O presidente do Incra, Celso Lacerda, se reuniu hoje com servidores do Incra-SP.
Assincra, Assinagro e Sindsef apresentaram as reivindicações da categoria.
Os servidores presentes também fizeram diversos questionamentos.
Lacerda reafirmou a intenção de construir um planejamento estratégico participativo.
Enfatizou ainda a importância de um diagnóstico da nossa capacidade de atender às demandas.
Também disse que tem conversado frequentemente com o “centro de governo” (Secretaria Geral da Presidência e Casa Civil) para reverter a imagem negativa do Incra.
Veja abaixo a íntegra do ofício entregue pelas entidades representativas dos servidores na ocasião:
Sr. Presidente Celso Lisboa de Lacerda,
A Assincra/SP e o Sindsef/SP, representando os servidores do INCRA em São Paulo, vêm através do presente agradecer à V. Sa. pela sua vinda a esta unidade e a oportunidade de debatermos, conjuntamente, a profunda crise administrativa, identificarmos suas causas e consequências, buscando as saídas para seu enfrentamento por meio da construção de uma nova gestão participativa e eficiente.
Sobre a crise
Como é do conhecimento de V. Sa., a grave crise administrativa que esta unidade atravessa pode ser mensurada pelo simples exame dos processos administrativos da gestão anterior. Exemplo gritante, mas não isolado, foram os processos de repasse de recursos por meio de convênios firmados por esta SR. Segundo o TCU, os mesmos não possuíam objeto adequadamente definido; não previam metas mensuráveis; tinham lacunas, falhas e irregularidades na sua instrução; não contavam com o devido acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos. Tomadas de contas especiais, auditorias da CGU, inquéritos da Polícia Federal e do Ministério Público, todos examinando o não-cumprimento pela gestão anterior dos princípios básicos que regem a administração pública, definidos na Constituição, quais sejam: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade Administrativa, Publicidade e Eficiência.
A esta forma de administrar somou-se, sob o pretexto de agilizar os procedimentos, o desrespeito às atribuições e a exclusão dos servidores. Qualquer questionamento era visto como recusa a contribuir com a reforma agrária. Implantou-se o autoritarismo e assédio moral como métodos de gestão. Passaram a ser fatos corriqueiros servidores sendo transferidos de função, de divisão, cedidos ao MDA, deixados ociosos de forma proposital. As funções de direção eram de fato exercidas pelos assessores terceirizados, contratados por meio dos referidos convênios. Atribuições exclusivas de servidores concursados foram repassadas para funcionários terceirizados sem qualquer treinamento e sob enorme pressão, resultando, por exemplo, em irregularidades e desvios na aplicação dos créditos e na má qualidade dos processos de seleção de beneficiários, ferindo o disposto na NE 70 e IN 47. Tudo isto gerou um expressivo passivo administrativo que impacta a atual gestão e, certamente, exigirá para sua resolução a alocação de servidores, cujo número é insuficiente apenas considerando-se o atendimento das demandas atuais.
A superação da crise requer uma nova Gestão Administrativa
Tendo como marcos norteadores:
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As Políticas Públicas de Estado da Reforma Agrária e Ordenamento Fundiário;
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A defesa do interesse público na prestação de serviços eficientes e de qualidade;
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O cumprimento dos princípios básicos da administração pública;
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O respeito e valorização das atribuições dos servidores;
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A necessidade de se estimular a participação dos servidores na gestão da autarquia.
Propomos a formalização de Termo de Compromisso contemplando os seguintes pontos:
Termo de Compromisso da Presidência do Incra com São Paulo
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Fim ao isolamento de São Paulo do Incra/sede e demais Superintendências;
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Apoio e alocação de recursos para reconstrução administrativa da SR 08;
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Dar suporte ao início imediato do Planejamento Estratégico da SR 08 como laboratório para outras Superintendências;
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Abertura de concurso público para preenchimento de vagas em setores estratégicos e altamente deficientes de recursos humanos (Cadastro, Cartografia, Desenvolvimento entre outros);
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Apoio à adesão do Incra ao Programa Gespública;
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Alocação de recursos para o plano de Capacitação Continuada da SR 08;
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Alocação de recursos para reforma do prédio sede da SR para equacionar os graves problemas na rede hidráulica e elétrica, de acessibilidade, e infiltrações no auditório e refeitório;
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Reconstituição da frota da SR 08, Modernização de equipamentos de informática, compra de mobiliário e estações de trabalho.