Artigos do Gregório Heckerling

O PRÓPRIO

Gregório Heckerling

Vendas de Cachimbos, Tabacos e Suportes

(11) 99390-4012

Blog do Gregório

 

 

DIVERSOS:                           

*Construção de um Cachimbo

*Problemas e Manutenção em Cachimbos

*A Fabricação dos Cachimbos Hoje

*História do Cachimbo

*Conserto do Cachimbo de Meerschaum

*Conserto do Cachimbo de Madeira

*Cullote - Camada de Carvão Aderente ao Fornilho

*Fatores de Prazer para uma Boa Fumada de Cachimbo;

*Mulheres Fumando Cachimbo;

*Observações de Tabacos e Misturas

Relação: Fermento e Enzima

Análise Técnicas de um Cachimbo

Reflexões de um Cachimbeiro

Comentários sobre Misturas

Cuidado com os Maxilares e Dentes

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS DE MEERSCHAUM E CEPIOLITA

FOTOS DOS CACHIMBOS E TABACOS A VENDA

MEERSCHAUM

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS DE MEERSCHAUM ”OURO BRANCO"

O CASO PARA LATAKIA

TABACO - MISTURAS

OS SEGREDOS DO EXITO TOTAL FUMANDO CACHIMBOS - (versão zipada em doc)

CACHIMBOS  X  CHARUTOS

TABACOS ORIENTAIS

DESCRIÇÕES  TÉCNICAS  DE TABACOS  ORIENTAIS

UMA PEQUENA FILOSOFIA DO PRAZER DO CACHIMBO

Cachimbo para nenhum Anti-Tabagista botar defeito

A HISTORIA DO FUMO BRASILEIRO - Comentários

A HISTORIA DO FUMO BRASILEIRO - Arq em DOC

O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  1 -- A RAIZ ERICA ARBOREA

O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  2 -- Resumo dos cachimbos feitos a mao

O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  3 -- Os Maiores produtores europeus e curiosidades

O MEU CACHIMBO

A MANEIRA CORRETA DE SE PROCEDER AO AMACIAMENTO DE UM CACHIMBO DE RADICA

FITROS DE 9mm e 6mm

 

Textos e Diagramação - sem responsabilidades da cAc, sendo responsável o autor.


 

 

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS DE MEERSCHAUM E CEPIOLITA

MEERSCHAUM - é uma palavra germânica descrevendo um mineral macio, o qual literalmente significa ”espuma do mar”, aludindo para acreditar que cápsulas brancas de ondas foram comprimidas, conforme foi dito na mitologia da deusa da beleza —AFRODITE.

Este material é de um branco opaco ou cor creme que quando e primeiramente extraído é macio e facilmente marcado, mas fica duro quando é exposto ao sol ou quando é secado num quarto quente ou colocado na fornalha.

CEPIOLITA - é o nome dado pelos minearologistas, para aquilo que na linguagem vulgar se chama  ESPUMA DO MAR, que e um silicato de magnésio com composições variáveis, em que de uma maneira geral e representado por uma fórmula, conforme segue,  H2MG2(SiO3)3.nH20 (onde os números são pequenos pois e uma fórmula química).

Onde n é um número indeterminado .

O material apresenta-se na cor esbranquiçada, sendo muito poroso e leve, especificamente os oriundos da TURQUIA .

Dureza de 2,0-2,5 ao tato.

Gostaria de fazer uma observação que este material, for apresentado na forma com impurezas, que possam mudar seu aspecto de cor, mais escuro, mas se mantenha mole para ser retrabalhado, teremos o que se chama de PEDRA SABÃO, que foi muito utilizada pelo nosso MAGNÍFICO ARTISTA CONHECIDO POR "O ALEIJADINHO".

 


 

MEERSCHAUM:

 

Este material é chamado de ”OURO BRANCO” na TURQUIA.

 

É formado de pré-históricos crustáceos fossilizados, que viveram milhões de anos atrás, até que eles se tornaram brancos, uma pedra de peso leve. Meerschaum é um tesouro de material para cachimbos.

 

Meerschaum é uma pedra branca e macia, usada durante séculos para fazer finos cachimbos esculpidos, entre outras coisas e, as minas perto de Eskisehir é a única fonte de alta qualidade de meerschaum no mundo. Descendo dentro de uma mina de meerschaum, tem-se uma experiência dantesca para uma pessoa não inicializada .

 

Atualmente as diferentes variedades de meerschaum vem da  África, mas a qualidade não chega perto daquela do meerschaum da Turquia.

 

As leis da Turquia garantem que a maior quantidade de Meerschaum minerado é reservado para os artistas turcos.

O cachimbo, quando original, de cor branca muda de cor conforme se vai usando, vai para a cor da nicotina que é marrom escuro. Os cachimbos que já vem escurecidos com cores branco, amarelo, laranja e preto na extremidade superior do fornilho, também escurecem com o tempo de uso.

 

São cachimbos de formato grande e esculpidos por artesãos.

 

Por minha  própria experiência, aprendi que o cachimbo de meerschaum é muito frágil, a quebra pode acontecer por simples contato com uma superfície fria.

 

Por que isto é achado somente numa pequena área perto de Eskisehir? Isso uma coisa que “somente  D”us sabe”.

 

Os mineiros foram perguntados se existia algum perigo de exaurir o material de Meerschaum e disseram para não se preocupar, pois os fumantes de cachimbo ao redor Mundo tem uma coleção salva.

 

As pessoas que usam estes cachimbos de sua coleção,  para não adquirirem as marcas dos dedos, utilizam luvas, para segurarem o cachimbo.

 

Eu uso os cachimbos sem luvas e não é necessário deixar descansar, como os de briar ou bruyere, pois são excelentes trocadores de calor e podem ser usados diretamente, sem intervalos.

 

Posso afirmar que são muito melhores que qualquer outro tipo de cachimbo, pode-se sentir o aroma e sabor principalmente de tabacos orientais com ou sem Latakia e misturas inglesas, mas também tem a mesma utilidade com todas as outras misturas, geralmente nestes tipos de cachimbos a piteira é de AMBAR, outro material fossilizado durante milhões de anos.

 

Existem cachimbos feitos com restos de meerscham e prensados numa mistura de (acreditem, é verdade) espermacete de baleia que também entra na manufatura dos cachimbos.

Qualquer duvida ou esclarecimento, inclusive sobre os tabacos Orientais com ou sem Latakia, entrem em contato comigo.  

 

Gregório Heckerling

gregheckerling@yahoo.com.br


CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS DE MEERSCHAUM ”OURO BRANCO"

 

Meerschaum é uma palavra germânica descrevendo um mineral macio, o qual literalmente significa ”espuma do mar”, aludindo para acreditar que cápsulas brancas de ondas foram comprimidas, conforme foi dito na mitologia da deusa da beleza —AFRODITE.

Este material é de um branco opaco ou cor creme que quando e primeiramente extraído é macio e facilmente marcado, mas fica duro quando é exposto ao sol ou quando é secado num quarto quente ou colocado na fornalha. Para polirmos os cachimbos é muito importante que o polimento precisa ser de boa qualidade.

A maior parte dos meerschaum comercializados, conforme mencionei anteriormente vem de Eskisehir na Turquia, quando ocorre a extração., Isto ocorre em formas redondas, em depósitos aluvianos que são extensivamente trabalhados para sua extração. A massa uniforme extraída é primeiro lixada e depois secada, novamente é lixada e então são polidas com cera.

Esta porção rudimentar de meershaume então levada para lojas de trabalho, onde é totalmente trabalhada em lindos cachimbos, ou são esculpidas caixas de charutos e cigarros e artigos de ornamento.

Meerschaum é hidróxido de magnésio silicado H4Mg2Si3010 e é usado para cachimbos. Sua alta porosidade atua como “filtro natural” que absorve a nicotina e este é o motivo, que ele fica numa rica cor marrom, conforme o uso. Ele contem magnésio (Mg) e hidrosilicato na sua estrutura. O magnésio não o faz mais forte assim como o hidrogênio e oxigênio não o tornam frio, é na sua estrutura cristalina de átomos de magnésio, silica, oxigênio, hidrogênio o tornam numa rígida estrutura cristalina que faz a sepiolite (a massa mineral que é identificada pelos cachimbeiros como meerschaum), e que é muito bom para fumar.

Os depósitos estão num área de 4 milhas quadradas. Por causa de sua pouca densidade ele flutua na água. Ele é macio quando extraído e parece sabão, mas fica duro com o tempo. Também é chamado de ouro branco por causa de sua cor.

Minerado com ferramentas manuais e por homens treinados numa singular tradição de família, o meerschaum é escavado até profundidades com aproximadamente 200 a 300 pés. Os mineiros lavam a massa e a selecionam em 5 categorias conforme a qualidade. Essas 5 categorias são depois divididas em 12 tipos de qualidade conforme o tamanho, cor, porosidade e homogeinedade do mineral.

Cerca de 300 anos atrás o primeiro cachimbo foi trabalhado a mão. E ainda hoje, são os únicos que são totalmente trabalhados a mão.

O bloco de meerschaum é esfregado na água durante 15-30 minutos até o material ficar numa consistência como o queijo (macio). Trabalhando o material macio, o esculpidor determina as formas que serão feitas. O material de meerschaum entra num processo de alta temperatura, que remove toda a umidade do mineral, depois de um bom polimento ele é encerado.

Existem diferentes formas e tipos de cera de acordo com a qualidade do material.

No caso de um bloco de meerschaum apresentando falhas, demonstra a baixa qualidade da Africa, na costa norte, ou Tanzânia, que estão se referindo como se fosse um coral de meerschaum da África. Outras áreas que não a Turquia, os materiais são de baixa qualidade, NÃO ABSORVEM a nicotina, como os já descritos.

NÃO TENHA MEDO de carregar ou segurar seu cachimbo de meerschaum com as mãos limpas, AFINAL DE CONTAS você o comprou para o seu prazer de fumante o qual é adicionado pelo prazer de vê-lo mudando de cor a medida que você fuma e se quebrar você COMPRA OUTRO, não se preocupe com isto.

Tenha cuidado quando você remover a piteira do seu cachimbo fazendo o movimento da rosca no sentido horário(movimento dos ponteiros do relógio) e segurando a piteira com as mãos e os dedos. Recoloque após a limpeza, rosqueando cuidadosamente. TOME MUITO CUIDADO. Um pequeno cuidado sera reparado pelo prazer do fumante. Não bata a superfície do cachimbo numa superfície dura, faca isto na palma da mão, tendo a certeza de segurar o cachimbo bem. Este é um aviso também para os fumantes de briar, quando esvaziar o cachimbo use cuidadosamente suas ferramentas.

MUITO  IMPORTANTE, NÃO DEIXE FLOCOS DE TABACO DENTRO DO FORNILHO.

Os cachimbos de meerschaum não queimam, então você deve amacia-los assim como se faz com os cachimbos de briar. A parede de carvão que protege os cachimbos de briar não vale a proteção para  o meerschaum.

O CARVAO PODE QUEBRAR O MEERSCHAUM, porque ele e mais duro que o meerschaum que e macio. Você não pode raspar o carvão formado. Remova com cuidado.

NÃO COLOQUE AROMATIZANTES no cachimbos, pois a porosidade do material pode afetar seu funcionamento.

NÃO USE LIQUIDO LIMPADOR (não use álcool).

O meerschaum e úmido e macio no calor depois da fumada. Cada cachimbo mudara de cor de forma diferente. So para mencionar os cachimbos são avaliáveis pelo tamanho.

Os mineiros começam a trabalhar após a escola (com 12 anos) e são treinados pelos chefes que trabalharam durante doze anos aproximadamente.

CURIOSIDADE os cachimbos de meerschaum de modelos retos são de extrema dificuldade de embalar.

Os modelos curvos fizeram a imagem de SHERLOCK HOLMES desde então.

OS TABACOS ORIENTAIS SÃO EXCELENTES PARA SE APRECIAR NESTE TIPO DE CACHIMBO, POIS SABORES E AROMAS DA LATAKIA OU SO DOS ORIENTAIS SÃO MAIS FACEIS DE DISTINGUIR.

Qualquer esclarecimento ou duvida.

 

Above area contains 15.000 of shafts that are belewed to have been worked intermittenly for meerschaum. Tradational methods for wining meerschaum using simple hand tools, still appear to be most economic. Specifically, shafts about 1w in diameter and anywhere from 15 to 75 meter deep are oug in to the graund to reach the meerschaum containing beds. When miners reach meerschaum, they drive a production gallery. Above mine shafts had been opened and closed down last 250 years. Total lenght of the undergraund galleries above photo 450.000 km

http://www.koncakmeerschaum.com/Koncak/mine.htm 

 

Gregório Heckerling

gregheckerling@yahoo.com.br 


O CASO PARA LATAKIA

 

Um excelente caso para o encorajamento do tabaco Latakia como um ingrediente essencial nas misturas para fumar.

 

Os fumantes de cachimbo estao divididos em varios grupos conforme eles gostam ou desgostam.

 

Você prefere cachimbos retos ou curvos, você prefere filtros e sistemas similares ou os grandes objetos como isqueiros? Mas ao longe do mais fundamental divide os fumadores de cachimbodo reto ao do meio termo (semi curvos), e assim  entretanto eles gostam do tabaco Latakia ou não. Usualmente é fumado como parte da mistura.

 

Latakia era originalmente plantado e crescia na Siria, mas agora é encontrado em muitos paises com fronteiras no Mediterraneo, como Chipre (tabaco mais rude) e particularmente com pronunciado paladar e aroma descrito como o cheiro do campo pegando fogo, e sentido pelo vento e queimando como materiais em decomposicao. Isto é dito pelos detratores do tabaco Latakia (nao e aromatico como estamos acostumados).

 

O tabaco Latakia era muito popular no seculo passado do que no presente a mistura tinha pequena chance de ser comercializada sem o Latakia, e firmas como a Dunhill sem duvida aprovaram. Porque a mudanca? Talves porque hoje mais cachimbeiros tinham sido ou ainda sao fumantes de cigarro, entretanto em determinados tempos os cachimbeiros tendem a mudar para o charuto.

 

Para o meu conhecimento o tabaco Latakia nunca foi usado no cigarro e talves por isso o sabor nao e familiar para aqueles que possuiram o gosto e aromado tabaco Virginia.

 

Hoje nos vemos mais e mais aromas de frutas adicionadas e tabacos aromatizados sendo importadosdos U.S.A. e da Europa como BlackCherry (super aromatizado) sendo o particular favorito.

 

Mas para mim enfim, nada podese comparar ao sabor e aroma (odor morbido) com o distinto e exclusivo Latakia numa boa mistura com tabacos Orientais (gregos e turcos). Os outros ingredientes na mistura do Latakia com fumos Orientais (gregos e turcos) e ousualmente claro Virginia, Burley, e tostado ou nao o tipo Cavendish.

 

Vamos esperar que os novos cachimbeiros vao aceitar os nao familiarizados aromas e vao dar ao tabaco Latakia uma nova maneira de vida. Seria uma pena se o seu uso acabasse como o gas nas lamparinas das carruagens.

 

Caso os confrades ja tenham notado, eu aprecio muito os tabacos Orientais (gregos e turcos) com e sem o Latakia e ja tenha feito inumeras misturas, estou a disposicao para esclarecimentos e duvidas.  

 

Gregório Heckerling

gregheckerling@yahoo.com.br


TABACO - MISTURAS

 

Amigos, gostaria de fazer uma explanação geral que podera ajudar os confrades a desfrutarem de bons tabacos a precos baixos, conforme segue;

Adquire-se  01 kgs (ou 1000grs) de tabaco especial neutro sem aromatizantes, sem fumo de galpao e outros tabacos de baixa qualidade. Separa-se em dois pacotes de 500 grs cada. Em um dos pacotes de 500grs adiciona-se 50grs de latakia desfiado ou granulado ao gosto de cada um. Entao teremos total de tabaco 550 grs. Entao teremos 9,09% de latakia no tabaco ou seja e um excelente tabaco suave e ligeiro nao possuindo aroma forte.

Considerando-se que a media de um fornilho e de 3 grs cada confrade se fumasse 3 fornilhos por dia gastaria +/- 10grs/dia vezes 04 dias=40grs .  Durante 4 semanas =160grs.Concluindo o tabaco teria a duracao para 3 meses. Os confrades devem fazer o calculo, se fumam 03 dias por semana o tabaco duraria um pouco mais de 04 meses.

Durante esse tempo se os confrades fizessem uso de outros tabacos, tipo mist.inglesa e nao gostassem da mistura por ser forte ou motivo similar ela poderia ser agregada a este tabaco da mistura, e assim os confrades terao melhores informacoes sobre tabacos com custo baixo, NÃO se esquecam que no caso da mistura geral ficar forte ou encorpada demais ou aromatizada, etc...

Temos o outro pacote com 500 grs para diluir as misturas. Na diluicao das misturas façam de 100grs em 100grs para nao diluir excessivamente. Pode-se adcionar tabaco neutro com orientais e latakia (ROYAL JERSEY).

Qualquer duvida ou esclarecimento.

Gregório Heckerling

gregheckerling@yahoo.com.br


CACHIMBOS  X  CHARUTOS

Vou relatar a todos a minha experiência no assunto acima.

Fui obrigado pelos médicos a abandonar os cigarros e passar para o, cachimbo, ou charuto.

Durante aproximadamente seis meses não consegui (não tinha nenhum amigo cachimbeiro por perto para me ensinar) fumar o cachimbo. Então passei para o charuto que fumei durante  aproximadamente por oito anos. Sempre tive uma vontade interna de fumar cachimbos. Fumei todos os tipos e marcas de charutos que existiam, acredito que e como todas as pessoas fazem. Mas o charuto tem um inconveniente, após a fumada deixa um gosto forte na boca, que muitas pessoas não gostam.

Após algum tempo, os charutos que eu tinha de reserva acabaram, e devido também que no lugar onde eu estava não haviam os tipos que eu gostava ou porque eram proibitivos, ou porque não havia charutos brasileiros nas tabacarias. Em poucas palavras, adquiri um cachimbo que fiquei visitando a tabacaria por quase um mês, e do tipo Oom Paul, curvo e polido. Então como gostava de charutos, não gostava de fumos aromatizados, e naquele bendito País só existiam tabacos aromáticos, então eu descascava os charutos que não gostava por vários motivos e fumava as folhas, aarrrghh.

Quando voltei ao Brasil, fumava tabacos neutros misturados com fumos orientais sempre de excelente qualidade, claro, depois do que passei.

Hoje estes fumos, orientais são o LATAKIA (puro), o KING CHARLES (um tipo de BALKAN SOBRAINE aperfeiçoado e melhor balanceado no que se refere aos seus ingredientes), e o ROYAL JERSEY (ORIENTAIS SEM LATAKIA).

MAS SINTO FALTA DOS CHARUTOS QUE FUMO DE VEZ EM QUANDO.

SOLUÇÃO DESCOBERTA: existe o tabaco, que fora do Brasil nos paises de lingua castelhana, onde (no idioma do pais) não existe tabaco para cachimbo, lá eles falam que e picadura, ou seja, folhas de tabaco, que sobram da manufatura dos charutos, e são prensadas em blocos (pequenos tijolos), para serem vendidas as pessoas que as desfolham para fazerem charutos manualmente para venda.

Então caros amigos, e confrades, com um kilograma de tabaco neutro sem aromatizantes DE BOA QUALIDADE divide-se em dois pacotes de 500 grs cada.

Cada pacote de picadura tem aproximadamente 115grs de tabaco de charuto PARTAGAS, HOYO DE MONTERREY e OUTROS de varias marcas.

Numa mistura de 500 grs tem aproximadamente 20% de charutos, caso de cada um, se quiserem mais forte menor a quantidade de TABACO NEUTRO SEM  AROMATIZANTES, se quiserem  mais fraco lembrem-se que podem adicionar mais TABACO NEUTRO SEM AROMATIZANTES do outro pacote. ACREDITEM FICA OTIMO.

Desejo boas baforadas a todos, qualquer duvida ou  esclarecimento;

Abracos Gregorio

gregheckerling@yahoo.com.br


TABACOS ORIENTAIS

Conservado em sacos de juta são os tabacos orientais. De cor amarelo verde claro, tem as folhas pequenas. A selecao e feita manualmente. As folhas sobrepostas passam por um complicado processo de fermentacao que dao fino acabamento, muito prestigiado.

As misturas orientais sao presentes em pequena quantidade especialmente nas misturas inglesas, pois é conferido um tipo de ligeira suavidade e delicadeza, que e particularmente apreciada pelos conhecedores do cachimbo, (a mistura de tabaco ROYAL JERSEY que e um cavendish com quatro tipos de virginia orientais ,sem latakia e um exemplo ).
DIvididos dos tabacosd e base sao conservados o tipo considerado condimento na area da tabacaria existe um local onde sentimos que exala um perfume que recorda vagamente odores presentes numa velha drogaria. Existe um  perfume de encanto de aroma doce que nao e igual a outro pois e de rico sabor e encorpado e a sua  area  e se apresenta numa forma que lembra velhos pedacos de madeira (lenha). Este e o famoso LOUSIANA-PERIQUE que emana um perfume agrodoce e se apresenta numa forma de folhas amontoadas pret de aparencia tao feia que e quase infumavel e o condimento  em pequenas doses usado em muitas misturas e possui um aroma  extremamente morbido.

Agora apresentamos um tabaco com aroma unico e caracteristico e o LATAKIA que tras o nome do porto Siriano onde foi descoberto >tipico condimento que tem um perfume proprio e se acha grande numero de fumantes que o adoram, outro nao. E um ingrediente indispensavel nas misturas NATURAIS. E defumado em fogo de madeiras de cedro uma variedade mais forte e cultivada em Chipre, e um de aroma mais morbido e proveniente da Siria (Aquela que todos a conhecem pois foi usada nos DUNHILL (LATAKIA FLAKE,que se pode desfiar ou esfregar as maos e ter tabaco moido e misturado NO TABACO NEUTRO SEM AROMATIZANTES, na PERCENTAGEM que cada um dos confrades quer).

Desejo boas baforadas a todos, qualquer duvida ou  esclarecimento;

Abracos Gregorio

gregheckerling@yahoo.com.br


DESCRIÇÕES  TÉCNICAS  DE TABACOS  ORIENTAIS

Curiosidades do tabaco Burley.

As misturas populares têm ate 75% de Burley ,normalmente participam com 50% .

O Kentucky Burley foi, descoberto, acidentalmente, conforme edição de 1875 do WESTERN TOBACCO JOURNAL.

Quando na primavera de 1864 George Webb de BROWN COUNTY - OHIO, plantou tabaco com sementes fornecidas por G.W.BARKLEY, em BRACKEN COUNTY - KENTUCKY, esperava ter uma colheita abundante das pequenas folhas de tabaco, porem no tempo da colheita, as plantas alem de serem muito grandes, apresentavam folhas de coloração clara. Supondo que a plantação estivesse atacada por alguma, doença, destruiu toda a colheita. No ano seguinte, devido a escassez de sementes, WEBB fez nova plantação com as mesmas sementes e novamente aconteceu o mesmo resultado, que apesar da cultura estar viçosa e grande, juntamente com alguns vizinhos separou 1.000 talos das folhas claras, para serem cuidadosamente curadas, assim como as sementes para serem feitos novos testes. Este tabaco alem de suave e aromático era de alta qualidade, e por isso recebeu na ST. LOUIS FAIR o primeiro e segundo premio. 

DJEBEL – variedade de tabaco turco, excelente, para misturas, semelhante ao XANTHI e crescem na mesma área geográfica. Tem delicioso sabor doce e um grande aroma, mas e usado em pequenas proporções nas misturas, e, queima muito bem, sendo menos encorpado e portanto mais leve que o XANTHI.

IZMIR – ver. SMIRNA .

KABAKOLAK – variedade turca as vezes usado em misturas .

LATAKIA – tabaco oriental de folhas pequenas e originais da SIRIA usado como aromático em muitas misturas. Atualmente e produzido na ilha de  CHIPRE, e curado ao sol e defumado em fogueiras de pinho de CHIPRE, com aroma místico e mórbido durante 6-8 semanas. As folhas adquirem cor e aroma típicos que, caracterizam o LATAKIA.

MACEDONIA – tabaco turco usado em pequenas quantidades nas misturas, e aromático e tem sabor leve e suave, e doce, com aroma agradável e de excelente combustão, possui caráter suave e fragrante e usado também como base ou agente de sabor.

ADRIANOPOLIS – tabaco suave da TURQUIA, excelente para misturas, por possuir características próprias de distinção e de fazer  sobressair os demais tabacos de QUALIDADE media; produz  queima (fumada) encorpada e de sabor neutro.

ANATOLIANO – tabaco popular na TURQUIA, também conhecido por outros nomes DUSDJE, HENDEK, GONEN e ISMID.

BAFFRA – variedade turca muito usado em misturas e é plantado em BAFFRA .

BASIBALI – principal tabaco turco.

BASMA – importante tabaco, turco, comercializado prensado.

Conservado em sacos de juta são os tabacos ORIENTAIS de cor verde claro, e possuindo folhas pequenas . A seleção e feita com folhas sobrepostas e passam por um complicado processo que dão fino acabamento ,sendo muito prestigiado . Nas misturas estão presentes e em pequena quantidade especialmente nas misturas inglesas, pois e conferido  um tipo de ligeira suavidade e delicadeza  que e particularmente apreciada pelos cachimbeiros (O TABACO ROYAL JERSEY, SEM LATAKIA, que e um tipo Cavendish com QUATRO TIPOS DE VIRGINIAS ORIENTAIS)

Divididos dos tabacos tipo base são conservados o tipo condimento, na área da tabacaria, onde existe um local onde e exalado um perfume que recorda vagamente os odores presentes numa drogaria. Existe um perfume de encanto de aroma doce, pois possui rico sabor e e encorpado e nessa área e lembrado de uma determinada forma que lembra velhos pedaços de madeira (lenha), e o LOUSIANA – PERIQUE o qual emana um perfume agridoce e se forma nas folhas amontoadas e preto de aparência tão feia e infumável que causa asco  MAS o condimento em pequenas  quantidades e usado e possui um aroma extremamente mórbido.

Agora apresentamos um tabaco com aroma único e extremamente caro que e o LATAKIA (SIRIA) que trás o nome do porto siriano onde foi descoberto, e um tabaco típico CONDIMENTO que tem características próprias, ou seja, perfume, e onde se acham pessoas que gostam e outras não. E um ingrediente  essencial nas misturas NATURAIS. E defumado em fogo de madeiras e o tipo mais forte e de pequeno aroma e cultivado em CHIPRE. O MELHOR TIPO DE LATAKIA E Proveniente da SIRIA, muito usado nas misturas da DUNHILL. ESTE E O TIPO DO LATAKIA FLAKE, que se pode desfiar e misturar no TABACO NEUTRO SEM AROMATIZANTES DE EXCELENTE QUALIDADE na percentagem que os confrades quiserem (de 15%-ATE ....)

Qualquer esclarecimento ou duvida,   gregheckerling@yahoo.com.br     Abracos Gregorio

UMA PEQUENA FILOSOFIA DO PRAZER DO CACHIMBO    

Quando começamos a escrever sobre o, assunto, pensamos na conclusão da pessoa que ira ler ,a importância do cachimbo e do tabaco ,que não será a nossa conclusão .Digamos que deveria ser escrita as informações de todos os cachimbeiros ,suas impressões gerais,o que não seria tão difícil assim.

Quando nos sentimos solitários com o passar do tempo, sempre procedemos ao nosso ritual com a devida importância. Pegamos um cachimbo de nosso acervo, carregamos cuidadosamente com tabaco efetuamos o ritual de acendimento com dois palitos de fósforo e fumamos lentamente, como que deixando o rio da vida fluir debaixo de nos ou nossas poltronas. Sentimos uma sensação de felicidade de um harmonioso equilíbrio que raramente podemos descrever. ESTE E O SEGREDO DO VERDADEIRO CACHIMBEIRO.

De um ponto de vista histórico-cultural a “cerimônia” do fumo e determinada pelos instrumentos. O longo cachimbo de gesso (argila) e o cachimbo de MEERSCHAUM não permitimos a fragilidade deles, que nos incomode e por isso também o volume não podemos transportá-los, mas fazemos questão de usá-los para nosso prazer. E pensando um pouco alem, fazemos isto dentro ou fora de nossa casa. Algum tipo de cachimbo de madeira, foi usado ao redor do ano 800 e os cachimbos modernos a partir de1850 em ST.Claude.Henri Comoy transferiu o próprio estabelecimento em Londres. Alfred Dunhill imprimiu sua marca ”LONDON MADE” nos salões e clubes da sociedade.

Na cultura primitiva o fumo era considerado a união entre o homem e a natureza.Era também um componente fundamental nos ritos religiosos.Podemos citar inúmeros exemplos ,mas vamos mencionar um curioso que era o Clumet o cachimbo da paz  na prataria INDIANA.o cerimonial era considerado sacro,a primeira fumada deveria ir (soltar a fumaça) nos quatro pontos cardeais.Era da meditação pacifica,contra a guerra,a irritação e o ódio ..

O cachimbeiro, como um puro fumador de charuto, e obrigado a conformar-se a um pequeno ritual e de fumar com sabedoria. Não e comum acender o cachimbo em qualquer ocasião. O nervosismo e o stress, são terrenos férteis para um fumante nervoso que não consegue manter o cachimbo aceso e solta uma fumaça desagradável. E imprescindível e indispensável para uma fumada calma a quietude e a calma em geral.

Tem uma grande diferença entre fumar cigarros e fumar cachimbos. Sem contar o tabaco do cachimbo, o do cigarro estimula a sensação de sabor na lingua e palato, assim como das mucosas nasais, e também não vamos esquecer do efeito estimulante transmitido pela inalação. A mistura do tabaco do cigarro e acido, a nicotina na composição entra quimicamente ao fumo como o “sal” e de conseqüências facilmente aspiráveis. O tabaco alcalino utilizado na produção do CHARUTO E DAS MISTURAS  DO CACHIMBO, se comporta de modo totalmente variado.

Aqui a nicotina não entra no tabaco de forma pesada fazendo o organismo tossir, e a reação do organismo.

Por motivos de ordem psíquica e física, o cachimbo faz muito menos mal do que o cigarro.

Esta e uma das razoes que na nossa vida febril, agitada e neurótica se fuma mais o cigarro do que o cachimbo, e mais simples.

Vamos abordar um tema que não falamos abertamente, do fumo e da saúde. As campanhas contra o fumo são engrossadas na vista que fazemos dela e claro das pessoas que não fumam. Não e somente gosto. Os condenados são os fumadores de cigarro, charuto, cachimbos, num só bloco. NÃO E JUSTO. Nos fumadores de cachimbo temos respeito pelo outros, temos uma outra concepção pelo tabaco. Se perturba por exemplo o fumo do cigarro nos envergonhamos, os que fumam cigarro, mas e o mesmo que fumar cachimbo e procuramos não incomodar ninguém. E uma questão de educação, como por exemplo, um fumador entra numa tabacaria e fala ”novamente preciso um pouco de veneno”. Aqui não se vende veneno. Por acaso você não procura cigarro, não e necessariamente um veneno? -reforça o homem. Mas devemos levar em consideração que isto não e uma forma normal de atendimento.

Mas para o cachimbeiro VERDADEIRO esta situação e inconcebível.O cigarro na cigarreira e muito atrativo e exerce grande fascínio em todos ,conquista gradualmente a própria vitima,fazendo um grande esforço de libertar a pessoa,haja visto que as propagandas geralmente tendem a esportes radicais.Fumar o cigarro e o modo mais simples e , cômodo ,mas também o MAIS PERIGOSO .E no próprio ato de simplicidade que a nicotina se transforma no, veneno ,soltando um elemento do tabaco .Comparativamente ,algumas substancias estimulantes –O álcool, o chá ,o café ,opõe-se ao tabaco e todos eles SÃO NOCIVOS A NOSSA SAUDE. O fumante de  cachimbo ,quando ele apaga e também um momento de pausa para o cachimbeiro.

E necessário estabelecer uma diferença os efeitos do cigarro, após um ano, do charuto e do cachimbo, que os mesmos possam ter influencia na nossa saúde. Pode–se facilmente chegar a conclusão que o cachimbo representa um FATOR DE RISCO muito pequeno para a saúde. ”A mortalidade unida ao fumante de cigarros e cachimbo aumenta unicamente no caso de um forte consumo de tabaco. ”Este estudo ou dados são baseados em tabelas que todos conhecem ou já viram, como por exemplo fumantes na INGLATERRA 1951-1962 +-35000 os fumantes de cigarro são em numero muito superior em relação ao fumantes de cachimbo. E se levarmos em consideração que este estudo foi feito em 1951 e hoje estamos em 2005, podemos chegar a conclusão de que o numero de fumantes de cigarros aumentou consideravelmente e diminuiu o numero de fumantes de cachimbo. Quando eu trabalhei na Europa nos anos 1977 o fumo de cachimbo era muito mais barato que o fumo de cigarros uma prova disso e que eram muito comuns e procuradas as maquinas de enrolar cigarro e usavam tabaco de cachimbo, sendo seu uso mais comum nos paises NORDICOS mas apesar do fumo de cigarro chegar a preços exorbitantes em relação aos fumos de cigarro, pois eles não exportam cigarros e sim importam apenas com exemplo um pacote de 50grs de tabaco de cachimbo U$3,00 para muitos dias (DEPENDE), um maço de cigarros U$7 -9,00. Estive diversas vezes na DINAMARCA e a situação não mudou para melhor.

Existiam muitas controvérsias de que o fumo nem sempre existiu, tem-se noticia de que no ano 700 na Prússia apesar de terem não agradavelmente aceito o cachimbo ele só era fumado numa  associação fechada. GOETHE desaprovava o fumo e era chamado o vilão do fumo denso, e quem fuma e isso ou aquilo. UMA FRASE TIPICA DAQUELA EPOCA E QUE COMECOU A FUMAREM CACHIMBOS EM SUBSTITUICAO AOS SEIOS DA MAE .

No nosso século a vida do homem mudou conforme técnicas e com futuro incerto. O cachimbo e um típico produto, natural; o tabaco, o fornilho, que e facilmente trabalhado da madeira. AQUI esta a cultura do fumo agora com um limitado prazer que nos oferece os iniciantes. Não podemos certamente modificar o caminho do mundo fumando o cachimbo. Mas o segredo da mediação do fumo, e o que da sempre a contribuição no mundo de se fazer um lugar mais pacifico e com vida mais tranqüila,isto inspirou as mentes ilustres da humanidade.

Qualquer esclarecimento ou duvida,   gregheckerling@yahoo.com.br     Abracos Gregorio


Gregório Heckerling

gregheckerling@yahoo.com.br


O MEU CACHIMBO

A escolha  e um momento belíssimo e difícil.Emocionante.E não somente para o iniciante como para o cachimbeiro -e dado um passo para sempre – quando se passa do cigarro para o cachimbo, passagem menos fácil de quanto se pensa, e psicologicamente e tecnicamente complexo. A confraria dos cachimbeiros esta sempre pronta para acolher um novo amigo.Estamos sempre prontos para ajudar um amigo do cachimbo.

Primeira escolha: o vendedor .

Não se deve entrar na primeira tabacaria ,devemos nos informar, em quem tem a capacidade de nos aconselhar. Um bom negociante deve ter a capacidade e o interesse de criar um novo amigo do cachimbo, por paixão e por conveniência. O seu negocio se baseia numa associação de cachimbeiros, que ajudarão o principiante.

O começo: a aquisição de dois cachimbos .

Enquanto uma trabalha, o outro repousa. Deve-se comprar bons cachimbos, muitos principiantes gostam de ver o tabaco queimar lentamente . É uma perda de capital e um forte motivo para o abandono dos cachimbos ,porisso recomenda-se cachimbos de preço médio e marca conhecida.Os dois cachimbos devem ser do tipo reto .O motivo é que se usarmos dois tipos por exemplo, um feito a mão e outro não, teremos fatores que uma esquentara mais que a outra e dará margem a dúvidas, o comprimento é de 12-14cms, a largura externa do fornilho 3-4cms ,a altura do fornilho não superior a 5 cms ,peso do cachimbo 35-40 grs ,para adição de três grs de tabaco.

Os tabacos o principiante deve experimentar todos, para ter uma idéia do gosto .E mais difícil fazer o rodízio do cachimbeiro, do que o do cachimbo .Em geral  os cachimbeiros sabem qual modelo ele quer ,

O cachimbo tipo reto e melhor na manutenção e no transporte, ele se umidifica menos..Para quem quiser um  cachimbo menor lembre-se que o comprimento varia de 10 –20 cms .O cachimbo tipo longo faz o efeito de alavanca ou seja forca as pontas ,no caso os dentes e maxilar .

Existem diversos modelos e formas e o novo cachimbeiro vai aos poucos se dando conta deste maravilhoso mundo novo.

Novos passos serão dados ao principiante ,definindo os tipos de tabacos e conforme as decisões ,irão influir se ele  quiser os diversos tipos de filtros e sistemas, como por exemplo cachimbos de metal para não esquentar o fumo .

Qualquer duvida entrar em contato,com   gregheckerling@yahoo.com.br    

A HISTORIA DO FUMO BRASILEIRO

Fumo Brasileiro no Período Colonial, O
JEAN BAPTISTE NARDI

Fumo Brasileiro no Período Colonial, O

JEAN BAPTISTE NARDI - Fumo Brasileiro no Período Colonial, O

Preço médio*: R$71,30


Editora: Brasiliense
ISBN: 8511131175

 

 

A HISTORIA DO FUMO BRASILEIRO - Arq em DOC

(transcrição da obra de Jean-Baptiste Nardi e comentários de S.GREGORIO HECKERLING)

NOTA do AUTOR: quando digo que estou pesquisando, sobre a historia do fumo brasileiro, me perguntam ”porque o fumo ?” o que se segue pode ser considerado uma resposta.

Hoje o fumo e cultivado, em todas as partes do mundo. Numerosas são as variedades de fumo, os métodos empregados, assim como as finalidades comerciais e industriais. O fumo é um produto conhecido de todos e consumido pela maioria das pessoas; mas quantos sabem como o fumo chegou a ser um companheiro de cada dia?

A este respeito a historia do fumo brasileiro e, talvez, de todas a mais significativa.

No Brasil atual coexistem todas as formas de produção do fumo. Cultivam-se todos os tipos de fumos escuros e claros: a secagem é efetuada segundo os diversos métodos (ao sol, em galpão, em estufa) e a matéria prima destinada a exportação ou transformação em fumo de corda, em cigarro, em charuto, ou em fumo para cachimbo. Podemos dizer que no Brasil estão reunidos todos os aspectos da produção do fumo, e provavelmente um caso único. O estudo do fumo no Brasil é o perfeito exemplo para descrever tudo o que se faz para produzir esta matéria no mundo.

Mas descrever não e explicar, e aqui intervem a historia. Revela-se como a mais antiga  das historias do fumo; o fumo existe no Brasil HÁ séculos. A evolução que conhece a partir  do descobrimento pelos europeus faz com que se torne um produto tradicional, que possui um papel determinante na formação social e econômica do Pais. Sua importância crescente e os imensos progressos, mais particularmente na qualidade, que conheceu nos últimos anos fizeram dele um produto de primeiro plano,com um futuro promissor:ele e de uma certa maneira,em comparação com outros produtos, um modelo de desenvolvimento. O fumo aparece finalmente como uma das mais profundas raízes do BRASIL, ao mesmo tempo que um produto do futuro .

É surpreendente constatar que poucos historiadores se interessaram pelo estudo do fumo brasileiro.

Isso se explica em parte pela grande disparidade da documentação que esta espalhada pelo Brasil e Europa, e que só anos de paciência irão encontrar.

Os artigos que a ABIFUMO publicou, e que estão agora reunidos, são os primeiros frutos das pesquisas que estou realizando há mais de três anos, sobre o fumo brasileiro. Necessariamente limitados na sua extensão, não pretendem representar toda a realidade, mas somente alguns aspectos dessa historia, cujo conhecimento não deve ser de alguns privilegiados, mas a todos, na espera de um trabalho de maior âmbito.

 


O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  1 -- A RAIZ ERICA ARBOREA

A raiz (em inglês briar e em francês bruyere) é hoje a matéria prima por excelência do cachimbo. Esta raiz faz parte da numerosa família da ERICACEE, espalhada em todo o mundo.

Pode-se dar um exemplo interessante em paralelo da ERICA ARBOREA típica planta mediterrânea e a sua parente menor que se caracteriza na raiz de Luneburgo, na Alemanha setentrional.

Nesta matéria branca venerada mão a mão sacrificou toda uma zona para alimentar uma salina. A espessa mecânica de transformar toda a vegetação da zona costeira  do Mediterrâneo, Fenícios, Gregos, Romanos, Venezianos, Turcos, Espanhóis e Portugueses cuja riqueza e potencial repousavam no comercio da razão de ordem econômica da construção naval, deram suas contribuições neste rico patrimônio, do arbusto da forte presença da ERICA ARBOREA.

Esta vegetação típica da área do Mediterrâneo, foi dado o nome de rosa selvagem da Córsega. Hoje, enfim, a Córsega, a Sardenha , a Grécia e a Algeria são gratas na produção de cachimbos, um tardio ressarcimento do longo domínio estrangeiro.

A falta de água, vento e a intensidade do solo provocam um crescimento lento da Erica , dando a raiz a incomparável propriedade de resistência ao calor e permeabilidade a aridez, que e indicado para a produção do cachimbo. A raiz cresce melhor com terra escura (vermelha) e argilosa numa altitude de 800 –1.000mts. Aqui a água desce velozmente e não deixa a planta se proteger do solo.

A época da escavação vai de setembro a maio, e depois disso deve-se deixar descansar esta área escavada por no mínimo 25 anos. Esta raiz chega a pesar 5 kgs. A primeira operação consiste em dividir e seções longitudinais, se possui imperfeições e colocada em outro local para subdivisões de acabamento.

Para se ter uma idéia do que é madeira de 1a linha, cerca de 70% deste lote e “descartado”. Grandeza e tipo do bloco, correspondem a forma do futuro cachimbo. Uma primeira diferenciação é feita para os cachimbos dos tipos: retos, semicurvos e curvos. Após isto segue uma minuciosa classificação de qualidade e grandeza, conforme critérios internacionais expressos em letras e números. Espessura, altura e comprimento numa escala de 1-5. Depois deste estágio, a madeira deve ficar com temperaturas altas em grandes caldeirões durante 10 –12 hrs seguidas. Este procedimento confere a madeira uma cor marrom-rosada e deve eliminar possíveis parasitas e crescimento da madeira. Esta fibra lenhosa tende assimilar umidade velozmente e com este procedimento isto e eliminado. Depois do aquecimento, a madeira e deixada descansar num local apropriado de 30-120 dias. Depois é colocada em fornos especiais para o processo de envelhecimento.

Os melhores cachimbos desta classificação são chamados de “straight grain”, pois os desenhos da gramatura da madeira são perfeitos, ou seja, de linhas regulares, finas e verticais do alto ate embaixo do fornilho em segundo plano tem as linhas da chama (fogo) tipo granular as quais são comuns nos cachimbos da marca STANWELL. Não menos precioso e rico aos conhecedores de cachimbo são os olhos de gaivota (BIRD EYES0) que é uma gramatura transversal.

Os diversos tipos de desenhos da madeira irão definir os formatos que irão ter. Não é raro que no final da confecção do cachimbo ele adquire outro formato por causa da gramatura que conforme o corte adquiriu outro formato.

A raiz de boa qualidade se reconhece pela estrutura compacta. As melhores raízes crescem na Córsega, na Sardenha, na Grécia, na Itália meridional, na Algeria, mas também ao longo da costa russa no MAR NEGRO, na Albânia e na Etiópia.

Os cachimbeiros reconhecem a região de onde vem a madeira, pela coloração da mesma e pelo corte. Por exemplo a raiz da Grécia e muito clara, da Espanha é amarelada. Quando se usa tabacos aromáticos a madeira tende a absorver a condensação, e isto é relevante pois nas futuras fumadas os outros tabacos não serão reconhecidos e a madeira tenderá a ter um gosto amargo, principalmente neste tão popular tabaco “black Cavendish”.

Qualquer dúvida entrar em contato             gregheckerling@yahoo.com.br   

VEJA AS FOTOS


O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  2 - Resumo dos cachimbos feitos a mao
Abandonamos por um momento os cachimbos de baixo custo e passamos  para aqueles de maior custo feitos a mao. Como diriamos este fino produto faz parte quase exclusivamente a pouco tempo dos artesoes dinamarqueses, porque ha pouco tempo surgiram artesoes alemaes como Joura, Kittner e Barbi e outros franceses com grande sucesso.

Comecaram tb um jovem japones muito amavel, modesto e dotes artisticos incoparaveis, chamava-se Asari e era pintor. 

A estrutura CrossGrain e a mais dificil de se realizar e a mais bonita. E representada por um tipo de ""fina chama"". Numa outra face dessa estrutura  e apresentado o tipo "Straight Grain" ou conforme o tipo de corte "Bird"s eye". Se trata verdadeiramente de uma obra de arte. Naturalmente a qualidade destes cachimbos se reflete no preco. E feito com raizes de alta qualidade e trabalhadas magistralmente e podem ser comparadas a braceletes de ouro. E necessario efetuar um exame meticuloso na aquisicao destes cachimbos. Os cachimbos de Asari, Bang, W.O.Larsen, Chonowitsch, Forme, Ilsted e Toni Nielsen sao os mais belos da nossa colecao.


 
O PRAZER DO CACHIMBO --  PARTE  3 - Os Maiores produtores europeus e curiosidades
 
Examinemos o panorama dos principais paises  produtores de cachimbo.

Vamos conhecer uma curiosidade de sucesso de da marca chamada MEDICO E DR.GRABOW esfera regional que e unicamente do territorio americano e nao chegou ao mercado europeu.

Os maiores produtores de cachimbos e mais famosos sao da maior parte dos paises que ja conhecemos mais especificamente da Dinamarca como por ex: Bari, Bjarne Jarl, GeorgJensen, Nording, Norup, Stanwell, Svendborg, Torben Dansk, etc. Os cachimbos dinamarqueses se distinguem pelo design nordico.

 
Inglaterra
 
Barling, BBB, Charatan, Ben Wade, Civic<comoy, James Upshall? Tillshead, Dunhill, Falcon, GBD<Loewe, Parker/Masta, Orlik, DR.Plumb, prince of  Walles, Willmer, etc.. Os cachimbos ingleses tem uma linha simples e funcional e sao ppretensiosos. Possuem a tecnica da tinta, no acabamento. Para os modelos caros (Dunhill, Charatan, James Upshall/Tillshead) a qualidade e levada em consideracao. Podem possuir filtros de 9mm .
 
Franca
 
Butz-Choquin, Chacom, Chretin, Genod, Guilland, Jeantet, Lacrioix, Ropp, etc..
Se for levado em conta a qtde de cachimbos produzidos a Franca e o maior produtor absoluto. As maquinas no entanto sao obsoletas as mais modernas sao da Dinamarca.
 
Paises Baixos
 
E.Gubbels Big Ben, Hilson) .Na HOLANDA existe uma unica fabrica moderna a Gubbels que ganhou fama na elegante linha do Big Ben. o Hilson e de origem belga.
 
IRLANDA
 
Kapp&Peterson . A grande fama dos cachimbos curvos vem do exercito onde eram usados por serem resistentes.
 
ITALIA
 
Bartolli, Brebbia, Caminetto, Castello, Gasparini, GIGI, Lorenzo, Raganella, Rossi, Savinelli, MASTRO de PAJA etc..
 
ALEMANHA
 
HAIBE, Oldenkott, Vauen. Sao usados com filtros de 9mm.
 
JAPAO.
 
Neste setor curiosamente encontram se japoneses extremamente exigentes no ponto de vistade material e design ou seja a parte estilistica.
 
ABRACOS GREGORIO
 
qq duvida          gregheckerling@yahoo.com.br

A MANEIRA CORRETA DE SE PROCEDER AO AMACIAMENTO DE UM CACHIMBO DE RADICA

Como se deve amaciar corretamente um cachimbo?

Fundamentalmente nao e errado comecar com um fornilho carregado com 1/3 de tabaco. Entretanto existe um incoveniente que o calor, nao e distribuido de modo uniforme, gerando tensoes na parte mais quente e naquela menos quente, tanto mais no fundo do fornilho tende a queimar mais provocando carbonizacacao, pois tem uma quantidade inferior de tabaco e uma dose maior de oxigenio e e necessario uma aspiracao mais intensa para garantir uma combustao regular. E arriscado provocar algum dano principalmente se o fornilho for volumoso, finissima quantidade de calor da combustao se infiltra e gera fadiga na carbonizacao. A fase inicial deste processo se reconhece na superficie interna e externa do cachimbo aceso. O primeiro indicio se apresenta na coloracao escura, primeiro em algum lugar e depois uniforme. Se fosse possivel ver o que acontece do lado interno do fornilho, na zona de chama, que e uma zona delimitada, nao totalmente profunda, tavez poderiamos ver as fendas nas bordas, que identificariam a qualidade da raiz (BRIAR), dado ao fato de estar extremamente quente, forcando excessivamente o amaciamento do cachimbo. O melhor modo de se proceder ao amaciamento e NAO PRESTAR MUITA ATENCAO NO ATO DE FUMAR. Devemos sentar numa comoda poltrona, arranjar um boa bebida, mergulhar numa boa leitura e prestar pouca atencao ao cachimbo que se esta fumando. Proceder sempre de maneira natural.

Na ALEMANHA detem atualmente o maior numero de cachimbos CARBONIZADOS anualmente na fase de amaciamento. Conforme dados dos produtores cerca de 80% dos danos se verifica no inicio da fase de amaciamento.
O nosso conselho para se iniciar uma fase de amaciamento de um cachimbo novo e carregar plenamente de tabaco mas manter o tabaco, solto, nao prensado. Caso o cachimbo esquente em demasia, e melhor interromper a fumada e deixar o cachimbo descansar, para refrescar um pouco, DEIXANDO O CACHIMBO NA POSICAO VERTICAL. e é errado pensar que durante  uma fumada um cachimbo novo  deve ser forcado. Esta conviccao e errada e e responsavel por inumeros casos de carbonizacao prematura.
Mesmo fumando pouco e usando a metade do fornilho e acabando prematuramente o fornilhose arrisca de prejudicar um correto amaciamento. Esta atitude e recaida na parte inferior da madeira que se tornara umida. E importante que ao se fumar sempre tirar o ultimo tabaco que sobrou no cachimbo, o qual possui um sabor menos intenso e seu cachimbo lhe sera grato, por toda a fumada. 
Devemos tomar todos os cuidados e precaucoes para haver uma queimada uniforme no fornilho. Com o tempo  fumando com cuidado e possivel que qualquer dano que tenha acontecido vai se regularizar sozinho. E um ultimo conselho, nao e qualquer tabaco que se deve utilizar nesta fase de amaciamento. Recomenda-se tabacos naturais, nao aromatizados ou muito umidos. Seguindo estes procedimentos sera produzida uma crosta regular e uniforme que garantira uma fumada perfeita. Uma mistura aromatizada, ao contario sera formada uma crosta excssivamente de gosto morbido ao inves de formar uma crosta verdadeira.
Alguns produtores usam simplesmente a cor negra interna outros adicionam produtos para agilizar a formacao da crosta.digamos um pre amaciamento .
 
Abracos Gregorio   gregheckerling@yahoo.com.br

FITROS DE 9mm e 6mm

Estes filtros sao uma descoberta sensacional, o de 9mm e composto de substancias filtrantes como o carvao ativo a silicagel e a espuma do mar (meerschaum).

O de 6mm e de madeira balsa.

O tabaco filtrado tem um sabor mais leve e nao prejudica a lingua facilitando a fumada inclusive aos iniciantes.

O tabaco assume um sabor diferente porque 70% e absorvido das substancias nocivas do tabaco.

No comercio acha-se os dois filtros cilindricos e de balsa, para os dois filtros. O sabor levemente adocicado dos materiais dos filtros esta ligado ao aroma dos tabacos.

Abraços Gregório São Paulo - SP


FOTOS DOS CACHIMBOS E TABACOS À VENDA

Gregório:   gregheckerling@yahoo.com.br - Tel.: (11) 3666-3988

CACHIMBOS À VENDA (veja pelo Blog)

* Imagens Abaixo somente ilustrativas

   
 

24. Danmore HandMade

 

21. Stanwell - DeLuxe 158

22. Peterson K&P 907 23. Svendbor Baltic HandMade

20. Minerva   19. ROYAL PRINCE   STANWELL
18. BBB - Meerschaum Geral 17. Peterson - Meerschaum
1. CROWN DUKE DR.GRABOW 2. STANDARD MEDICO 3. MINERVA( BENT APPLE)  BBB
4. OLD VIC   LORENZO 5. ALDO VELANI  SPARTA 6. FRABENVER  BENZOIN ITALIA 
7. DR.PLUMB GRANDE  LONDON 8. TIPO LONGO  WINBLEDON 9. AVANTI    BREBBIA
10. KILLARNEY    PETERSON 11. PIPO   BIG BEN  12. ROYAL  PRINCE   STANWELL
13. HEXAGON    STANWELL 14. STUDIO X4   GG COLLECTION 15. ROYAL PRINCE   STANWELL
   
  16. ROYAL PRINCE  STANWELL  

 

TABACO À VENDA

1. 2. 3.
4. 5. 6.
7. 8. 9.
10. 11. 12.
13. 14. 15.
16. 17. 18.
19. 20. 21.