sábado, 1 de janeiro de 2011

Um velho ditado: “A esperança é a última que morre”

Será mesmo? Pensando em um 2011 melhor...


ESPERANÇA – Por Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, menininha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

Esperança - Do Dicionário Aurélio: Ato de esperar o que se deseja. A expectativa, a espera, a fé, a confiança em conseguir o que deseja. Aquilo que se espera ou deseja.

O termo esperança transmite a ideia de aguardar longamente e de confiar (esperar com confiança) que resulta em uma expectativa de fé, em uma espera paciente. É longa porque nem sempre temos a resposta no momento em que desejaríamos. É confiar, pois, nem sempre tudo parece dar certo.

Na melhor das hipóteses, os dicionários descrevem a esperança como a expectativa otimista da realização daquilo que se almeja. No entanto, não são todos que tem uma visão tão positiva em relação à esperança. O filosofo Alemão, Nietzche, por exemplo, costumava dizer que a esperança é o derradeiro mal, que é o pior dos males, porque prolonga o tormento e o sofrimento.

Dentro do contexto mitológico a Esperança é um dos males da Humanidade, simboliza a eterna espera por algo que não virá. (Segundo a Wikipédia: Ora, tinha Epimeteu em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, que continha todos os males. Avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança.)

Mas nos tempos modernos ela é tida como nobre sentimento, e precisamos trata-la assim. Porque a esperança seria como aquela carta fora do baralho, que você usa como grande trunfo ou aquela luz no fim do túnel, dependendo de sua visão de mundo, seja vendo a vida como um jogo, seja vendo-a como um longo e escuro túnel, é imprescindível ter esperança. Caso contrário, caros leitores, o que seria da vida se não tivéssemos esperança? Seria um caos total! Chegaríamos ao fim da vida.

Neste poema acima de Mário Quintana, pode-se tirar uma lição. A esperança não é a última que morre, pois ela não morre. Mesmo que a ciência e as estatísticas afirmem o contrário. Lá esta a esperança caindo de um prédio e totalmente ilesa na calçada!

Ter esperança é fundamental para viver. Ela é fonte de força para continuar a caminhada, é fonte de força para lutar. Nas palavras de Santo Agostinho, filósofo e escritor da antiguidade, "Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.”

Entretanto, a esperança não deve ser uma alienação da realidade, não deve ser um ato de inação, de inércia, de desculpa para os fracos cruzarem os braços e esperarem para que algo aconteça. Textos Judaicos dizem que “é bom ter esperança, mas é ruim depender dela”.

Não seria uma espera tão somente, ela por si só não basta. É preciso mais junto a ela. É preciso ter atitude para alcançar aquilo que se espera. Caso ao contrario ela seria como um “urubu pintado de verde” como descreveu Mario Quintana em outro verso. É preciso junto a ela doses de determinismo, paciência e solidariedade, para não corrermos o risco de sermos mais um que fica “sentado com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar” como diz a letra de uma música de Raul Seixas.

A esperança é uma qualidade da qual não devemos abrir mão, pois ela é uma determinação heróica da alma. Ela é o desespero superado. É a arte de ser feliz sem ainda ter alcançado a felicidade. Como escreveu Joseph Joubert, um escritor francês “A esperança é um empréstimo que se pede à felicidade”.

Bem... Mas quem mais descreveu com maior maestria o que é a esperança e com a inspiração de Deus foi o profeta Jeremias. No final do versículo de Jr 17.7 surge a pérola da definição, quando ele diz que “… esperança é o Senhor”. A genuína esperança é o próprio Senhor. Neste texto de Jeremias (Jr 17.5-8) o Senhor trabalha o conceito de confiança. A confiança é a demonstração de onde está a esperança. Nos versículos seguintes, o texto explica porque o ser humano erra tanto quando não coloca sua esperança no Senhor. Um escritor e poeta francês, chamado Victor Hugo disse que “a esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero”. Os versos 9 e 10 descrevem a condição desesperada do coração humano, desprovido de cura espiritual, que acaba por produzir engano e perversidade, minando a força humana.

Assim como a esperança e a fé podem realizar milagres, o desespero faz com que o homem cometa os maiores pecados. Pois quando alguém, em um momento de dificuldades, entra em desespero, torna-se extremamente vulnerável, tanto emocional quanto moral e espiritualmente.

As Escrituras separam duas situações relacionadas à esperança. Biblicamente, existem dois tipos de pessoas, as que não têm esperança no Senhor e as que têm (Ef 2.12). A verdadeira esperança está totalmente ligada ao que a pessoa Jesus Cristo representa na vida de cada homem e mulher.

Aqueles que não usufruem desta esperança são todos os que negam a existência de Deus, Seu poder, Sua ação na história e a Sua revelação através da Palavra (Sl 14.1; Rm 1.18-27). Além destes pontos, existe o fato destas pessoas não confiarem suas vidas a Jesus. As pessoas que são inimigas da esperança, como Nietzche, não concebem que possa existir alguém com a capacidade de senhorio que Jesus tem. Estas pessoas são incapazes de ver a vida em sua plenitude, por não crerem que Jesus é o filho de Deus (Jo 3. 16 e 36). Tais pessoas estão condenadas a uma vida de sofrimento e angústia. Santo Agostinho disse que “a boa consciência conduz à esperança. A má consciência, ao desespero”.

O segundo grupo de pessoas, os que têm esperança em Jesus, é formado por todos aqueles que acreditam com veemência no poder de salvação de Cristo. Não colocam sua fé somente no cuidado de Jesus para esta vida, mas principalmente para a eternidade. Os que têm a verdadeira esperança conservam o seu foco na vida eterna (Tt 1.2; 1Pe 1.4) e na consolação que ela traz (1Ts 4.13).

Devemos entender que a própria esperança é o Senhor. Somente através Dele é que podemos alcançar garantias para o futuro. Como diz o texto de Jeremias, “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”.

Alguém um dia me disse que a esperança está muito ligada a dúvida e incerteza, porque se algo é certo, então não precisa de esperança. Não concordei! E ainda não concordo! Porque mesmo que certo ou incerto, só esperamos quando confiamos! Então para mim a esperança está muito ligada à confiança, a fé. Se você acredita, tem esperança, se tem esperança então acredita. E tenho a confirmação disso na Palavra.

A-CRE-DI-TAR, CON-FI-AR. Lembrem-se que “a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção fatos que se não veem.” Hebreus 11.1

Então certo ou incerto, quando você tem esperança, nenhum problema é grande demais, nenhuma tarefa é árdua demais, nenhum sonho é impossível e nunca é tarde demais para realizar o seu sonho de ser feliz. A esperança tem tudo a ver com a possibilidade de realização dos nossos sonhos. Quem espera com fé e confiante em Deus, jamais se tornará escravo do desespero.

Quando nada na vida corre bem, quando não se tem uma única perspectiva positiva, ou seja, nenhuma esperança, o que fazer? Infelizmente é o fim! O suicídio tem sido uma das respostas. O suicida é em vezes, alguém desesperado que ao longo da vida se confrontou com uma larga maioria de situações desagradáveis e apenas um ou outro eventual momento de satisfação. Mas é mais do que isso, é alguém que olhando para o futuro não vê qualquer perspectiva de melhoria e não vê qualquer necessidade de existência.

Eu acredito que a morte começa no momento em que não temos mais esperanças. Por isso leitores e amados irmãos, jamais percam a esperança! Acreditar sempre é fundamental. Há um ditado que diz: “Quem acredita sempre alcança”. A esperança é o combustível para que as realizações aconteçam. Mas as pessoas não têm esperança na vida mais, não têm esperança em Deus mais, não têm esperança na vitória e sucesso, estão sem perspectivas. Mas em contra partida Deus não perdeu as esperanças em nós. Um poeta, romancista, músico e dramaturgo, chamado Tagore, escreveu que "Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança nos homens”.

Nossa esperança é o nosso compromisso com a felicidade. Quando plantamos esperança em nossos corações, uma vida mais feliz é o produto de nossa colheita. E essa felicidade gera novas sementes, para produzir ainda mais esperança.

Bem... Respondendo a questão. A esperança é última a morrer?

Já ouvi dizer que a esperança é a ultima que dorme, porque morrer ela não morre nunca, apenas adormece, e na primeira oportunidade, olha ela lá, acordadinha! Já ouvi dizer que enquanto há vida, há esperança. Já ouvi dizer que a esperança é a maior fonte de energia do ser, quando ela morre, nos morremos com ela. Já ouvi dizer que a esperança é a última que morre. Pois enquanto eu viver a esperança vive comigo.

Gosto particularmente disso tudo! Talvez daí, destas respostas, derive o ditado de que a esperança é a última que morre, simplesmente porque morre conosco.

Mas a resposta é muito mais óbvia! A esperança é a última que morre?

Não... Não!!! Ela não morre!!!

Eu não acredito nesse ditado, pois a minha esperança já morreu... E ressuscitou e hoje vive e reina para sempre, que é Cristo Jesus.

Graça e Paz e Esperança sempre!

Pastora Adriana Reis.


“Os miseráveis não têm outro Remédio a não ser a esperança.”
William Shakespeare

"A esperança é o sonho do homem acordado."
Aristóteles

4 comentários:

Anônimo disse...

Pra. Adriana o seu crescimento é perceptível, sua cosmovisão mudou totalmente, e aliás que abençoadas palavras foram ditas na celebração de virada de ano na Igreja,extrema sabedoria e eloquência. Que Deus use seus dons a cada dia mais para abençoar mais e mais vidas. Obrigadoooo por existir em minha vida.

Quem além de mim? disse...

Olá...
Que texto...e que blog lindo!
Resolvi ficar...Te seguindo.
Beijos
~Chaar~

valeriapaulino747@gmail.com disse...

Ai pastora, gostei tanto desse texto. Foi o primeiro de muitos que ainda lerei por aqui. PReciso de inspiração pra vida. Hj eu precisava de esperança e aqui encontrei.
Obg!
Bjinhos.

Anônimo disse...

VEGAS SUGAR ONLINE SPORTS BETTING - FEB 10cric login 10cric login 카지노사이트 카지노사이트 jeetwin jeetwin 830Agen Spadegaming - Thauberbet

A Força da Igreja

“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” Henry Ford Quero falar sucintamen...