terça-feira, 30 de setembro de 2008

XI Vigília Jovem – Natal/Gramoré

Último final de semana de setembro (27 – 28) concluído com algo especial em nossa paróquia. Celebramos mais uma Vigília Jovem, momento de graça, reflexão, animação e muita oração, em um evento que se destaca pelo "diferente" das outras organizadas durante o ano, esta mais uma vez preparada pela AJS local e vivenciada desde seu início até seu momento de conclusão.



Já eram 22h30min quando os jovens, não muitos adolescentes, começaram a chegar ao Centro Educacional Dom Bosco. Fomo-nos dirigindo ao pátio do CEDB – Centro Educacional Dom Bosco para nosso primeiro momento (Acolhida), recebida com muito carinho pela Banda MdD – Misericórdia de Deus, que animou e juntamente com os coordenadores conduziram as orações iniciais, fazendo-os refletir sobre tudo que eles iriam passar durante a madrugada. Ainda em clima de oração, todos foram conduzidos ao salão principal do CEDB onde estava toda ornamentada a luz de velas em volta do crucifixo de Jesus (Não poderia ser outro né?!). Demos partida para o segundo momento (Celebração Penitencial), lá junto com cantos de reflexão, textos foram lidos, palavras foram professadas, interpretações foram feitas... Tudo para que todos os jovens (Cerca de 250) pudessem refletir sobre o tema: "Um coração vigilante permanece no espírito". Apesar de muitas interrupções o momento foi belíssimo questionando várias vezes: O que o jovem precisa hoje em dia? Nesse clima de questionamentos e de paz, muitos se encaminharam para as confissões (Padres disponíveis) e outros foram fazer suas orações na igreja esperando pela missa. Quase meia noite, demos início ao terceiro momento (Celebração Eucarística), animado pela Banda FdJ – Filho de João, tivemos nosso ápice de encontro com Deus, que é a eucaristia. Celebrada por Pe. Diego (Que nos passou uma mensagem linda na homilia) e co-celebrada por Pe. Alfredo, a missa foi o marco, um sinal de que a madrugada iria ser maravilhosa.


Ao final da missa os sacerdotes foram conduzindo o sacrário em procissão até a capela ornamentada no Centro Pastoral da paróquia. Uns minutos de calma... Até que todos foram conduzidos ao salão do Centro Pastoral, e a calma voou. Eis que iniciava o quarto momento (Show Louvor). Meio tímidos os jovens foram se soltando e depois a alegria já tomava conta de todos. A Banda FdJ abriu o show com muito pop/rock agitando a galera, e logo em seguida veio a Banda MdD que com o tradicional axé encantou a todos, fazendo com que todos dançassem até suar. Intercalando entre as bandas o grupo de artes cênicas Trindade fez sua apresentação também, mas sua participação mais importante veio depois (Já já você sabe...). Com uma pausa pro descanso e um lanche maquiado, partimos para o quinto momento (Via Lucis). No pátio do Centro Pastoral, foram distribuídos pelo chão, várias bandeiras com os números das estações da Via Lucis. Os jovens foram caminhando, passando de estação em estação, enquanto Niely lia a passagem bíblica e o grupo Trindade fazia uma belíssima encenação sobre a passagem lida (Essa participação que estava falando, muito show). Nessa caminhada saímos do Centro, caminhamos pela rua lateral, entramos na paróquia, e depois de todas as estações chegamos à igreja (Voltamos a ela) para encerramos a Vigília com o sexto e último momento (Adoração ao Santíssimo). Conduzido por Pe. Pereira e o casal (Salvadores da noite – diga-se de passagem) Yan e Tessia, fizeram o momento se tornar brilhante, fez com o que os jovens saíssem com um fervor diferente no coração. As 06h da matina recebemos a benção e pudemos ir pra casa, contentes pelo amor brotado em cada um e por tudo que vimos nesta madrugada.


O evento teve uma programação de "primeiro mundo", estão de parabéns todos que se empenharam para fazer valer a pena e acontecer tudo nesta Vigília. Apesar da intensa participação ate o final do evento, o evento poderia ter sido perfeito, se eles mesmos que estavam participando (Os infanto-juvenis) levassem mais a sério os momentos de reflexão. Quando no primeiro momento foi-se questionado o que o jovem precisa hoje em dia, eu responderia, fazendo uma avaliação geral, que precisa de mais responsabilidade. De mais maturidade. De saber a diferença entre ficar quieto/escutar e pular/divertir, do bem e do mal, da salvação e da condenação. Pois isso que falo não é pesado, isso é realidade.
Veja as fotos

Ranieri - Natal/Gramoré - RN

Grupo "jovens solidários" com pessoas idosas


Os alunos do "Grupo Estudantes Solidários", do Colégio Salesiano Recife, promoveram, na tarde do dia 25 de setembro, mais uma ação solidária. Visitaram o Abrigo Pe. Venâncio, na Várzea. Tivemos a alegria de acompanhar e vivenciar com os nossos jovens uma experiência profundamente educativa e humanizadora. São 74 senhoras idosas que residem naquele abrigo. Dos 28 alunos (as) do Ensino Médio que participam do grupo, 19 fizeram-se presentes na visita. Éramos 4 educadores. A programação, que durou das 14:30 às 17h, foi desenvolvida com um momento de acolhida e animação, oração e "Bênção dos Idosos", oficinas de pintura e modelagem, atitude de escuta e pela presença junto aos leitos daquelas que estão enfermas. Um lanche gostoso também foi partilhado. Os olhos dos jovens brilhavam de alegria e ternura.
Por sua vez, as idosas expressavam carinho e gratidão. No ônibus, durante o retorno para o colégio, os alunos e alunas comentavam sobre a satisfação e importância de servir, indo ao encontro dos outros, especialmente dos que sofrem. Deus seja louvado e abençoe esta sublime e concreta experiência de grupo que está sendo feita em nossa comunidade educativa.

Pe. Raimundo Felipe

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CONGREGAÇÕES E JUVENTUDE

O Encontro Nacional de Congregações que trabalham com Juventude, organizado pelo Setor Juventude da CNBB, aconteceu de 11 a 14 de setembro na casa de retiros São José, em Belo Horizonte.

Participaram 61 pessoas, sendo, na grande maioria, religiosos e religiosas pertencentes a 26 Congregações, diretamente ligados aos trabalhos com os jovens, em 15 Estados do nosso país. Além de representantes de alguns Centros de Juventude e alguns leigos engajados nesta missão da Igreja no Brasil.

O tema central do encontro foi: “Vida e missão da Vida Religiosa no chão das Juventudes”, com o objetivo de “gerar um processo dinâmico de comunhão e participação que favoreçam o intercâmbio entre as experiências que se realizam pelas Congregações” (Cf. Doc. 85, n. 189).

O primeiro dia foi de acolhida, entrosamento e animação, motivados pelo Pe. Gisley, assessor do Setor Juventude, e Frei Rubens, assessor nacional da CRB. Á noite, Carmem Lúcia da CAJU (Casa da Juventude de Goiânia) fez memória da caminhada desses 13 anos de encontros. Entre outras provocações ela nos disse: “No caminho identificamos o processo!”

No segundo dia, pela manhã, depois da oração do Ofício Divino da Juventude, Pe. Nelito nos ajudou a refletir sobre as novas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (2008-2010). Divididos em seis grupo, partilhamos os anseios e as alegrias da Igreja para com a Juventude, em vista de “experimentar a alegria de ser discípula missionária, para que nossos povos tenham Vida” (DGAE n.1). À tarde, foram apresentadas duas propostas: a proposta do CELAM para a recepção do Documento de Aparecida e o Curso pós-graduação a distância em adolescência e juventude.

A oração, realizada ao ar livre com o Ofício Divino da Juventude, abriu o terceiro dia. Depois de uma memória histórica feita pela Carmem Lúcia, para observar os movimentos acontecidos ao longo da caminhada e para identificar melhor os sonhos futuros, divididos em sete grupos, os participantes tiveram a oportunidade de partilhar os projetos pastorais, junto à juventude e seus assessores. À tarde, foram apresentados elementos importantes, escolhidos nos grupos, para os cinco projetos propostos pelo Setor Juventude: Políticas públicas, mística e espiritualidade, Projeto de vida, Grupo e comunidade, Assessoria e acompanhamento.

No último dia, após a oração, Frei Rubens fez algumas colocações sobre a prioridade “juventudes” da CRB nacional. Ele disse: “Constata-se que a vida religiosa está longe da juventude e por esse motivo o foco desta prioridade são os jovens que estão fora da realidade eclesial”. Toda assembléia refletiu e contribuiu sobre esta prioridade, fazendo uma ligação com o projeto “Novas Gerações”. Também foi analisado o relacionamento das Congregações dentro do Setor Juventude, lançando propostas para o próximo encontro nacional. O compromisso geral dos participantes poderia ser resumido nestas frases: “Não tenho dúvida que somos apaixonados pela juventude” – “É um direito dos jovens ser acompanhados e um dever dos adultos acompanhá-los” – “O planejamento é muito mais que escrever um documento: é uma postura de vida”.

 

P. Luiz De Liberali

sábado, 20 de setembro de 2008

AVALIAÇÃO 2008 - AJS


O Ano nem acabou ainda e a Pastoral da Juventude da Paróquia Dom Bosco (AJS), já fez a sua avaliação como as demais Pastorais irão fazer também. Foi no sábado dia 13 de setembro no Centro Educacional Dom Bosco (CEDB). A avaliação convidava todas as Coordenações dos Grupos da AJS e boa parte delas compareceu tornando o encontro foi muito proveitoso.
Faltando pouco mais de três meses para o ano acabar, ainda temos compromisso com o nosso calendário e essa avaliação não poderia passar do mês de setembro, segundo o Conselho Pastoral Paroquial (CPP).
Seguindo um roteiro da Arquidiocese de Natal, a avaliação se iniciou às 18h20 com uma oração inicial e apresentação do roteiro. Logo em seguida quatro grupos foram formados para trabalharem os seguintes temas: Formação; Protagonizmo; Acompanhamento e Atividade Pastoral. Os quatro grupos apresentaram perfeitamente bem esses temas, muitas idéias foram partilhadas acompanhada de muitas críticas, porém, construtivas para melhorar o desempenho da AJS - Gramoré. Mais tarde, após um pequeno debate, foram discutidos pontos fortes e pontos fracos que nos próximos anos a AJS pretende melhorar ainda mais e eliminar aquilo que de ruim existiu em 2008.
Fechando a Avaliação, a Coordenação Geral deixou um dever de casa para os Grupos: Fazer um Encontro com o tema “Visão de Futuro” e entregar um relatório para a Coordenação Geral da AJS, onde eles iram fazer um resumo de tudo e entregar para o (CPP) no final de setembro.


Maratá - Natal-Gramoré/RN

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Entrevista com Niely, Coordenadora do Grupo Trindade Artes Cênicas (TAC)

Sabemos que a caminhada da AJS do Brasil está completando seus 10 anos. Para comemorar esse marco na história da Articulação, foi realizado o III Encontro Nacional da AJS em Cachoeira do Campo - MG. Como foi ser escolhida para representar a juventude de Gramoré, essa que tem tal prestígio dentro da inspetoria?
Niely: Foi uma responsabilidade grande, me senti muito lisonjeada, foi um momento de muita responsabilidade representar algo que tenho tamanho amor que é a AJS.

A maioria dos encontros esse ano, que tem como público alvo a juventude, trazem reflexões baseadas na vida de um grande homem, D.Hélder Câmara. O lema do encontro nacional foi: “Temos mil razões para viver!” Para você, o que é ter mil razões para viver?
Niely:Para nos falar sobre essa temática, tivemos a fala do bispo responsável pela juventude, D. Eduardo, que explanou muito bem essa questão. Para mim, antes de tudo, é estar vivo para que com o nosso testemunho de vida, possamos ir ao encontro do outro e falar-lhe da maravilha que é viver.

Com a experiência do Encontro Nacional da AJS, o que você como jovem, pode dizer a todos nós?
Niely:
Que independente das dificuldades de vossas vidas, ainda vale a pena viver. Lutem incansavelmente pelos seus ideais, pois só assim estará dando sentido a vida e tendo mil razões para viver.

O que mais lhe chamou a atenção no encontro?

Niely: Com certeza foi o entrosamento entre os diversos grupos (inspetorias, regiões), apesar do pouco tempo juntos, conseguimos criar bons laços de amizades. Era justamente nesse momento, que voltava o olhar para a nossa realidade local, acho que para serem jovens pertencentes à AJS, precisamos aumentar uma coisa que um dia já foi chamado de “pegajosidade salesiana”.

Quais seriam suas palavras finais?

Niely: De agradecimento a todos os coordenadores dos grupos da AJS de Gramoré, a coordenação geral, e ao meu pároco, o Pe. Alfredo, que incentivou e colaborou bastante para que eu pudesse ir.

Entrevista (Marcelo) - Foto (Geandson) 

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

CRISTH DANCE

A AJS de gramoré realizou no último dia 07 de setembro, mais uma CRISTH-DANCE que teve como espaço, o centro pastoral Dom Bosco de Gramoré.
Percebemos que tantos jovens, acabam se perdendo devido a lugares que freqüentam. E um deles é a discoteca, onde a música, as drogas, a prostituição, os levam a uma desestruturação humana. Pensando neles, nasceu o grande desafio, o chamado "CRIST-DANCE", que oferece aos jovens um espaço de diversão, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de encontrar a Deus, o único que pode nos dar vida em abundância.
Uma noite de muita oração que se expressa através da música e da dança. Uma oportunidade de expressar-se a Deus em oração por meio dos ritmos mais animados da música católica. Começamos com a Santa Missa da comunidade ás 19h15minhs, e logo depois, os diversos ritmos começaram a embalar a juventude: Dance, swingueira, enfim... Tudo que uma balada cristã pode oferecer de bom. E o mais importante: tudo vivido na presença do Senhor!Para Janieri, da Pastoral da Catequese, o CRISTH-DANCE é uma das formas que a paróquia encontra, através da Pastoral da Juventude, para a evangelização e o resgate de diversos jovens, já que o público do CRISTH-DANCE reúne entre outros: protestantes, jovens católicos praticantes e não praticantes jovens que já foram dos grupos da AJS, entre outros. Que venha mais e mais CRISTH-DANCE's, para que assim, possamos atingir o nosso maior objetivo, A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE!


Marcelo - Gramoré/RN

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sobre o Encontro Nacional d AJS

ENCONTRO NACIONAL AJS
Cachoeira do Campo – 05 a 07 de setembro de 2008
“Temos mil razões para viver” (Dom Hélder Câmara)

04 de setembro
Como jovens e assessores da AJS, participantes do 3º Encontro Nacional, das inspetorias SDB e FMA do nordeste, nos encontramos no aeroporto de Recife, para embarcar às 15:50 rumo a Belo Horizonte, com escala em Brasília. Para muitos foi a primeira experiência de vôo, mas, apesar do medo e da preocupação pessoal, foi uma ótima viagem.
No aeroporto de Belo Horizonte, um ônibus nos esperava para conduzir-nos até a Cachoeira do Campo, onde fomos muito bem acolhidos e alojados.

05 de setembro

Começamos o dia com a missa, às 07:00h, e, logo após, o café da manhã. Depois de desjejuarmos nos esperava uma surpresa: a visita à cidade de Ouro Preto. Pudemos conhecer algumas igrejas e monumentos e históricos deste belíssimo lugar e fazer compras pessoais para familiares e amigos. À tarde, após o almoço, tivemos um momento de integração entre nossa delegação, formada por 33 participantes.
Depois da chegada do grupo de Manaus, aconteceu a abertura oficial, com um momento de animação e de oração. Nos foram dirigidas palavras de acolhida por parte do Inspetor de Belo Horizonte, Pe. Nilson, e do Regional do Cone-Sul, Pe. Natale, e foi lida uma mensagem da Inspetora de Belo Horizonte, que está participando do Capítulo Geral das FMA.
Em seguida fomos montar a nossa tenda, que ficou belíssima.
Tivemos um tempo para visitar as tendas de outras inspetorias, conhecendo um pouco da sua caminhada, especialmente o percurso da AJS ao longo desses 10 anos e o trabalho dos grupos em cada região.
Após as visitas, houve um momento de partilha, onde cada inspetoria se reuniu e expôs as informações que adquiriram nas visitas às tendas. O que ficou claro para nós das duas inspetorias do nordeste do Brasil, é que a AJS têm como principal objetivo estimular os jovens a intervirem na vida religiosa e social, baseando-se na doutrina cristã e na espiritualidade juvenil salesiana. Outro objetivo é transmitir e expandir sua vivência para outros jovens, mostrando a eles a beleza da vida no evangelizar, no amor ao próximo e na comunhão com Deus, convidando-os a participar, também, dessa articulação, e fortalecendo sua ação em meio aos jovens. À noite, depois do jantar, houve a celebração da palavra, onde todas as inspetorias compartilharam suas experiencias, levando um símbolo como representação das mesmas.


Escrito por: Taíse Negreiros (Natal)

OBS: segundo a programação, todos participaram no domingo, dia 07, do Grito dos Excluídos em Belo Horizonte

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Começa amanhã o III Encontro Nacional da AJS

Educar com o coração de Dom Bosco” é promover a vida da juventude e junto com os nossos jovens perceber nas suas diversas manifestações a expressão do amor de Deus e sua paixão pela vida.

Neste ano a AJS (Articulação da Juventude Salesiana) do Brasil comemora 10 anos de caminhada e para celebrarmos este momento tão importante para nossos jovens e para nós, Salesianos de Dom Bosco e Filhas de Maria Auxiliadora, que realizaremos o III Encontro Nacional da AJS.

O encontro acontecerá nos dias 05 a 07 de setembro no Centro Dom Bosco em Cachoeira do Campo, Minas Gerais, com o tema “AJS 10 anos – paixão pela vida!” e o lema: “Temos mil razões para viver”. Estamos prevendo para este encontro a participação de 400 jovens.

Neste encontro faremos memória da caminhada da AJS, realizaremos vários mini-fórum abordando o tema vida e encerraremos nosso encontro participando do Grito dos Excluídos em Belo Horizonte

Equipe Nacional

Tema: AJS 10 anos - paixão pela vida
Lema:Temos mil razões para viver
Data: 5, 6 e 7 de setembro de 2008. O encontro começará no dia 05 de setembro, com o almoço, e terminará no dia 7 após o almoço.
Local: Centro Dom Bosco, Rodovia dos Inconfidentes, 218 – Cachoeira do Campo, MG.

Daqui do Nordeste, serão ao todo 16 participantes pela inspetoria salesiana SDB e 17 da inspetoria FMA, coordenados por Pe. Luiz De Liberali e Ir. Beth, respectivamente.

Veja a postagem do nosso blog onde você pode fazer o download do Nordeste Jovem, na revista em uma matéria do Pe. Antônio Gomes contando um pouco sobre a caminhada da AJS:
http://ajsnordeste.blogspot.com/2008/06/nordeste-jovem.html