quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Concorrência Perfeita, Monopsônio, Oligopsônio e Monopólio Bilateral

Conceito de Concorrência Perfeita
A Concorrência Perfeita corresponde a uma situação limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço de mercado. Para que tal situação se verifique é necessário que se verifiquem determinadas condições, nomeadamente:
  • Existência de um grande número de empresas a produzir o mesmo produto ou serviço (bem) e com dimensão e estrutura de custos semelhante;
  • Existência de um grande número de consumidores e todos com a mesma informação disponível sobre a oferta existente no mercado;
  • Existência de homogeneidade nos produtos ou serviços oferecidos no mercado;
  • Inexistência de barreiras à entrada ou à saída de empresas no mercado.
Nestas condições, cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elástica (ver elasticidade procura preço), não existindo, por isso, qualquer incentivo para praticar um preço diferente do preço de mercado. De facto, se uma empresa individualmente praticar um preço mais elevado do que o preço de mercado, perderá imediatamente toda a procura que lhe é dirigida pois os produtos e serviços são perfeitamente homogéneos e os consumidores têm informação perfeita sobre a oferta existente; por outro lado, se a empresa decidir praticar um preço mais baixo do que o preço de mercado também não resistirá muito tempo pois, numa situação de concorrência perfeita, o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro económico nulo, pelo que um preço mais baixo originará uma acumulação de prejuízos não sustentáveis no longo prazo.



Monopsônio


Em economia, monopsônio é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. O termo foi introduzido por Joan Robinson.
Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Esta condição também pode ser encontrada em mercados com mais de um comprador. Nesse caso, chamamos o mercado de oligopsônio.
Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.
Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, uma exceção importante foi observada no século XIX. Nesta época, havia muitas pequenas cidades com centros de mineração, onde havia apenas um empregador (comprador de força de trabalho, ou seja, a mineradora) para quase toda a população (vendedor). Cada vez mais exemplos são encontrados hoje em dia, principalmente no mercado de trabalho.

 

Oligopsônio

Em economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.
Os oligopsonistas tem poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.
Em microeconomia, monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido a restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita.
Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, foram verificados casos importantes ao longo do tempo. Um exemplo de oligopsônio é o mercado de cacau, onde três firmas (Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut) compram a maior parte dos grãos de cacau, geralmente produzidos por pequenos agricultores de países menos desenvolvidos.


Monopólio bilateral

Um monopólio bilateral é um mercado em onde cohabitan um monopólio de oferta e um de demanda, e em onde tanto o vendedor como o comprador podem influir nos preços. Isto é, existe ao mesmo tempo por parte dos vendedores um monopólio ou oligopolio e por parte dos compradores um monopsonio ou oligopsonio. São bastantees frequentes pois representam o intercâmbio de bens não comuns, como por exemplo a indústria de peças especializadas.
Nesse caso tanto o comprador como o vendedor se encontram em uma situação de negociação]] já que o poder de monopólio (fazendo que o preço suba) e o poder de monopsonio (fazendo que o preço baixe) se contrarrestan mutuamente. Pode ocorrer que não se contrarresten do todo prevalecendo um dos dois poderes de forma significativa.
Em consequência, não existe uma regra singela, sua "resolução” depende do poder de negociação da cada um, da informação disponível etc. Inclusive se as posições de intercâmbio mutuamente ventajosas explodem-se completamente, isso não conduz à determinação de uma solução única; pode-se dizer que máximo se consegue um óptimo de Pareto por definição mas se apresentam uma infinidad de óptimos de Pareto, relacionados com as “condições iniciais” do desenvolvimento das transacções. Um deles pode ter mais tempo e mais paciência ou mais capacidade de convicção, etc.
Em tais condições a Ciência Económica procura as características dos óptimos de Pareto associados a uma ou outra situação de monopólio bilateral, sem privilegiar nenhum deles.

12 comentários:

  1. Sou estudante de Economia e essa publicação me ajudou MUITO no trabalho de Introdução a Economia. (:

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  2. Estou no primeiro semestre de direito e temos essa matéria (Economia). Excelente detalhamento. Sucinto de ótima compreensão . Parabéns!

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  3. Boa tarde..o site está de parabéns!! Me ajudou muito no trabalho de mercados financeiros (Eng.Produção)

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  4. De fato. Texto bem sucinto e esclarecedor. Estou cursando Gestão em Marketing onde tenho a disciplina Economia e Mercado e texto ajudou bastante.

    Vlw!

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  5. gostei muito desse testo parabéns, estou cursando economia no 1°semestre, me ajudou muito no trabalho de introdução. Brigada!!!

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  6. Esta a me ser muito uil brigado pela publicacao

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  7. Esta a me ser muito uil brigado pela publicacao

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  8. Esta a me ser muito uil brigado pela publicacao

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  9. muito bom,ta me ajudando muito.
    Parabéns.

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  10. Esta a mi ser útil muito positivo.. Brigada..

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