terça-feira, 28 de junho de 2011

2º ANO - CORREÇÃO EXERCÍCIOS EMBRIOLOGIA

Galerinha segue respostas dos exercícios,

TESTES PG 6-7
1) A
2) E
3) E
4) E
5) D
6) D
7) A
8) D
9) E
10) D

TESTES PG 11-13
1) C
2) B
3) D
4) E
5) C
6) E
7) D
8) B
9) C
10) V, F, F, V, V
11) B
12) D
13) A
14) A
15) C
16) B
17) B

bjs e abs,
André

sábado, 25 de junho de 2011

TERCEIRÃO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 11/05 À 11/07

  • CONTEÚDO
ü Protozoários;
ü Histologia vegetal;
ü Raiz, caule e folhas;
ü Flor e polinização;
ü Fecundação, fruto e semente.
  • OBJETIVO
Conhecer o reino protista, estudando os organismos que compõe este reino. Estudaremos os protozoários e as doenças causadas por estes e os diferentes grupos de algas.
Daremos início ao estudo do reino plantae, começando pela histologia e organologia vegetal.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para este capítulo. Vídeo sobre protozooses.

2º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 11/05 À 11/07

  • CONTEÚDO
Métodos anticoncepcionais
ü Descrição dos métodos anticoncepcionais.
DST
ü Características e profilaxia das DST
Embriologia
Tipos de ovos e segmentação
ü Fecundação, tipos de ovos, segmentação e fases da segmentação.
Desenvolvimento embrionário
ü Gastrulação – neurulação (células-tronco).
Anexos embrionários
  • OBJETIVO
Conhecer os métodos anticoncepcionais, as doenças sexualmente transmissíveis e as maneiras de prevenção à contaminação.
Entender a fase de formação do embrião dos seres vivos e os diferentes tipos de desenvolvimentos.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios. Será montada uma mesa redonda para a discussão do tema "Terapias com células-tronco embrionárias".
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para este capítulo.

1º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 11/05 À 11/07

  • CONTEÚDO

ü ácidos nucléicos e vitaminas;
Citologia
 - Membrana plasmática
ü Composição química e estrutura; parede celular;
ü Células neoplásicas;
ü Permeabilidade seletiva;
ü Transporte passivo – difusão, difusão facilitada e osmose;
ü Transporte ativo;
ü Transporte em massa – endocitose, fagocitose, diapedese, pinocitose;
ü Especializações da membrana – microvilosidades, zonas de adesão, nexos e interdigitações;
- Citoplasma e organelas celulares
ü Citoesqueleto e arcabouço celular (microtúbulos, microfilamentos), movimentos celulares (ciclose, movimento ameboide), centríolos; funções;
ü Composição química e funções dos ribossomos;
ü Tipos de retículo endoplasmático e tolerância ao álcool;
ü Aparelho de Golgi e funções (secreção celular);
ü Formação de lamela média, do acrossoma e dos lisossomos;
ü Lisossomas: estrutura e funções (autofagia, autólise);
ü Heterofagia e doenças humanas ligadas aos lisossomos;
ü Peroxissomos, vacúolos, cloroplastos e mitocôndria (funções).
  • OBJETIVO
Estudar a fundo a função e importância do DNA e RNA nos organismos. Conhecer a importância das vitaminas para a saúde humana e os diferentes grupos de vitaminas. Discutiremos a improtância de uma boa alimentação para a correta absorção de vitaminas. Conhecer os problemas causados e evitados pela ingestão ou não de vitaminas.
Estudar as estruturas celulares, função de cada organela, juntamente com a fisiologia da membrana celular.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Será feito um teatro simulando a síntese de proteínas.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes capítulos. Maquete de um modelo de célula animal e trabalho escrito sobre organelas celulares.

8º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 11/05 À 11/07

  • CONTEÚDO
Digestão dos alimentos
Sistema digestório
- Órgãos do sistema digestório
ü Tubo digestório
ü Glândulas anexas

Processos digestivos
ü Processo mecânico
ü Processo químico

- Distúrbios do sistema digestório
ü Cáries dentárias
ü Apendicite
ü Gastrite e úlcera gástrica

Atividades humanas
- Respiração humana
ü Pulmões e movimentos respiratórios

Função do sangue na respiração
- Ar, sistema respiratório e saúde
ü Gases perigosos
ü Doenças respiratórias
ü Tabagismo

- Atividades e impurezas
ü Suor e pele
ü Urina e sistema urinário
ü Estrutura dos rins
ü Estrutura da bexiga
ü Disfunções do sistema urinário

Transporte de substâncias
- Sistema cardiovascular
ü Coração
ü Vasos sanguíneos
ü Circulação sanguínea
ü Doenças do sistema cardiovascular

Sangue
ü Tipos de sangue
  • CONTEÚDO
Conhecer os órgãos do sistema digestório humano e estudar o funcionamento de cada um deles, além das glândulas que compõe este sistema.
Estudar os processos digestivos e algumas doenças e distúrbios do sistema digestório.
Estudaremos também o sistema respiratório entendendo a função e a importância deste para a manutenção da vida. Discutiremos os problemas causados por drogas lícitas e ilícitas neste sistema. Faremos uma ligação com o sistema circulatório, estudando a função do sangue e o processo da hematose. Será abordado os diferentes tipos sanguíneos, a circulação humana e o coração. Após isto, estudaremos a eliminação de resíduos pelo sistema urinário, estudando a função deste e algumas disfunções.

  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expostivas e práticas. Será representado o processo completo da digestão em sala de aula, onde cada grupo de aluno fará a função de um órgão do sistema digestório. Discussões sobre o assunto e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes capítulos. Maquete de modelo de sistema respiratório.

7º ano - Planejamento Bimestral - 11/05 à 11/07

  • CONTEÚDO
- Reino Protista
ü Protozoários
ü Classificação dos protozoários
ü Doenças provocadas por protozoários
ü Algas
ü Algas dinoflageladas
ü Algas euglenófitas
ü Algas diatomáceas
ü Algas feofíceas
ü Algas rodofíceas
ü Algas clorofíceas

- Reino Fungi
ü Características dos fungos
ü Importância dos fungos
ü Fungos e remédios
ü Fungos decompositores
ü Fungos parasitas
ü Fungos mutualísticos
ü Fungos na alimentação
ü Fungos venenosos
  • OBJETIVO
Conhecer a diversidade dos reinos protista e fungi. Estudar os diferentes tipos de protozoários e as doenças causadas por estes, os grupos de algas e suas diferenças.
Conhecer a importância dos fungos para a manutenção do meio ambiente, uso medicinal e alimentício.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto, elaboração de cartazes e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes capítulos.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Dicas para o ENEM

Para a galerinha que vai fazer a avaliação do Enem este ano, segue algumas dicas de prováveis temas que poderão ser cobrados na prova. Dica: quanto mais se lê e se informa das atualidades que estão rolando no Brasil e no mundo maior a chance de você se dar bem na prova. O Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Segue os temas:

CHUVAS NA SERRA: - As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. A prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: - Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: - O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo (quem assistiu o aulão vai se dar bem!). Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: - No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: - Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. Esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO: - Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: - A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA: - Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010: - O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

Deem uma pesquisada sobre tais assuntos para poderem realizar uma boa prova!

Um abraço a todos,
Profº André