quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Reino Núbio

Ao sul do Egito, no começo do rio Nilo, numa região chamada Núbia, desenvolveu-se a civilização Kush. Seu apongeu se deu por volta de 1700 a.C.. A capital era a cidade de Kerma. O povo núbio tinha pele negra bem escura e recebeu muita influência da cultura egípcia. A riqueza de kerma vinha das abundantes minas de ouro , das peles de animais e do marfim . Os tesouros excitaram a cobiça dos egípcios , que invadiram o reina (por volta de 1500 a.C.). Mas o dominio egípcio não destruiu a cultura kushita os aristocratas núbios continuaram ricos , embora pagando impostos ao estado egípcio. Seus filhos iam estudar no Egito e alguns se tornaram inportantes funcionários do Faraó.
Por volta de 900 a.C.os núbios voltaram a criar um reino negro autônomo. A capital agora era a cidade de Napata ,mas ao sul ainda do que Kerma. Os napatanos, também negros, faziam túmulos em forma de pirâmedes e tinham uma escrita com seus próprios hieróglifos.
No século V a.C., a capital desse novo reino kush foi transferida para Meroe, mais ao sul do que Napata e igualmente ao longo do rio Nilo. A cidade se tornou um centro de rotas comerciais que uniam a África central com os povos do Mediterrâneo. Em Meroe havia um desenvolvido artesanato de ferro apreciado até pelos estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário