domingo, 22 de junho de 2008

CÓDIGO DE ÉTICA DO ADMINISTRADOR


Código de Ética do Administrador



Não existe sociedade que desenvolva consolidada por muito tempo, que tenha uma política firme, que ofereça qualidade de vida a seus membros, que atraia respeito de todos, que seja reconhecido por seus próprios méritos, nem profissional que se determine pelo produto de seu trabalho sem que a Ética seja a base construtora e consolidadora, fortalecendo, e dando a sua estrutura o suporte para tempestades, essa base suportará o crescimento e irá garantir a sobrevivência seja da organização, ou da sociedade. A importância da ética mostra se também quando observamos os grupos, seja no campo empresarial, familiar, militar, num campo religioso, cultural, sem ela não existe estrutura permanente.



"Ética é um dos instrumentos de que o homem lança mão para garantir a convivência social. É a reflexão crítica sobre o comportamento humano. Reflexão que interpreta, discute e problematiza os valores, princípios e regras morais, à procura do "bom" para a vida em sociedade."
Daniele Pompei Sacardo


Dos Deveres


Administração consiste como processo para criar o ambiente interno adequado, a fim de que o esforço organizado atinja os objetivos grupais. Com intenção de criar esse ambiente, cabe ao Administrador cumprir entre todos os capítulos as contidos no Código de Ética do Administrador, o que se refere aos Deveres.
Esse capítulo mostra posicionamentos e obrigações que devem ser assumidos pelo Administrador em função das decisões que são tomadas, esses posicionamentos tem um papel fundamental na vida, na sociedade, na organização, ecologia, e realização pessoal.
É uma forma de traduzir moral em atos humanos, que são na sua quase totalidade, atos relacionais, esses podem ser influenciados pela personalidade.
O capítulo III do código de ética do administrador consiste em orientar o gestor quanto sua responsabilidade, dever e papel a ser assumido não apenas no mundo corporativo, mas no ambiente profissional, legal, social e no meio ambiente. É dever do administrador exercer a profissão com diligência, honestidade, zelo, prezando a moral e a ética, em busca da eficiência.
Atentar-se quanto à importância em atualizar-se constantemente, e buscando os benefícios da ciência e tecnologia, sempre prezando os valores ambientais e sociais.
Jamais deve faltar atenção e respeito a outros, independentemente de qualquer diferença, seja ela social, cultural, raça, profissão. Criar a melhor condição de trabalho a seus subordinados, e sempre está atento às condições de segurança.
Quanto ao cliente, o administrador deve ter uma postura transparente, e manter um relacionamento de fidelidade, tendo ética nas informações que receber do mesmo mantendo-se sigiloso. É vedado ao administrador negligenciar os princípios e as obrigações contidas nesse código e ao Conselho Federal e Regional, assim como ausência da apresentação de documentos e omitir a verdade nos mesmos.
Cabe ao administrador a posição de contribuinte do fortalecimento do País, sendo responsável em sua gestão em propugnar pelo desenvolvimento da sociedade e das organizações.

Pesquisa feita por Natalanei Estevam Silva

Nenhum comentário: