sábado, 3 de outubro de 2009

NOSSA VIAGEM A BONITO-MATO GROSSO DO SUL E PANTANAL 03/10/09


A CAMINHO DE BONITO´MATO GROSSO DO SUL
No percurso entre o aeroporto de Campo Grande até Bonito, fomos de Van e percorremos 4 horas pela Br-262, vendo uma paisagem plana, em toda extensão, típica do cerrado: árvores de pequeno porte, retorcidas devido ao solo pobre também chamado savana brasileira pela semelhança com o solo da África.
Fomos ávidos por ver a fauna selvagem e tivemos a primeira impressão dolorosa. Mortos, à beira da estrada, atropelados um depois do outro, dois grandes tamanduás, animal em extinção. Explicação – os tamanduás tem pouca visão e audição, mas têm olfato apurado. Como a BR corta o cerrado, ele anda sem ver e ouvir o perigo e é atropelado, principalmente à noite, quando o motorista não consegue desvencilhar.Vi também um ema atropelada

PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE BONITO

Estamos em Bonito- Mato Grosso do Sul
Aqui vemos muita beleza mas não conseguimos ver só isso com tanta devastação e uso dos animais p/ fins lucrativos.
Sei que não estamos só a passeio,nem no Planeta Terra e precisamos repassar a outra leitura do que estamos vivenciando: a dos direitos, à vida, DE TODO SER VIVO.
Por aqui comem-se muito as" carnes exóticas" a dos jacarés, javalis, e de todo animal possível.
Durante nossos passeios, vejo Bonito, como uma ilha cercada de gado por todos os lados.
Os donos de vastas propriedades colocam o gado e o deixam por lá, a reproduzirem, para seu lucro futuro.
Cara Antonieta, fiquei mal com vc qdo , desisti das salas de aula, agora reflito que é preciso gente dentro das salas mas é preciso de gente que seja como um periscópio, vendo o exterior para passar notícias, de nossa realidade, e estas serem repassadas aos estudantes.
Como estou aposentada, com situação econômica estável, reflito que posso fazer mais ainda,pelos animais, conhecendo nossa realidade sobre a vida animal e conscientizando a tantos brasileiros e estrangeiros sobre nossa visão sobre os direitos à vida que todo ser vivo tem.
Temos feito muitas amizades, e graças a Deus, achamos, alguns, que se indignam com essa visão comercial que se tem aqui e muito pequena ainda sobre o bem-estar animal que dirá de respeito à vida.
Penso que vou continuar a viajar e nossa arma é a denúncia, principalmente através da internet.
Estávamos à busca do paraíso, repleto de natureza e animais e vemos muito, ao vivo, a praga do homem que agora, dizem, não matam mais animais mas vivem os explorando, os importunando nos seus habitat para deleite dos turistas, cada vez mais ávidos de contatos emocionantes.
A praça principal de Bonito é a PRAÇA DA LIBERDADE, nela está uma placa com os 10 Mandamentos. Um deles: '"não matarás".Refletimos que pensamos nesse mandamento só aplicável aos humanos.
Li, certa vez: A moral é humana: a ética é Divina."
A moral muda de acordo com os costumes de cada povo, já a Ética segue os ensinamentos da visão cósmica universal: amar ao próximo como a nós mesmos e meu próximo é tudo que vive ao meu redor. Daremos mais notícias.

APROFUNDANDO NOSSAS OBSERVAÇÕES

Conhecendo mais, estamos mais felizes.
Aqui é maravilhoso embora pensa-se na preservação ambiental, o animal fica em segundo plano. Há trabalho de pesquisa e catalogação das espécies animais e vegetais.O povo daqui é simples e sério.
O que mais gostamos é do trabalho das RPPN,S-RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NACIONAL
Grandes fazendas estão diminuindo a pecuária e investindo no turismo. Os passeios nas fazendas são maravilhosos.
Palavras são pobres p/ descrever a maravilhosa natureza daqui.Está tudo muito bem estruturado para o turismo.Nadamos em lagos cristalinos, cercados pelos peixes.
É realmente um turismo de ponta.Os passeios são incríveis.E estamos em contato com animais de várias espécies.Estamos hospedados no Bonitohostel que é muito bom. Vejam mais:
Acessem www.portalbonito.com.br
www.ajbonito.com.br
wwwbonitohostel.com.br
"LUA CHEIA NO PANTANAL" música da novela Pantanal
Cláudio Nucci - Garça Branca

Quando é cheia no Pantanal
E a terra é espelho do azul
Jacaré em beira de rio
É peão a chorar o amor da morena
Que foi na chalana pra não mais voltar

Lua cheia no Pantanal
Coração pantaneiro é
Garça Branca em beira de rio
Bebendo da luz e o peão a sonhar
O amor da morena feita pra amar

Coração de bruacaré
Tuiuiú que não quer voar
Jardim velho que solta flor
Se a chuva do amor cair e lavar
O fundo da alma e a tristeza levar


Estamos indo para lá amanhã, domingo e lá ficaremos 3 dias
beijos em todos
Já na fazenda Santa Clara, fizemos passeios de barcos, observando aves e animais. 
http://www.pantanalsantaclara.com.br/apresentacao.html
Na própria fazenda, dando um espetáculo à parte, araras, tucanos, cardeais, gaviões, periquitos dividiam a comida e passeavam pelas arvores, com seu maravilhoso colorido.
O que muito nos chamou a atenção foram os guias, verdadeiros pantaneiros, falando fluentemente o inglês e nos contaram que falam também hebraico. Não possuem diplomas têm escolaridade mínima ,mas devido ao grande contato com estrangeiros, falam fluentemente tais idiomas.Um grande abraço ao Pedro e Levi, que foram nosso guias. Me aguardem que retornarei.
Nessa linda fazenda, existe também um espaço mais simples, com acomodações nas redes e apropriado para quem deseja acampar.
Adriana e eu, resolvemos passar uma noite lá. Deitamos em redes, debaixo do quiosque, noite de lua cheia e ficamos à espreita de vermos animais. E eles vieram, guaxinins, pacas, lobinhos. Lá na beira do rio, muitos jacarés e ao raiar do dia, ouvimos e vimos o maravilhoso coro e revoada de bandos de aves, foi espetacular!
Outro grande momento foi estarmos cedo, na beira do rio onde, à noite estava cheio de jacarés, e ver, as marcas de pés de várias espécies que à noite foram beber água. Foi emocionante porque nossa bandeira da defesa animal,de Minas, tem as diversas pegadas de animais e ali estavam elas,impressas, no barro , igualzinho.
Abraços a todos da fazenda Santa Clara. O proprietário Sr. Rolnei, sempre muito simpático, gentil e atencioso, nos deu todo apoio e dele saiu a seguinte frase que muito nos honrou e ao mesmo tempo nos deixou apreensivas: "Nunca passou por aqui, pessoas como vocês." Ficamos conhecidas, por lá como biólogas.Nossa postura em relação aos direitos e à preservação da vida animal, marcou nossa passagem.Ficamos apreensivas porque onde há tantos animais e pouco se pensa no direito à vida deles, tem alguma coisa errada.
Leiam o texto: VACA ATOLADA relato de um episódio dramático,presenciado por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário