terça-feira, 22 de abril de 2008

Meio da Venda - Final - Pergunta Aberta

Hoje continuaremos com as “Perguntas Abertas”.

Vamos então definir o que é uma pergunta aberta?

Pergunta aberta nada mais é do que proporcionar a pessoa a qual você está perguntando um direito de resposta mais aberta sem limitar ele em duas respostas.

No meio da venda, sempre se deve fazer perguntas abertas como “O que procura hoje?”, “Pra quem é o presente?”, “Gosta de qual cor?”, “Gosta que modelo?”.

Esse tipo de pergunta ajuda você pesquisar o cliente e realmente suprir a necessidade dele e volto a repetir o cliente hoje não quer uma loja para gastar, ele quer uma loja que trate ele como um rei ou rainha.

E se caso perceber que o cliente está fazendo hora continuo com perguntas abertas? Sim, mais sempre direcionando para um final rápido, pois qualquer cliente que olhe hoje é cliente potencial.

Quando então não usar perguntas abertas? No fechamento da venda porque o cliente pode perceber que está gastando muito então defina logo a forma de pagamento, exemplos:

Vendedor: Será no cartão?
Cliente: Não
Vendedor: À Vista?
Cliente: Não
Vendedor: Cheque ou crediário?
Cliente: Cheque.

Pronto você foi curto e objetivo e nunca se esqueça de levar para o caixa a forma de pagamento já definida porque não adianta nada você fazer um atendimento muito bom e o caixa demorar a ponto de ter que pesquisar tudo outra vez isso demora mais e o cliente pode desistir.

Fim da venda nosso próximo assunto.

Judson Fabiano

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