Arquivo

Posts Tagged ‘inseminação artificial bovina’

Muda o perfil da inseminação artificial

Voltei a escrever sobre genética bovina. Tenho um carinho especial por esse setor, já que meu primeiro emprego foi numa assessoria de imprensa que atendia a conta de uma central de inseminação artificial.

Quando comecei apurar essa matéria fiquei com medo de não achar nada de novo nesse segmento, mas descobri que a maior parte das doses de sêmen vendidas hoje em dia são para serem usadas na produção de carne. Quando eu fazia assessoria, a inseminação era muito mais usada para a geração de reprodutores e matrizes que participariam de exposições e eventos pelo mais, os chamados “animais elite”.

Mas tirando esse “fato novo”, pelo menos para mim, poucas coisas mudaram. A inseminação artificial não cresceu muito. Só 7% do rebanho nacional é inseminado, o que é pouco se comparado a outros países. Pesa contra a tecnologia o fato de o sistema de produção usado no Brasil ser de uma pecuária extensiva, ou seja, é muito mais difícil separar as vacas e inseminar uma por uma. Os entendidos no assunto dizem que isso está mudando e que até 2013 pelo menos 12% do rebanho de fêmeas será inseminado. É esperar para ver.

Enquanto isso o mercado de touros segue aquecido. Um criado me disse que só não vendeu mais no ano passado porque não tinha.

Enfim, na edição de hoje do Valor Econômico tem duas matérias falando sobre isso. Vale a pena ver para relembrar um pouco desse mercado.