sábado, 22 de janeiro de 2011

A Beleza da Igreja



Por: Pr. Israel Daciolo.

Publicado originalmente em: Sermões Bíblicos



1. A igreja é um exército sob o comando do supremo general que é Cristo


• A igreja sobre a terra é uma igreja militante. Cada crente é um soldado do exército de Deus, sob as ordens de Cristo, o comandante-em-chefe. Fomos chamados para lutar contra o diabo, o mundo e a carne. Fomos alistados para declarar guerra ao pecado, a toda sorte de ignorância, superstição, vício e imoralidade. Até o dia do triunfo final, devemos lutar para trazer pessoas, cativas pelo amor de Deus, aos pés do comandante Jesus Cristo. Nosso comandante já destronou o inimigo. Ele já pisou na cabeça do inimigo. Ele já desfez as obras do inimigo. Ele já triunfou sobre o inimigo e o expôs ao desprezo. Ser cristão é alistar-se no exército de Deus. Vida cristã não é um retiro espiritual nem uma colônia de férias. Ser cristão é entrar num combate sem trégua. Ser cristão é pertencer à tropa celestial. Ser cristão é viver sob as ordens de Cristo.


• Ser cristão é ser submisso e obediente a Cristo. Não podemos lutar sem obedecer as normas. Não podemos entrar no combate sem nos submeter ao comandante em chefe que é Cristo.


• A igreja é um exército com vários pelotões, guerreando em várias frentes, mas todos pela mesma causa, sob as ordens do mesmo comandante.


2. A igreja é um exército em marcha


• A igreja não é um exército medroso e tímido como o exército de Saul que fugia diante do gigante Golias. A igreja é um exército que avança contra as portas do inferno e quebra os ferrolhos de bronze, arrancando vidas da potestade de Satanás para Deus, tirando vidas da casa do valente e do império das trevas. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18).


• A igreja não bate em retirada. Ela avança sempre. Ela não teme a morte. Ela não teme perigos. Os soldados de Cristo não abandonam a luta. Quem abandona é porque nunca foi verdadeiro soldado. O soldado de Cristo nunca dá as costas para o inimigo. Na panóplia de Deus não existe proteção para as costas.


3. A igreja é um exército equipado para o combate


• A igreja tem toda a armadura de Deus. Ela não luta com armas carnais, mas com armas espirituais, poderosas em Deus, para desfazer sofismas. Ela está equipa com o cinturão da verdade, com o escudo da fé, com o capacete da salvação, com as sandálias da preparação do evangelho, com a espada do Espírito e concentrada com toda oração.


• A igreja não entra no combate confiada na sua força, mas é revestida com o poder de Deus.


• A igreja não entra no combate sem saber contra quem está lutando. Ela não faz do aliado inimigo, nem do inimigo aliado. Ela declara guerra contra o diabo e suas hostes. Ela odeia o mal. Ela abomina o pecado. Ela é lugar de abrigo para os penitentes, mas um terror para as hostes da iniquidade.


4. A igreja é um exército vitorioso


• A igreja é um exército conquistador. As suas bandeiras não estão enroladas, mas estão tremulando. O diabo treme quando a vê. Um crente piedoso é uma poderosa arma nas mãos de Deus. Um crente piedoso é um terror para o inferno: “Eu conheço a Jesus e sei quem é Paulo, mas vós quem sois” (Atos 19:15). A rainha da Escócia tinha mais medo das orações de John Knox do que dos exércitos da Inglaterra. A igreja vence o diabo, destrona o mal, triunfa sobre a iniquidade, vence o mundo com a sua fé e conquista os perdidos para Cristo. Ela saqueia o inferno. Ela é cooperadora com Deus na sua obra. Ela invade os antros do pecado. Ela leva a luz de Cristo na escuridão onde os homens se embriagam, adulteram e se corrompem. A igreja é ganhadora de almas, um exército vencedor.


• A igreja é imbatível. Os homens podem levar a igreja para as grades, para as prisões e até mesmo para a morte, mas nem o diabo, nem o mundo podem derrotar a igreja. Ela é mais do que vencedora em Cristo Jesus. A igreja vence o dragão pelo sangue do Cordeiro e palavra do testemenho. Com a morte, a igreja vence aquele que tem o poder da morte, porque prefere morrer do que negar o seu comandante.



• A igreja é um terror para os inimigos de Deus. Ela é invencível. Ela é um terror para os que praticam o mal. Ela é como o seu comandante. Cristo é o libertador dos cativos, mas é o atormentador dos demônios. A ordem de Jesus aos demônios é: Saia ! O mal está sempre dizendo para a igreja como o endemoninhado disse para Jesus: deixem-nos sozinhos. Mas a igreja precisa confrontar o mal. Ela jamais pode deixar o mal sozinho. Ela não pode calar sua voz nem deixar de usar a espada do Espírito. A ordem da igreja é: Retira-te espírito imundo!



• A igreja está chamando os eleitos de Deus nas trevas para a luz, da morte para vida, da escravidão para a liberdade, das fileiras do diabo para se alistarem no exército de Cristo. O exército de Cristo é como exército de Davi, formado de homens angustiados, endividados. Os soldados de Cristo são pecadores arruinados que se arrependem e são aceitos e se rendem ao Senhor. Cada convertido é um novo soldado alistado. Estar no exército de Cristo e amar o mundo é uma traição. Estar no exército e não empunhar as armas, é uma omissão covarde. Nossas bandeiras devem estar desfraldadas. Devemos avançar sempre. Nosso lema é vencer e vencer. Em breve a guerra vai acabar e então, reinaremos com Cristo para sempre!


CONCLUSÃO


• A igreja descrita por esse texto não é uma instituição, mas um organismo. Não é um prédio, é você. Você é a igreja. Você é a promessa de um tempo novo no seu lar, na sua escola, no seu trabalho. Você pode ser como o romper da alva onde Deus o colocou.


• Você pode ser uma luz na escuridão da sua família. Você pode viver de maneira bonita e agradável a Deus e refletir a luz de Cristo, assim como a luz reflete a luz do sol.


• Você pode ter uma vida pura como o sol e trazer calor e vida para o seu lar e para este mundo que está imerso em profundas trevas.


• Você é um conquistador. Você é um guerreiro. Você está alistado para guerrear as guerras do Senhor. Jesus é comandante-em-chefe. Você precisa guerrear sob suas ordens, com as suas armas, obedecendo as suas estratégias e usando o seu poder. Você não é um derrotado, mas mais do que vencedor!

**

Sem comentários:

Enviar um comentário