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PCNs

Na Escola:

A coleção tem utilização ampla em sala de aula como ferramenta para educação ambiental, aulas de ciências e de arte, incentivo à leitura, valorização da cultura brasileira e de sua riqueza ecológica.

Para facilitar ainda mais esta utilização, elaboramos, com as pedagogas Leontina Bechara e Mônica Jakievicius, atividades de educação ambiental que atendem às recomendações do Ministério da Educação:

"Considerando a importância da temática ambiental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem que a escola deverá, ao longo das oito séries do ensino fundamental, oferecer meios efetivos para cada aluno compreender os fatos naturais e humanos referentes a essa temática, desenvolver suas potencialidades e adotar comportamentos pessoais e sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio, colaborando para que a sociedade seja ambientalmente sustentável e socialmente justa; protegendo e preservando todas as manifestações de vida no planeta e garantindo as condições para que ela prospere em toda a sua força, abundância e diversidade.

Para tanto, propõe-se que o trabalho com o tema Meio Ambiente tenha como " Objetivos Gerais para o Ensino Fundamental " buscar contribuir para que os alunos sejam capazes de:
  • identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligado a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;
  • perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
  • observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo positivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
  • adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
  • compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente;
  • conhecer e compreender, de modo integrado, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;
  • perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/efeito que condicionam a vida no espaço(geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
  • compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem aplicando-os no dia-a-dia."


Água, Biodiversidade e Equilíbrio , os três primeiros temas de nossa coleção buscam o alinhamento com esses objetivos, oferecendo aos professores instrumentos que:
  • permitam desenvolver conteúdos que podem contribuir com a conscientização de que os problemas ambientais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa (nesse sentido, observe especialmente o desenvolvimento da trama da história do Mo e da Doutora em busca do animal misterioso, o Poligato Supereco ou a legenda "Você", nas matérias do tema da capa );
  • proporcionem possibilidades de sensibilização e motivação para um envolvimento afetivo (a linguagem é dinâmica, adequada aos alunos e envolvente, o que cria vínculos entre os personagens e seus leitores);
  • possibilitem o desenvolvimento de atitudes e a aprendizagem de procedimentos e valores fundamentais para o exercício pleno da cidadania, ressaltando-se a participação no gerenciamento do ambiente (toda a coleção busca desenvolver, de forma leve e reflexiva, atitudes de preservação, conservação e respeito ao meio ambiente e aos valores humanos fundamentais ); contribuam para uma visão integrada da realidade, desvendando as interdependências entre a dinâmica ambiental local e planetária, desnudando as implicações e causas dos problemas ambientais (questão da água no Brasil e no planeta, biopirataria, legenda "Você", Calendários da Água, da Reprodução e do Equilíbrio);
  • sejam relevantes na problemática ambiental do Brasil (as histórias acontecem em ecossistemas brasileiros e exploram hábitos, costumes e aspectos do nosso folclore, bem como biodiversidade e geografia );
  • sejam compatíveis com os conteúdos trabalhados pelas áreas nesses ciclos, possibilitando a transversalização. Ex: Português: a compreensão dos textos e dos quadrinhos, as expressões regionais, lendas folclóricas etc; Geografia: relevo, hidrografia, costumes regionais etc; Ciências: temas ligados a ecologia, água, seres vivos, teia alimentar, equilíbrio ecológico, solo, ambiente, biodiversidade etc; Matemática: pesquisa envolvendo dados numéricos, registro gráfico, cálculos e projeções etc; Artes : diversas atividades da revista utilizam materiais naturais e reciclagem para construção de brinquedos, jogos etc.