =D

    DIREITOS POLITICOS: garantem ao cidadao a possibilidade de atuar no seu estado ou país.E tem como obrigação suprir as necessidades da população com saneamento basico,saúde e educação.

    =D

    DIREITOS SOCIAS:garante a população um padrão minimo de vida,podendo utilizar dos beneficios basicos(educação,saúde..etc) ^^'

    =D

    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA:Atualmente é de estrema necessidade de termos uma democracia para podermos realizar projetos adequados no nosso país,e tambem para os governantes saberem onde aplicar o dinheiro!

    d^^b



    MIKAEL SANTOS 2 ANO 5

    ResponderExcluir
  42. conceito de cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo.

    Direitos Póliticos: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.
    Direitos Sociais: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida.
    Direitos Civis: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado.


    Nome: Ivan Paulo. =D
    Turma:05

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. 1): O que são direitos civis?
    Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado.

    2)Direitos políticos
    Direitos políticos ou direitos de cidadania é o conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão, que lhe permite, através do voto, do exercício de cargos públicos ou da utilização de outros instrumentos constitucionais e legais, ter efetiva participação e influência nas atividades de governo.
    3)Falar de direitos sociais é falar de um dos maiores dilemas que a sociedade é confrontada, uma vez que a possibilidade de uma sociedade mais justa e mais igualitária torna-se actualmente cada vez mais incerto. Deste modo existe a necessidade de reflectir sobre os direitos sociais.
    wesley uchõa t: 05

    ResponderExcluir
  45. Os direitos do homem e do cidadão dizem respeito à satisfação das necessidades pessoais. Ao longo da história, eles vêm sendo formulados para que todas as pessoas possam contribuir com suas melhores qualidades para a sociedade e, ao mesmo tempo, usufruir os bens e benefícios construídos pelo trabalho humano: saúde, conhecimento, cultura, lazer. Na prática, a garantia desses direitos é um grande desafio contemporâneo.

    Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado.

    Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado. O exercício desse tipo de direito confere legitimidade à organização política da sociedade. Afinal, ele relaciona o compromisso de pessoas e grupos com o funcionamento e os destinos da vida coletiva.

    Os direitos sociais, assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história. Eles nasceram das lutas dos trabalhadores pelo direito ao trabalho e a um salário digno, pelo direito de usufruir da riqueza e dos recursos produzidos pelos seres humanos, como moradia, saúde, alimentação, educação, lazer.

    Marylia 2º 07

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Diemerson Lopes disse:
    serie:2° / 07





    NO PERÍODO recente — e especialmente desde a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 —, a configuração da cidadania política no Brasil tem sido um dos temas preferenciais de politólogos e constitucionalistas. Arrisco-me a abordá-lo ainda uma vez. Meu objetivo, entretanto, não é o de apresentar um quadro morfológico da evolução da cidadania política no Brasil. O mapeamento dos seus estágios sucessivos tem sido realizado, com maior ou menor grau de minúcia, por inúmeros cientistas sociais, historiadores e juristas. Os livros, ensaios e artigos produzidos por esses autores têm tornado a marcha dos direitos políticos no Brasil — nos seus sucessivos avanços e recuos — razoavelmente conhecida pelo público interessado na história contemporânea do Brasil. Por isso, lançar-me num trabalho dominantemente descritivo não teria muito sentido do ponto de vista acadêmico. Esse trabalho seria, além do mais, monótono para o público leitor, que seguramente já passou os olhos por inúmeras listagens das carências do Brasil no plano da cidadania política:

    * interdição do voto do analfabeto, desde a lei imperial de 1881 até a Constituição Federal de 1988;
    * ausência do voto feminino, do voto secreto e de uma Justiça eleitoral de cunho burocrático e profissional, até o Código eleitoral de 1932 e a Constituição Federal de 1934;
    * limitação prática do exercício do direito de voto durante toda a Primeira República, por obra da submissão da maioria do eleitorado a práticas coronelísticas;
    * crescimento constante, desde a redemocratização do regime político em 1945, do clientelismo urbano, como instrumento de deformação das vontades no plano eleitoral;
    * supressão total (no caso do Estado Novo) ou quase total (no caso do regime militar) dos direitos políticos etc.

    ResponderExcluir
  48. Direitos Civis-são as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei.

    Direitos Políticos-constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político.

    Direitos Sociais-são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva.
    Consolidação Da Democracia-
    A democracia pode ser definida (de forma bem ampla) como a disputa pacífica pelo poder. Ao invés de pegar em armas, os diferentes grupos se organizam em partidos e disputam o poder de forma pacífica

    Aluna:Lorena Castro
    Turma:07

    ResponderExcluir
  49. E é nas eleições que cada um de nós tem a oportunidade de exercer cidadania temos tambem a escolha dos nossos governantes é nas eleição que cada um de nós dessidimos o melhor para nosso País . A atuação dos partidos políticos, os debates entre candidatos, as pesquisas de intenção de voto, os comícios, as plafletagens e as carreatas são alguns dos elementos que formam esta festa da demoCidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção;cracia.Por isso votem em quem voces realmente acreditam que vai faser o melhor para o nosso mucicipio,estado e nosso país,existem muitos candidatos que compram voto mesmo sabendo que isso e crime,e as pessoas mesmo sabendo que e crime vendem seus votos,mais algumas pessoas não tem escolha,e realmente tem que vender seu voto,porque o desemprego e as condições de vida estão tão precarias que as pessoas em busca de uma vida melhor vendem seus votos para os candidatos e tem esperança de ter uma vida melhor dada pelos candidatos em que votaram.Mais em muitas veses os candidatos prometem e se ganham não cumprem com o prometido. E tambem Cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção.



    2º'07' Aluna:ana clara.

    ResponderExcluir
  50. Em quatro e quatro anos são eleitos novos candidatos.Com a propaganda eleitoral, com comícios, debates, carreatas e outros, podemos conhecer um pouco mais de cada candidato e assim fazemos uma escolha. Depois das eleições, os candidatos tem que fazer com que os cidadões recebam seus direitos, direitos como : escolas publicas, medicamentos, hospitais, atendimentos publicos em geral. No Brasil infelizmente a maioria desses direitos não chegam até o cidadão. Temos 500 anos de país e apenas no máximo 50 foram realmente utilizados para o cidadão. Por isso, temos que rever conceitos antes de votar, preciamos realmente ter informações sobre os candidatos e procurar fazer a melhor escolha possivel.

    Letícia Medeiros Soares
    2 ano Turma 07

    ResponderExcluir
  51. Diemerson Lopes disse: serie: 2° / 07 No periodo recente — e especialmente desde a entrada em vigor da Constituição Federal de 1988 —, a configuração da cidadania política no Brasil tem sido um dos temas preferenciais de politólogos e constitucionalistas. Arrisco-me a abordá-lo ainda uma vez. Meu objetivo, entretanto, não é o de apresentar um quadro morfológico da evolução da cidadania política no Brasil. O mapeamento dos seus estágios sucessivos tem sido realizado, com maior ou menor grau de minúcia, por inúmeros cientistas sociais, historiadores e juristas. Os livros, ensaios e artigos produzidos por esses autores têm tornado a marcha dos direitos políticos no Brasil — nos seus sucessivos avanços e recuos — razoavelmente conhecida pelo público interessado na história contemporânea do Brasil. Por isso, lançar-me num trabalho dominantemente descritivo não teria muito sentido do ponto de vista acadêmico. Esse trabalho seria, além do mais, monótono para o público leitor, que seguramente já passou os olhos por inúmeras listagens das carências do Brasil no plano da cidadania política:

    * interdição do voto do analfabeto, desde a lei imperial de 1881 até a Constituição Federal de 1988;
    * ausência do voto feminino, do voto secreto e de uma Justiça eleitoral de cunho burocrático e profissional, até o Código eleitoral de 1932 e a Constituição Federal de 1934;
    * limitação prática do exercício do direito de voto durante toda a Primeira República, por obra da submissão da maioria do eleitorado a práticas coronelísticas;
    * crescimento constante, desde a redemocratização do regime político em 1945, do clientelismo urbano, como instrumento de deformação das vontades no plano eleitoral;
    * supressão total (no caso do Estado Novo) ou quase total (no caso do regime militar) dos direitos políticos etc.

    ResponderExcluir
  52. HA ATIVIDADE DE HOJE FOI MAIS DO LEGAL.
    HOJE FOI UM DIA ONDE APRENDEMOS Q UM ELITOR TEM VARIOS
    DIREITO,UM DELES SÃO OS DIREITOS CIVIS,POLITICO E SOCIAL.
    HA ATIVIDADE DE HOJE FOI LEGAL E DEVARIA TER MAIS VEZES.VALEL..
    VICTORHIGOR TUMA 2 7

    ResponderExcluir
  53. Os direitos sociais, no Brasil, desenvolveram-se
    tardiamente, haja visto o peso histórico das grandes
    instituições da colônia que formaram um legado de

    entraves ao seu desenvolvimento. A assistência social era desenvolvida na sua grande parte por associações privadas, muitas ainda de
    cunho religioso, outras antecessoras dos sindicatos,
    que "ofereciam aos seus membros apoio para
    tratamento de saúde, auxílio funerário, empréstimos,
    e mesmo pensões para viúvas e filhos" ,apesar de a Constituição do Império (1824)
    ter garantido o direito aos socorros públicos e a
    educação primária gratuita.

    jader turma 07

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. A cidadania esta em quase tudo hoje em dia. Agora temos a responsabilidade de decidir o nosso futuro com o voto em nossa mão,temos também a oportunidade de exercer um dos principais direitos que a cidadania nos possibilita: A escolha dos nossos governantes, a atuação dos partidos políticos e os debates entre candidatos.
    O conceito de cidadania é definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade . Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:
    *DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.
    *DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado).
    * DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).

    aluna:layana wilza
    turma:2 ano 08

    ResponderExcluir
  56. Direitos civis são aqueles direitos que cada cidadão possui e são definidos por lei. Exemplo : direito de ir vir e etc.

    Direitos politicos são aqueles que cada cidadão possui após uma determinada idade de deci dir fluentemente o destino de suas localidades ou paises. Exemplo: direito de votar e etc.

    Direitos socias são aqueles que garantem aos cidadãos o direito a um padrão minimo de vida. Exemplos : Tratamentos de saude, direito de estudar e etc. Este tipo de direito no Brasil ainda deve sofrer varias mudança, pois ainda é tratado com muito descaso no nosso país. Exemplos: mal atendimento nos postos de saude, falta de medicamentos e etc.

    A consolidação da democracia é algo muito amplo, pois se formos avaliar como foi dito no texto, dos 500 anos de Brasil apenas 46 deles foram democraticos (anos 45 a 54 e após 85). O Brasil já viveu em tempos em que por tras da democracia ele viveu em plena “ditadura”, em tempos que chamavam de democracia mas o povo não podiam escolhar seus representantes políticos. Já vivemos tambem em tempos de plena ditadura militar, onde os cidadões eram oprimidos. Podemos observar tabem que durante um bom tempo o Brasil não possuia direitos pois era governado por Portugal.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. DIREITO ENTRE A UTOPIA E A REALIDADE

    1) direitos políticos: são os direitos, basicamente, de votar e de ser votado, ou seja, de participar do processo eleitoral de um país.
    2) direitos civis: são os direitos das minorias, basicamente de não serem discriminados, sejam eles negros, índios, homossexuais, etc.
    Na verdade, fazem parte dos direitos humanos, que são mais abrangentes.
    3) direitos sociais: são os direitos relativos ao trabalho, ao direito de todo ser humano de prover sustento a si mesmo e à sua família.

    A NECESSÁRIA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA

    Com a transição do Militarismo para a Democracia, entre 1982-89, o País foi gradualmente reconduzido à condição de Estado Democrático de Direito, tendo os esforços no sentido da redemocratização culminado com a promulgação de uma nova Constituição em 1988. Ainda assim, o processo de consolidação do regime democrático não está ainda concluído, porque depende do pleno funcionamento dos mecanismos de cumprimento de uma série de direitos individuais e coletivos estabelecidos.

    Aluno : Adair Rodrigues Júnior
    Turma : 06

    ResponderExcluir
  59. Cidadania define-se como o conjunto de todos os direitos de cada um de nós, garantindo a relação de um com todos. Existem conjuntos dos direitos que formam a cidadania, são eles, os Direitos Civis, Direitos Políticos e Direitos Sociais. Os Direitos Civis são aqueles deveres que cada cidadão tem dentro da sociedade, como por exemplo, o habeas corpus, a liberdade e ampla defesa e entre outros que indicam os diversos tipos de liberdade dos cidadãos
    O conceito de cidadania é definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade . Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:
    *DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.
    *DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado).
    * DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).

    aluno: cássio santos
    turma: 06

    ResponderExcluir
  60. Trabalho de Sociologia

    Direitos Civis: São as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei. Todo País tem Leis que constituen seus direitos fundamentas para garantir a liberdade do cidadão

    Direitos Políticos: Constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político.

    Direitos Sociais: São uma Série de Serviços que o cidadão recebe, como por exemplo podemos dizer, Educação,Saúde,Conhecimento,Cultura,Lazer e outros, umas das coisas que estar pouco presente no Brasil, como agente podemos ver, Hospitais lotados,falta de Medicamentos,
    violência e outros. São apenas alguns dos exemplos de que, na prática, a cidadania ainda precisa ser consolidada em nosso País.

    Consolidação da Democracia: Atualmente é de estrema necessidade de termos uma democracia para podermos realizar projetos adequados no nosso país,e tambem para os governantes saberem onde investir corretamente o dinheiro brasileiro, Tento a Garantia a acesso aos direitos e cidadania à população, para termos uma tradição cidadã e Democrática Corretamente.
    Podemos ver que o período democrático de 1945/64 insere-se entre dois períodos altamente autoritários de nossa história: até 1945, vivíamos sob o Estado Novo (Vargas) e após, sob a ditadura militar de 1964/85. Portanto, se o Brasil possui 500 anos, durante apenas 46 anos os brasileiros viveram (aos menos formalmente) sob o que se costuma chamar de um Estado Democrático de Direito.


    Aluno: Wallysson thierry pereira de castro frança

    Turma: 05 2º Ano

    ResponderExcluir
  61. Estar em um ano eleitoral é importante para cada um exercer o seu poder de direito humano, onde cada um pode escolher em quem vai votar, para nos representar nos proximos 4 anos.Mas tambem é uma epoca de corrupções para aqueles que nao tem responsabilidade e carater,aqueles que nao se contentam quando perdem uma disputa.Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são:Direitos Politicos,Direitos Sociais e Direitos Civis.

    >Direitos Civis:Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado).

    >Direitos Sociais:Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).

    >direitos Politicos:Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia. Os direitos políticos incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.

    A democracia pode ser definida como uma disputa pacifica pelo poder,mas ao inves de pegar armas eles se organizam em gruppos e saem as ruas fazendo carreatas e assim começa uma disputa pacifica.

    O regime militar que precede o atual regime democrático brasileiro termina em 1985, ano que marca o retorno de um civil à Presidência da República.Os cargos para os quais a população podia votar eram: Senador, Deputado Federal e Estadual, Vereador e Prefeito de pequenas cidades.

    O problema do Brasil ´q ue nem a democracia nem a cidadania tiveram tempo para criarem raizes mais solidas.

    Aluna:Maessa Crisley
    T:05 2° ano

    ResponderExcluir
  62. Brunna Ribeiiro =)
    Turma 05 2° ano



    Direitos Civis:Direitos civis são direitos que são estabelecidos pelas nações limitados aos seus limites territoriais, enquanto direitos naturais ou humanos são direitos que muitos acadêmicos dizem que os indivíduos têm por natureza ao nascer.

    Direitos Politicos:constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à intervenção do cidadão na vida pública de determinado país. Correspondem ao direito de sufrágio, em suas diversas manifestações, bem como a outros direitos de participação no processo político.

    Direitos Socias: são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva.

    Atividades


    1°. Sim, por que as pessoas não podem votar em qualquer um sem saber o que ele vai trazer para o nosso futuro, ou seja para o nosso paìs.

    2°.Pra mim falta a conciencia da pessoa , sua dignidade, e seu carater.

    3°.Temos que nos informa mais sobre os nossos governantes.

    4°.Cada cidadão tem o seu direito de se expressa, e dizer o que acha.
    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  63. Alexia Cristina
    Turma 05 2° Ano


    A ditadura militar que houve no Brasil em 1964 a 1985, contando com os dias de hoje no nosso país, muita coisa mudaram, mas mesmo assim há buracos. Com tudo de ruim que acontece temos o lado bom dessa historia da política, escolher seus representantes no governo e com isso as eleições que são de grande importância para todos nós ,não só Brasil mais em todo mundo.E com uma simples maquina podemos escolher o nosso presente e futuro de onde vivemos.

    Atividades
    1°- E realmente um tempo para refletir sobre mais dos governos para administrar os nossos direitos de onde moramos.

    2°-Falta mesmo o respeito por todas as partes civis,sociais e responsabilidade de cuidar da população.

    3°- Temos que saber sobre todos eles , na vida social , no estilo de candidatura o modo de administração e ver como eles se comportam a população.

    4°-Direitos de se expressar como quer, e decidir o que e melhor ,entre todos e todas ate entre os corruptos .Nosso direito de votar e de cada um brasileiro e brasileira fazendo cada um a sua parte.

    ResponderExcluir
  64. Aluna: Tauany de Sousa Freitas
    Turma: 07

    Sociologia


    O Brasil foi alvo de um regime autoritário. Ao fato de que a classe política é umas das mais desgastada frente à opinião pública a revolução da democracia e da cidadania ao qual luta pelos direitos e interesse dos cidadãos, grupo que esta relacionado ao conjunto de direitos que liga cada cidadão, dar-nos o direito a escolha de determinado candidato, direitos civis, políticos e sociais, através do voto, a consolidação da democracia a não possibilidade do possível regresso ás ditaduras.

    Direitos civis: liberdades individuais, como o direito de ir e vir.
    Direitos Políticos: É o conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão, que lhe dar ter efetiva participação e influência nas atividades de governo.
    Direitos Sociais: Têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos.
    A consolidação da democracia: Não mais será possível o regresso às ditaduras.

    ResponderExcluir
  65. Aluna:Heloisa Alves
    2º 07
    Direitos civis : São os direitos dos cidadões.
    Direitos Políticos : O direito dos cidadões participarem da vidas política do seu país.
    Direitos sociais : Diretos dos cidadões de terem educação,saúde,segurança.
    A NECESSÁRIA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
    Entre 1964 a 1985 vivemos uma época de ditadura militar.
    RESPOSTAS:
    1)Sim,pois e um tempo onde os condidatos estão apresentando suas propostas.
    2)Mais vergonha na cara dos governadores,senadores.... I mais unidade na sociedade .
    3)Se informar mais.
    4)Direitos humanos.

    ResponderExcluir
  66. Aluna: Juliana Aguiar Barros
    Série: 2º
    Turma: 07

    A cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais.

    - Direitos Civis: proteção e privilégio de poder pessoal dado a todos os cidadãos por lei.
    - Direitos Sociais: são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais
    - Direitos Políticos: constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político.
    - Consolidação da Democracia: O regresso às ditaduras não será mais possível.

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Aluna : Ana Carolina O. Carvalho
    Série: 2°
    Turma: 07

    A cidadania, enquanto participação nos assuntos públicos, impõe necessariamente um espaço público, um espaço onde a liberdade aparece e se torna visível a todos, não havendo instauração da liberdade sem que um corpo político garanta o espaço onde a liberdade pode surgir, onde a liberdade pode existir em público, transformando-se numa realidade mundana, tangível, qualquer coisa criada pelos homens para ser gozada pelos homens. Neste sentido, em política o que parece é também o que aparece e, logo,o que é.

    Direitos Civis: direitos inerentes á liberdade individual,liberdade de expressão,e de pensamento.

    Direitos Políticos: direito de participação no exercício do poder político,como eleito ou eleitor.

    Direitos Sociais : conjuto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social.

    Consolidação da Democracia:
    A desigualdade nunca foi maior, superando inclusive a dos demais países latino-americanos, mas os padrões de vida melhoraram moderadamente para quase todos, e a sociedade se diversificou e aumentou seu nível de educação.

    Atividades :

    1- Quando chega o período eleitoral,chega o momento em que devemos prestar atenção,em cada candidato e nas suas proposta,e votar em quem realmente achamos que se eleito em ''tal'' cargo,mudará o mundo em questão de sáude,moradia,escolas etc...

    2- Todos nós indivíduos temos direitos e deveres. Devemos lutar para que os direitos sejam respeitados, e ao mesmo tempo, ter consciência dos deveres e cumpri-los.

    3- Os cidadãos democráticos reconhecem que não têm apenas direitos, têm também deveres. Reconhecem que a democracia requer investimento de tempo e muito trabalho — um governo do povo exige vigilância constante e apoio do povo.

    4- Direitos humanos, direitos trabalhistas, direito do consumidor.

    ResponderExcluir
  69. Direitos que atualmente formam a cidadania:
    Direitos Civis: São direitos que nós cidadões temos como: Habeas corpus, liberdade de ir e vim em geral liberdade dos cidadões.
    Direitos Políticos: relacionam com a democracia, direito de expressão, votar e ser votado que são importantes para nosso Brasil, pois temos a garantia de participar das votações e decidi nossa vida na política.
    Direitos Sociais: Busca melhorar a vida do cidadão em vários acessos de serviços como saúde, educação, moradia, infra-instrutora e outros.
    A NECESSÁRIA CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA
    Durante 1964 e 1985 a ditadura militar existiu no nosso país. Temos duas condições extrema revilância 1: A garantia de acesso aos direitos e cidadania a população. 2: O enraizamento em cada um de nós de uma tradição cidadã e democrática .
    Vendo a primeira condição sabemos que o direito político e o que tem mais avanços. São poucos os direitos civis e sociais que fazem parte da nossa realidade
    A TRADIÇÃO DEMOCRÁTICA
    Em 1985 termina o regime democrático brasileiro, ano que marca o retorno de civil a presidência da república. Para manter uma fachada de democracia teve o processo de transição para a democracia que foi longo e complexo que a simples substituição de um militar, os militares criaram um partidário composto por dois partidos , Aliança Renovada Brasileira e o Movimento Democrático Brasileiro. Os militares que faziam a escolha de presidente de republica para governador para prefeitos de capitais e de municípios estratégicos. Senador, deputado federal e estadual, vereador e prefeito de pequenas cidades era a população que votava. As eleições não ocorriam de forma livre.
    A NOSSA RESPONSABILIDADE
    Nos temos a responsabilidade de não deixamos ser enganados nos debates políticos para podemos escolher ente candidatos , políticos que possa contribuir para melhorar a qualidade.A democracia representa o retorno a um regime autoritário.

    Aluna: Caroline Santos Turma:05

    ResponderExcluir
  70. Mariana Azevedo turma 07


    - direitos políticos: são os direitos, basicamente, de votar e de ser votado, ou seja, de participar do processo eleitoral de um país

    - direitos civis: são os direitos das minorias, basicamente de não serem discriminados, sejam eles negros, índios, homossexuais, etc.
    Na verdade, fazem parte dos direitos humanos, que são mais abrangentes

    - direitos sociais: são os direitos relativos ao trabalho, ao direito de todo ser humano de prover sustento a si mesmo e à sua família

    - consolidação democratica: O caso brasileiro certamente merece ser examinado com relação a essas questões. Recordemos que, a 31 de março de 1964, um golpe militar depôs o Presidente Goulart e inaugurou o mais longo período de governo autoritário ostensivo da história do país. Mais de duas décadas depois, em 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral instituído pelos militares para ratificar suas escolhas presidenciais elegeu para a Presidência da República um político civil e moderado, Tancredo Neves, militante na oposição desde 1964. O regime autoritário brasileiro chegava ao fim através de meios pacíficos. Este gênero de mudança obviamente não ocorre em países sem um razoável grau de desenvolvimento institucional. Por certo que o protesto e a resistência popular exerceram um papel importante, mas houve também um elemento de flexibilidade por parte dos detentores do poder, assim como tiveram um peso específico próprio as instituições representativas tradicionais.

    ResponderExcluir
  71. Sarah Camila turma 07

    ' Os direitos sociais demarcam uma importante mudança na evolução da cidadania moderna. Sua função é garantir certas prerrogativas relacionadas com condições mínimas de bem-estar social e econômico que possibilitem aos cidadãos usufruir plenamente do exercício dos direitos civis e políticos.

    ' O direitos de eleger e ser eleito
    São os direitos políticos, de voto e de acesso ao cargo político. As instituições públicas relacionadas aos direitos políticos são os órgãos legislativos representativos e executivos.

    ' Direitos civis são direitos que são estabelecidos pelas nações limitados aos seus limites territoriais, enquanto direitos naturais ou humanos são direitos que muitos acadêmicos dizem que os indivíduos têm por natureza ao nascer.

    'Consolidação democrática é o tema de maior polêmica na área de Política Comparada. Esse trabalho é uma revisão da literatura, e cobre os principais autores das linhas teóricas mais importantes sobre o tema.

    ResponderExcluir
  72. Direitos civis:foi criada para dar direitos ao cidadão de ir e vim
    Direitos políticos: foi criada para cada cidadão ter o direito de escolher quem vai governar sua cidade
    direitos sociais :foi elaborada para dar ao cidadão direito a educação e a saúde
    Tradição democrática :foi uma época de muita polêmica na política.
    aluna: Ana Carolina de Oliveira Barreto
    2° turma 05

    ResponderExcluir
  73. Os principais conjuntos de direitos que atualmente formam a cidadania são: Direitos civis , Políticos e Sociais.
    Os direitos civis referem-se às liberdades individuais, como o direito de ir e vir, de dispor do próprio corpo, o direito à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade perante a lei, a não ser julgado fora de um processo regular, a não ter o lar violado.
    Os direitos políticos referem-se à participação do cidadão no governo da sociedade, ou seja, à participação no poder. Entre eles estão a possibilidade de fazer manifestações políticas, organizar partidos, votar e ser votado.
    Os direitos sociais, assim como os demais, são constituídos historicamente e, portanto, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história.


    Aluna: Dyna Gabriela
    2º "05"

    ResponderExcluir
  74. Os conjuntos de direitos que formam a cidadania são :
    DIREITOS SOCIAIS são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estadointervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva.
    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político.
    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado. Direitos civis são direitos que são estabelecidos pelas nações limitados aos seus limites territoriais, enquanto direitos naturais ou humanos são direitos que muitos acadêmicos dizem que os indivíduos têm por natureza ao nascer.



    Aluna: Thallyta Wchôa
    2º 05

    ResponderExcluir
  75. Cidadania pode ser definido como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo.
    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado).
    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia. Os direitos políticos incorporam ao conceito de cidadania a sua dimensão políticas e garantem aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.
    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).
    Muitas vezes, nós nos esquecemos de que no Brasil, há pouco tempo, vivíamos sob um regime autoritário. A ditadura militar que existiu em nosso país entre 1964 e 1985 é apenas um indicador da fragilidade da nossa tradição cidadã e democratic, nem a cidadania, nem a democracia tiveram tempo suficiente para criarem raízes mais sólidas.
    Devemos lutar pelos nossos direitos, o brasil tem que ir á frente,melhorar a cada dia.Devemos votar no que achamos melhor para nós,assim garantimos um bom futuro.
    Aluna:Fernanda Azevedo Alves
    Turma:05 matutino.2°ano 05

    ResponderExcluir
  76. sintese
    A Cidadania é a condição que a pessoa tem,como membro de um estado participar da vida política.Conjuntos que formam a cidadania:
    -DIREITOS POLÍTICOS;garantem aos cidadãos as possibilidades de atuar no destino de seu país ou estado.
    -DIREITOS CIVIS;garantia de liberdade dos cidadãos frente ao estado.
    -DIREITOS SOCIAIS;garante aos cidadãos acesso a uma série de serviços,como por exemplo;saúde e educação.Mas analizando bem,em nosso país a realidade está fora de controle,muitas pessoas morrem por causa da falta de atendimento médico,as filas nos hospitais ,a falta de educação em lugares pobres fazem com que crianças demorem a se alfabetizar.
    Devemos lutar pelos nossos direitos, o brasil tem que ir áfrente,melhorar a cda dia.Devemos votar no que achamos melhor para nós,assim garantimos um bom futuro pela frente,pois isso depende de cada um de nós.

    Tâmara Cristina
    2°05

    ResponderExcluir
  77. [red]Rhamyza.

    Hoje em dia fica muito dificio o voto. Pois quanto mais pessoas assumen a responsabilidade de ir a frente de nossos direitos, mais elas deixa de fazer o que o povo necessita. A eleição e um tema muito critico ,mais que tem que ser debatido .a não importancia que as pessoas fazem desse assunto, gera o que está gerando: politicos corruptos na frente de nossos direitos. O que precisamos é que acabem com a fome, a miseria ...
    que possa nos gerar empregos, estudos ...
    que nos favoreça com a saude q anda pessima.

    O PODER ELES TEM ,FALTA A SEMSIBILIDADE DE AGIR COM PESSOAS Q PASSAN POR BARREIRAS TODOS OS DIAS.

    2°07

    ResponderExcluir
  78. -DIREITOS POLITICOS;e a participação popular no processo politico
    -DIREITOS CIVIS;garantia de liberdade dos cidadãos frente ao estado.
    -DIREITOS SOCIAIS: os direitos e privilegios do cidadão dados por lei.


    Laureno justiniano
    2º 07

    ResponderExcluir
  79. Direitos civis são as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei. Direitos civis tambem são chamados de "direitos humanos" ou "direitos naturais".

    Direitos politicos constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político.Falam sobre à intervenção do cidadão na vida pública de determinado país. Correspondem ao direito de sufrágio, em suas diversas manifestações, bem como a outros direitos de participação no processo político.

    Os direitos sociais, assim como os outros, são constituídos historicamente e, assim, produto das relações e conflitos de grupos sociais em determinados momentos da história. Eles nasceram das lutas dos trabalhadores pelo direito ao trabalho e a um salário digno, pelo direito de usufruir da riqueza e dos recursos produzidos pelos seres humanos, como moradia, saúde, alimentação, educação, lazer.


    Suzana Nakamura
    Turma:07

    ResponderExcluir
  80. Cidadania pode ser definida como um conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais conjuntos de direitos que atuam na cidadania são:

    DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem. Direitos como o habeas corpus, a liberdade de ir e vir e a ampla defesa se constituem em direitos fundamentais para garantir as liberdades dos cidadãos frente ao Estado.

    DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia. Garante aos cidadãos a possibilidade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades e países.

    DIREITOS SOCIAIS: assegura ao cidadão um padrão mínimo de vida. O Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).

    1)- Sim,o período eleitoral é o momento em que nós analisamos as autoridades que representa nosso país , estado e cidade.

    2)- É necessário que os nossos direitos sejam garantidos plenamente. E sempre ser realizado pelas autoridades que nos representa .

    3)- Todo cidadão tem que ter a consciência do candidato que escolheu , e ter certeza q esse candidato tem todos os requisitos que sua cidade necessita.

    4)- Todo ser humano é igual ao outro, não importa raça, sexo ou cor, somos todos iguais. Direito de lutar pela igualdade.


    Brunna Michelle
    2º 05

    ResponderExcluir
  81. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  82. Direitos civis:direito de escolher seus governantes através do voto livre e secreto. direito à livre expressão religiosa

    Direitos Políticos:Os direitos políticos constituem um conjunto de normas constitucionalmente fixadas, referentes à participação popular no processo político. Dizem respeito, em outras palavras, à intervenção do cidadão na vida pública de determinado país

    Direitos sociais: são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva

    A consolidação da democracia: Não mais será possível o regresso às ditaduras.


    aluno:francisco marcus eduardo
    turma;07

    ResponderExcluir
  83. ELEIÇÕES, DEMOCRACIA E CIDADANIA NO BRASIL. Todos nós temos nossos direitos, que todos nós conquistamos. Mais tem pessoas que não sabem usar a sua opinião formada nas eleições e se vendem por dinheiro, apartir daí paramos pra pensar e se perguntar onde fica os nossos direitos que lutamos para ter e acabar com ele por apenas merrecas de dinheiro.
    DIREITOS CIVIS: São direitos que todos os cidadãos têm frente ao seu estado, direitos que todos devem ter como direito de votar, de ter sua casa própria, sua família, etc...
    DIREITOS POLÍTICOS e DIREITOS SOCIAIS: Todos nós quando se tratamos de políticas temos o nosso direito, de ter uma boa educação, saúde com ampla categoria, melhorias e facilidades com empregos, formas de adquiri seus bens materiais. Mas nem sempre é como sonhamos, acreditamos demais em promessas de candidatos e nada de promessas cumpridas, a saúde precisa melhorar muito, a questão da violência, a educação e outras coisas.
    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA: Já vivemos sobre uma ditadura social e não podemos negar isso, onde ninguém tinha direito de escolher seu voto, ter sua opinião livre e formada por si mesmo, tempos onde não existia uma educação qualificada, a saúde era uma calamidade, etc...

    ALUNA: Anielly Cardoso de Oliveira
    TURMA: 2° 08

    ResponderExcluir
  84. DIREITOS CIVIS: É a liberdade de cada um tem, como o direito de ir e vir, direito de expressão. Representa tambem a garantia que cada cidadão tem em relação ao estado.

    DIREITOS POLÍTICOS: São os que estão mais relacionados com a democracia, ele da direito de que nós, cidadãos, possamos escolher quem poderá governar nosso país/estado e direito de se candidatar.

    DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida também garante ao cidadão acesso a uma série de serviços(saúde,educação e outros).

    CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA: No Brasil após 1985 foi que se deu de forma dificil e conturbada um novo regime que tinha surjido, Um regime no qual o governo tomava decisoes importantes junto com os cidadãos, onde o povo expressa sua vontade através de eleições.

    ATIVIDADES:
    1ª) Sim, pois é um privilégio que temos o direito de escolhermos em quem votar, sendo assim temos que escolher com muito cuidado o nosso representante, pois é ele que ficara durante quatro ou dois anos nos representando no seu mandato!

    2ª)Falta em quem confiarmos pois temos que deixar menos políticos corruptos na administração do nosso país, estado e municipio, porque ja tem muito desses politicos que mentem, que prometem melhorias e quando chegam no governo esquecem da gente, estão mais preocupados apenas com problemas e bem estar próprio.

    3ª)Temos que nos informa mais sobre os nossos governantes e em pessoas decentes, procurando saber os ideais deles.

    4ª)Direitos de se expressar, de ir e vir , tem o seu direito de se expressar, e dizer o que pensa, cada um tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas.


    ALUNO: Murillo Caetano >.<"
    Turma: 05

    ResponderExcluir
  85. Eleições!!
    Evidentemente, as eleições são um marco histórico importante na agenda política de qualquer país democrático e merecem todo o empenho cívico de seus cidadãos, mas a construção e a condução de uma nação é muito mais do que escolher deputados, prefeitos, governadores, senadores e presidente da República.Esses, na verdade, são operários, temporariamente a serviço do estado, comprometidos em cumprir com a máxima eficiência, publicidade e transparência as políticas públicas. Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
    >>DIREITOS POLÍTICOS: Os que estão mais diretamente relacionados com a democracia.
    >>DIREITOS CIVIS: Representam as garantias que cada cidadão tem de que o Estado (ou os governantes que controlam o Estado).
    >>DIREITOS SOCIAIS: Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida. Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços (saúde, educação e outros).
    Lembre se - "Vote com inteligência nas próximas eleições: vote nos menos ruins, se é que tais candidatos existem."

    Raquel Araújo
    2°ano Turma:05

    ResponderExcluir
  86. Atividades
    1°-Sim, porque e o tempo em que nos podemos escolher que vai administrar nosso Brasil e escolher a quem vai cuidar do nosso Brasil no futuro.
    2°-Falta o consentimento dos nossos representantes e também lutarmos mais pelos nosso direitos.
    3°-lutar para alcançar nossos direitos mais, também ter responsabilidades com os nossos deveres.
    4°Direitos iguais para todos não importa a cor,sexo ou classe.
    Aluna: Ana Carolina de oliveira
    turma :05 2°anno

    ResponderExcluir
  87. No meu ponto de vista, a democracia hoje pode ser definida como uma disputa de forma bem ampla.por outro lado,qualquer regime alternadtivo á democracia ,mas as eleição era que as pessoas poderia votar era somente para pessoas que tinha grandes propriedades e que,eram bem favorecidas .os candidatos e os eleitorados da oposição eram perseguidos,tudo para garantir o lugar que fosse sempre o melhor partido majoritario. todos possam ter direitos de ir e vir.

    Respostas das questões:

    1 - Sim, por que nós cidadãos temos que ver o que é melhor para o nosso País, dar nossa opinião é um direito de todos.

    2 - É necessário que os nossos direitos sejam garantidos e que os nossos representantes cumpram com suas promessas de melhora para a sociedade em geral.

    3 - Para que a democracia e a cidadania se consolidem, duas condições são de extrema relevancia:
    1ª) A garantia e os direitos e cidadania à população;
    2ª) O enraizamento em cada um de nós de uma tradição cidadã e democratica.

    4 - Através dos direitos sociais o estado se obriga a garantir aos cidadãos ao acesso a sua série de serviços, como: (saúde, educaçao, laser e outros).

    Aluna: Letícia Bispo Souza
    2º Ano turma 07

    ResponderExcluir
  88. O texto nos faz refletir sobre o que é realmente democracia e nos faz pensar sobre o que importa na hora de escolher uma pessoa para nos representar junto a uniao para conseguir o apoio para que assim possa ajudar o povo a melhorar de vida, seja na educaçao,moradia,geração de emprego,saúde. Mais no fim deixa claro que todos que fazem parte da sociedade ou seja um cidadão esta sujeito a decidir quem mereçe este voto de confiança, sim é um voto de confiança pois é nao é certo que ele vá mesmo fazer.

    Questões:

    1° Sim pois é na epoca eleitoral que paramos pra pensar em quem realmente vamos votar, e tentamos lembrar se aquela pessoal que ja esta ocupando este cargo realmente fez ou tem a capacidade pra fazer o que prometeu. Essa na hora que vemos se a atual situaçao do pais esta boa e como pode melhorar e assim escolhemos nosso candidato para beneficiar o povo e nao a si proprio.

    2° Falta o povo se concientizar de que todos temos direitos e que se nao o temos é porque nao buscamos.

    3° A responsabilidade é total porque é ele que escolhe as pessoas que vai representar o povo.

    4° Direito de expressão, direto a VIDA, direito de todo o tipo são tantos que não caberia aqui..

    Anna Caroline Teixeira dos Santos - Turma 07

    ResponderExcluir
  89. Alysson Breno, 2°ano matutino turma : 05

    Cada um pensa diferente sobre a nossa democracia, mas os direitos são os mesmo, as vezes não seguidos da verdadeira forma.
    Nossa democracia e bastante nova, e em nosso estado político nos devemos buscar o melhor para o bem publico para contribuir com a melhoria do estado, por isso devemos estudar e escolher o melhor candidato para fazer de nosso estado um lugar melhor de se viver.
    Todos nos temos que ter as condições de uma democracia direita, como o acesso aos direitos da cidadania a população em cada um de nós de uma tradição cidadã e democrática.Os direitos sociais vem ao cidadão para garantir a melhoria de vida como a (saúde educação entre outros).Os direitos civis é a liberdade da população de ir e vir é ampla defesa para garantir a sua liberdade perante ao estado.E sem falta também os direitos políticos que se relacionam mais com a democracia, que dá a liberdade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades que possa participar ativamente na vida política.




    Questões :
    1° Sim, pois é neste período que a população tem para escutar estudar as propostas de cada candidatos e pensar em quem será o melhor governante.

    2° E necessário que os nossos representantes cumpram com seus objetivos e suas promessas de melhoria de vida, por que ele que vai nos representar perante a sociedade.

    3° Temos que ter a consciência de que os direitos são de todos, por isso que antes da votação o povo deve pensar em quem vai votar, é um momento de muita responsabilidade.

    4° Direito do consumidor
    Direito autorais
    Direito do trabalhador entre outros.

    ResponderExcluir
  90. O período político e o tempo que temos para escolhemos os nossos governantes, os horários políticos, os debates entre candidatos, as pesquisas te intenções de votos etc.. tudo isso facilita e ajuda nas nossas escolhas.
    Cidadania e o conjunto de direitos que confere a cada indivíduo garantias em relação ao estado e à sociedade como um todo. Os principais são :
    Direitos Civis: representam nossos direitos pessoais como, o direito de ser ressarcido em caso de danos por terceiros e também direitos a privacidade,liberdade individual, liberdade de palavra, pensamento e fé, liberdade de ir e vir, o direito à propriedade e o direito à justiça.
    Direitos políticos: O direito de nos cidadãos possamos escolher livremente os nossos governantes!
    Direitos sociais:Buscam assegurar ao cidadão um padrão mínimo de vida.Através dos direitos sociais o Estado se obriga a garantir aos cidadãos o acesso a uma série de serviços.

    QUESTÕES
    1-Sim . pois e este período que temos para escolhermos o futuro do nosso pais !
    2-Que os nossos representantes cumpram mas com o que falam
    3-Pensar sempre em conjunto,pois todos nos temos os direitos iguais.
    4- Na formação do conceito “Cidadania” existe os princípios básicos para o conceito de democracia e de igualdade. Todo ser humano é igual ao outro, não importa raça, sexo ou cor, somos todos iguais. Dentro da sociedade principalmente, porém, o direito é separado por classes e nisso os cidadãos tem direito de lutar pela igualdade.

    Priscilla Marques Silva tuma: 07 matutino

    ResponderExcluir
  91. Não faz muito tempo que nosso país se tornou um país democrata, há pouco tempo, vivíamos sob um regime autoritário.
    A democracia pode ser definida como a disputa pacífica pelo poder.
    Todos nos deveríamos ter a consciência de quem estamos votando, pois e com a nossa ajuda e nosso voto que serão escolhidos os nossos governantes.
    Cidadania e o conjunto de direitos dos cidadãos .Os direitos sociais vem ao cidadão para garantir a melhoria de vida como a (saúde educação entre outros).
    Os direitos civis é a liberdade da população de ir e vir é ampla defesa para garantir a sua liberdade perante ao estado.
    os direitos políticos que dá a liberdade de atuar diretamente nos destinos de suas localidades que possa participar ativamente na vida política.

    QUESTÕES -- >
    1-Sim , pois é este período que temos para escolhermos quem queremos que governe o nosso país.
    2-Que os nossos governantes cumpram com o que prometem dentro da sociedade.
    3-esta na hora do voto, em saber escolher em quem deve voto, e pensar no futuro de todos e não individual.
    4- Direitos humanos, direitos trabalhistas, direito do consumidor..

    Karolina Rodrigues Oliveira.
    Turma:07 matutino.

    ResponderExcluir
  92. Sayma Duailibe Fernandes
    Turma : 05

    Bem pelo que eu pude entender do texto, cada um de nós temos o direito de viver e de ser livre e de expressar nossa opinião através do voto. Não podemos deixar de usufruir nossos diretos, ás vezes as pessoas se vêem privadas de usar seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo, é incrível mas ainda nos dias de hoje encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir os outros de viverem uma vida normal só porque não pertencem a mesma classe social, raça ou religião que a sua. Nós temos direitos e devemos fazer valer independente do que temos ou somos, ainda bem que a cada dia que passa muitas pessoas estão se conscientizando e acabando com o preconceito e aquelas que acabam sofrendo por isso estão correndo atrás de seus direitos. Mas cada um de nós também temos deveres a cumprir com a nossa cidade, estado e país, escolhendo através do voto o melhor para a nação, além de lutar pelos direitos iguais para todos, de fazer cumprir as leis e muito mais. Enfim temos que fazer valer nossos direitos e deveres civis e políticos, é exercer a nossa cidadania. Temos juntos que lutar para que seja cumprida todas as leis. A nossa responsabilidade defender nossos direitos, e ao mesmo tempo, ter consciência de nossos deveres e cumpri-los.

    Questões
    01- Sim o período eleitoral é um bom tempo para pensarmos na realidade e no fururo de nossa cidade, estado e país. Pois nesse período podemos ver o que cada candidato tem a acrescentar para a melhoria de nossa região. Por isso temos que escolher bem e estudar bem o candidato que escolhemos.
    02- Lutar para defender nossos direitos, e ter a consciência de nossos deveres e cumpri-los.
    03- Temos que reinvindicar nossos direitos e fazer com que todas as leis sejam cumpridas.
    04- Cada um de nós tem o direito de viver, de ser livre, de ter sua casa, de ser respeitado como pessoa, de não ter medo, de não ser pisado por causa de seu sexo, de sua cor, de sua idade, de seu trabalho, ou da cidade de onde veio.Às vezes cidadãos se vêem privados de usufruírem de seus direitos por que vivem cercados de preconceito e racismo.

    ResponderExcluir