LIVRO-REVISTA n° 1 – Água, explosão de vida!
Atividades para as 5ªs e 6ªs séries do Ensino Fundamental
 
       
Atividade UM
– Referente
às págs 3 a 9
do livro-revista
Água
   
         
TEMAS: CHAPADA DOS VEADEIROS, CERRADO & CICLO DA ÁGUA.

Água na chapada
Na aventura do Super Eco o grupo visitou um dos Parques Nacionais mais importantes do país: a Chapada dos Veadeiros, que fica em Goiás. Vamos conhecer um pouco esse ambiente que é formado principalmente por cerrado.


  Ao trabalho:  

Procure na história informações sobre essa região. Anote a seguir os dados mais importantes.
Resposta: É importante que os alunos citem a formação das chapadas, o ecossistema do cerrado, a localização geográfica no país e a caracterização da região.


  Informação:  

O cerrado possui um aspecto muito variado. Existem desde campos contendo apenas plantas rasteiras até regiões com muitas árvores de grande porte. As plantas do cerrado têm aspecto seco, com galhos tortuosos e cascas grossas, mas não armazenam água. As folhas são muito duras e algumas delas possuem pêlos, principalmente quando jovens. As raízes são muito profundas e, na verdade, não são apenas raízes que ficam sob a terra, mas também parte do caule. Essas estruturas podem armazenar substâncias que a planta produziu para serem usadas quando necessário. São comuns árvores como Ipê, Mulungu, Pequizeiro, Araçazeiro e ainda as bromélias, a fruta-de-lobo e a bela açucena. Nessa região encontramos animais como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra, falcões, veado-campeiro, emas e muitos insetos.


  Pense:  

Por que você acha que as raízes das plantas do cerrado são tão profundas?
Resposta: As raízes das plantas do cerrado são muito profundas, algumas delas atingem 15m. Essa adaptação é importante, pois a água dos lençóis freáticos está a grande profundidade do solo.A água no cerrado não é tão abundante como nas florestas, mas existe em certa quantidade, principalmente na época das chuvas que vai de outubro a abril. A água é encontrada em lençóis freáticos que estão a grandes profundidades do solo.


  Ao trabalho:  

1. Na história do Super Eco aparecem cachoeiras e piscinas naturais. Cite quais são;
Resposta:
Cachoeira: Salto do Rio Preto;
Piscinas naturais: Formação das Pedreiras.

2. Discuta com os colegas como se formam as cachoeiras e as piscinas;
Resposta: A água dos lençóis subterrâneos aflora em determinadas regiões formando as cachoeiras e piscinas; podem também formar lagoas e rios.
Esta resposta não se encontra no texto do livro-revista. Os alunos poderão chegar a ela pesquisando ou debatendo com o professor).

3. Quais bacias são formadas por rios que nascem na Chapada dos Veadeiros?
Resposta: Bacias do São Francisco, do Amazonas e do Prata.


  Informação:  

Num ambiente natural, todas as condições que o mantém são geridas pela própria natureza. A chuva que cai penetra no solo e atinge os lençóis de água subterrâneos. As raízes das plantas absorvem a água, que atinge todas as suas partes e é utilizada em todos os processos vitais. Da mesma forma, os animais ingerem a água que aflorou dos lençóis e formou rios, riachos, lagos, piscinas naturais, cachoeiras etc, e a utilizam para sua sobrevivência. A água, que é eliminada através da respiração, transpiração ou evaporação, sobe para a atmosfera e forma as nuvens, caindo em forma de chuva.


  Ao trabalho:  

Faça um desenho esquemático do ciclo da água descrito no texto acima.
Resposta: ( Representar o texto em esquema, consultar a pág.10 do livro-revista n o 1, ”Meu nome é Água mas pode me chamar de Vida” )


  Pense:  

Qual a importância da região de Cerrado descrita na história do Super Eco?
Resposta: é uma região importante para a formação das principais bacias hidrográficas. Além disso, no cerrado são encontrados fauna e flora endêmicas.


  Desafio:  

A seguir estão representados animais e plantas do cerrado. Monte seqüências de alimentação entre eles. Verifique antes, na literatura, como e do que os seres se alimentam.

   


Resposta: (opções)
Fruta-de-lobo > Lobo-guará
Folhas, frutos, sementes, insetos > Ema
Folhas > Formigas > Tamanduá-bandeira
Folhas, frutos, sementes, insetos > Seriema
Raízes, frutos, insetos, carniça > Tatu-canastra
Folhas, frutos > Lagarto > Lobo-guará.



 
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