sábado, 24 de janeiro de 2009

20 DE JANEIRO EM VILA MAIAUATÁ: COMUNIDADE REUNIU ROMEIROS DE DIVERSOS RECANTOS, DURANTE A TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO



A Vila de Maiauatá é a sede do 2º distrito do município de Igarapé-Miri. Localizada à margem do rio Meruú Açu na pequena baía formada pelo encontro das águas dos rios Meruú e rio Maiauatá.
A constituição do distrito ocorreu em 30 de dezembro de 1943, através do decreto Lei 4.505. A privilegiada localização permite ao porto de Vila Maiauatá ser um importante entreposto comercial para as ilhas e cidades da região baixo-tocantina.
Segundo o historiador Eládio Lobato, durante a penúltima década do século XIX chegaram à localidade os senhores Gil Braz Alves, Feliciano Martins e José Valloes e estabeleceran-se na Ilha de Concórdia (antigo nome de Vila Maiauatá). Os novos moradores oriundos do Estado do Maranhão, descendentes de europeus, logo iniciaram uma devoção a Santo Antonio, que teve curta duração. No ano de 1900 deram início a devoção à Virgem de Nazaré (hoje padroeira da comunidade católica de Vila Maiauatá).
A festa de São Sebastião teve seu início em 1925, com o coronel Sebastião Pantoja, patriarca de uma das grandes famílias residentes às proximidade do então povoado de Concórdia. A festa era realizada na Casa-Grande, de propriedade do patriarca, com uma vasta programação religiosa e com bailes dançantes no encerramento. Os bailes eram repletos de muito respeito, onde se exigia do cavalheiro trajes de gala (inclusive paletó e gravata).
Com o tempo, a festa de São Sebastião, transformou-se na mais tradicional programação religiosa e opção turística de Vila Maiauatá, realizando-se sempre no mês de janeiro, encerrando-se no dia 20, com Missa matinal e procissão vespertina. A festa secular estende-se pelos dias 21 e 22 com o tradicional bloco do sujo, atraindo visitantes de Igarapé-Miri, Abaetetuba, Belém e outras cidades da região. Os brincantes saem às ruas com os corpos pintados, relembrando a tradição das origens indígenas, onde cada brincante transforma-se em “Bicho Folharal” de Vila Maiauatá.

(Por Profº. e Econ. Rosário Pantoja e Profº. Antonio Marcos Ferreira)Obs: Registro de evento na Paratur
Igarapé-Miri
Nome do Evento: Festival de São Sebastião com carnaval do sujo tradicional
Data/período do evento: 12 a 22 de janeiro
Localidade: Distrito de Vila Maiauatá
Entidade promotora: Comunidade Cristã de Vila Maiauatá e Paróquia de Santana
Fone/Fax: (91)3155-1156/81493315/96099801

Nenhum comentário:

Postar um comentário