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Henri Matisse (1869 - 1954) Henri
Matisse (1869 - 1954) foi um importante pintor, escultor, artista gráfico e
desenhista do século XX, chegando a dividir a fama, com Picasso, de um dos mais
importantes pintores do século. Seus
trabalhos em pinturas baseiam-se principalmente na importância das cores puras,
que possuíam grande expressividade. Sonhava com uma “ arte de equilíbrio, de
pureza e serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes “,
declaração pela qual seria bastante incompreendido (visto, por exemplo, como
um artista que distanciava-se dos temas de sua época, apesar de sempre
salientar que a figura humana era seu principal interesse). Matisse
começou a estudar pintura em 1891, após largar uma carreira jurídica.
Procurou Adolphe- William Bouguereau (1825 -1905), tendo logo abandonado o
professor acadêmico em nome de outro: Gustave Moreau. Em suas aulas conheceria
outros artistas que seriam importantes em parcerias futuras. Posteriormente
aproximou-se da maneira de pintar Impressionista (a partir de 1896) e após
1899, tendia para o Neo-Impressionismo, com obras como “ Luxo, Calma e Volúpia
“, de 1904-1905. Por essa época
começa a ser influenciado pelas pinturas de Cézanne (provavelmente orientado
por Camille Pissarro), iniciando suas próprias pesquisas sobre a importância
das cores e do equilíbrio entre as matizes e da clareza de formas, que
marcariam profundamente seu trabalho. Após uma
exibição no Salão dos Autônomos, em Paris, juntamente com artistas como
Albert Marquet, André Durain e Maurice Vlaminck, entre outros, cria o grupo
Fauves (denominação dada pelo crítico Louix Vauxcelles, significando “
feras “). Era um grupo com características expressionistas e que reagia
contra o Impressionismo e o divisionismo, especialmente quanto ao seu
mecanicismo na divisão das cores. Matisse, por exemplo, apesar de tanto quanto
o divisionista Seraut acreditar na importância do relacionamento das cores,
divergia dele principalmente quanto à divisão das cores em pontos,
procedimento que “ retirava a vida “ de uma pintura. “ O
quarto vermelho “, de 1908- 1909 é um bom exemplo da ligação de sua obra
com os fauves, com a exuberância de cores e justaposição de objetos
desenhados. Na época da curta duração dos Fauves (1905-1908), conheceu
Picasso. “ Retrato
de Madame Matisse “, de 1913 ou “ O Pintor e Seu Modelo “, de 1917, são
outras amostras de sua obra. Influenciado pelas cores exuberantes do clima mais
quente da Riviera (onde a partir de 1917 passava grande parte de seu tempo),
seus trabalhos ganham mais sensualidade, pintando temas como odaliscas. “ Dama
de Azul “, de 1937, é um exemplo dessas obras, com suas cores destacadas como
azuis, amarelos e vermelhos. Após duas
operações de câncer no duodeno, Matisse passou seus últimos anos
hospitalizado, cuidado por enfermeiras em camas ou cadeira de roda. Entretanto,
continuou trabalhando, sendo provavelmente um dos artistas cujas últimas produções
eram mais alegres. Acredita-se que um de seus principais trabalhos tenham sido
realizados entre 1949 e 1951. Em agradecimento às freiras dominicanas que
cuidaram de sua enfermidade, desenhou todos os detalhes da Capela do Rosário,
em Vence. Destacam-se as pinturas nas paredes, as janelas coloridas de vidros e
até esculturas como “ Crucifixo “ . Nesse ponto
cabe ressaltar a importância da escultura para Matisse que, apesar de não
dedicar-lhe tanta atenção quanto à pintura, foi bastante significativa para
sua carreira. Em suas primeira peças era bastante influenciado por Rodin,
conforme demonstra “ O Escravo “ de 1903. |