‘Apuí, a Lenda do Amor’

‘Apuí, a Lenda do Amor’
“Conta-se que em tempos distantes, bem no começo da formação das tribos Apurinã e Tikunã, apenas separados pelas margens do rio Javari. Tupã mandou duas estrelas de presente, uma para cada tribo. Na tribo dos Apurinã nasceu à estrela índia Anair, filha do grande guerreiro Ierê. A índia Anair era tão bela como a flor do ipê e seus cabelos perfumados tinham o cheiro do caju, seu corpo elegante e olhar negro, seu andar tinha a leveza das garças da margem do rio Javari, e todo meiguice do beija-flor, que tem em suas plumas a cor do arco-íris. Na tribo dos Tikunãs nasceu o índio Tunacã, guerreiro forte, valente e famoso pelas suas batalhas. Anair e Tucanã se apaixonaram e se encontravam, sem o consentimento das suas tribos, pois não era permitido o casamento com tribos diferentes. Infelizmente o destino os separou e sobre a luz do luar, na calada da noite, eles se abraçaram na angústia da separação. Os grandes deuses e as ninfas dos rios tiveram pena dos jovens e naquele momento trovões e relâmpagos cruzaram o espaço, Anair e Tunacã saíram levados pela correnteza do rio. A felicidade entrou no coração dos jovens que nada viam e sentiam, pois, o seu amor a tudo superava. Tupã fez com que seus corpos fossem levados para o tronco de uma grande árvore e ali permanecessem em sono profundo, abraçados. Seus braços e corações entrelaçados permaneceram assim até as suas almas chegarem aos pés de Tupã e ele ordenou que seus corpos fossem transformados em cipó e que entrelaçassem o troco da árvore e dela sugassem a seiva para o seu sustento como vegetal, e que subisse ao galho mais alto e lá florissem e quem de suas flores e folhas provasse ficaria cheio de encanto e embriagado de amor.”

11º ErgoDesign-USIHC 2011

Este ano Manaus recebe o 11º ERGODESIGN - USHI e nós da Apuí Turismo estaremos juntos como parceiros para receber, hospedar, orientar, informar e conduzir  todos vocês que estarão chegando na cidade do "mormaço". É isso mesmo, Manaus é uma cidade muito quente por natureza, possui histórias desde os ares franceses que respirarão por aqui na  Belle Epoque da Paris dos Trópicos, que contribuiu  para o desenvolvimento do Brasil  que chegou até ofuscar a economia do café com o apogeu do ciclo da borracha. Manaus, é o principal centro financeiro e econômico da Região Norte, está entre as 4 cidades com maior PIB do país, aparece entre as 10 mais procuradas no turismo. É a capital do Estado do Amazonas, o principal destino no segmento de ecoturismo no Brasil pela suas características e atrativos naturais, que emocionam brasileiros e estangeiros com suas peculiaridades culturais. Gaiatos amazonidas, amazonenses, manauaras ou manauenses, donos de uma Terra sempe cobiçada e amada. Povo carismático, alegre, divertido, receptivo por natureza, que tem como herança, os traços dos seus ancestrais.
Manaus, Manaós, Manau, Vila da Barra,  que em 1669 surgiu de um pequeno povoado em volta de um Forte formado por dois canhões que guardavam as terras de invasores europeus que navegavam em suas caravelas em nosso Rio Mar. Hoje após 3 séculos nos gabamos ao receber  de Novembro a Abril cruzeiros de franceses, ingleses, alemães entre outros mil. Transatlânticos Internacionais que navegam pelas artérias do Rio Amazonas para dançar Boi Bumba, comer peixe jaraqui, tambaqui, tapereba, tucumã, pupunha.. ahh... não quer mais sair daqui! Conhecer as lendas amazonicas da Ilha de Marapata, muraquitã, iara e guaraná pode ate ir embora mais de fato, você vai querer voltar.
Congressista! o Amazonas aguarda vossa senhoria com muito entusiasmo e cheio de presentes para lhe dar, presentes esses que colherás pelos olhos, abrirás pelo coração e guardarás na memória.
Somos índios, cabocos, caboclos, mestiços e algumas misturas a mais. Temos os Rios Negro e Solimões, os maiores do mundo e as cachoeiras, corredeiras, igarapés, igapós, furos, paranás, assim como nos lagos o boto rosa e o tucuxi, vitória-régia, bicho preguiça, a amiga onça, os macaquinhos,  estão esperando por ti, mas não faz mal a eles não, se não o curumim e a cunhatã chamam o curupira ou pior o mapinguari.
Não fica com medo não tá é só pra assustar nós sabemos que você é do bem, a gente também!
Manaus e o Amazonas esperam você de braços abertos, vem.... mais vem logo!
Temos ainda a copa do mundo que ta vindo ai! Vem descobrir tudo que falei pra ti.

Autoria: Carlos Sidney
Título: "Feito agora pra você".

Carlos Sidney
Diretor Operacional da Apuí Amazon Tours e Guia de Turismo do Amazonas.

.................................................................................................................
APROVEITE OS PACOTES E ROTEIROS COM PREÇOS EXCLUSIVOS PARA OS CONGRESSISTAS, GARANTA A SUA . RESERVAS LIMITADAS!

*DIA 15 (DOMINGO) PASSEIO PELO ENCONTRO DAS ÁGUAS E LAGOS DAS VITÓRIAS-RÉGIAS


PASSEIO FLUVIAL PARA REGISTAR FOTOS FINALIZANDO COM ALMOÇO REGIONAL


PASSEIO DE CANOA NO LAGO DAS VITÓRIAS-RÉGIAIS


ESSE MESMO PASSEIO EM MAIO É REALIZADO EM CANOA DEVIDO A ÉPOCA DE CHEIA


Após o almoço, tempo livre para visitar uma loja de artesanato na selva

*DIA 17(TERÇA) E 18(QUARTA) CITY TOUR BY NIGHT

AMAZON BUS PASSEIO PANORÂMICO PARA CONHECER OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE 


O PASSEIO SERÁ FINALIZADO EM FRENTE AO TEATRO AMAZONAS COM TEMPO LIVRE PARA SE REUNIR COM OS AMIGOS NOS RESTAURANTES PRÓXIMO AO TEATRO AMAZONAS.




................................................................................................................................................................................................................
E PARA QUEM VAI ESTAR NA CIDADE NA SEXTA FEIRA UM PASSEIO PELA MARAVILHOSA BACIA DO RIO NEGRO ONDE PODERÃO VISITAR A COMUNIDADE INDÍGENA, MUSEU DO SERINGAL (CIDADE CENOGRÁFICA DO FILME 'A SELVA') COM LAZER NA PRAIA DO TUPÉ.