quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meus escritos, gerando frutos...

Costumo fazer pesquisa com o meu nome no Google. Em uma dessas buscas, eu descobri o texto da professora Cristina (postado abaixo). O trabalho de assessoria que realizei em Marabá/PA, em 2002, foi bastante significativo para mim. Lendo a publicação da professora, percebi que o trabalho havia sido significativo também para os professores que participaram do curso. Confira o texto da professora, postado abaixo.

PEDAGOGIA DE PROJETOS
Texto de Cristina Arcanjo

Publicado em setembro de 2010 ~> http://professoracristinaarcanjo.blogspot.com

Em maio de 2002 participei de uma formação sob a coordenação da professora Adriana Gandin. A temática era pedagogia de projetos. Na época eu tinha apenas um ano e meio de experiência como docente e a formação veio muito oportuna, pois me ajudou a incrementar minhas aulas além de esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre a ação docente.

Há pouco tínhamos discutido sobre avaliação e algumas questões não queriam calar: “O que então, por no lugar das notas, dos conteúdos preestabelecidos? Que coisas nossas crianças e adolescentes precisam realmente aprender e discutir?”

Considerando esses questionamentos percebemos que através da metodologia de projetos seria possível dinamizar a ação docente na sala de aula e (re)significar os conteúdos que a escola ministra, isto porque, segundo a autora, o trabalho com projetos:

  • Abre a perspectiva para a construção do conhecimento a partir de questões reais;
  • Incentivam atitudes de cooperação, solidariedade, responsabilidades, respeito ao outro;
  • Permite á criança desfrutar o que vai aprendendo, a partir de atividade significativa;
  • Favorece a elaboração de conclusões e descobertas grupais, dentre outras vantagens.

ESQUEMA DE UM PROJETO

1. INCENTIVO
2. FORMULAÇÃO DO PROPÓSITO
3. PLANO COOPERATIVO (O que queremos pesquisar? Para que queremos? Como iremos fazer?)
4. DESENVOLVIMENTO
5. CULMINÂNCIA
6. AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

O PAPEL DO DOCENTE DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  • Especificar o fio condutor (O que se pode aprender com o projeto)
  • Buscar materiais
  • Estudar e preparar o tema
  • Envolver os componentes do grupo
  • Destacar o sentido atual do projeto
  • Manter uma atitude de avaliação
  • Recapitular o processo seguido

Nenhum comentário: