Código de Ética do Administrador
Não existe sociedade que desenvolva consolidada por muito tempo, que tenha uma política firme, que ofereça qualidade de vida a seus membros, que atraia respeito de todos, que seja reconhecido por seus próprios méritos, nem profissional que se determine pelo produto de seu trabalho sem que a Ética seja a base construtora e consolidadora, fortalecendo, e dando a sua estrutura o suporte para tempestades, essa base suportará o crescimento e irá garantir a sobrevivência seja da organização, ou da sociedade. A importância da ética mostra se também quando observamos os grupos, seja no campo empresarial, familiar, militar, num campo religioso, cultural, sem ela não existe estrutura permanente.
"Ética é um dos instrumentos de que o homem lança mão para garantir a convivência social. É a reflexão crítica sobre o comportamento humano. Reflexão que interpreta, discute e problematiza os valores, princípios e regras morais, à procura do "bom" para a vida em sociedade."
Daniele Pompei Sacardo
Dos Deveres
Esse capítulo mostra posicionamentos e obrigações que devem ser assumidos pelo Administrador em função das decisões que são tomadas, esses posicionamentos tem um papel fundamental na vida, na sociedade, na organização, ecologia, e realização pessoal.
É uma forma de traduzir moral em atos humanos, que são na sua quase totalidade, atos relacionais, esses podem ser influenciados pela personalidade.
O capítulo III do código de ética do administrador consiste em orientar o gestor quanto sua responsabilidade, dever e papel a ser assumido não apenas no mundo corporativo, mas no ambiente profissional, legal, social e no meio ambiente. É dever do administrador exercer a profissão com diligência, honestidade, zelo, prezando a moral e a ética, em busca da eficiência.
Atentar-se quanto à importância em atualizar-se constantemente, e buscando os benefícios da ciência e tecnologia, sempre prezando os valores ambientais e sociais.
Jamais deve faltar atenção e respeito a outros, independentemente de qualquer diferença, seja ela social, cultural, raça, profissão. Criar a melhor condição de trabalho a seus subordinados, e sempre está atento às condições de segurança.
Quanto ao cliente, o administrador deve ter uma postura transparente, e manter um relacionamento de fidelidade, tendo ética nas informações que receber do mesmo mantendo-se sigiloso. É vedado ao administrador negligenciar os princípios e as obrigações contidas nesse código e ao Conselho Federal e Regional, assim como ausência da apresentação de documentos e omitir a verdade nos mesmos.
Cabe ao administrador a posição de contribuinte do fortalecimento do País, sendo responsável em sua gestão em propugnar pelo desenvolvimento da sociedade e das organizações.
Pesquisa feita por Natalanei Estevam Silva
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