- 1 -
Apresentação Pública do Projecto.
De Janeiro 2010 a Janeiro 2010; 6 horas; Beja;
Sessão pública de apresentação do projecto pela entidade promotora em articulação com o IDT e parceiros, que contemplem outras actividades de sensibilização relacionadas com a temática.
Dinamização de dinâmicas de grupo relacionadas com a temática.
Em Janeiro de 2010, a comunidade deverá estar informada acerca do projecto.
- 2 -
Realização de Reuniões de Parceria.
De Janeiro a 2010 Dezembro 2011; 96 horas; Beja, Salvada, e Beringel;
Reuniões presenciais com os parceiros formais e informais, com vista ao acompanhamento do desenvolvimento do projecto.
Em Dezembro de 2011, a parceria deverá ter desenvolvido uma cultura de parceria através do empowerment.
- 3 -
Realização de Reuniões de Equipa Técnica do Projecto.
De Janeiro 2010 a Dezembro 2011; 192 horas Beja;
Reuniões presenciais com a equipa técnica do projecto.
Em Dezembro de 2011, a Equipa Técnica deverá ter construído uma metodologia de funcionamento e estratégias de intervenção.
- 4 -
Produção, apresentação e distribuição à comunidade de materiais de divulgação do Projecto.
De Março 2010 a Dezembro 2011; 80 horas; Concelho de Beja ;
Elaboração, apresentação e distribuição dos produtos resultantes das diversas actividades do projecto.
Em Dezembro de 2011, deverão estar divulgados os materiais produzidos pelo projecto.
- 5 -
Curso de Formação Continua sobre Toxicodependências dirigido a Técnicos e Parceiros do projecto.
De Janeiro a 2010 Fevereiro 2010; 15 horas; Beja;
Sessões formativas teórico-práticas, 1x/ semana, com a duração diária de 3 horas, dinamizadas pelos Técnicos do IDT.
Em Fevereiro de 2010, deverão estar 30 técnicos do projecto e parceria com conhecimentos actualizados.
- 6 -
Curso de Formação sobre o Projecto “Eu e os Outros” dirigido a Técnicos do Projecto e Parceiros.
De Janeiro 2010 a Fevereiro 2010; 15 horas; Beja;
Sessões formativas teórico-práticas, 1x/ semana, com a duração diária de 3 horas, dinamizadas pelos Técnicos do IDT.
Em Fevereiro de 2010, deverão estar 30 técnicos do projecto e parceria formados.
- 7 -
Curso de Formação, sobre Toxicodependências, articulado com o Projecto “Eu e os Outros”, dirigido a Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
De Fevereiro de 2010 a Maio de 2010; 50 horas; Beja;
Sessões formativas teórico – práticas a desenvolver 1x/ semana, com a duração diária de 4 horas, dinamizadas pelos Técnicos do IDT e Técnicos do Projecto.
Em Maio de 2010, deverão estar formados 30 professores e dos vários agrupamentos de escolas.
- 8 -
Curso de Formação na área das Toxicodependências dirigido a Assistentes Operacionais.
De Fevereiro de 2010 a Abril de 2010, 25 horas; Beja;
Sessões formativas teórico – práticas a desenvolver 1 x semana 3 horas, durante 2 meses, dinamizadas pelos Técnicos do IDT e Técnicos do Projecto.
Em Abril de 2010, deverão estar 30 Assistentes Operacionais formados.
- 9 -
Programa de Competências Pessoais e Sociais.
De Setembro de 2010 a Junho de 2011; 630 horas, Agrupamentos de Escolas deSanta Maria; Santiago Maior e deMário Beirão;
Sessões quinzenais dirigidas a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, a desenvolver nas disciplinas de Área de
Projecto e/ ou Área de Formação Cívica e, dinamizadas pelos Técnicos do Projecto e/ ou docentes destas disciplinas.
Em Junho de 2011, 20% das crianças e jovens deverão ter adquirido competências pessoais e sociais, em meio escolar.
- 10 -
Articulação com o CAFAP/ Sementes de Vida, no atendimento à população escolar.
De Janeiro de 2010 a Dezembro de 2011; 200 horas; Agrupamentos de Escolas de Santa Maria e Santiago Maior;
Atendimento semanal (3 horas), no âmbito do CAFAP, às crianças e jovens abrangidas pelo projecto, com base na criação de uma relação de proximidade, confiança e no trabalho informal com estes.
Em Junho de 2011, os Técnicos terão atendido 10% das crianças e jovens e criado relações de proximidade e confiança.
- 11 -
Criação e implementação de um Programa de Educação Parental com especificidade na área das Toxicodependências.
De Março de 2010 a Junho de 2011; 240 horas; Beja, Salvada e Beringel;
Sessões formativas semanais, dirigidas a (seis) grupos específicos de Pais e/ou Encarregados de Educação, cujos filhos sejam abrangidos pelo projecto.
Em Junho 2011, deverão estar formados 10% de Pais e/ou Encarregados de Educação.
- 12 -
Ateliers na área da Música, Movimento e Dança, Expressão Dramática e Cenografia /Figurinos.
De Setembro de 2010 a Agosto de 2011; 192 horas; Beja, Salvada e Beringel ;
Sessões quinzenais com a duração de 2 horas, dinamizadas por monitores com formação específica em cada área.
Em Agosto de 2011, 15% das crianças e jovens deverão ter adquirido competências específicas para a construção do produto final.
- 13 -
Oficinas Desportivas.
De Setembro de 2010 a Agosto 2011; 96 horas; Beja, Salvada e Beringel;
Sessões quinzenais com a duração de 2 horas, dinamizadas por monitores com formação específica.
Em Agosto de 2011, 5% das crianças e jovens deverão ter adquirido competências específicas para a construção do produto final.
- 14 -
Disseminação dos produtos do Projecto.
De Setembro de 2011 a Setembro de 2011; 12 horas; Beja, Salvada e Beringel;
Realização de uma peça de Teatro Musical, produzida no âmbito dos Ateliers.
Realização de um Sarau Desportivo.
Em Setembro de 2011 os produtos do projecto estarão apresentados pelos destinatários à comunidade em geral.
- 15 -
Consulta de atendimento/aconselhamento precoce a funcionar no âmbito do futuro Gabinete de Saúde Juvenil.
De Fevereiro de 2010 a Dezembro de 2011; 184 horas; Beja;
Sessões quinzenais de 4 horas, da responsabilidade da equipa técnica do Projecto afecta a esta medida, visando prestar informação, acompanhamento e aconselhamento a consumidores adolescentes não dependentes, em articulação com os técnicos do CDT/ IDT.
Em Dezembro de 2011, 5% dos adolescentes e jovens terão sido atendidos na consulta de atendimento/ aconselhamento precoce a funcionar no âmbito do futuro Gabinete de Saúde Juvenil.
- 16 -
Curso de Formação sobre Toxicodependências, dirigido a jovens a frequentar o Ensino Superior que, posteriormente, se constituam como mediadores.
De Janeiro de 2010 a Março de 2010; 25 horas; Beja;
Sessões formativas teóricas – práticas a desenvolver 1x/ semana com duração de 3 horas cada e, dinamizadas pelo IDT e Técnicos do Projecto.
Em Dezembro de 2011, 30 jovens do ensino superior estarão formados como mediadores na área das toxicodependências.
- 17 -
Grupo de Teatro Académico de Intervenção (TAI).
De Outubro de 2010 a Dezembro 2011; 56 horas; Beja;
Sessões quinzenais com a duração de 2 horas cada dinamizadas pelos Serviços de Acção Social do IPBeja e Técnicos do Projecto.
Em Dezembro de 2011 o Grupo de Teatro Académico de Intervenção terá produzido e apresentado uma peça de teatro.
- 18 -
Articulação com o projecto “O Teu Futuro são as tuas Escolhas” do IPBeja a decorrer durante a semana de Recepção ao Caloiro e Semana Académica.
De Outubro de 2010 a Março de 2011 Outubro; 30 horas; Beja;
Sessões semanais de 3 horas/noite dinamizadas pelos Serviços de Acção Social do IPBeja e Técnicos do Projecto.
No final de cada evento estarão sensibilizados 10% dos jovens do ensino superior.
- 19 -
Acções a decorrerem em espaços nocturnos e recreativos, assim como eventos locais (Feiras, Exposições, Concertos e outras datas comemorativas).
De Maio de 2010 a Dezembro de 2011; 45 horas; Beja, Salvada e Beringel;
Sessões pontuais, dinamizadas pelo grupo de mediadores, com duração de 3 horas/sessão a decorrerem durante as seguintes festas: Rural Beja; Ovibeja; Festas da Cidade; Semana da Juventude; Festas de Beringel; Semana da Juventude da Salvada; Organização de 6 festas subordinadas à temática das Toxicodependências, em espaços nocturnos de convívio;
Em Dezembro de 2011, 10% da comunidade terá sido alvo de sensibilização na temática das toxicodependência.
- 20 -
Grupos de auto–ajuda para indivíduos com consumos.
De Janeiro de 2011 a Dezembro de 2011; 48 horas; Beja;
Sessões quinzenais de 2 horas cada, da responsabilidade da equipa técnica do Projecto, com vista ao apoio, acompanhamento e aconselhamento terapêutico em articulação com a CDT do IDT.
Em Dezembro de 2011, 40 indivíduos terão recebido apoio, acompanhamento e aconselhamento, no âmbito dos grupos de auto-ajuda.
- 21 -
Articulação com a Comissão da Dissuasão da Toxicodependência (CDT).
De Janeiro de 2010 a Dezembro de 2011; 96 horas; Beja;
A implementar no decurso das acções 12 e 17.
Em Dezembro de 2011, terão sido encaminhados 22 jovens para as consultas de atendimento/ aconselhamento precoce e grupos de auto – ajuda.
- 22 -
Sessões de sensibilização nos meios de comunicação social locais.
De Março de 2010 a Dezembro de 2011; 24 horas; Beja;
Realização bimensal de um Programa de Rádio Local e/ou divulgação de artigos relacionados com a temática/ projecto em jornais locais, dinamizado e participado pelos diversos técnicos do projecto, dos Serviços do IDT, outros convidados e comunidade em geral.
Em Dezembro de 2011, terão sido realizadas 12 sessões de sensibilização, nas rádio e/ ou jornais locais.
- 23 -
Avaliação externa e contínua do processo e resultados do projecto.
De Março de 2010 a Janeiro de 2012; 240 horas; Beja;
Construção e análise de uma estrutura de indicadores da relação entre os objectivos, recursos e resultados nas diferentes acções; Constituição de grupos focais com os técnicos e parceiros envolvidos; Avaliação do impacto do projecto nos destinatários e comunidades locais.
Em Janeiro de 2012, estará concluída a avaliação do projecto.
- 24 -
Encerramento do Projecto e divulgação dos resultados.
De Janeiro de 2012 a Janeiro de 2012; 4 horas; Beja;
Realização de uma sessão pública de encerramento do projecto com a apresentação dos dados de avaliação pela equipa técnica, Entidade Promotora e IDT.
Em Janeiro 2012, os resultados da avaliação do projecto serão apresentados à comunidade.