Aulas de Educação Artística

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.... Tem uma música da Adriana Calcanhoto que diz em um dos seus versos o seguinte:
"Eu ando pelo mundo prestanto atenção em cores que eu não sei o nome...". Isso fica ecoando sempre aqui dentro de mim... uma eterna curiosidade para visualizar o invisível... para perceber algo que me passou por falta de conhecimento... Esse bichinho chamado inquietação é que temos que provocar nos nossos alunos. Passei por uma experiência fantástica no interior da Bahia... primeiro que eu tinha que dar aulas para o Ed. Infantil e Fundamental até 4 série, hoje 5º Ano. Que desafio!!! Depois a dúvida: "e agora como preparar minhas aulas?" Minha formação e sobretudo experiência era para o ensino médio ... Pensei que não tinha jeito... Mas cheguei a uma conclusão: precisava ouví-los falar primeiro.
A primeira aula - criei a seguinte dinâmica : três bamboles um verde, um vermelho e um amarelo e juntei diversos objetos do nosso cotidiano e outros objetos de artes e instrumentos de arte (pincel, tinta, tela...). Lá fui eu para escola com um monte de trecos e a coordenadora só olhou de rabo de olho e terminei de passar pelo corredor entrei na sala do ed. infantil e perguntei para a turminha, após a rodinha tradicional:


- O que é arte?


A proposta era que eles atráves dos objetos colocassem no bambole verde aquilo que para eles eram arte. E no bambole vermelho o que não era arte. Retirando os objetos do bambole amarelo onde tudo se encontarva misturado. No final eu também me submetia a fazer a dinâmica arrumando os objetos e me justificando conforme cada aluno fez.Resultado: Quando fui para sala tinha dúvidas! Quando sai da sala tinha a certeza de muitas coisas. Individualmente, cada aluno respondeu. Fui anotando atentamente a tudo, onde no final o meu caderninho estava repleto de impressões que valiam OURO. Porque com isso, pude compreender quem era o meu aluno e também a minha turma. Simplismente analisando o que reconhececiam ou não naqueles objetos sobre arte.

Acredito ser fundamental conhecer quem é o seu aluno. É preciso dar para o aluno - antes de mais nada - oportunidades para que eles se mostrem. É preciso estar atento ao comportamento deles sim. Essa dinâmica me deu um mapa de como compreendiam a arte. Alguns foram além de minhas expectativas. Por isso, quando entramos na sala de aula, temos que ter cuidado, pois podemos estar com o preconceito de que não sabem... e eles estão sabendo. E se não sabem, é porque não estão inquietos para ver o invisível, conforme digo lá no início. Se eles trazem hábitos culturais que julgamos (de forma pedagógica) ser algo não muito produtivo ou benéfico. Cabe a nós mesmo pesquisarmos onde podemos intervir de forma salutar para mostrar a esses meninos um caminho mais interessante... as vezes coisas que inserimos em nossas aulas de forma sutil surtem mais efeito do que idéias impostas! Uma música ao fundo mais poética... Já tentou fazer isso? Eu já fiz e deu certo... Não diga que vai colocar a música, no meio da prática coloque bem baixinho. Coloque seu aluno de frente para as cores do mundo que ele ainda não conheçe o nome porque nunca viu. E se não viu? Mostre! Vamos usar e abusar da prática da democracia... é uma barganha bacana... rsrs

Comentários

sonho disse…
simplesmente maravilhosa!!!amei!!

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