quarta-feira, 13 de maio de 2009

PESQUISA SOBRE: TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL


O texto é visto como uma sequência de palavras, oral ou escrita que vão adquirindo sentido quando são usados. Sua extensão é variável; pode ser traduzido em uma palavra, ou frase conforme seu anunciado, mas necessitando de um contexto para que possa ser escrito. Sua linguagem pode ser formal, coloquial, informal e técnica.
A textualidade é vista como um conjunto de características que, vão dar forma ao texto, fazendo com que ele não seja visto como um amontoado de palavras e frases desconexas. Os Fatores semântico/formal e os Fatores pragmáticos são os responsáveis pela textualidade em qualquer discurso.
Os tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto. Os tipos textuais são: descrição, narração, dissertação, exposição e injunção. Um exemplo de textos injuntivos são as receitas e os manuais de instrução, que indicam procedimentos a serem realizados.
É importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos textuais, aparecem em número limitado, os gêneros textuais são quase infinitos, já que são textos orais e escritos; produzidos por uma pessoa que fala, em um determinado momento. Os gêneros textuais se caracterizam por exercer diretamente uma função social, ou seja estão diretamente ligados as práticas sociais. Temos como exemplos: carta, bilhete, aula, conferência, e-mail, artigos, entrevistas, discurso, etc. Um tipo textual pode estar presente em qualquer gênero textual, do mesmo modo que num único gênero pode aparecer mais de um tipo de texto. Temos como exemplo uma carta que pode conter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, etc...
O gênero textual está presente nas diferentes formas de expressão textual. Podemos citar na literatura, poesia, crônicas, contos, prosa, etc. Ao lado da crônica e do conto, também temos a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail e muitos outros gêneros que estão presentes em nosso dia-a-dia.
Piadas, anuncíos, poemas, romance, carta de leitor, notícias, biografia, são exemplos de gêneros de textos que circulam em nossa sociedade e são as situações que definem qual vai ser utilizado. Um conto de fadas ou brincar de advinhação, usamos diferentes gêneros de textos, ele faz sentidos em situações diversas, finalidades diversas e diferentes gêneros. Em qual quer gênero, no texto vão estar presentes: o assunto, o estilo e o formato.

Um comentário:

  1. Você fez uma pesquisa interessante... Entretanto, é importante que você demonstre sua compreensão a partir de suas palavras. Assim, o que significam as seguintes frases: "Os Fatores semântico/formal e os Fatores pragmáticos são os responsáveis pela textualidade em qualquer discurso".
    "Os tipos textuais referem-se à estrutura composicional do texto". Ao utilizar-se da paráfrase, você desenvolve a capacidade de compreensão e, assim, apreende os conceitos postos. Uma outra observação: procure deixar bem clara a diferença entre um conceito e outro, se é que existe esta diferença...

    No blog da disciplina, há algumas indicações bibliográficas que podem auxiliá-la.

    ResponderExcluir