quinta-feira, 26 de junho de 2008

Luiza Helena Trajano


Pesquisa sobre: Luiza Helena Trajano


Nome: Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues

Casada, mãe e mulher... Uma grande Administradora brasileira.



Porque pode ser considerada uma grande Administradora no Brasil?

Palavra Chave: INOVAÇÃO
Foi a primeira a fazer vendas virtuais pela Internet em 1992 (mal se ouvia falar na rede) em todo o território Nacional.Ousou nas mudanças internas: interagindo constantemente com funcionários e fez um enxugamento hierárquico. Realizou uma política salarial em que todos os contratados – de faxineiros a gerentes – têm participação nos lucros.
Resultado: o faturamento tem crescido mais de 20% ao ano. De 30 lojas, em 1991, hoje são mais de 253 espalhadas por todo o Brasil.
Hoje é requisitada por empresas e universidades para falar sobre suas inovações gerenciais, o segredo não é trabalhar demais. “O importante é delegar tarefas”, diz ela, que nas horas de folga gosta de pilotar sua lancha com a família – é mãe de três filhos universitários e comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza e outras empresas integradas a sua holding.
Em 1991, com a necessidade de criar uma holding ela assumiu o cargo de superintendente do Magazine Luiza. Há ainda a rede de eletrodomésticos Magazine Luiza S/A, que a holding administra e outras empresas como Meta Veículos Ltda, Ubervel Uberaba Veículos e Peças Ltda, Consórcio Nacional Luiza S/C Ltda, Castelo Empreendimentos Imobiliários Ltda e Luiza Factoring Fomento Mercantil Ltda.
Programou as vendas virtuais, desde 1992, foi levada para a Internet, o que projetou uma rede ampliada e um site totalmente seguro, com mais de cinco mil produtos, fácil de navegar e com banco de imagens próprio.
O magazineluiza.Com é o único do varejo on-line que conta com uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que facilita a compra através do atendimento on-line e conteúdos prontos.
Em 2004 como superintendente negociou e realizou a compra da rede Arno, no Rio Grande do Sul, que possuía 51 lojas.
Também inaugurou quatro lojas virtuais na zona leste de São Paulo.
Outras lojas foram inauguradas completando o número de 253 lojas. Em 2005 outras três redes foram adquiridas no Estado de Santa Catarina – Base, Madol e Kilar, e a empresa passou a contar com 350 lojas no total.
Como conseguiu traçar a sua meta?
Transformar uma rede de lojas localizadas em Franca, interior do Estado de São Paulo, em uma rede ampla e estruturada para concorrer frente a frente com gigantes do segmento de varejo como: Casas Bahia e Ponto Frio e Lojas Marabrás.

Desde jovem era uma profissional aplicada e competente, demonstrando amadurecimento e profissionalismo nos diversos cargos que ocupou dentro da empresa. Setores como cobrança e vendas, até se tornar Superintendente do Magazine Luiza, um cargo ocupado anteriormente por seu pai.


Filosofia do Magazine Luiza by Luiza Helena Trajano


Implantou no Magazine Luiza a paixão que as pessoas têm pelo trabalho, pela alegria de fazer o que fazem e pelos valores que cultuam. Por isso, para conhecer o Magazine Luiza, basta conhecer as pessoas que trabalham na rede, como pensam, agem, se comportam e em que acreditam. Os valores apresentados são transparência, honestidade, respeito e cortesia permeiam todas as decisões da empresa.


Curiosidades de Luiza e do Magazine Luiza.
Pontos positivos de uma Administração de Sucesso.

'''Luiza''' – este é o tratamento é dado por todos funcionários e clientes, recebe clientes e funcionários de suas lojas e suas salas não têm divisórias. Aposta no relacionamento pessoal e tornou sua característica na empresa. Oferecendo um crédito fácil e rápido com taxas de juros pequenas e prestações amenas aos clientes que possuem baixa renda que conquistou o posto de queridinha do varejo.

Hoje '''Luiza''' é considerada como exemplo de sucesso pelos estudantes de administração, que vêm realizando cada vez mais trabalhos acadêmicos sobre a sua atuação empresarial.

Premiações e homenagens

2000 – Homenageada na promoção “OS BEM SUCEDIDOS 2000” pelo Bovespa, a primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio.
2001 – Prêmio “Antônio Proost Rodovalho” concebido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Foi a primeira mulher a receber a honraria.
2002 – Prêmio Empreendedor do ano concedido pela Ernst & Young na categoria Comércio.
2003 – Premiada como a empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos segundo pesquisa da Revista Carta Capital
2003 – “Líder Empresarial Setorial” concedido no Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil.
2004 – Recebeu do CRA (Conselho Regional de Administração) o Prêmio de Administrador Emérito 2003.
2004 - A superintendente Luiza Helena recebeu o prêmio “As mulheres mais influentes do Brasil" criado pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil. Foram 26 categorias premiadas, entre elas INDÚSTRIA E VAREJO no qual a executiva foi o destaque.
2004 – Recebeu pela editora Três o Prêmio Empreendedora do Ano - Revista Isto É.


Pesquisa feita por: Samara Andressa Almeida Souza

Nenhum comentário: