sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto Letra e Vida - DE Norte 1




Coordenadores de grupo da Oficina Pedagógica: Francisco Antonio Moreira Rocha e Joana Eunice Macedo.

"LETRA E VIDA" é um curso de atualização sobre alfabetização, que será realizado com professores de Ciclo I - Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino Norte 1, organizados em 5 turmas,nos períodos; Turma 1, de 2/3/10 a 21/6/11; Turma 2; de 3/3/10 a 22/6/11; Turma 3, de 4/3/10 a 30/6/11; Turma 4, de 4/3/10 a 30/6/11; Turma 5de 5/3/10 a 1/7;11, com carga horária total de 180 horas.
A proposta demonstra ainda o compromisso da Equipe Pedagógica da D.E. Norte 1 em desenvolver ações, que visem a alcançar a melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais, atendendo as metas propostas pela SEE,pois entendem a formação continuada como principal ferramenta de superação dos problemas enfrentados nas séries iniciais.
Uma vez que as pesquisas atuais apontam a necessidade de formação dos professores que possibilite criar condições na sala de aula para que a maioria dos alunos chegue alfabetizados até o final da 1ª série,manifestamos PARECER FAVORÁVEL à autorização do curso.

Noemi Batista Devai
Equipe Ciclo I- EF/CENP

01. OBJETIVOS
• Melhorar os resultados da alfabetização.
• Promover mudanças na didática e na metodologia dos alfabetizadores.
• Favorecer o espírito de companheirismo, solidariedade e trabalho coletivo no grupo.
• Criar um contexto favorável para a aprendizagem de todos.
• Apresentar e discutir as expectativas de aprendizagem, relacionando-as com o processo de formação.
• Sencibilizar os professores para importância do registro no processo de formação profissional e de desenvolvimento pessoal.

02. CONTEÚDOS
• Como acontecem os processos de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Como organizar situações didáticas adequadas às necessidades de aprendizagem dos alunos.
• Situações de aprendizagem pautadas na metodologia de resoluções de problemas.

03. CARGA HORÁRIA
• Total - 180 horas – 45 semanas ( em 3 módulos – cada módulo 60 horas).
• Estudo semanal: 03 horas em grupo + 01 individual.


04. MÓDULOS
• Módulo I: conteúdos de fundamentação, relacionados aos processos de aprendizagem da leitura e escrita, e a didática da alfabetização.
• MóduloII: focado em situações didáticas de alfabetização.
• MóduloIII: conteúdos de língua portuguesa que têm lugar no processo de alfabetização.

05. ESTRUTURA DOS MÓDULOS
• Cada módulo está dividido em unidades
• Uma unidade (aproximadamente 5 atividades) = um encontro de 03 horas.

06. METODOLOGIA
Orienta-se por duas finalidades básicas:
• Ampliação do universo de conhecimento dos professores cursistas sobre a alfabetização.
• Reflexão sobre a prática profissional.

07. ESTRATÉGIAS
Resolução de situações-problema:
• Análise de produções de alunos.
• Planejamento de situações didáticas, conforme orientações encontradas nas unidades.
• Análise da adaptação de uma dada atividade, considerando-se um grupo específico de alunos.
• Comparação de atividades em relação aos objetivos previamente definidos.
• Discussão das implicações pedagógicas dos textos teóricos estudados.
08. ESTRUTURA DAS UNIDADES
Três atividades são permanentes:
• Leitura em voz alta – textos literários.
• Rede de idéias- professores compartilham suas opiniões e dúvidas, a partir das atividades propostas.
• Trabalho pessoal- situações de leitura e/ou escrita realizadas fora do grupo.
As demais atividades propostas variam, mas têm como orientação metodológica geral:
• A tematização da prática dos professores;
• O planejamento e o desenvolvimento de propostas de ensino e aprendizagem;
• O intercâmbio a partir do conhecimento experiencial que possuem;
• A discussão das necessidades / dificuldades que enfrentam no trabalho pedagógico.

Veja algumas fotos no Link abaixo :
Letra e Vida - 2010norte1 - Álbuns da web do Picasa

2 comentários:

Mix de Fruta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mix de Fruta disse...

Eu gostaria de entrar em contato com a Joana Eunice, eu e minhas amigas queremos muito reve-la. Uma ex prof ,nossa, muito amada.