Inauguração da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência

Uma Escola para Todos

O Agrupamento de Escolas da Sé inaugurou, no dia 07 de Janeiro de 2011, a Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência (UAEM) para os 2.º e 3.º ciclos, na Escola Básica e Secundária da Sé.

No evento estiveram presentes o Senhor Director Regional da Educação do Norte, Dr. António Leite, a Coordenadora do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial da DREN, Dra. Conceição Menino, o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas Douro Sul, Dr. César Carvalho e a Dra. Lúcia Pinto da mesma equipa.

A cerimónia teve início com um belo momento musical que nos foi oferecido por duas das turmas de inclusão de alunos da Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência da Escola Básica do 1.º Ciclo de Lamego n.º 2, após o qual a Filipa, uma aluna do 8.º ano, deu voz às suas mãos, lendo um poema escrito em Braille.

DIFERENTES NÓS?

Dizem por aí que somos diferentes
Falam até que somos esquisitos e restritos
Coisa estranha isso!
Não nos sentimos assim…
Será que é por termos perdido os movimentos?
Ou pelos nossos olhos estarem presos na escuridão?!
Mas nós sentimos tudo
Vamos a todo lado e nada nos prende.
Não percebem que vemos com os olhos do coração?
Caminhamos sob rodas

Usamos os outros sentidos
Somos iguais e de tudo fazemos!
Somos felizes!

Só precisamos do vosso respeito
Do vosso gesto de amor!
Precisamos que caminhem juntinho a nós.
O resto fazemos sozinhos.
Viver é um presente
Que temos a agradecer.
Vamos conhecer o mundo de forma diferente
Deixai a igualdade florescer!

Adaptado

Urgia a necessidade da existência desta Unidade para o processo de transição de alguns alunos com Necessidades Educativas Especiais que completam o seu percurso escolar no primeiro ciclo.

Para a abertura deste espaço foi necessário ultrapassar barreiras arquitectónicas, tendo sido, particularmente, adaptada uma casa de banho, colocadas rampas de acesso e, para que os alunos possam circular por entre pisos da escola, instalado um elevador interno.

Tendo em conta o proclamado em Salamanca, na Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas se devem adequar, o Agrupamento de Escolas da Sé, mais uma vez, caminha no objectivo de uma ESCOLA PARA TODOS.