quinta-feira, 26 de junho de 2008

Phillip Wojdyslawski


Pesquisa sobre: Phillip Wojdyslawski



Phillip Wojdyslawski - Um administrador competente em momentos de crise.

Presidente: Sr. Phillip Wojdyslawski é o atual presidente administrativo da videolar, Brasileiro casado e com muitas perspectivas para o sucesso de sua carreira.
Como iniciou na empresa: O mesmo foi convidado pelo fundador da videolar Sr. Lírio A. Parisotto para ser seu sócio, estava longe de imaginar, que um dia viria a substituí-lo na Presidência Executiva.

Porque ele é considerado um grande administrador brasileiro?

Por ser um Homem comum no meio de tantos outros e que teve a oportunidade de poucos, por ter assumido a Presidência de uma Empresa grandiosa como a Videolar. Sr. Phillip esteve ao lado de seu fundador Sr. Lírio A. Parisotto e pode ver de perto a origem de um sonho que começou com uma simples loja instaladora de som em carros e ambientes.

FALA DO PRESIDENTE: Foco na eficiência

‘Já sabendo da posição que viria a ocupar, passei a ter presença bem mais intensa à frente dos negócios. Enfim, foi um tempo de transição, necessário e enriquecedor. Creio não poder deixar de assinalar, aqui, que um empreendimento da dimensão da Videolar não comporta mudanças bruscas e nem seria o caso dada as posições conquistadas ao longo de duas décadas. Assim, o direcionamento estratégico não será norteado por uma mudança de valores, filosofia e posicionamento, mas pela busca incessante de uma nova eficiência, exigida pelos imperativos da globalização e pelas peculiaridades do ambiente brasileiro.”
Há na empresa um duplo movimento nesse sentido. Um voltado para dentro, a envolver todos os elos da cadeia de produção, distribuição e comércio eletrônico. Significa mais investimentos em pessoas, sistemas e desenvolvimento tecnológico. Significa mais integração e planejamento, com melhores resultados nos trabalhos em equipe e individual. Significa economia de custos e maior competitividade.
O segundo movimento, de dentro para fora, é traduzido na eficiência cada vez mais voltada para a satisfação permanente do cliente, a qualidade de serviços e a transparência. Não podemos apenas responder às demandas dos públicos com os quais nos relacionamos. Precisamos superar expectativas, exceder as metas delineadas. É em função disso que estamos trabalhando para que a Videolar opere em moldes de eficiência plena por meio de um sistema que maximize o desempenho de suas operações.
Na realidade, trata-se de uma mesma linha de continuidade e renovação. Continuidade, porque a eficiência agora almejada é um processo evolutivo consolidado e traduzido na excelência de tudo o que a Videolar tem feito. Renovação porque avanços são necessários. Vivemos grandes transformações nos mercados em que atuamos. O mundo globalizou-se e as inovações, em especial, no campo da tecnologia revolucionou as dimensões da competição. No mercado de mídias, elo forte dos nossos negócios, a emergência da concorrência ilegal, baseada na pirataria e no contrabando, modificou radicalmente a noção de competitividade. Empresas informais e consumidores não esclarecidos transformaram-se em fatores de erosão da estabilidade de empresas que pagam impostos e cumprem com suas obrigações legais, corroendo a lucratividade e ameaçando os postos de trabalho. Especialmente, em 2007 esse fenômeno causou prejuízos à lucratividade da Videolar, particularmente no segmento de mídias gravadas. Diante das ameaças, reagimos com investimentos, melhoria da nossa capacidade produtiva e diversificação de negócios, modernizando ainda mais o sistema de gestão. Na presidência do Conselho de Administração, Lírio A. Parisotto, dará novo dinamismo ao planejamento estratégico e à criação de novos negócios para assegurar a continuidade do crescimento e liderança da empresa. Da minha parte, o desafio é organizar e estruturar processos eficazes ajustados aos imperativos do presente e do futuro. Por processos eficazes, entenda-se uma postura pragmática, que envolva todos os nossos colaboradores e se reflita em eficiência no relacionamento com nossos clientes. O propósito é fazer da eficiência um diferencial competitivo, um recurso intrínseco à cultura organizacional Videolar. ”Estou convencido de que teremos êxito. No curso da sua história, a Videolar soube adaptar-se às muitas mudanças da economia e dos mercados. Soube inovar e assumir posições de vanguarda. Soube sustentar e ampliar conquistas. É exatamente o que está fazendo nesse momento em que a palavra de ordem é eficiência sob todos os ângulos. Para 2008, as perspectivas mais do que otimistas são concretas. O consistente desempenho da economia não deixa margem a dúvidas.”
Na Videolar, estou convicto de que iremos superar os resultados alcançados no ano passado. O comprometimento dos nossos colaboradores e a confiança dos nossos clientes são as forças e energia construtiva do processo de adequação ao mercado que começa a sair do planejamento para a prática. O meu empenho é corresponder às expectativas de todos e, em especial, a confiança em mim depositada pelo fundador e presidente do Conselho de Administração da Videolar.

O que fazer quando sua empresa pode ser vista como um dinossauro coorporativo?

Antes de se fazer esta pergunta o presidente da Videolar – empresa originalmente especializada no ramo fitas, VHS, DVD e CD. Antes de ser eminente o descontrole há o investimento em outros meios, como investir US$ 100 milhões em uma fábrica de polipropileno biorientado (Bopp), plástico usado em embalagens flexíveis, em Manaus. Esse plástico é usado, por exemplo, pela indústria alimentícia e para embalar os produtos da própria Videolar.

Para um administrador admitir que:
“A queda nas vendas da mídia gravada está nos prejudicando na carne". Mostra a grandeza de admitir que em momentos de crise não devem ser ocultados e o e quando o reinventar é necessário.
"O mercado de mídias graváveis vai ter uma vida mais prolongada", afirmou o presidente da Videolar, Wojdyslawski. “Ele não é ligado diretamente ao entretenimento, mas ao armazenamento de dados como um todo. Isso mostra o empreendedorismo da Videolar”.
Ainda assim de faturamento da companhia no ano passado foi grande, mas ficou bem abaixo dos 31,2% de receita (perdidos pela indústria brasileira da música). Fator decorrente da pirataria e de dowloads de CDs e DVDs que baixados pela Internet.
Mesmo com o assedio por bancos para abrir o capital. Visou à impossibilidade atual do mercado.
Após planejamentos e estudos percebeu que o mercado iria trilhar caminhos incertos desde que começou a pirataria de CDs.
Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano que vem, a fábrica de Bopp vai gerar 160 empregos diretos e indiretos. Ela terá duas linhas de produção, com capacidade de 75 mil toneladas por ano. O mercado brasileiro consome 130 mil toneladas por ano.
Com todo o conhecimento e crise atual, a necessidade de “apertar” o cinto devido diversos fatores, e constituir lucro no final, considero o Sr. Phillip Wojdyslawski um dos grandes administradores brasileiros.


Pesquisa realizada por: Eliane Volpe

Nenhum comentário: