Thursday 10 June 2010

A História da Maquiagem – Final do Século XIX – 1890 – 1899

Continuando a História da Maquiagem, vou separar em décadas até chegar nos dias de hoje. Nesse post vou falar da primeira década relevante na evolução da maquiagem, a última do século XIX, de 1890 até 1899.



Nessa década a ‘Belle Époque’ atingia seu ponto alto, a vida continuava estável porém sinais de mudança eram vistos no horizonte.



 Os rostos dessa época foram: Princesa Alexandra, a típica beleza feminina cujo estilo foi a base da moda da era;

Princesa Alexandra, em vestido oficial marcando o estilo da época.

Consuelo Vanderbilt, uma jovem americana rica que casou-se com um aristicrata britânico e ficou famosa por sua beleza capturada por fotógrafos e pintores como John Singer Seargent;

Consuelo Vanderbilt que virou duquesa, acima em fotografia



e acima desenhada.


 e ‘Calamity Jane’ (Jane Calamidade) que ficou famosa por beber, fazer apostas, se meter em brigas e notoriamente não se preocupar com sua feminilidade, ao contrário do que foi mostrado no filme 1953 no qual foi representada por Doris Day.




Acima a verdadeira Calamity Jane e ...
aqui Doris Day como 'Calamity Jane' no filme em 1953!!



Os Vitorianos abominaram maquiagem e associaram seu uso à prostitutas e atrizes (muitos consideravam as duas profissões a mesma coisa). Qualquer dica visível de interferência com a cor natural poderia ser encarada com desdém. Naquela época, uma mulher respeitável usaria máscaras de face preparadas em casa e baseadas em alimentos tais como mel, gema de ovo e aveia. Para limpeza eram utilizados água de rosas e vinagres perfumados. Como regime de beleza a mulher tirava as sobrancelhas, massageava seus cílios com óleo de rícino, usava pó de arroz para tirar o brilho do nariz e poliam as unhas para dar brilho. Não usavam batom, e sim uma pomada clara para refeltir a luz. No entanto alguns desses produtos continham um corante para reforçar a cor natural lábio. Para uma aparência saudável, passavam suco de beterraba vermemlha nas bochechas ou as beliscavam. Para os olhos, uma gota de suco de limão em cada olho faria o truque. Quando a maquiagem começou a resurgir, a maquiagem completa ainda era vista como um pecado, embora tons naturais eram aceitos para dar uma aparência saudável, o visual ‘bochechas rosadas’.



Ellen Terry, a mais famosa atriz inglesa da eera Vitoriana!


Era arriscado comprar produtos de beleza comerciais, nunca era sabido o que se continha neles. Maquiagem já era aplicada por séculos antes dos Vitorianos, mas eram feitos com substâcias corrosivas, causticas e venenosas. A reputação das empresas de cosméticos era muito importante e a discreção era tudo, sendo a consumidora vítima, pois se algo acontecesse ela não teria como recorrer. As mulehres eram geralmente aconselhadas a pagar o máximo que elas pudessem por maquiagem para assegurar qualidade. Era possível comprar ‘rouge’ cremoso comercialmente, e vinham enrolados em pequenas bolas de seda ou gaze num palito de marfin ou madeira, o qual tinha que ser molhado com água ou álcool para ser aplicado na face.
O segredo e a prática demoníaca da maquiagem não se restringiu somente ao rosto. O ‘décolleté’ era de muita importâcia e muitas mulheres aplicavam pó e sombreavam o decote. As veias eram acentuadas, estas eram pintadas em azul para fazer a pele parecer mais delicada.
A higiene nessa época era quase inexistente, e fragrâncias eram usadas para mascarar o fedor. Muitas dos fabricantes de fragrâncias foram estabelecidas no século XVIII, como a Yardley. A Guerlain também era popular, porque era usada pela imperatriz Eugenie. O perfume ‘Jicky’ da Guerlain , introduzido em 1889 foi uma mudança que chocou por conter ingedientes fora do comum como o sandalo entre outros, em contraste com as fragrâncias florais dos Vitorianos.



Jicky da Guerlain, ainda é encontrado hoje em dia!


Nessa década a evolução da maquiagem já mostra traços do que vemos agora.



No próximo post vmaos entrar no século XX e falar de sua primeira década!







Até a próxima!!

Dados do Livro  Dacades of Beauty de Kate Mulvey & Melissa Richards; e do site http://www.authorsden.com/visit/viewArticle.asp?id=15438 .
A tradução feita por mim!

5 comments:

  1. Eu tambem to adorando reler e pesquisar e procurar as fotos.... proximo capitulo ainda vai ser bem melhor!!
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete
  2. Adorei essa história!!!!!!!!! quando vai mandar a segunda parte??? mande logo!! bjos te amo!

    ReplyDelete
  3. Oi Cris!!

    Brigado pela visita!! Essa e a segunda parte, a primeira parte ta mais abaixo e agora to pesquisando e traduzindo 1900 ate 1909..
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete
  4. Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.melhor software para pc lento

    ReplyDelete