31/08/2008

Flor Papagaio - conhecendo um pouco mais

Há um mês atrás, recebi um e-mail da minha querida amiga Bel com esta linda imagem de flor.
O texto era minúsculo, nada explicativo e pouco satisfatório para quem, como eu, as vezes quer mais respostas.
As fotografias aguçaram ainda minha curiosidade e comecei minha pesquisa solitária.

Esta flor com forma de um mini papagaio voando, pode ser encontrada em uma pequena área da Ásia: norte da Tailândia, Myanmar (Burma) e limites da Índia. Parece ser um tipo de orquídea, mas na verdade ela pertence ao grupo de Impatiens. (Quem diria, parente afastada da Maria sem Vergonha. (Lembra da minha postagem "Aperta que ela explode"?).
Seu nome científico é Impatiens Psittacina e floresce com mais intensidade nos meses de Outubro e Novembro.


A planta foi descoberta em 1899 por um oficial inglês A. H. Hildebrand) e posteriormente catalogada pelo biólogo Dr Joseph Dalton Hooker que a descreveu como "um papagaio suspenso por uma corda em seus ombros". O nome que Dr Hooker escolheu (Psittacina) em latim significa "como um papagaio".

A Impatiens Psittacina precisa de condições muito específicas para sobreviver: floresta tropical umidade e muita chuva. Sem estas condições é impossível seu cultivo.


Suas flores podem ter outras cores, como vermelho, roxo,vermelho escuro e rosa e ela pode atingir até 1,8m de altura.
Embora exista todo este deslumbre com o formato da flor, somente é possível enxergar um papagaio dependendo do ângulo que se olha. Caso contrário, ela é uma flor normal.



Turdoi Sudeste Asiático que aparece no canto da fotografia enviada nos e-mails é uma companhia que oferece viagens, principalmente a população tailandesa, para ver flores exóticas do país. Os registros da internet mostram que seu website recebe 30000 visitas por semana.
As informações que obtive, retirei do site: www.exoticrainforest.com a quem repasso todos os créditos das fotografias e conteúdo.
O site Exotic Rain Forest merece uma visita, embora seja em inglês. Lá você encontrará uma riqueza de imagens e informações sobre plantas exóticas. Mais de 300 páginas escondidas nos links. As informações, assim como a comercialização das plantas é responsabilidade de Steve e Janice Lucas.

E, para ver mais fotografias e informações da Flor de Papagaio, clique neste link:
www.exoticrainforest.com/parrot.
As plantas, assim como a Natureza, estão entre as minhas paixões. Eu só posso dizer que eu me delicio quando descubro que há tanto ainda para se ver neste planeta lindo e que só me é possível graças a internet.








Um comentário:

Patricia disse...

Adorei seu Blog, vc é uma pessoa muito sensível e curiosa!
Bj
Patricia