sábado, 20 de dezembro de 2008

Vantagens, desvantagens e desafios da terceirização de desenvolvimento de software.

Por: André Luiz de Paula Leite
IBTA: Engenharia de Software SOA – 09
Disciplina: RUP
Professor: Gustavo Grilo
Data: 29/11/2008

Introdução

A terceirização do desenvolvimento de software vem mudando a forma de se fazer tecnologia nesses últimos anos e com um crescendo constantemente. Com objetivos de reduzir custos, melhorar o nível dos serviços prestados com uma maior produtividade e especialização, as empresas vêm adotando essa pratica ao invés da contratação dos profissionais em regime CLT e desenvolvimento interno. Isso pode ser uma boa vantagem competitiva mais é preciso muito cuidado.
As empresas contratam consultorias especializadas em uma determinada tecnologia ou serviço, que disponibiliza profissionais para serem alocado internamento ou desenvolvem o produto em uma fabrica de software. Alguns aspectos serão levantados como as vantagens e desvantagens de adotar essas práticas exemplos de empresas que aderiram ou não.

A terceirização não deve ser vista somente como redução de custos, mas como alternativa para o controle de custos, tão pouco ela deve ser vista como uma forma de se livrar de um problema. Há alguns fatores que são motivadores para a terceirização. O primeiro é o econômico, mas só isso não basta, é preciso que haja a combinação de outros fatores, como a qualidade dos serviços, a confiabilidade do parceiro e a abrangência. Mas nem sempre terceirizar é uma decisão fácil. Já o que é “core business” (negócio principal) não deve ser terceirizado, mantendo o controle do negócio, terceirizando apenas a mão de obra qualificada.

É preciso ter certeza de que o fornecedor possui escala para atender adequadamente as necessidades, em questões de quantidade de mão de obra, qualidade, tecnologia adequada, comprometimento, conhecimento do negócio e flexibilidade nos contratos.

Muitas empresas como o grupo JBS, líder no mercado de alimentos do Brasil e maior exportador de carnes do mundo, acredita que terceirizando serviços de software se tem menos comprometimento e deficiência na análise de negócio da empresa, eles mantêm uma equipe de 30 programadores contratados como CLT para o desenvolvimento do ERP interno, sistemas web e BI. Quando a JBS necessita de um profissional para um serviço específico e temporário, recorre à terceirização por um período de três meses no máximo.

Os grandes bancos nacionais tendem a ser mais seletivos, terceirizando atividades que apresentem menos riscos. Segundo estudos feitos internamente, chegaram à conclusão que a economia com a terceirização de softwares seria entre 15% a 20%, muito pouco em comparação aos riscos que iriam correr. Ainda falta muita maturidade aos grandes fornecedores, conta um CIO.

A Nasscom (associação nacional de empresas de software e serviços), afirma que as empresas de terceirização da Índia já estão enfrentando aumento nos custos, incluindo a mão-de-obra, além da competição de empresas de serviços mundiais que estão construindo centros na Índia. Os grandes grupos multinacionais perceberam que a redução de custos pode ser conseguida no próprio Brasil, com uma série de vantagens: menor diferença de fuso horário, proximidade do modelo de negócios e qualidade superior à dos produtos indianos. O Brasil também tem se saído bem em relação aos concorrentes latino-americanos porque tem um atrativo a mais – um gigantesco mercado interno.

Vantagens da terceirização de softwares:

Terceirizar o desenvolvimento e manutenção de um software geralmente custa menos do que desenvolver internamento, ter uma equipe interna qualificada para cada tipo de projeto é muito custoso, hoje o tipo de contratação CLT se paga muito imposto e custos adicionais, treinamentos de tecnologias novas ou algo específico como dispositivos móveis.
O desenvolvimento em uma fabrica pode ser mais rápido utilizando um processo ágil como o scrum ou mais completo como o RUP, reaproveitamento da experiência com outros clientes do mesmo segmento e bibliotecas de código reutilizáveis.
Para um cliente é mais cômodo exigir um nível de qualidade da fabrica de software e a entrega do produto no prazo determinado, caso contrário muitas vezes é recorrido a justiça.

Desvantagens da terceirização de softwares:

Falta de comprometimento dos profissionais que atuam nas consultorias e fabricas de software com a empresa contratada, pois eles não vivem os valores no seu dia a dia. Geralmente são profissionais contratados como pessoa jurídica ou cooperados que podem a qualquer momento mudar de emprego e projeto.
Dificuldade da consultoria de entender e absorver o negócio e processos internos de seus clientes, devido à má comunicação entre funcionários e terceiros, os próprios funcionários não sabem explicar os problemas ou acham que documentação e analise não são necessários.
O mundo atual dos negócios apresenta uma característica clara: a constante necessidade de mudança. Neste contexto, é fundamental que os contratos de terceirização reflitam esta característica e, portanto, tenham a necessária flexibilidade para acomodar as inevitáveis mudanças nas necessidades dos negócios.
A falta de confiabilidade ao fornecer informações da empresa que irão ser entregues a empresas terceiras como o banco de dados, relatórios e documentos e a dificuldade de garantir a qualidade do código desenvolvido.

Conclusão:

As empresas de todos os segmentos estão adotando as parcerias com especialistas para gerir a sua área de Tecnologia da Informação. Hoje, a maioria das grandes companhias tem algum processo terceirizado.
Essa tendência pode proporcionar resultados positivos ou descontentamento para as empresas e profissionais, antes de adotar uma decisão é preciso fazer uma analise comparando as vantagens de desvantagens e o impacto que isso causará adotar as melhores praticam na escolha de parceiros adequados e medir o nível do resultado obtido.


Referências:

A terceirização e o desenvolvimento de sistemas de informação numa empresa recém privatizada.
Raquel Oliveira Xavier (PROPAD/UFPE)
José Rodrigues Filho (PROPAD/UFPE)

07/02/ 2008 – O que mudar para melhorar a terceirização de serviços de TI
Presidente da Booz Allen Hamilton do Brasil. Líder da Prática de Indústrias, América do Sul.
http://computerworld.uol.com.br/gestao/leticia_costa/idgcoluna.2008-01-07.6837298613/

11/08 2008 - Focando em software, Indianas querem US$ 12 bilhões até 2015
IDG News Service
http://computerworld.uol.com.br/terceirizacao/2008/08/11/indianas-focam-em-software-e-preveem-receita-de-us-12-bi-ate-2015/

22/06/2007 – Vantagens do Outsourcing em TI
Miguel Ruiz
http://imasters.uol.com.br/artigo/6428/gerencia/vantagens_do_outsourcing_em_ti/

04 /04 /2006 - Terceirização de TI é realidade para 42% das empresas
COMPUTERWORLD
http://computerworld.uol.com.br/terceirizacao/2006/05/04/idgnoticia.2006-05-04.8399935439/

18/01/2006 - A Índia é aqui
Cristiane Barbieri
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/435/ecommerce/india_aqui.htm

14/07/2008 - Até pequenos negócios aderem à terceirização
Valor Econômico
http://www.sebrae-sc.com.br/newart/default.asp?materia=16113

15/07/2008 - Terceirizar é uma boa opção?
Carlos Ossamu , da Info CORPORATE
http://info.abril.com.br/corporate/outsourcing/terceirizar-e-uma-boa-opcao.shtml

2 comentários:

  1. Tudo esta mudando agora com o SaaS, software como serviço em cloud computing, agora parece que ficou um serviço mais serio. empresas como Global Data e Kjump parecem extremamente serias e comprometidas a entregar o software com serviço com um bom SLA

    ResponderExcluir