Matisse

 

 

Up

Henri Matisse (1869 - 1954)

Henri Matisse (1869 - 1954) foi um importante pintor, escultor, artista gráfico e desenhista do século XX, chegando a dividir a fama, com Picasso, de um dos mais importantes pintores do século.

Seus trabalhos em pinturas baseiam-se principalmente na importância das cores puras, que possuíam grande expressividade. Sonhava com uma “ arte de equilíbrio, de pureza e serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes “, declaração pela qual seria bastante incompreendido (visto, por exemplo, como um artista que distanciava-se dos temas de sua época, apesar de sempre salientar que a figura humana era seu principal interesse).

Matisse começou a estudar pintura em 1891, após largar uma carreira jurídica. Procurou Adolphe- William Bouguereau (1825 -1905), tendo logo abandonado o professor acadêmico em nome de outro: Gustave Moreau. Em suas aulas conheceria outros artistas que seriam importantes em parcerias futuras. Posteriormente aproximou-se da maneira de pintar Impressionista (a partir de 1896) e após 1899, tendia para o Neo-Impressionismo, com obras como “ Luxo, Calma e Volúpia “, de 1904-1905.

Por essa época começa a ser influenciado pelas pinturas de Cézanne (provavelmente orientado por Camille Pissarro), iniciando suas próprias pesquisas sobre a importância das cores e do equilíbrio entre as matizes e da clareza de formas, que marcariam profundamente seu trabalho.

Após uma exibição no Salão dos Autônomos, em Paris, juntamente com artistas como Albert Marquet, André Durain e Maurice Vlaminck, entre outros, cria o grupo Fauves (denominação dada pelo crítico Louix Vauxcelles, significando “ feras “). Era um grupo com características expressionistas e que reagia contra o Impressionismo e o divisionismo, especialmente quanto ao seu mecanicismo na divisão das cores. Matisse, por exemplo, apesar de tanto quanto o divisionista Seraut acreditar na importância do relacionamento das cores, divergia dele principalmente quanto à divisão das cores em pontos, procedimento que “ retirava a vida “ de uma pintura.

“ O quarto vermelho “, de 1908- 1909 é um bom exemplo da ligação de sua obra com os fauves, com a exuberância de cores e justaposição de objetos desenhados. Na época da curta duração dos Fauves (1905-1908), conheceu Picasso.

“ Retrato de Madame Matisse “, de 1913 ou “ O Pintor e Seu Modelo “, de 1917, são outras amostras de sua obra. Influenciado pelas cores exuberantes do clima mais quente da Riviera (onde a partir de 1917 passava grande parte de seu tempo), seus trabalhos ganham mais sensualidade, pintando temas como odaliscas. “ Dama de Azul “, de 1937, é um exemplo dessas obras, com suas cores destacadas como azuis, amarelos e vermelhos.

Após duas operações de câncer no duodeno, Matisse passou seus últimos anos hospitalizado, cuidado por enfermeiras em camas ou cadeira de roda. Entretanto, continuou trabalhando, sendo provavelmente um dos artistas cujas últimas produções eram mais alegres. Acredita-se que um de seus principais trabalhos tenham sido realizados entre 1949 e 1951. Em agradecimento às freiras dominicanas que cuidaram de sua enfermidade, desenhou todos os detalhes da Capela do Rosário, em Vence. Destacam-se as pinturas nas paredes, as janelas coloridas de vidros e até esculturas como “ Crucifixo “ .

Nesse ponto cabe ressaltar a importância da escultura para Matisse que, apesar de não dedicar-lhe tanta atenção quanto à pintura, foi bastante significativa para sua carreira. Em suas primeira peças era bastante influenciado por Rodin, conforme demonstra “ O Escravo “ de 1903.