segunda-feira, 31 de maio de 2010

Análise do filme A Onda

O filme A Onda dirigido por Denis Gansel traz como mensagem principal as principais características do fascismo e de como o poder de uma ditadura foge ao controle das massas influenciadas pelos ideais de um líder que detêm o poder da comunicação.

É uma história que poderia ocorrer em qualquer nação organizada socialmente, principalmente naquelas mobilizadas pelos meios de comunicação em massa.

Impressiona como o aluno Tim mergulha de cabeça na trama e passa a adotar aos poucos ações cada vez mais violentas, utiliza símbolos com armas no site do grupo e ele próprio porta uma arma que diz ser de brinquedo mas que ao final do filme é utilizada para ferir um colega e cometer suicídio por não aceitar o fim do movimento.

O professor levou ao limite o ensinamento, fazendo com que os alunos vivenciassem na prática o assunto passado em aula, o que nos abre caminhos para discutir seu papel na sala de aula e sua capacidade de formar opinião e abrir mentes.

Ao final do filme o professor é preso por difundir uma idéia da mesma maneira que a mídia de massa faz, o contexto é o mesmo, porém o resultado não é o desejado pelo poder atual. Nos dias de hoje o professor é preso, mas anos atrás outro líder nazista era idolatrado.

Um comentário:

  1. Adriano, muito bom o teu comentário. Tua forma de escrever melhorou muito desde o início da discplina.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir