O ciclo PDCA, de Shewhart ou de Deming

O ciclo de PDCA, é uma maneira organizada de se fazer as coisas, seja na solução de um problema, seja na hora de se fazer algo novo ou até mesmo nas tarefas do dia-a-dia. A maioria das empresas que têm um sistema de gestão utilizam essa mesma seqüência, garantindo que o que se quis fazer ficou bem feito e que sempre será feito assim, a menos que se faça um novo PDCA para melhorar ainda mais.




O PDCA é a base da melhoria contínua em uma empresa e todos podem desfrutar dos seus benefícios quando aplicados não somente na empresa, como também na vida pessoal. Podemos resumir o PDCA da seguinte forma:

INGLÊS
PORTUGUÊS
P
Plan
Planejar
Entender exatamente o que se deseja ou qual é o problema. Fazer um plano para conseguir atingir o objetivo.
D
Do
Fazer uma prova
Executar o trabalho tal como foi planejado, anotando tudo que for relevante ao resultado final do trabalho.
C
Check
Verificar se a prova ficou boa
Observar os resultados. Se não estiver adequado, reiniciar do P.
A
Action
Padronizar
Se ficar bom, faça algo que garanta que a partir de agora sempre será feito dessa melhor forma.

Por exemplo: imagine que uma das nossas tarefas seja fazer bolo. Caso desejamos realizar essa tarefa seguindo os preceitos do ciclo PDCA, faríamos da seguinte maneira:

P - Planejar
Nessa primeira etapa vamos decidir qual o tamanho do bolo que será feito, o tipo e o sabor. Feito isso, buscaremos uma receita que se encaixe ao que desejamos. Em seguida, vamos documentar tudo que planejamos. Por que documentar? Ora, se todo o nosso planejamento não estiver escrito, nunca mais conseguiremos repetir o bolo, então, o ciclo PDCA perderia o sentido.

D - Realizar
Com a receita e os ingredientes na mão, vamos até o mercado fazer as compras. Nessa fase, todos os detalhes devem ser também documentados, como, marca e tipo dos ingredientes e se for o caso, aspectos gerais, como tamanho dos ovos, se os morangos estão maduros ou não, etc. Em seguida o bolo será preparado, e todos os detalhes anotados, como tamanho da assadeira, temperatura do forno e tempo para assar.

C - Verificar
Chegou a hora de provar o bolo e oferecê-lo para as suas visitas. Novamente devemos colher o maior número de informações possível, do tipo: foi suficiente para todos, o bolo ficou bonito, qual foi a sua impressão, qual foi a impressão dos seus convidados.
Eu um processo mais profissional, é nessa etapa que faremos as medições e analisamos os dados obtidos.
Caso o resultado não tenha sido satisfatório, considere analisar tudo que foi feito, identificar o que pôde ter dado errado e iniciar o ciclo no P. Aconselho também que a cada novo ciclo, sejam feitas poucas alterações, de modo que fique bem claro o que foi feito e se surtiu ou não efeito.
Caso tenha ficado bom, considere tentar melhorar ainda mais. Isso se chama, melhoria contínua.
Lembre-se: o melhor Fotógrafo não é aquele que sempre tira ótimas fotos, mas sim aquele que tira muitas fotos.

A - Padronizar
Quando você estiver satisfeito com os resultados, documente o que foi feito, ou seja, passe a receita a limpo e a guarde para o outro evento.
Lembrando que a receita do bolo passou a ser um Documento do seu processo, e deve ser tratado como tal, ou seja, mantido em local protegido, organizado, de fácil acesso e com as versões anteriores ou obsoletas devidamente identificadas.

A Ciclo PDCA, é a chave para a Qualidade Total. Experimente usar no seu dia-a-dia. Você irá se surpreender!

Comentários

  1. Gostei e muito dos exemplos citados. Álvaro uma pergunta. Após ter feito todo o PDCA e finalizá-lo no meu processo.
    O longo do processo ja com o PDCA realizado, posso realizar no meu processo o PDCA para melhorar ainda mais?

    Giovani

    ResponderExcluir
  2. PDCA é um ciclo... ou seja quando terminar, você recomeça. É a busca pela perfeição através da melhoria contínua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário da Qualidade

CEP – Controle estatístico de Processo