terça-feira, 15 de maio de 2007

O Lambari na Billings

A nossa Represa Billing´s, bem como o Riacho Grande, começam a dar esperanças ao nosso amigo pescador, os Lambaris e Sagüirus, estão se mantendo firmes, proliferando e aumentando números em toda sua extensão.
Como nos velhos tempos, os Lambaris estão de volta, esperando por serem fisgados no anzol dos pescadores. Isto é realmente um bom sinal, pois significa que a água melhorou e as condições de sobrevivência dos nossos peixes consequentemente melhoraram; sem contar que pescar um Lambari sempre foi e ainda será o prazer e a alegria de muitos pescadores.
Sua pesca não exige materiais caros, basta uma varinha fina de bambu com mais ou menos 03 (três) metros, linha 0,20 mm do tamanho da vara, anzol mosquito e chumbinho tipo arroz ou bolinha. O pescador poderá utilizar também, uma pequena bóia; apesar do seu pequeno tamanho é muito esperto e pode tomar-se um ágil ladrão de iscas, o que torna sua pescaria uma atividade divertida, ao mesmo tempo em que serve para aguçar os reflexos do pescador.
Nas iscas podem ser usadas às minhocas, larvas (bichinho da laranja), cupins, arroz cozido, massa caseira e o macarrãozinho. Porém, a grande novidade são os chicotes, constituídos de 05 (cinco) anzóis mosquitos, compostos com uma miçanga amarela, bem parecida com uma quirela, para confundir o Lambari, tornando-se uma ótima opção de pesca. Outra opção é o siriri artificial que também funciona muito bem no chicotinho.
O conjunto pode ser formado por 01 (uma) vara ultra-light de 01 a 06 lbs, linha entre 0,15 a 0,20 mm, de preferência com duas seqüências de chicotes, ou seja, 10 (dez) anzóis e o chumbinho na ponta.
Hoje vários locais são procurados, desde em baixo da ponte do Riacho Grande, no km 28, sentido ABC x Santos, como na região das balsas, vários pontos da Estrada Velha ou mesmo na Rodovia Índio Tibiriçá.
O sistema consiste em arremessar uns 20 (vinte) metros e fazer o recolhimento, alternando o sistema e a velocidade, bem como fazer algumas paradinhas e logo maniveladas, enfim, cabe ao pescador descobrir o ponto em que o peixe está atacando.
Uma outra dica, o melhor horário para este tipo de pescaria é das 06h00, quando vai começar a clarear, até as 08h00. Enfim, mais uma opção que o pescador tem, como nos velhos tempos que ainda podem trazer muita alegria, pois o peixe está bem próximo a nós.
Fonte:
www.horadopescador.com.br

Nenhum comentário: