sexta-feira, 27 de março de 2009

COMO ENSINAR O VERSO PARA DECORAR PARA OS PRÉ-ESCOLARES



Leann Campbell

Simples, Significativo e Divertido

“Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11)

Rapidamente, em dez minutos, conduzi minha classe de alunos de 4 e 5 anos em uma atividade divertida para ajudá-los a memorizarem o verso bíblico. Então, oramos a respeito de algo diretamente relacionado com o verso. As crianças dessa idade, muitas vezes, fazem lon-gas orações, mencionando a todos e a tudo que conhecem. Porém, meu alvo é ensiná-las o significado do verso para decorar e orar por algo específico.

Desenvolvi três diretrizes para ensinar o verso e a oração para essa faixa etária. Meu ob-jetivo é fazer com que seja simples, significativo e divertido.

1. Mantenha-o simples.

As crianças nessa idade provavelmente conseguirão aprender versos curtos, com pala-vras compreensíveis. Uma lição que sugira algo como: I Samuel 3:9 como verso para memori-zar (“Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”), faz com que eu busque um texto mais fácil. As sete palavras nesse verso não fazem parte do vocabulário diário da criança de 4 anos. Prefiro usar as palavras de Moisés, que se encontram em Êxodo 3:4: “Eis-me aqui”. Crianças de quatro anos podem facilmente dizer e compreender essas três palavras.

2. Torne-o significativo.

Para que seja significativo, o verso para decorar deve estar associado com a lição bíblica do dia. Esse é apenas parte do propósito, visto que as crianças devem também aplicá-lo à sua vida no mesmo instante. Uma de nossas histórias bíblicas com o verso: “Eis-me aqui” é a histó-ria do menino Samuel quando ouviu Deus chamando-lhe pelo nome. Provi-lhes um telefone feito de lata e barbante e elas se revezavam chamando uma a outra pelo nome e respondendo: “Eis-me aqui”. Conversamos a respeito de como, normalmente, não ouvimos Deus falar conos-co de forma audível, mas que temos Suas palavras na Bíblia. Uma de Suas mensagens a nós, na Bíblia, é para obedecermos nossos pais. As crianças pensam em formas como podem obe-decer e então todos curvamos a cabeça. Depois de eu proferir uma ou duas sentenças na ora-ção, cada criança ora pedindo ajuda para ouvir e para obedecer a seus pais.

Visto que meu objetivo é fazer com que o verso para decorar seja significativo, deixo de ensinar a referência bíblica. As crianças ainda não necessitam disso uma vez que não lhes diz muito mencionar que o verso se encontra em Salmo 4:3 ou Êxodo 3:4. Posteriormente a criança poderá aprender a referência, quando puderem por si mesmas ler a Bíblia e compreender o significado do verso.

3. Torne-o divertido.

Falar pelo telefone feito de latas foi uma forma divertida de as crianças aprenderem o ver-so para decorar. A cada semana planejamos uma atividade divertida que enfatiza o verso. A maioria dos manuais para os professores apresenta muitas sugestões de jogos ou cânticos que favorecem o aprendizado. Se nada parece se adequar a meus propósitos, crio uma atividade. Sempre tento ler a lição no início da semana a fim de ter tempo suficiente para trabalhar as i-déias em minha mente.

As lições a respeito dos animais provêem muitas oportunidades para atividades divertidas. Guardo os calendários antigos com fotos de animais (também de flores, de alimentos e de tudo o mais que poderia ser usado para ilustrar uma lição). Gênesis 2:19 e 20 nos diz que Adão deu nome a todos os animais. Esses versos necessitam ser encurtados para que a maioria das cri-anças de 4 e 5 anos possam aprendê-lo. Assim tente a porção do verso 19 que diz: “e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome”. Coloque as figuras no quadro ou permita que cada criança escolha uma figura (ou um animal de brinquedo) para segurar en-quanto pensa em um novo nome para lhe dar. Pensar em um nome estranho para os animais será divertido e mais significativo do que simplesmente dizer: “Deus disse a Adão para dar no-mes aos animais”.

Visto que passamos apenas 10 minutos, em cada parte do ensino, as crianças passam para a próxima atividade sem se sentirem cansadas. Algumas vezes, elas dizem o verso para decorar mas não desejam orar. Quando hesitam, ajudo-as ao fazer com que repitam as pala-vras depois de mim. (Orar pode ser algo novo para algumas crianças em cujo lar não há esse costume.)

Nossas crianças pré-escolares realmente não se importam de memorizar o verso se essa atividade for simples, significativa e divertida. Sabemos que elas apreciam o que estão fazendo e este é o nosso alvo como professores. Temos por objetivo levá-las a apreciar a Palavra de Deus e a aplicá-la a sua vida.

RESUMINDO: Torne o verso para memorizar adequado à faixa etária e co-ordene itens visuais para ajudar na memorização. Com um pouco de criati-vidade, essa atividade pode ser divertida.

LeAnn Campbell é professora aposentada. Ela começou a escrever como freelance em 1990 e tem mais de 800 artigos publicados, em mais de 100 publicações. LeAnn e seu marido têm seis filhos adultos, onze netos e um bisneto.


[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, outubro-dezembro de 2004, pp. 20-21.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA